1º cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sexta set 02, 2011 1:36 am

OLá a todos!

Gostava de partilhar convosco o que está a acontecer com a minha gata Bosques a Blue.

A Blue sempre foi um docinho, muito calma, tolerante, gostava de estar sempre perto de nós e seguir-nos para todo o lado,muitas turras, muitas lambidelas até nos doer a cara, gostava e muito de umas boas correrias e brincadeiras com a minha outra gata a Sasha.

Na sexta feira passada começou a modificar o comportamento, não quer brincadeiras com a Sasha (chega a rosnar-lhe para ela se ir embora), anda sempre escondida e quando não está escondida está deitada, acaba de comer deita-se, vai ao wc, deita-se, não quer festas e reage como se estivesse sempre com medo ou desconfiada. Mas mantém-se meiga para nós os donos, apesar de não querer muitas festas

Reparei que ela comia bem, bebia água com a mesma frequência, sem diarreias, sem vómitos, sem apatia (apesar de estar sempre deitada ou escondida, está sempre atenta ao que se passa), sem febre, ou qualquer outro sintoma que me levasse a crer que estaria doente, a única coisa que me alertou como diferente é o facto de andar mais com o corpo arqueado.

No inicio da semana levei-a ao vet, observou-a e não lhe encontrou nada, fez umas analises simples, um hemograma, e os resultados foram optimos, a Blue não acusou nada, está saudável...

Explicou-me que como ela vai a caminho dos 7 meses poderia ser uma alteração comportamental devido a uma questão hormonal, ou seja, o 1º cio, ao que parece muitas gatas no inicio do 1º cio não entendem o que lhes está a acontecer, refugiam-se mais e tornam-se muito inactivas.

Também me disse que poderia ser uma fase onde ela começa a definir o seu caracter, mas acreditava ser pouco provável, acreditava mais que fosse o cio.

Hoje passou praticamente 1 semana desde que a Blue começou com este comportamento e como não se registam alterações significativas, decidi leva-la a outro vet, com o pretexto de querer uma segunda opinião pois tenho algum receio que ela adoeça assim de repente.

Desta vez era uma veterinária, uma senhora muito atenciosa, fez-lhe os exames rotineiros, temperatura, ouvidos, boca. etc. excluiu de fazer análises pois já tinha feito esta semana.

E como o outro vet achou a Blue muito saudável, boa estrutura, com peso, olhos brilhantes e tudo boas noticias. Ao passar-lhe a mão ao longo do corpo num gesto de caricias e Blue ergueu muito a cauda e espetou o rabiosque e arqueou o corpo (sinal de cio).

Bem parece que foram 2 veterinários a diagnosticar que a alteração comportamental da Blue se deve ao 1º cio.

Aquilo que a Sasha faz com o cio ou as vossas gatas que vocês aqui comentam parece não se encaixar neste quadro.
A Blue com o cio, anda escondida, não brinca, não quer ser acariciada, vive deitada tipo preguiçosa, mudou o seu "eu"

Alguem tem ou teve uma gata com este comportamento? Ou que conheça de ouvir falar?

É que felizmente existe aqui na arca muitos foristas quase que "experts" em gatitos, devido ás quantidades que têm/tiveram, ou por serem FAT's e já têm muita historia para partilhar. Pode ser que haja algumas idênticas a esta minha...

É que sinceramente continuo assim com um pontinha pequenina de receio que ela tenha outra coisa, eu sei que pode ser infundado este meu receio, mas pronto é como um filho, o medo fala sempre mais alto e deixa-nos desconfiadas por Natureza.

Obrigado a todos :wink:
Mika80
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2011 2:53 am

sexta set 02, 2011 1:42 am

eu lembro-me que a siamesa que a minha mae tem, a 1ª vez que veio a altura do cio, ficou +/- igual, mas miava muito, e era um miar diferente, intenso, lembro-me bem disso, ela ja tem 8 aninhos, e foi +/- com 8/9 meses que ela andou assim, penso que sim, deve ser disso, como nunca lhes aconteceu, elas nao percebem, e ha gatas e gatas, e a sua esta a ter esse comportamento :)
AnaNuno
Membro Veterano
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sexta set 02, 2011 1:44 am

Mika80 Escreveu:eu lembro-me que uma siamesa que a minha mae tinha, a 1ª vez que veio a altura do cio, ficou +/- igual, mas miava muito, e era um miar diferente, intenso, lembro-me bem disso, ela ja tem 8 aninhos, e foi +/- com 8/9 meses que ela andou assim, penso que sim, deve ser disso, como nunca lhes aconteceu, elas nao percebem, e ha gatas e gatas, e a sua esta a ter esse comportamento :)
Mika obrigada pelo comentário :wink:

Pois a minha até agora miar nem ouvir.. aliás ela até era bem "faladora" e agora não sai um miado daquela boca..

Pois a minha outra com o cio até canta opera...ehehehh
Mika80
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 1:46 am

AnaNuno Escreveu:
Mika80 Escreveu:eu lembro-me que uma siamesa que a minha mae tinha, a 1ª vez que veio a altura do cio, ficou +/- igual, mas miava muito, e era um miar diferente, intenso, lembro-me bem disso, ela ja tem 8 aninhos, e foi +/- com 8/9 meses que ela andou assim, penso que sim, deve ser disso, como nunca lhes aconteceu, elas nao percebem, e ha gatas e gatas, e a sua esta a ter esse comportamento :)
Mika obrigada pelo comentário :wink:

Pois a minha até agora miar nem ouvir.. aliás ela até era bem "faladora" e agora não sai um miado daquela boca..

Pois a minha outra com o cio até canta opera...ehehehh
pois, é tipo a da minha mae, ate parece que canta :P
mas secalhar este, tem um comportamento diferente :)
E como ja foi a 2 veterinarios e os 2 lhe deram a mesma informação, é capaz de ser mesmo isso :)
AnaNuno
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 1:49 am

POis eu acredito piamente que 2 veterinários saibam o que dizem, até porque ela faz analises e está tudo bem, mas... andar assim escondida, estranha, parece triste, com medo, sei lá faz-me confusão e a minha mente divaga :?
Mika80
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 1:51 am

pois, eu acredito, mas também não pode fazer nada, pq ela nem esta doente, nao acusou nada nos exames e está tudo bem :)
Tem que ter calma, vai ver que daqui a uns dias ela ja anda mais animada :)

Pois como disse, ela continua a comer e beber bem :)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta set 02, 2011 1:57 am

Bem, eu diria para ir com a gata ao vet, mas já foi a dois. :lol: Se a Blue parece e está bem, que dizer? Ambos os veterinários mencionaram o cio, e de cios entendo muito pouco, as minhas gatas por norma vão à faca antes disso. Houve umas excepções, uma gata sénior que veio para mim inteira, mas percebi perfeitamente o cio - a minha primeira experiência de cios lol - , pois miava pela casa durante a noite durante uma semana e ela é assim a modos que sossegada. Fez exames, estava tudo bem com ela e fez a OVH. Mais tarde outra gatinha com cerca de 8 meses, ficou ainda mais melga que o costume e fez tamanha gritaria na primeira noite que foi esterilizada dois dias depois. A última gata que esterilizei, notei algumas diferenças subtis no comportamento, estava mais murchita e com um "redondinho" suspeito na barriga, foi logo ao vet e foi a sorte: estava com uma piómetra (fechada) e já com peritonite. Sempre foi muito delambida, não me apercebi do seu primeiro cio. De resto... mais nada!

Que lhe posso dizer? Às tantas a Blue tem TPC (tensão pré cio) :lol: :
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
AnaNuno
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 2:04 am

Chamarrita Escreveu:Bem, eu diria para ir com a gata ao vet, mas já foi a dois. :lol: Se a Blue parece e está bem, que dizer? Ambos os veterinários mencionaram o cio, e de cios entendo muito pouco, as minhas gatas por norma vão à faca antes disso. Houve umas excepções, uma gata sénior que veio para mim inteira, mas percebi perfeitamente o cio - a minha primeira experiência de cios lol - , pois miava pela casa durante a noite durante uma semana e ela é assim a modos que sossegada. Fez exames, estava tudo bem com ela e fez a OVH. Mais tarde outra gatinha com cerca de 8 meses, ficou ainda mais melga que o costume e fez tamanha gritaria na primeira noite que foi esterilizada dois dias depois. A última gata que esterilizei, notei algumas diferenças subtis no comportamento, estava mais murchita e com um "redondinho" suspeito na barriga, foi logo ao vet e foi a sorte: estava com uma piómetra (fechada) e já com peritonite. Sempre foi muito delambida, não me apercebi do seu primeiro cio. De resto... mais nada!

Que lhe posso dizer? Às tantas a Blue tem TPC (tensão pré cio) :lol: :
POis deve ter só pode!!!! lolol
É que ambos os vet's falaram de haver gatinhas que no 1º cio têm este comportamento, não entendem o que se está a passar com elas, escondem-se (atitude bastante normal de um gato perante situaçoes estranhas), estão a passar da fase gatinho para adultas e pode causar-lhes alguns receios por ser sensações novas.

Isto pode estar 100% correcto, apenas nunca ouvi mencionar casos assim, eu leio aqui tanta coisa, tantos relatos vossos dos cios e não me recorda de nenhum idêntico...
E depois tambem ouvimos tantas historias que correram mal, tanta coisa estranho , que ficamos assim.. naturalmente desconfiadas :?
jon1999
Membro Júnior
Registado: terça jul 05, 2011 11:17 am

sexta set 02, 2011 2:22 am

A minha tb foi mais ou menos assim.Mas miava(um miar estranho tipo maaaaau!!!)E tb estava sempre deitada.Mas gostava de festas e rossava-se nas coisas.Quando lhe fazia festas nas costas, levantá-va o rabo.A sua gata de ter o cio, acho eu.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta set 02, 2011 3:02 am

E ter ido ao vet, ter sido rapada, ter tirado sangue, não deve ter ajudado à boa disposição! :lol: Mantenha-se atenta, se a Blue mantiver esse comportamento, fale novamente com o veterinário. Confio bastante no meu vet, mas também confio na "intuição de mãe" e se algo não me parece bem, insisto, peço mais exames ou uma explicação exaustiva (sou uma chatarrona de primeira...). Prefiro pagar por um exame inútil - o que, até agora, nunca sucedeu (a inutilidade, não o exame em si) - do que andar com angústias e ter "amargos de boca". Com a Joyce, foi o que sucedeu, ela tem quase um ano, nunca lhe percebi qualquer cio e planeava a sua esterilização para breve, tanto que a deixava sair, embora confiando que os meus gatos não deixariam um macho inteiro aproximar-se (até hoje, sempre correram com os que tentaram). Entretanto constipou-se, andava com os olhinhos numa lástima e na semana seguinte começou a tossir. Foi quando notei a tal barriguinha suspeita... falei nisso ao vet, que apalpou e não sentiu bebés, mas aconselhou uma ecografia, e pimbas, lá estava a infecção, evidente até para mim. Explicou-me então que a piómetra lhe tinha fragilizado o sistema imunitário, daí ter desenvolvido a coriza, que eu nem tinha valorizado até começar a tosse. Ainda esteve internada dois dias, porque era arriscado operar com a infecção respiratória, mas felizmente reagiu bem à medicação e, igualmente importante, levei-a a tempo. Por isso, se sente que há algo mais, se a explicação do cio não a satisfaz, não se iniba de ser chata nem tema passar por hipocondríaca "por procuração".
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

sexta set 02, 2011 10:03 am

Concordo com a "atitude" da Chamarrita, como dizia o outro "O seguro morreu de velho", mas só em caso de realmente algo não estar bem.

Acredito que o comportamento que a gatinha apresenta é natural. Não falo por experiência própria, mas sim pelo que me parece ser o comportamento normal da natureza. A gata está a viver uma nova experiência, nunca passou pelo mesmo, deve-se sentir estranha e talvez assustada... Se os exames não detectaram nada e os veterinários dizem que está tudo bem, confie neles e dê tempo à gatinha (a menos que veja realmente que ela não está bem, claro).

A minha experiência com gatos começou há muito pouco tempo, mas tenho "convivido" com alguns gatos e já tirei a conclusão que não há gatos iguais. A sua dava lambidelas, turrinhas, gostava de festinhas e etc, pois bem, a minha de 3 meses nunca nos deu turrinhas, nunca "amassou o pão", nunca deu lambidelas, ronronar muito raramente e durante 5 segundos, enfim, só morde, arranha, corre e parte tudo. Isto para dizer que a sua gatinha no cio está a reagir desta forma, outras gatas reagem de outra, há que ter calma e dar-lhe uns mimos :)

Boa sorte com a gatita!
AnaNuno
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 9:57 pm

Toblito Escreveu:Concordo com a "atitude" da Chamarrita, como dizia o outro "O seguro morreu de velho", mas só em caso de realmente algo não estar bem.

Acredito que o comportamento que a gatinha apresenta é natural. Não falo por experiência própria, mas sim pelo que me parece ser o comportamento normal da natureza. A gata está a viver uma nova experiência, nunca passou pelo mesmo, deve-se sentir estranha e talvez assustada... Se os exames não detectaram nada e os veterinários dizem que está tudo bem, confie neles e dê tempo à gatinha (a menos que veja realmente que ela não está bem, claro).

A minha experiência com gatos começou há muito pouco tempo, mas tenho "convivido" com alguns gatos e já tirei a conclusão que não há gatos iguais. A sua dava lambidelas, turrinhas, gostava de festinhas e etc, pois bem, a minha de 3 meses nunca nos deu turrinhas, nunca "amassou o pão", nunca deu lambidelas, ronronar muito raramente e durante 5 segundos, enfim, só morde, arranha, corre e parte tudo. Isto para dizer que a sua gatinha no cio está a reagir desta forma, outras gatas reagem de outra, há que ter calma e dar-lhe uns mimos :)

Boa sorte com a gatita!
Toblito Muito obrigada!
Talvez um dia a sua gata tambem dê turrinhas, lambidelas, ronrone e faça tudo aquilo que uma gatinha sabe fazer tão bem...
A minha Sasha faz agora 1 aninho, tambem nunca foi muito meiga, aliás nem se privava de me dar umas arranhas e umas mordidelas quando estava chateada e agora que está praticamente uma menina adulta noto-a mais calma , mais melada e já gosta de uns bons mimos ;) morder deixou de o fazer|
Pode ser que a sua com o tempo também fique mais mimalha ela é criança é ávida de brincadeira e maldades ehehehehh.

Boa sorte para ela
AnaNuno
Membro Veterano

sexta set 02, 2011 10:05 pm

Chamarrita Escreveu:E ter ido ao vet, ter sido rapada, ter tirado sangue, não deve ter ajudado à boa disposição! :lol: Mantenha-se atenta, se a Blue mantiver esse comportamento, fale novamente com o veterinário. Confio bastante no meu vet, mas também confio na "intuição de mãe" e se algo não me parece bem, insisto, peço mais exames ou uma explicação exaustiva (sou uma chatarrona de primeira...). Prefiro pagar por um exame inútil - o que, até agora, nunca sucedeu (a inutilidade, não o exame em si) - do que andar com angústias e ter "amargos de boca". Com a Joyce, foi o que sucedeu, ela tem quase um ano, nunca lhe percebi qualquer cio e planeava a sua esterilização para breve, tanto que a deixava sair, embora confiando que os meus gatos não deixariam um macho inteiro aproximar-se (até hoje, sempre correram com os que tentaram). Entretanto constipou-se, andava com os olhinhos numa lástima e na semana seguinte começou a tossir. Foi quando notei a tal barriguinha suspeita... falei nisso ao vet, que apalpou e não sentiu bebés, mas aconselhou uma ecografia, e pimbas, lá estava a infecção, evidente até para mim. Explicou-me então que a piómetra lhe tinha fragilizado o sistema imunitário, daí ter desenvolvido a coriza, que eu nem tinha valorizado até começar a tosse. Ainda esteve internada dois dias, porque era arriscado operar com a infecção respiratória, mas felizmente reagiu bem à medicação e, igualmente importante, levei-a a tempo. Por isso, se sente que há algo mais, se a explicação do cio não a satisfaz, não se iniba de ser chata nem tema passar por hipocondríaca "por procuração".
Chamarrita é exactamente por historias como a que contou, que os receios se apoderam de nós! Estou consigo quando não quero saber que me chamem de chata por ir 2ª vez a um vet com a Blue sem sintomas de doença, não quero saber que o vet ache que as analises eram escusadas...
Existe sempre aquele receio de elas estarem a "mascarar" uma doença.

Claro que vou andar super atenta a qualquer coisa de diferente na Blue, apesar de hoje quando cheguei a casa já a achei mais activa, pelo menos andou atrás de mim (por um período curto) a ver o que andava a fazer! Mas continua com o mesmo comportamento da ultima semana...

Obrigada pelas suas palavras :D
Responder

Voltar para “Gatos”