Terem têm, mas é como se não tivessem(os direitos)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

sexta jan 02, 2004 10:13 am

Sweetmoni: Por vezes era excelente se as coisas fossem assim tao simples!! Se pudessemos fazer isso o que disse, tirarmos o cao a dona!! Por vezes... olha.... sabes o que eu desajava? Que esse cao.... um dia desse uma enorme dentada na dona, que ela caisse, batesse com a cabeça e ganhasse algum juizo... pk lhe falta imenso!! Talvez se ela tivesse na pele do bicharoco, tb nao gostaria de ser tratada assim!
Helena:Isso iria ser maravilhoso...
Miadores:Concordo plenamente conseigo ;)
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jan 04, 2004 9:56 pm

Miadores Escreveu: (...) Não ligue a "bocas" que foram mandadas, ao estilo da velha censura. Era o que mais faltava, haver aqui um "juiz" a avaliar da oportunidade ou importância dos tópicos. Há foristas que se devem julgar censores ou quejandos.
Há tópicos que não têm mesmo nada a ver com os objectivos deste e doutros Foruns, e é ver a "concorrência".
Parece-me que o seu tópico é mais um resumo de muitos debates feitos aqui, a partir de vários tópicos colocados por variados foristas, mas abordado de uma forma simplista.
:roll: :roll: :roll: :roll:
Cara Miadores:
Nunca tive a veleidade de fazer de juiz ou mesmo de carrasco, não avalio nem sentencio. Apenas chamei a atenção para outros tópicos onde os assuntos estavam debatidos com maior profundidade e onde já se podem obter algumas respostas às questões levantadas pela Xanessa (simplista não quer dizer «de uma forma estúpida», como você quer fazer crer aos demais. Creio que a «velha censura» já cá estava instalada antes de eu me registar e, ao que me constou você fazia parte dela!!!! :roll:
Não deturpe as minhas intenções, se fizer favor. Tenho o direito de dar a minha opinião e fi-lo respeitosamente, ao contrário da sua pessoa.
topdown:Antes de tudo, quero-lhe informar que nem tudo o que parece é!! é pena que pense assim...e relativamente a falta de educação que podem surgir.. acho que não tem nada que existir, nem haverem, na medida em que eu não ofendi ninguém e dai não ser preciso haver.... faltas de educação!! Não dei razoes para haver... se desse compreendia, mas dai pensar que não haja na medida em que não fiz com que houvesse razoes para chegar a tal situaçao!! No entanto obrigada pelas festas felizes, o que você me deseja a mim... eu desejo-lhe redobradamente!!
Lamento ter entendido mal as minhas palavras. As faltas de educação a que me referia eram as dos outros tópicos que fosse ler. Nunca disse que você era mal educada. Penso exactamente o contrário e continuo a desejar-lhe um ano de 2004 MUITO FELIZ!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jan 05, 2004 8:42 am

CasadeAnaval Escreveu: Para sua informação muitos animais têm mais direitos do que milhões de pessoas escravizadas e abusadas no mundo inteiro...

depois de todos os humanos terem os seus direitos respeitados, vamos em frente.
Nem mais. E o resto continua a ser folclore.
Um abraço
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jan 05, 2004 2:12 pm

:o :o :o :roll: :roll: :roll: :roll:

Então o que andam vocês a fazer aqui?

Para vossa informação, isto chama-se Forum dos Direitos dos Animais , dum site designado Arca de Noé, tá?!

Se o que mais vos preocupa são os direitos humanos, e se estão nas tintas para os dos Animais, mudem de site.

Até era capaz de ser bom para os "ares" daqui.

p.s. - A carapuça é para quem a enfiar.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
topdown
Membro Veterano

segunda jan 05, 2004 11:13 pm

Os animais têm os direitos que o Homem lhe dá;
O Homem julga que sabe os direitos que os animais querem;
O Homem julga que os animais são felizes com os direitos que «gentilmente» lhe concede;
O Homem julga ser amigo dos animais, mas pelos seus próprios parâmetros;
O Homem julga que os animais são seus amigos, mesmo quando lhe impõe os direitos que lhe convem...

Aos animais..., a esses ninguém perguntou nem vai perguntar nada! Por um lado não vão responder (e mesmo assim as suas respostas poderiam ser ainda sujeitas a manipulação ), e por outro não convém perguntar (sabe-se lá se iriam corresponder ao que nós julgamos que eles pensam... ).
...uma opinião minha noutro tópico...
Para vossa informação, isto chama-se Forum dos Direitos dos Animais , dum site designado Arca de Noé , tá?!
De que DIREITOS falamos??? :o :o :o :roll: :roll: :?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jan 05, 2004 11:14 pm

Eu penso que esta é a realidade, é a minha opinião, antes de uma sociedade respeitar direitos a animais terá de os respeitar a pessoas.

Sabem que muitos africanos e indianos nos seus países acham um escândalo e um crime existirem hospitais para animais, por exemplo ? Porque eles não têm ainda isso para eles próprios e não podem admitir que um cão tenha assistência e os filhos não. O problema é essa :(
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 12:24 am

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

PREÂMBULO

Considerando que todo o animal possui direitos,
Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza,
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo,
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros.
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante,
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

PROCLAMA-SE O SEGUINTE:

Artigo 1º

· Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º

1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2. toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

1. Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2. O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7º

· Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
2. As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

· Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2. As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

· Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º

1. Todo o acto que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

1. O animal morto deve de ser tratado com respeito.
2. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

1. Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

(*) A Declaração Universal dos Direitos do Animal foi proclamada na UNESCO em 15 de Outubro de 1978
:arrow: Ninguém nasce igual perante a vida. As oportunidades não são, à partida, iguais para todos;
:arrow: Uma coisa é existir... outra é sobreviver e, ainda outra é viver (de preferência com qualidade...);
:arrow: De acordo com o artigo 5º, ponto 1 - somos quase todos uns criminosos...;
:arrow: No artigo 10º, que fazemos ao Jardim Zoológico, ao Oceanário,...;
:arrow: Lê-se no artigo 14º «2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.»
Eu penso que esta é a realidade, é a minha opinião, antes de uma sociedade respeitar direitos a animais terá de os respeitar a pessoas.
Se a lei do Homem não defende os seus próprios direitos... nunca a Declaração Universal dos Direitos dos Animais fará sequer parte dos primeiros pensamentos do ser humano...

Claro, partindo do princípio que esta Declaração não teve em conta aquilo que os animais querem para si próprios...
:roll:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jan 07, 2004 10:17 pm

Não há pachorra!!!

Há cabeças em que não entra mesmo nada!!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
topdown
Membro Veterano

quarta jan 07, 2004 10:39 pm

Apagada.
Última edição por topdown em domingo jan 11, 2004 9:26 pm, editado 1 vez no total.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 08, 2004 9:50 am

Miadores Escreveu: Não há pachorra!!!

Há cabeças em que não entra mesmo nada!!!
Olá

Afinal, a auto-critica funciona!
Um abra&ccedil;o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 08, 2004 4:19 pm

Bem...
Antes de mais, há que esclarecer, mais uma vez, que o facto deste forum ser sobre direitos dos animais não implica que aqui só possa participar quem defenda UM ponto de vista. Tal como num forum sobre o Aborto pode participar quem estiver contra ou a favor, o mesmo se aplica em relação aos direitos dos animais. Assim, o que me parece errado é que as pessoas partam para linguagem insultuosa ou ofensiva sempre que deparam com opiniões contrárias às suas......o que normalmente coincide com a altura em que se lhes acaba o poder de argumentação ( e isto vale para todas as partes).
Outra coisa, que também já referi noutro tópico ( isto parece que as coisas se repetem muito por aqui!) é que as pessoas que tomam uma posição deveriam saber exactamente o que é que defendem, e ser congruentes nas suas atitudes e argumentos. Quem ler a Declaração de Direitos dos Animais, se for levar as coisas a peito e quiser reespeitá-la NA INTEGRA, vai ter de mudar radicalmente de vida ( e nem sei mesmo até que ponto qualquer tipo de mudaça conseguirá respeitar totalmente esta declaração).
Acabam-se coisas como ter animais de estimação, colocar coleiras e outros produtos anti-carraça e anti pulgas, consumir ( ou utilizar para consumo dos nossos animais) carne, peixe e muitos produtos de origem animal, etc.
Basta ler o o inicio da Declaração para ver como é dificil ser congruente
Artigo 1º
· Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Artigo 2º
1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.
(...)
Ora bem...se TODOS OS ANIMAIS NASCEM IGUAIS, tanto vale um cão como uma carraça, tanto vale um gato como uma pulga, etc.... TODOS os animais têm direito a ser respeitados IGUALMENTE....e muito sinceramente não estou a ver o 'comum dos mortais' a dar o mesmo valor a uma carraça ou a um cão.
De igual modo que, para proteger os meus cães eu não hesito em matar uma carraça ou uma pulga ( porque gosto dos meus cães e a vida deles é importante para mim), numa sociedade com escassez de recursos não hesito em canalizá-los prioritariamente para as pessoas.
Mas é obvio que os direitos dos animais são importantes, e sempre que possível devem ser respeitados. Sempre que possível, é sempre que não colidam com os direitos humanos e respectivas necessidades mais prementes.
Esta é a minha opinião. Ninguém é obrigado a concordar com ela........é assim num forum sobre 'Direitos' e que se quer livre.

Cumprimentos
Paulo C.
Xanessa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 9:19 pm

quinta jan 08, 2004 9:04 pm

Já não tenho nada a acrescentar, pelo menso por enquanto, apenas k acho q nao devem-se revoltar se as pessoas n concordam cm a nossa maneira de pensar, n podemos mudar as mentalidades!! Por mais q eu ache ke akela pessoa esta agir mal.... n posso mudar a sua atitude, posso dizer k deve mudar e pk.... mas n lhe posso impegir... devemos respeitar... apenas kero, ke nunca se eskecem... de respeitar uns aos outros... é so isso!
Cumprimentos!
Xanessa
Xanessa
Membro Júnior

quinta jan 08, 2004 9:05 pm

Já não tenho nada a acrescentar, pelo menso por enquanto, apenas k acho q nao devem-se revoltar se as pessoas n concordam cm a nossa maneira de pensar, n podemos mudar as mentalidades!! Por mais q eu ache ke akela pessoa esta agir mal.... n posso mudar a sua atitude, posso dizer k deve mudar e pk.... mas n lhe posso impegir... devemos respeitar... apenas kero, ke nunca se eskecem... de respeitar uns aos outros... é so isso!
Cumprimentos!
Xanessa
Xanessa
Membro Júnior

quinta jan 08, 2004 9:05 pm

Cumprimentos!
Xanessa
Xanessa
Membro Júnior

quinta jan 08, 2004 9:07 pm

Peço dsculçpa por enviar a msg again 3 vezes seguidas, ja noutro dia foi duas vezes, e ke... bem.... isto parece k nao envia e eu toco outra vez, e ja tinha sido enviado! ;"( peço imensa desculpa!!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”