Gata com alergia (2 vezes numa semana)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MrsX
Membro Júnior
Registado: terça out 27, 2009 2:38 pm

quinta set 01, 2011 4:16 pm

Boa tarde,

Há quase duas semanas a minha gata começou, de repente, a coçar e a lamber-se de forma quase frenética durante cerca de uma hora. A certa altura lá parou e adormeceu. No dia seguinte estava com o pescoço inchado, fomos ao vet e foi-lhe diagnosticada alergia a agente incerto com angioedema. Levou logo inhecção de corticóide que repetiu no dia seguinte. Depois disso andou uns dias bem, o inchaço passou, até que na 5ª feira voltou à carga com o lamber e coçar non-stop, ao mesmo tempo que andava de olhos muito abertos e eléctrica pela casa. Fomos novamente ao vet e desta vez levou uma injecção de anti-histamínico cujo efeito dura cerca de 2 semanas. Nesta altura continuávamos sem pistas para a reacção alérgica.

Ontem de manhã, quando acordei, dei com 11 borbulhinhas pequeninas num braço, o que me fez pensar em pulga, apesar de não ter encontrado nada nem na cama, nem na roupa, nem na gata (embora nesta seja complicado pois tem muito pelo preto). Acabei por voltar ao vet e comprei Advantage que apliquei logo na gata e no "irmão". Hoje comprei também Biokill e quando chegar a casa vou fazer uma razia (pelo menos no quarto) e retirar todos os texteis para lavar, aspirar e aplicar o insecticida.

Uma vez que ela tem o hábito de dormir aos nossos pés ia também pulverizar o BioKill no colchão. Acham que haverá alguma contra indicação? Têm mais alguma sugestão sobre o que fazer para ver se a alergia dela passa de vez?

Obrigada
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

sexta set 02, 2011 1:22 pm

Olá, lamento, mas não tenho nenhuma sugestão, mas o biokill é inofensível a humanos, animais de sangue quente e plantas foi neste site que vi: http://www.flima.pt/artigo_produtos.asp ... FQl9hyE%3D

A sua gata já foi ao Vet várias vezes e continua com a alergia?? Pode procurar uma 2ª opinião no caso de não estar satisfeita com o Vet que acompanha a sua gata... Mas assim de repente não tenho sugestões/informações úteis para a ajudar, desculpe.

Mas boa sorte com as alergias da sua miau... :D
MrsX
Membro Júnior

sexta set 02, 2011 1:38 pm

dricaas Escreveu:Olá, lamento, mas não tenho nenhuma sugestão nem sei as contra indicações do Biokill em felinos (vou investigar, quando eu souber respondo neste tópico;))!!

A sua gata já foi ao Vet e continua com a alergia?? Pode procurar uma 2ª opinião no caso de não estar satisfeita com o Vet que acompanha a sua gata... Mas assim de repente não tenho sugestões/informações úteis para a ajudar, desculpe.

Teve novo surto 5 dias depois do 1º, mas aqui o problema não é o vet (em quem tenho plena confiança e a quem devo tudo pois salvou esta mesma gata de uma lipidose hepática gravíssima) mas sim o facto de não encontrarmos a origem da alergia (não foram encontrados fungos, não saiu de casa nem houve alterações nos produtos usados em casa ou na alimentação).

Entretanto ontem optei por, no quarto (não tive tempo de fazer no resto da casa), retirar toda a roupa de cama aspirar o colchão, aplicar BioKill no colchão, virá-lo e aplicar BioKill novamente nele assim como em toda divisão. Deixei actuar por cerca de uma hora e depois abri a janela para arejar por mais outra hora e meia.
dricaas
Membro Veterano
Registado: terça ago 02, 2011 1:05 pm

sexta set 02, 2011 1:41 pm

MrsX Escreveu:
dricaas Escreveu:Olá, lamento, mas não tenho nenhuma sugestão nem sei as contra indicações do Biokill em felinos (vou investigar, quando eu souber respondo neste tópico;))!!

A sua gata já foi ao Vet e continua com a alergia?? Pode procurar uma 2ª opinião no caso de não estar satisfeita com o Vet que acompanha a sua gata... Mas assim de repente não tenho sugestões/informações úteis para a ajudar, desculpe.

Teve novo surto 5 dias depois do 1º, mas aqui o problema não é o vet (em quem tenho plena confiança e a quem devo tudo pois salvou esta mesma gata de uma lipidose hepática gravíssima) mas sim o facto de não encontrarmos a origem da alergia (não foram encontrados fungos, não saiu de casa nem houve alterações nos produtos usados em casa ou na alimentação).

Entretanto ontem optei por, no quarto (não tive tempo de fazer no resto da casa), retirar toda a roupa de cama aspirar o colchão, aplicar BioKill no colchão, virá-lo e aplicar BioKill novamente nele assim como em toda divisão. Deixei actuar por cerca de uma hora e depois abri a janela para arejar por mais outra hora e meia.
Pois, quando não se encontra a origem das coisas/doenças é mais complicado :? Mas em relação ao Vet, se está satisfeita com ele/ela muito bem... :D

As melhoras para a gatita.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo set 04, 2011 5:14 am

não teria sido alguma aranha ou bicho semelhante? :? as pulgas deixam vestígios... Bom, fosse que bicho fosse, depois da desinfestação de certeza que não sobreviveu!

Mas olhe que as alergias não surgem só quando há mudanças. Claro que uma picada de um insecto ou de um artrópode pode provocar reacção alérgica, mas se forem causas ambientais ou alimentares, a alergia só aparece depois de algum tempo em contacto com o agente, e por vezes de forma bem violenta.

Espero que tenha sido apenas um episódio aborrecido e não volte a suceder! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MrsX
Membro Júnior

segunda set 05, 2011 3:01 pm

Chamarrita Escreveu:não teria sido alguma aranha ou bicho semelhante? :? as pulgas deixam vestígios... Bom, fosse que bicho fosse, depois da desinfestação de certeza que não sobreviveu!

Mas olhe que as alergias não surgem só quando há mudanças. Claro que uma picada de um insecto ou de um artrópode pode provocar reacção alérgica, mas se forem causas ambientais ou alimentares, a alergia só aparece depois de algum tempo em contacto com o agente, e por vezes de forma bem violenta.

Espero que tenha sido apenas um episódio aborrecido e não volte a suceder! :)
Obrigada, é o que esperamos também!

Em termos de alterações, não as houve, de todo! Até a alimentação é hipoalergénica por causa de um outro gato que tenho que é alérgico a tudo e mais alguma coisa. Daí a suspeita se ter virado para algum insecto, e pensámos na pulga por causa das borbulhas que me apareceram, apesar de não encontrarmos nada no pelo dela.

Pelo menos até agora, com a injecção de anti-histamínico, a pipeta e a desinfestação, não voltou a ter sintomas.
Responder

Voltar para “Gatos”