Poneis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta ago 31, 2011 9:54 pm

Lids Escreveu:So tenho experiência com um ponei que fui eu que desbastei à pouco tempo. E facilmente estava a fazer espádua a dentro. Ainda não puxei muito por ele porque só tem 3 aninhos.
Acho que, como os cavalos, depende da cabeça deles e da disposição e paciência (nossa) para ensinar ;)
quer seja um pónei ou um cavalo, com essa idade devia estar a aprender a "andar para diante", a ter impulsão, a trabalhar descontraido e de pescoço estendido... para posteriormente se começar a subir o chanfro e começar então a pedir exercicios em que se exige outro grau de concentração ao cavalo...
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>

<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>

<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
Lids
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

quarta ago 31, 2011 10:43 pm

Concordo plenamente consigo!! Mas se o ponei já foi, anteriormente, trabalhado dessa forma e já está totalmente a vontade nesses aspectos, experimentei umas espaduas a dentro e ao fim de algumas tentativas, ele percebeu o que lhe estava a pedir e cedeu. E como disse anteriormente, mas nao me custa nada voltar a repetir porque parece que não percebeu, so o fiz algumas vezes mas como ele ainda agora começou decidi não puxar demasiado por ele e continuar a trabalha-lo no sentido que referiu.

O objectivo era mostar que, e volto novamente a repetir, que pela experiencia que tenho ele conseguiu fazer a espadua a dentro.

E não se preocupe com o ponei que ele está muito bem entregue nas minhas mãos e do meu professor ;)
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quinta set 01, 2011 4:03 pm

3 aninhos a começar espáduas a dentro?
Com que idade ele começou o desbaste?
Eis a quest&atilde;o..
Lids
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

quinta set 01, 2011 4:09 pm

Com 3 anos... :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta set 01, 2011 4:29 pm

omegaa Escreveu:
Lids Escreveu:So tenho experiência com um ponei que fui eu que desbastei à pouco tempo. E facilmente estava a fazer espádua a dentro. Ainda não puxei muito por ele porque só tem 3 aninhos.
Acho que, como os cavalos, depende da cabeça deles e da disposição e paciência (nossa) para ensinar ;)
quer seja um pónei ou um cavalo, com essa idade devia estar a aprender a "andar para diante", a ter impulsão, a trabalhar descontraido e de pescoço estendido... para posteriormente se começar a subir o chanfro e começar então a pedir exercicios em que se exige outro grau de concentração ao cavalo...
sou da mesmíssima opinião :wink:
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quinta set 01, 2011 5:01 pm

Lids Escreveu:Com 3 anos... :)
Ou seja.... ele começou o desbaste agora.
E já começou no trabalho de 3 pistas?
Ainda o pónei não deve estar estendido e para diante o suficiente já anda em espáduas a dentro.... oh valha-me a santinha. :roll:
Eis a quest&atilde;o..
Lids
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

quinta set 01, 2011 5:12 pm

O "agora" é bastante relativo tendo em conta que faltam 4 meses para acabar o ano dos "3anos".
Sim já anda para diante, descontraido, ja percebe a maioria das ajudas, faz as transições passo/trote, trote/galope sem dificuldade, já deu uns saltos a 80 (não percurso completo...) e sim já experimentei fazer umas espaduas e ele fez! Não estou a perceber qual é o stress! Certamente não foi por experiementar fazer umas espaduas a dentro num dia em dezenas de dias de treino que torna o treino dele inadequeado!!
Por acaso é um ponei mas se fosse um cavalo com 3 anos, daqui a uns meses entraria nos 4 e deveria estar apto para os critérios dos 4 anos (que não foram definidos por mim!). Como certamente sabem englobam percursos inteiros entre 95cm e 1.05m.
Será que uma espadua a dentro faz assim tanta diferença?! LOL! É capaz!! ;)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta set 01, 2011 8:34 pm

Lids Escreveu:O "agora" é bastante relativo tendo em conta que faltam 4 meses para acabar o ano dos "3anos".
Sim já anda para diante, descontraido, ja percebe a maioria das ajudas, faz as transições passo/trote, trote/galope sem dificuldade, já deu uns saltos a 80 (não percurso completo...) e sim já experimentei fazer umas espaduas e ele fez! Não estou a perceber qual é o stress! Certamente não foi por experiementar fazer umas espaduas a dentro num dia em dezenas de dias de treino que torna o treino dele inadequeado!!
Por acaso é um ponei mas se fosse um cavalo com 3 anos, daqui a uns meses entraria nos 4 e deveria estar apto para os critérios dos 4 anos (que não foram definidos por mim!). Como certamente sabem englobam percursos inteiros entre 95cm e 1.05m.
Será que uma espadua a dentro faz assim tanta diferença?! LOL! É capaz!! ;)
Mas isso é para chegarem aos 9 anos todos rebentados :wink:
Lids
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

quinta set 01, 2011 11:34 pm

Ou nao! Um cavalo que deixei de montar a uns meses exactamente porque achava que ele merecia a reforma, tem 20 anos e com 6 estava a participar em CSIs no Brasil a 1.20m. O mais alto que fez em prova foi 1.45. Em maio estava a fazer 1.20m comigo, com 20 anos!
Como ve é um exemplo! Mas há muitos mais e conhecidos, como o Shutterfly, por exemplo :)
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

sexta set 02, 2011 2:43 am

Lids Escreveu:Ou nao! Um cavalo que deixei de montar a uns meses exactamente porque achava que ele merecia a reforma, tem 20 anos e com 6 estava a participar em CSIs no Brasil a 1.20m. O mais alto que fez em prova foi 1.45. Em maio estava a fazer 1.20m comigo, com 20 anos!
Como ve é um exemplo! Mas há muitos mais e conhecidos, como o Shutterfly, por exemplo :)

Alto e pára o baile!

Não puxem o Shutterfly para aqui, é o melhor. O que tem a ver o melhor cavalo com um cavalo normal?
O Shuterffly aos 18 anos fazia 1,45m com uma perna às costas.
E ainda ficava a olhar para o salto a dizer: "Só? Está tudo doido! Agora ando a saltar varinhas." :twisted:
Eis a quest&atilde;o..
Lids
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

sexta set 02, 2011 9:32 am

LOL ;) mostrar que aos 9 anos nao estava todo roto! Claro que para isso não basta só feno e ração! Quer seja "o melhor cavalo" ou um "cavalo normal" de grande prémio!
Mas isso já são outros 500!!
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quinta set 08, 2011 3:39 pm

Lids Escreveu:LOL ;) mostrar que aos 9 anos nao estava todo roto! Claro que para isso não basta só feno e ração! Quer seja "o melhor cavalo" ou um "cavalo normal" de grande prémio!
Mas isso já são outros 500!!
500 esses que os conheço na perfeição.
Eis a quest&atilde;o..
Responder

Voltar para “Cavalos”