lsgl Escreveu:LuMaria Escreveu:
A minha veterinária faz. Já questionei. Deduzo que todos façam.
Também já fiz às fezes.
Vou-me informar junto do veterinário quando voltar à clinica. Desde já muito obrigada pela sugestão dos testes clínicos para verificar a imunidade antes de dar vacinas às cegas (o site só referia às fezes para desparasitação, ou pelo menos não vi essa das vacinas)

Nos EUA há muito que isso se faz, aliás, nenhum animal é vacinado sem fazer a titulação. O problema por cá é que os preços se tornam impraticáveis, não tanto pelos exames prévios, mas porque não há vacinas disponíveis sem ser em "cocktail" e encomendar apenas uma "não justifica". Não há explicação para dar a um gato adulto a vacina da panleucopénia anualmente, por exemplo, quando se sabe que os anticorpos perduram durante, pelo menos, 7 anos - há 20 anos atrás, o tempo de vida médio de um gato, e não se dê semestralmente a vacina que abrange o complexo respiratório. Protecção excessiva num caso, insuficiente no outro. Aliás, o pessoal por cá é tão maníaco por vacinas que até chama vacinas a qualquer injecção, por aí se vê...
Estes cocktails, a maioria dos tratamentos preventivos, como as desparasitações, a comida de "astronauta", supercompleta e tal, para mim, não são mais do que o reflexo de uma sociedade comodista e dirigida ao consumo. Os astronautas comem as suas comidas especiais no pouco tempo em que vivem em condições que não possibilitam outra alimentação e, para além disso, não são astronautas toda a vida. Há poucos tão bem cuidados como os que exercem esta e outras profissões igualmente exigentes e contudo, quando a actividade cessa, não são mais saudáveis que os outros - pelo contrário. Temos de ser sensatos. Não me espanta também a quantidade cada vez maior de crianças "alérgicas", que acabam por não ser mais nem menos do que vítimas de várias privações, e isso estende-se também aos animais, que tantas vezes são tratados não apenas como frágeis criancinhas como também destituídos de capacidade de sobrevivência, inteligência, etc. Claro que, sem a ferramentas certas, nenhum ser consegue exercer a "adultez". O modo como a sociedade actual trata os outros seres, humanos e não humanos, assemelha-se muito ao petiz que arranca as asinhas às moscas para "cuidar delas", e não é difícil cometer esse erro na nossa ânsia de proteger. Precisamos de muita sensatez e, sobretudo, cautela na forma como usamos a ciência.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!