depressao e animais de estimaçao
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Eu não sou médica, mas pela experiência que tenho, é bom ter um bichinho, seja cão ou não, pois é algo com que se ocupa a cabeça, uma pessoa fica distraída e acaba por não pensar em mais nada! Para não falar no carinho que os animais retribuem, acho que trás benefícios... 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
A minha mãe sofre dessa doença e ela mesma diz que a Pucca lhe faz muito bem e que a ajuda muito.
Acho que sim se tiver condições para tal, só lhe fará bem
Acho que sim se tiver condições para tal, só lhe fará bem

pois é... eu tenho um casal de periquitos, um hamster e um bebe de 1 ano... e gostava muito de ter outro animal, mas nao podia ser um cao,porque faz barulho e viver em apartamentos,ha sempre chatices e tambem o espaço é pouco... nem sei o que fazer...pior de tudo é que esta ideia nao me sai da cabeça.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Acho que depende muito quer da pessoa quer da depressão. Se for grave e já estiver "instalada", não vejo que seja uma mais valia todo o cuidado e responsabilidade que um animal acarreta; se for benéfico ter um ser dependente para cuidar, já tem o seu bebé. Um animal como um cão é muito mais do que um antidepressivo, mas se não lhe sai da cabeça, pode, por exemplo, tentar um trabalho de voluntariado com cães, seja ajudar num canil ou cuidar dos cães dos seus amigos e/ou familiares. Mas eu não recomendaria adoptar ou comprar sem primeiro ter um contacto mais ou menos intenso e ver como reage emocionalmente. Fale também com o seu psiquiatra...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
Chamarrita, a minha mãe está doente há já quase 13 anos e as minhas cadelas são uma alegria para ela, agora que eu saí de casa foi um desgosto tanto pela minha saída como por ter perdido a companhia das cadelas, ela está sempre a pedir para deixar lá uma, pois é uma companhia e assim está ocupada e distraída... Mas como em tudo, há excepções, é claro!
Eu deixei lá a Kika, que é a minha porquinha da índia, e tem sido um dos escapes da minha mãe, pois tem algo com que ocupar a cabeça sem ser com "porcarias"!

Eu deixei lá a Kika, que é a minha porquinha da índia, e tem sido um dos escapes da minha mãe, pois tem algo com que ocupar a cabeça sem ser com "porcarias"!
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
pois, mas depende das pessoas e das depressões. Há pessoas que reagem bem à presença de um animal, que as faz "arribar", levantar a cabeça, mas há outras que se entregam à melancolia e nem de si tratam. Imagine um cão 3 ou 4 dias sem comer, ir à rua... já para não mencionar os casos em que a "terapia" não resulta e os bichos acabam na rua ou no canil municipal. A forista refere que tem 2 periquitos, 1 hamster e ainda um bebé pequenino... a mim parece-me mais q suficiente para ajudar a dar a volta e "dar trabalho": os periquitos ocupam durante o dia, o hamster durante a noite e o bebé a tempo inteiro! Um bebé ocupa mesmo MUITO...
-
- Membro Veterano
Acredito que sim e compreendo a 100% o que disse...Chamarrita Escreveu:pois, mas depende das pessoas e das depressões. Há pessoas que reagem bem à presença de um animal, que as faz "arribar", levantar a cabeça, mas há outras que se entregam à melancolia e nem de si tratam. Imagine um cão 3 ou 4 dias sem comer, ir à rua... já para não mencionar os casos em que a "terapia" não resulta e os bichos acabam na rua ou no canil municipal. A forista refere que tem 2 periquitos, 1 hamster e ainda um bebé pequenino... a mim parece-me mais q suficiente para ajudar a dar a volta e "dar trabalho": os periquitos ocupam durante o dia, o hamster durante a noite e o bebé a tempo inteiro! Um bebé ocupa mesmo MUITO...

Estava só a dar o exemplo da minha mãe, que é uma depressão grave e crónica, neste momento então está bem complicada... É como eu costumo dizer "há DEPRESSÕES e depressões".

Embora ache que os animais nos ajudam a passar momentos dificeis, um animal não é um remédio, é uma situação que necessita de um compromisso muito grande.
É muito diferente termos já um animal, que nos obriga a mexer por causa dele ou ir busca-lo numa altura de doença e acabar até a rejeitar o animal porque não resultou ou ele ficar com comportamentos inapropriados porque na fase de adaptação estamos tão em baixo que deixamos fazer tudo e não levamos à rua, ou coisas do género.
É preciso pensar muito bem.
É muito diferente termos já um animal, que nos obriga a mexer por causa dele ou ir busca-lo numa altura de doença e acabar até a rejeitar o animal porque não resultou ou ele ficar com comportamentos inapropriados porque na fase de adaptação estamos tão em baixo que deixamos fazer tudo e não levamos à rua, ou coisas do género.
-
- Membro Veterano
Bingley Escreveu: É muito diferente termos já um animal, que nos obriga a mexer por causa dele ou ir busca-lo numa altura de doença (...)
É exactamente isso que acho!
-
- Membro Veterano
Têm razão... Houve um caso falado aqui na Arca do género. Foram buscar uma cadela para ajudar na recuperação e assim que a pessoa ficou boa, meteu o animal a "andar"!Chamarrita Escreveu:Bingley Escreveu: É muito diferente termos já um animal, que nos obriga a mexer por causa dele ou ir busca-lo numa altura de doença (...)
É exactamente isso que acho!
annis se calhar o melhor é a pessoa em questão passar um bocado de tempo com algum animal de estimação meigo de algum amigo ou vizinho, para ver se melhora.
Se sentir que a companhia pode ajudar, há aí muitos na secção das adopções que procuram um bom lar e também alguma companhia. (não precisa ser um cão ou um gato; um pássaro ou um ratinho também são boas escolhas).
O melhor era mesmo fazer um 'teste' antes de arranjar logo o animal, para o caso de se a coisa não der certa ...
Se sentir que a companhia pode ajudar, há aí muitos na secção das adopções que procuram um bom lar e também alguma companhia. (não precisa ser um cão ou um gato; um pássaro ou um ratinho também são boas escolhas).
O melhor era mesmo fazer um 'teste' antes de arranjar logo o animal, para o caso de se a coisa não der certa ...
É também o que penso.Bingley Escreveu:Embora ache que os animais nos ajudam a passar momentos dificeis, um animal não é um remédio, é uma situação que necessita de um compromisso muito grande.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
eu concordo com o que voces me disseram,por isso mesmo estava a pensar em apadrinhar um... alem disso se tivesse um animal mesmo que melhora se nunca o iria por num canil ou deita lo fora... nao teria coragem, mesmo que me deem mais trabalho ou se tou mais cansada refile com eles,mas nunca iria abandonar... e digo mais so de por x pensar o que o vet me disse por causa do meu hamster quando chegasse a velhinho, que podia ter tumores e ficar bem doentinho, ja me corta o coraçao de o ver sofrer,por isso tao a ver...
Eu tenho uma depressão crónica, e em 2007 tive uma crise muito grave em que deixei de tomar certos medicamentos de toma diária e obrigatória. Como consequência o lado esquerdo do meu corpo deixou de funcionar convenientemente, obrigando-me a fazer fisioterapia. Nessa altura eu era obrigada a caminhar e graças ao meu Shiva era obrigada a fazê-lo. Recuperei física e psicologicamente, mas posso dizer que a grande ajuda veio do meu Shiva. Por isso lhe digo que um animal como amigo faz milagres.
Obrigada Shiva.
E hoje quando estou em baixo, agradeço a ajuda ao meu filho, ao Brahma, à Pinfinhas, à Lua e à Ritinha.
Obrigada Shiva.
E hoje quando estou em baixo, agradeço a ajuda ao meu filho, ao Brahma, à Pinfinhas, à Lua e à Ritinha.