Sou novo aqui e ando há procura de ajuda para o meu casal de codornizes anãs.
A principio a fêmea, começou por pôr ovos e cheguei a juntar 12. estavam galados pois via o macho trabalhar para isso. Como não entrava em postura de chocar, resolvi colocá-los numa chocadeira e consegui que nascessem 7 codornizes; uma pareceu-me logo fraquita, pq não se endireitava nas pernas e acabou por morrer. Fiquei com 6...dessas dei um casal a um amigo e fiquei com quatro. Depois da incubadora tive-as numa chocadeira até mais 2 semanas e depois passaram para uma pequena gaiola mais uma semana.
Entretanto a codorniz continuou a pôr ovos e entrou em postura de chocar e iniciou com 6 ovos....
Convém referir que comprei este casal para ajudar a comer os residuos de comida, porque tenho periquitos, cerca de 30, numa gaiola de 1.5m de largura X 2m comprido e 2m de altura.
Bem enquanto a codorniz estava no choco eu resolvi juntar as 4 codornizes na gaiola...em má hora o fiz! Fui almoçar e quando voltei estava uma morta e as outras 3 com abundante sangue na cabeça e já tombadas, no chão...com o macho a picar-lhes....
Retirei-as e após curativo à base de betadine e mercurocromo lá consegui que se vingassem 2...
Deduzi que o ataque do macho fosse devido a ciumes ou receio que estas codornizes viessem a atacar os filhotes, quando estes nascessem!
Bem entretanto ontem nasceram 3 codornizes do tempo de choco da mãe e logo uma se salientou pela destreza e vivacidade...passado cerca de 2 horas já andava cá fora do ninho a debicar comida residual...muito esperta e bonita e já com uma boa postura..era a mais forte das 3 que nasceram...
Passado cerca de meia hora fui dar com esta filhota toda cheia de sangue na cloaca, com o macho à volta!
Deu-me vontade de o matar; retirei-o da jaula e coloquei-o numa gaiola em separado.
Entretanto ele não se cala de piar no chamamento da fêmea...
resta dizer que destes 3 um está a morrer porque abre muito as pernas e só se arrasta pelo chão e está muito fraco e só resta um que nada sempre debaixo da asa da mãe.
Bem, este relato serviu de preâmbulo para a minha duvida: Será que devo manter o macho isolado, até das próprias crias? Por quanto tempo?
Até agora nunca me apercebi que fossem os periquitos a atacar as codornizes...
Desculpem pelo longo relato e desde já obrigado se me puderem ajudar.
Abraço

Coutol