Ninhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta jan 08, 2004 4:39 pm

Vamos directos ao assunto:

Este tópico é sobre criação, mas não se trata de «criação de vão de escadas» ou para ganhar umas «coroas». Tenho uma Yorkshire Terrier que comprei e cada dia que passa gosto mais da raça, queria ter mais cães da mesma raça e ainda não decidi se devo comprar ou fazer uma ninhada. A minha dúvida prende-se com o facto da minha cadela ser pequena (1,900grs) e de poder ou não haver riscos. Claro que teria de espeara pela idade certa, arranjar um cão mais pequeno, com pedigree compatível, recorrer à ajuda de profissionais para saber o que fazer, mas gostaria de opter alguma informação a este respeito.

Cps,

Ana M
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jan 08, 2004 4:54 pm

Boas.
Na sua própria mensagem dá as respostas, Ana.É isso mesmo.
José Carlos
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta jan 08, 2004 5:03 pm

Acha que a sua cadela é um bom exemplar, com provas prestadas e opiniões de profissionais?

Então se acha que sim, pesquise, pesquise, fale com criadores, portugueses, estrangeiros, e tome a sua decisão....

A amarg não me parece nenhuma "burrita" (desculpe a expressão) .... se vai criar, só porque gosta muito da raça, enfim.... se calhar era melhor informar-se um pouco mais.....
amarg
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 5:26 pm

linda76 Escreveu: Acha que a sua cadela é um bom exemplar, com provas prestadas e opiniões de profissionais?

Então se acha que sim, pesquise, pesquise, fale com criadores, portugueses, estrangeiros, e tome a sua decisão....

A amarg não me parece nenhuma "burrita" (desculpe a expressão) .... se vai criar, só porque gosta muito da raça, enfim.... se calhar era melhor informar-se um pouco mais.....

linda76,

Acho que a minha cadela é um bom exemplar, não entrou em exposições até ao momento. Tem duas caracteristicas que poderiam prejudicar a obtenção de uma boa classificação em exposições: o peso inferior a 2 kgs e o pêlo muito claro na cabeça. A Veterinária e o Criador também concordam com o facto de ser um bom exemplar.

Quero muito aprofundar os meus conhecimentos sobre a raça, mas não é fácil, os livros dizem sempre o mesmo, na internet não tenho encontrado muita coisa e nem aqui existe fórum da raça (para grande pena minha).
De qualquer forma, a criação profissional não é o meu objectivo.

Cps,

Ana
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jan 08, 2004 5:54 pm

amarg Escreveu: De qualquer forma, a criação profissional não é o meu objectivo.
Sem querer fazer qualquer juízo de valor e não querendo ser indiscreto, se o seu objectivo não a criação profissional ou contribuir para a melhoria da raça, o que a move a querer fazer uma criação com a sua cadela?
Existem um sem número de contras que devem ser bem ponderados.

Aconselho a leitura do seguinte artigo:
http://www.grca.org/acquiring.htm#breeding

Na secção Breeding Your Golden Retriever - CONSIDER YOUR MOTIVES.

Foi feito num site de goldens mas esta secção é válida para todos os que pensem em cruzar os seus cães.

Pense bem.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 08, 2004 6:09 pm

amarg Escreveu: Acho que a minha cadela é um bom exemplar, não entrou em exposições até ao momento. Tem duas caracteristicas que poderiam prejudicar a obtenção de uma boa classificação em exposições: o peso inferior a 2 kgs e o pêlo muito claro na cabeça. A Veterinária e o Criador também concordam com o facto de ser um bom exemplar.
Bom, continuando sem saber porque é que a opinião dos veterinários nestes aspectos é tão respeitada, e mesmo sem saber muito sobre a raça, basta consultar o estalão e ver umas fotos de bons cães para concluir que a sua cadela NÃO é um bom exemplar da raça:
- as orelhas são demasiado grandes
- o pelo da cabeça deveria ser todo castanho
- se o pelo do corpo for igual ao da cabeça (e deve ser) está completamente fora de estalão, já que a cor deve ser azul aço e não cinzento.

E sabe-se lá como é que são os aprumos, linha dorsal, andamentos, etc.

É mesmo bom que reveja as suas motivações.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
amarg
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 6:27 pm

SeaLords Escreveu: [Bom, continuando sem saber porque é que a opinião dos veterinários nestes aspectos é tão respeitada, e mesmo sem saber muito sobre a raça, basta consultar o estalão e ver umas fotos de bons cães para concluir que a sua cadela NÃO é um bom exemplar da raça:
- as orelhas são demasiado grandes
- o pelo da cabeça deveria ser todo castanho
- se o pelo do corpo for igual ao da cabeça (e deve ser) está completamente fora de estalão, já que a cor deve ser azul aço e não cinzento.

E sabe-se lá como é que são os aprumos, linha dorsal, andamentos, etc.

É mesmo bom que reveja as suas motivações.
Se não sabe muito da raça mantenha-se calado!

As orelhas são pequenas, e o facto de parecerem grandes deve-se ao facto de o pêlo das mesmas não estar aparado na maioria das fotos do meu álbum. A côr castanha não é admitida no estalão da raça Yorkshire Terrier! Mais uma vez, o pêlo do dorso não é cinzento!

Em relação aos «aprumos, linha dorsal,etc», como disse e bem, NÃO SABE, então não faça insinuaçães de que será mau!!!
O mais importante, é que para mim é um bom exemplar, não a comprei para fazer criação ou exposições, a minha intenção é ter outros cães da mesma raça - para companhia- , e não estou nada preocupada com o facto de poderem nascer uns cachorrinhos como ela, antes pelo contrário! É isso mesmo que quero!

Acha que é possível fazer uma apreciação séria por fotografia e quando não se conhece a raça?!? Pois, pelos vistos acha. Muito profissional!
amarg
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 6:30 pm

amg Escreveu:
o que a move a querer fazer uma criação com a sua cadela?

Pense bem.
O que me move, como já referi, é o facto de querer ter mais cães da mesma raça.

Cps,
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jan 08, 2004 6:34 pm

amarg Escreveu:
Desculpe lá a sinceridade, mas mais uma vez verifico que muitas pessoas colocam questões aqui no fórum sem estarem minimanente preparadas para ouvirem opiniões contrárias às suas.
Certa ou errada, deram-lhe uma opinião. Penso que a tentativa foi fazê-la pensar um pouco nas suas razões.

Quando me educaram sempre me disseram que não se deve de mandar calar os outros.

Se é um amén que pretendia ouvir, deveria ter referido logo de inicio que não admitia opiniões contrárias à sua. Claro que o mais provável seria não obter respostas, mas enfim.... amén e boa sorte para a sua criação.
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 6:44 pm

Como lhe disse, não sei muito, mas já vi muitos yorkies em exposição e sei ler estalões.

A côr castanha não é admitida no estalão da raça Yorkshire Terrier!

OK, fulvo. E sim, a cabeça deve ser toda fulva.

Mais uma vez, o pêlo do dorso não é cinzento!

É de que cor, então ?

Em relação aos «aprumos, linha dorsal,etc», como disse e bem, NÃO SABE, então não faça insinuaçães de que será mau!!!

Não insinuei nada, apenas são outras tantas coisas a ter em conta na apreciação da qualidade dum cão.

O mais importante, é que para mim é um bom exemplar, não a comprei para fazer criação ou exposições, a minha intenção é ter outros cães da mesma raça - para companhia- , e não estou nada preocupada com o facto de poderem nascer uns cachorrinhos como ela, antes pelo contrário! É isso mesmo que quero!

Típica conversa de criador de vão de escada. Julguei que não era isso que queria ser.

Acha que é possível fazer uma apreciação séria por fotografia

Não, mas estes defeitos vêem-se à distância.

E porque é que fica tão enxofrada de alguém lhe dizer que a sua cadela não é um bom exemplar? :o
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

Estes tópicos são sempre muito polémicos pela simples razão que a criação deve ser feita por profissionais e sempre com o objectivo de melhorar a raça em questão.

Agora se pretende cruzar a sua cadela apenas para ter mais cães e com isto entendo que não irá vender nenhum mas sim ficar com eles todos para si, então aí já é problema seu...
linda76
Membro Veterano
Contacto:

Amarg,

Sabe que as opiniões em relação a criação são sempre delicadas neste forum. Mas finalmente começo a compreender porquê. Há tantas pessoas que fazem acasalamentos com os seus cães que não melhoram em nada a raça, que realmente se deve desencorajar que se faça este tipo de acasalamento. E o desencorajamento nunca é feito com falinhas mansas, porque isso não melindra as pessoas, mas tb não as leva a pensar "Será que devo faze-lo"???

Pelo que percebi das suas respostas, gosta muita da raça, queria aprender mais. Mas tb já percebeu que o seu exemplar não é bom (tem defeitos que o colocam fora do estalão, não é? - Foi a amarg que referiu que eu de youkie não percebo mm nada), logo, se calhar era melhor pensar bem antes de o cruzar.

Se quer mesmo pensar nisso a sério, porque não compra um bom exemplar, vai a exposições, conhece outros criadores, vai falando e aprendendo com eles e quem sabe, daqui a dois anitos, já tem uma opinião diferente deste (desta? desculpa mas não reparei) seu exemplar... e quem sabe não se inicia neste mundo da criação?

Depois teria de pensar noutro tipo de problemas.... tem donos para os cachorrinhos todos? E se algo corre mal? Eu não queria ser "desmancha prazeres", mas a fase inicial de acompanhamento ao cachorro é (deve ser, que eu tb não sei) muito complicada, se quiser fazer uma coisa como deve de ser....

Pelo menos leia o meu conselho: se sabe que há partida não tem um bom exemplar, tente evitar o desejo de o cruzar (mesmo cruzando com um bom exemplar) e procure aprender mais. Se queria mais cães, para fazerem companhia à sua, então compre outro exemplar...

Sandra
amarg
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 6:45 pm

amg,

Se não estivesse interessada em ouvir opiniões não tinha colocado o fórum, e aceito qualquer opinião desde que colocada também com educação, coisa que não foi feito. Tem razão em relação ao facto de não ser educado mandar calar ninguém, mas não posso dar resposta educadas quando me fazem. O que foi dito sobre aminha cadela resume-se a uma frase: «não conheço a raça, mas a sua cadela não vale nada». Não concordo, não disse que a minha cadela era perfeita em lado nenhum, mas não vou ficar calada ao ler este tipo de respostas, muito menos agradecer as mesmas.

cps,

Ana M
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 6:51 pm

Eu aqui só vi uma pessoa ser mal educada: você.

Cumprimentos
linda76
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 7:11 pm

Este assunto é tb muito delicado para mim, porque era uma coisa que eu gostaria muito de fazer. Mas dou-lhe o meu exemplo:

Tenho dois cockers, com provas dadas em expos. há um ano, pelo menos que concorro em expos.... Tirei um curso para aprender a fazer tosquias neles e após um ano, ainda não os tosquio bem (e não me parece que seja falta de treino ou pratica). Ando há mais de 6 meses há procura de outro cão e ainda não me consegui decidir por nenhum....
não sei nada sobre partos e companhia (como tb não tenho cadelas, esse não é um problema a curto prazo). Sei um pouco sobre cockers e ando a colher informação há dois anos....

Claro que ninguem tem de ser tão "previdente" quanto eu.... mas acho que quando der esse tão ansiado passo, vai ser de corpo e alma e com o mínimo de riscos!!!!
Responder

Voltar para “Cães”