peixes aparecem mortos de um dia para o outro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
windowsh
Membro Júnior
Registado: terça ago 30, 2011 3:39 pm

terça ago 30, 2011 3:43 pm

Boa Tarde
SOube hoje deste forum e resolvi entrar aqui na Arca.
Tinha 4 peixes dourados. De um dia para o outro, de 15 em 15 dias mais ou menos eles apareciam dentro da bomba de ar ou com a cauda no filtro, enfim causas doidas.
Fui a loja, mas só gastei gasolina, se me entendem.
Haverá alguma causa?
Aguardo resposta
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça ago 30, 2011 5:37 pm

peixes dourados são peixes para ter em aquarios grandes(mais de 100 litros) ou lagos no exterior
pelo menos o aquario estava ciclado?
Eu nem gosto de cobras, pá!
windowsh
Membro Júnior

terça ago 30, 2011 6:58 pm

o aquario estava bom... parece que o prbl é mesmo dos litros... que asneira que fui fazer :cry:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 30, 2011 7:14 pm

Mas qual é o tamanho do aquário ? Para esses 4 kinguios ( e digo mais uma vez, não concordo em alojá-los noutro sítio a não ser num lago ) o aquário deveria ter no mínimo 300/350 litros. São peixes que podem atingir 30 cm com relativa facilidade.

Repito a pergunta do/a tekillaa, o aquário foi bem ciclado ? Quanto tempo demorou a ciclagem. Eu fiz a minha durante 25 dias e nunca tive problemas.

Verifique os parâmetros. Como está o pH, KH, GH e amónia ?
Estão de acordo com a espécie ?

Bem, não interessa estar para aqui a dar dicas e fazer perguntas porque se o problema está nos litros, está tudo dito...
Para a próxima procure peixes de água quente ( também chamados peixes tropicais ) e não sobrelote o aquário. Quantos litros ele tem ?
Se quiser posso aconselhar peixes, mas tem de me dizer a litragem.

Boa sorte.
windowsh
Membro Júnior

terça ago 30, 2011 7:46 pm

O aquario está ciclado. Demorei mais ou menos 72h (foi o que me aconselharam na loja, o que parece não ser muito de fiar.
Não me deram os litros do aquario. Só sei que é 52 cm comprimento e cerca de 27 altura. Não faço a minima quantos litros poderá levar, mas ao que indica não é lá muito grande.

Sendo assim será melhor não arranjar peixes de agua fria certo?
Nitara
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 8:38 pm

Pois, é demasiado pequeno. Para ser sincera, muito muito pequeno.
Não arranje peixes de água fria ( a não ser que tenha um lago :D ).
Para esse aquário eu aconselho:
Um cardume de 5 néons ( negros, verdadeiros, albinos ou cardinais. Veja qual prefere )

ou

Um cardume de 5 nariz de bêbedo

ou

Um betta ( não sei se conhece os bettas, mas os machos só se podem alojar individualmente, uma vez que entram em disputa por vezes até à morte quando estão juntos e as fêmeas apenas devem ser juntas quando se pretende fazer criação )

ou

Um casal de gouramis

ou

Um cardume de 5 rásboras arlequim

Isto é a minha opinião, eu seguiria-a :lol: . Faça como quiser e segundo os seus gostos pessoais. Tenha noção que esse aquário dificilmente comporta mais de 5 peixes ou então ficaria sobrelotado, o que daria origem a amónia alta e pH a descer bruscamente.

Antes de colocar lá os peixes novos, não se esqueça:
- Filtragem correcta;
- Parâmetros adequados;
- Conhecimento das características dos peixes;
- Equipamentos correctos;
- Alimentação adequada;
- Ciclagem.

Boa sorte.
windowsh
Membro Júnior

quarta ago 31, 2011 5:47 pm

só mais uma coisa. A ciclagem não está ligado á filtragem do aquario?
ah, obrigado Nitara pelas informações. Já estou a procura de dono para o meu peixe. Tenho um colega com um lago. Talvez tenha espaço para ele
Nitara
Membro Veterano

quarta ago 31, 2011 5:59 pm

A ciclagem é feita para ( entre muitas outras coisas ) as colónias de bactérias se começarem a reproduzir e filtrar correctamente a água do aquário.
Ainda bem que tomou a decisão de colocar o peixinho num lago. Eu também tive de me desfazer dos meus quando percebi que era completamente errado mantê-los num aquário, então lá os devolvi a um lago onde já havia mais peixes iguais e com tudo adequado.
Boa sorte.
windowsh
Membro Júnior

quinta set 01, 2011 12:13 pm

a pergunta pode ser um pouco pateta, mas assim sendo a ciclagem faz-se com a filtração não é? :?
Será necessario ter de por algum quimico na agua? ate agora tenho usado agua da chuva e tem funcionado, mas não sei se com os de agua quente será o mesmo
Nitara
Membro Veterano

quinta set 01, 2011 12:40 pm

Para a ciclagem ser bem feita é necessário ter tudo a funcionar como se lá estivessem os peixes. A diferença é que não está lá nenhum peixe!
Por isso, é necessário os filtros, a luz e o termostato estarem em funcionamento.
Em relação aos químicos, os necessários são:
- Anti-cloro
- Redutor de pH se este estiver muito alto

Durante a ciclagem é necessário verificar regularmente os parâmetros como o pH e amónia, pois estes tendem a destabilizar com bastante frequência.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

quinta set 01, 2011 3:33 pm

quem viver relativamente perto e se quiser livrar esses peixes de lago, lee-os ao aquário vasco da gama, eles têm lá um lago ao ar livre á entrada cheio desses peixes, e estão maiores do que douradas!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

quinta set 01, 2011 3:54 pm

windowsh Escreveu:a pergunta pode ser um pouco pateta, mas assim sendo a ciclagem faz-se com a filtração não é? :?
Será necessario ter de por algum quimico na agua? ate agora tenho usado agua da chuva e tem funcionado, mas não sei se com os de agua quente será o mesmo
Sabe... antes de mais você precisa ler um pouco sobre aquariofilia... :)

Olhe aqui este link... leia e tire suas duvidas... leia mais, buscando informação na net... você está fazendo alguma confusão...

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/aquario ... _passo/381
windowsh
Membro Júnior

quinta set 01, 2011 6:19 pm

doctorbrinco, obrigado pela sugestão, mas já arranjei lugar para o peixe.
Na loja deram-me um livro sobre isso, mas como já devem ter reparado, dizia que esta especie pode viver em aquarios pequenos, que é simples, enfim só tretas
Entretanto vou pesquisar.
Mas só uma questão. Se não uso agua da torneira, o anti cloro será mesmo necessario?
Nitara
Membro Veterano

quinta set 01, 2011 6:46 pm

Que água usa ? Acho que é sempre bom colocar um pouco de anti-cloro.
Realmente o que dizem sobre os kinguios ( peixinho dourado ) é quase sempre extremamente errado. Por serem peixes incrívelmente resistentes e não morrerem assim que põe as barbatanas nos globos as pessoas pensam que isso basta, não sabendo assim que comprometem o desenvolvimento, bem-estar e saúde do pobre animal indefeso.
Fez muito bem em colocá-lo num sítio onde ele possa ser feliz.
windowsh
Membro Júnior

quinta set 01, 2011 7:33 pm

uso agua da chuva, não sei se tem cloro ou não (quimica não é comigo);
Já que 3 peixes morreram principalmente por lapso meu, pelo menos tenho a oportunidade de safar 1. é o minimo que posso fazer, alem de que, não me da prazer ver peixes a morrer.
Depois de ler o artigo (muito bom mesmo) que a carol26 aconselhou tenho algumas duvidas. Em relação á lampada será para a fotosintese não é? Uma lampada já incuida no aquario não será suficiente?
Agora também há filtros que acrescentam quimicos? e pedras de rua, tem de se deixar 1 mes na agua? :roll:
os aquecedores exteriores são eficasses? e que os tempos são de crise e tudo o que se puder poupar melhor :|
Responder

Voltar para “Peixes”