Prevenção ou excesso de zelo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 30, 2011 5:26 pm

lsgl Escreveu:
LuMaria Escreveu: Vou falar por mim, a partir do próximo ano vou começar a fazer, creio que se chama titulação, ao invés de vacinar. Mediante os resultados das análises, são vacinados ou não, apenas para o que não tiverem anti-corpos. Acabou-se a vacinação anual às cegas.

A nivel de desparasitantes há muito tempo que faço já um manejo muito regrado e ponderado na sua utilização.

A questão não é não vacinar ou desparasitar, não é o que está escrito. A questão é como/quando se o faz e qual a necessidade real de o fazer.
Sim eu percebi isso, a minha questão é se as clinicas veterinárias fazem esses testes para vacinas assim como desparasitação?
Eu acho muito mais responsável fazer-se como indicou e em relação à desparasitação fazer-se análise das fezes e desparasitar só caso se encontre parasitas. A minha questão é se posso pedir isso ao meu veterinário ou se só alguns é que fazem (por não terem laboratórios que façam essas análises ou assim).
A minha veterinária faz. Já questionei. Deduzo que todos façam.
Também já fiz às fezes.

Cabe dizer também que de 6 em 6 meses fazem um chek-up e análises anuais. Muitas vezes penso que tal não se justifique, mas fico mais tranquila.
Última edição por LuMaria em terça ago 30, 2011 5:30 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça ago 30, 2011 5:29 pm

LuMaria Escreveu: A minha veterinária faz. Já questionei. Deduzo que todos façam.
Também já fiz às fezes.
Vou-me informar junto do veterinário quando voltar à clinica. Desde já muito obrigada pela sugestão dos testes clínicos para verificar a imunidade antes de dar vacinas às cegas (o site só referia às fezes para desparasitação, ou pelo menos não vi essa das vacinas) :)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça ago 30, 2011 6:15 pm

por mim, tenho apostado numa boa alimentação. e estou-me nas tintas que critiquem a ração industrializada. até agora, não me posso queixar. bem alimentados e saudáveis, os animais resistem melhor à doença. é óbvio.
os gatos, há muito que deixei de os vacinar. aliás a maioria tem mais de 10 anos e segundo um dos nossos melhores vets, a partir dessa idade, os gatos não precisam de vacinas. os cães são vacinados porque andam mais expostos. infelizmente, precisam da vacina da raiva.
desparasito os cães por causa do mosquito e afins. duvido muito que a kitty não tenha desenvolvido fibrosarcoma devido a tanto desparasitante. chegou o dia em que disse basta. se calhar fui tarde.
uma vet disse-me para pôr uma quantidade estúpida de desparasitantes à carlota. nunca mais lá voltei. será isto o bom senso? porque de espírito crítico, não sou forte :P
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça ago 30, 2011 6:54 pm

lsgl Escreveu:
LuMaria Escreveu: A minha veterinária faz. Já questionei. Deduzo que todos façam.
Também já fiz às fezes.
Vou-me informar junto do veterinário quando voltar à clinica. Desde já muito obrigada pela sugestão dos testes clínicos para verificar a imunidade antes de dar vacinas às cegas (o site só referia às fezes para desparasitação, ou pelo menos não vi essa das vacinas) :)
Nos EUA há muito que isso se faz, aliás, nenhum animal é vacinado sem fazer a titulação. O problema por cá é que os preços se tornam impraticáveis, não tanto pelos exames prévios, mas porque não há vacinas disponíveis sem ser em "cocktail" e encomendar apenas uma "não justifica". Não há explicação para dar a um gato adulto a vacina da panleucopénia anualmente, por exemplo, quando se sabe que os anticorpos perduram durante, pelo menos, 7 anos - há 20 anos atrás, o tempo de vida médio de um gato, e não se dê semestralmente a vacina que abrange o complexo respiratório. Protecção excessiva num caso, insuficiente no outro. Aliás, o pessoal por cá é tão maníaco por vacinas que até chama vacinas a qualquer injecção, por aí se vê...

Estes cocktails, a maioria dos tratamentos preventivos, como as desparasitações, a comida de "astronauta", supercompleta e tal, para mim, não são mais do que o reflexo de uma sociedade comodista e dirigida ao consumo. Os astronautas comem as suas comidas especiais no pouco tempo em que vivem em condições que não possibilitam outra alimentação e, para além disso, não são astronautas toda a vida. Há poucos tão bem cuidados como os que exercem esta e outras profissões igualmente exigentes e contudo, quando a actividade cessa, não são mais saudáveis que os outros - pelo contrário. Temos de ser sensatos. Não me espanta também a quantidade cada vez maior de crianças "alérgicas", que acabam por não ser mais nem menos do que vítimas de várias privações, e isso estende-se também aos animais, que tantas vezes são tratados não apenas como frágeis criancinhas como também destituídos de capacidade de sobrevivência, inteligência, etc. Claro que, sem a ferramentas certas, nenhum ser consegue exercer a "adultez". O modo como a sociedade actual trata os outros seres, humanos e não humanos, assemelha-se muito ao petiz que arranca as asinhas às moscas para "cuidar delas", e não é difícil cometer esse erro na nossa ânsia de proteger. Precisamos de muita sensatez e, sobretudo, cautela na forma como usamos a ciência.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça ago 30, 2011 7:00 pm

LuMaria Escreveu:[quote
Vou falar por mim, a partir do próximo ano vou começar a fazer, creio que se chama titulação, ao invés de vacinar. Mediante os resultados das análises, são vacinados ou não, apenas para o que não tiverem anti-corpos. Acabou-se a vacinação anual às cegas.

A nivel de desparasitantes há muito tempo que faço já um manejo muito regrado e ponderado na sua utilização.

A questão não é não vacinar ou desparasitar, não é o que está escrito. A questão é como/quando se o faz e qual a necessidade real de o fazer.

Tem lógica, sim! Vou falar com a vet e ver qual é a opinião dela. Também preferia fazer a titulação em vez de vacinar só porque sim :| Ainda mais que os meus cães já estão a ficar seniores...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça ago 30, 2011 8:28 pm

Olá

Agradeço à LuMaria ter criado este tópico com um tão vasto leque de informações.
Como já foi sugerido, também concordo que deveria ficar nos inamovíveis.

Alguns conceitos poderão ser discutíveis. Como não tenho competência para os criticar, prefiro dar o tópico a ler à veterinária que assiste presentemente os meus lingrinhas e, oportunamente, poderei então vir aqui expressar a sua opinião.

Beijos e abraços
nel
LuMaria
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 8:32 pm

Muito obrigada Nel. Aguardo ansiosa pelo parecer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 31, 2011 1:44 am

O link já está no inamovível de compilação de tópicos úteis.
é um site muito interessante, o cachorroverde.com
Naturalmente nem todos os conceitos recolhem consenso entre os vets, principalmente os que dizem respeito à titulação de anticorpos e á dieta BARF ou RAW...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta ago 31, 2011 3:04 am

Interessantíssimo, estou a "devorar". :)

deliciei-me com este artigo: http://www.cachorroverde.com.br/bomsenso.php -e recomendo-o!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano

quarta ago 31, 2011 8:50 am

Aprecio a forma de passar a informação no cachorro verde. Para além de documentarem muito bem a informação disponibilizada, não impõem nada como verdade absoluta e inquestionável. Quando me impingem verdades absolutas, por norma fecho a porta.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta mar 08, 2012 11:17 am

Olá a todos,

achei este tópico muito interessante quando "saiu", e como entretanto foi lembrado...

Há dias apliquei a 1ª pipeta do ano (anti-parasitas externos) à Lourença. A última tinha sido há 6 meses, em Setembro. Desde então, e durante o Inverno todo, não teve qualquer pulga ou carraça. Como já tinha lido que no Inverno havia menos desta bicharada, resolvi arriscar e não tive qualquer problema. Assim mantive a Lourença livre de químicos 6 meses. Como entretanto apareceu a 1ª pulguita, provavelmente "abriu a época das pulgas". Também verifiquei no Verão passado, que apesar das pipetas, as pulgas iam aparecendo.

Qual é a vossa experiência com pipetas? Usam o ano todo, só parte do ano, os vossos cães apanham pulgas mesmo com pipetas, apanham pulgas no Inverno?

Gosto bastante deste tópico e parece-me importante manter o cão (e o homem...) o mais livre de químicos e natural possível, mas usando o que está disponível quando é necessário.
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

quinta mar 08, 2012 12:39 pm

Muito obrigada pelo tópico fiquei muito esclarecida em alguns pontos, Lourenca eu tambem durante o inverno não dei nada a minha Ritinha para os parazitas exteriores pois disseram me que nestes meses não havia problema. Também não verifiquei a presença de pulgas nem de carraças durante este tempo, eu não uso pipetas e sim coleiras daquelas que duram 3-4 meses e deixo as ate por mais tempo quando vejo que ela continua limpinha...mas também sei que no pico do verão temos de ter atenção redobrada por causa dos mosquitos! Gostei muito da informação sobre o bebedouro e comedouro, faz sentido e fico parva porque ainda não me lembrei disso...vou ver se compro uns de aço inoxidável!
:wink:
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
Responder

Voltar para “Cães”