Hamsters, como obter a sua atenção?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nypton
Registado: terça ago 30, 2011 3:23 pm

quarta ago 31, 2011 10:19 pm

Boas Comunidade;

Mais uma vez venho com uma questão, que petiscos usam normalmente para atrair a atenção dos vossos hamsters?

Como mencionei em outro tópico adquiri 2 hamsters siberianos recentemente, novinhos e pequenos (ainda não atingiram o tamanho adulto normal) e de forma alguma consigo obter a atenção deles, já tentei não dar sementes de girassol, sendo eu próprio a dar las contudo não se interessam, comprei algumas guloseimas para hamster e fruta seca e como as semente foi um fracasso.

Fiz um percurso de obstáculos para eles, para ser uma maneira diferente de se exercitarem e gostaria de ter alguma coisa para os recompensar.

No principio pensei que eles ainda não tivessem confiança, contudo eu faço lhes festas e ando com eles na mão sem problemas, um deles quando eu meto a mão dentro da gaiola pode estar a comer ou andar na roda que vem logo ter a minha mão e dá umas mordidelas com pouca força (mesmo tendo as lavado) deve ter associado a minha mão a quem trás comida não sei =S
Sushy55
Membro Veterano
Registado: quinta ago 25, 2011 8:59 pm

quarta ago 31, 2011 10:44 pm

Eles costumam dar dentadinhas para reconhecer, pelo sabor. É só inicialmente, quando ficarem habituados a si já não vão precisar disso.

Quanto às guloseimas, acho que vai ter que ir testando pois há hamsters que gostam mais de umas que outras, não creio que haja assim algo que TODOS gostem sem excepção...

Se não me engano já havia um tópico qualquer com algumas sugestões, vou ver se encontro para pôr aqui :wink:
Sushy55
Membro Veterano
Registado: quinta ago 25, 2011 8:59 pm

quarta ago 31, 2011 10:46 pm

Afinal era sobre um porquinho da indía, não sei se as mesmas guloseimas se aplicam, fica aqui o tópico mas pergunte a alguém com mais experiência:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91817
Nypton

quinta set 01, 2011 12:37 am

Sushy55 Escreveu:Eles costumam dar dentadinhas para reconhecer, pelo sabor. É só inicialmente, quando ficarem habituados a si já não vão precisar disso.

Quanto às guloseimas, acho que vai ter que ir testando pois há hamsters que gostam mais de umas que outras, não creio que haja assim algo que TODOS gostem sem excepção...

Se não me engano já havia um tópico qualquer com algumas sugestões, vou ver se encontro para pôr aqui :wink:
Mais uma vez obrigado pela ajuda quanto a rodinha Sushy55 =)

Desde que ele começou andar está mais activo e agora não deslarga a roda, estava preocupado com a falta de exercício ele tem a mesma idade que o companheiro de gaiola mas pesa o dobro =)
(antes ele passava só passava horas a cuidar do pelo e a refazer o ninho)

Não sabia que eles davam aquelas pequenas trincas para reconhecer o dono =)

Só espero que eles não fiquem agressivos, tive 2 sírios um era muito meigo e andava no meu ombro as vezes até adormecia, o outro cada vez que aproximava a mão para perto dele atacava logo e deixava marca nunca consegui com que ele tivesse confiança em mim =(
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta set 01, 2011 11:20 am

Nozes e pinhões, eles adoram :wink:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta set 01, 2011 2:01 pm

Às vezes tudo depende dos gostos do hamster. Eu também tenho uma hamster siberiana. Ela nunca me mordeu, apenas me lambe os dedos quando lhe tento fazer festas :D . Odeia ser pegada. Festas tudo bem, pegar não. Tive uma à uns tempos que morreu com 4 anos que era extremamente meiga. Deixáva as pessoas fazer festas ( mesmo estranhos ), raramente mordia e adorava ser pegada.
Quando quero recompensá-la por qualquer coisa a guloseima que lhe dou é queijo. Muito raramente o faço, pois o queijo não pode ser dado em excesso.
Tente dar algo que ela goste. Observe quais são os componentes da ração que ela mais gosta e mais come e dê-os.
Boa sorte.
Nypton

quinta set 01, 2011 5:58 pm

c_saraiva Escreveu:Nozes e pinhões, eles adoram :wink:
Obrigado pela dica c_saraiva logo a noite vou experimentar, depois comento se der resultado =)
Nitara Escreveu:Às vezes tudo depende dos gostos do hamster. Eu também tenho uma hamster siberiana. Ela nunca me mordeu, apenas me lambe os dedos quando lhe tento fazer festas :D . Odeia ser pegada. Festas tudo bem, pegar não. Tive uma à uns tempos que morreu com 4 anos que era extremamente meiga. Deixáva as pessoas fazer festas ( mesmo estranhos ), raramente mordia e adorava ser pegada.
Quando quero recompensá-la por qualquer coisa a guloseima que lhe dou é queijo. Muito raramente o faço, pois o queijo não pode ser dado em excesso.
Tente dar algo que ela goste. Observe quais são os componentes da ração que ela mais gosta e mais come e dê-os.
Boa sorte.
O meu problema é que eles comem juntos, um em cima da taça do comer que escolhe e manda o comer para fora e o outro come do chão o que torna mais dificil a identificação daquilo que eles mais gostam.

Aproveito e deixo uma foto de cada 1 =)

Imagem
Imagem
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

quinta set 01, 2011 6:46 pm

Nypton Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Nozes e pinhões, eles adoram :wink:
Obrigado pela dica c_saraiva logo a noite vou experimentar, depois comento se der resultado =)
Nitara Escreveu:Às vezes tudo depende dos gostos do hamster. Eu também tenho uma hamster siberiana. Ela nunca me mordeu, apenas me lambe os dedos quando lhe tento fazer festas :D . Odeia ser pegada. Festas tudo bem, pegar não. Tive uma à uns tempos que morreu com 4 anos que era extremamente meiga. Deixáva as pessoas fazer festas ( mesmo estranhos ), raramente mordia e adorava ser pegada.
Boa sorte.
O meu problema é que eles comem juntos, um em cima da taça do comer que escolhe e manda o comer para fora e o outro come do chão o que torna mais dificil a identificação daquilo que eles mais gostam.

Aproveito e deixo uma foto de cada 1 =)

Imagem
Imagem

São muito bonitos! :wink:

O meu Hamster adora noz, experimente...
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Nypton

sexta set 02, 2011 9:12 pm

Boas comunidade =)

As nozes e pinhões resultaram =D
Especialmente os pinhões comem logo no momento :D :P

Tenho mais uma questão (desculpe me de estar sempre a perturba los com a minha ignorância) eu normalmente meto uma taça daquelas grandinhas, com ração normal depois coloco um pouco frutos secos e um pouco ração de vegetais sacudo e prontos a minha mistura isto de 2 em 2 dias, eles não levam a comida para o ninho deixam lá na tacinha ou em volta dela, estou a fazer alguma coisa de errado quanto a alimentação?

Quanto ao meus pequenos

O Queijo (o branco) deixou de fazer aqueles barulho que fazia, devia de ser por causa da casa nova, alem de ter ficado mais activo desde que aprendeu andar na rodinha, já decorou 2 percursos de obstáculos faz aquilo tudo num instante (feitos por mim tipo labirintos com 2 pisos tubos, coisa para passarem por cima e por baixo é engraçado e eles devem gostar), sempre que está farto de estar fora da gaiola ele olha para mim e vai ter com a minha mão para o por lá dentro (ou sou eu que ando a ver coisas =S será que são assim tão inteligentes?!). Gosta de brincar com o fiambre sempre que eles estão cá fora o fiambre aproximasse do queijo e o queijo deita se de barriga para cima e começam se a lamber =)

O Fiambre (o cinzento) é muito eléctrico e ciumento, sempre que o queijo está a comer ou a andar na roda ele rouba lhe a comida da boca ou vai para cima da ronda xD
Os labirintos só mesmo a parte dos tubos de resto ainda não quer fazer, agora já nem morde quando meto a mão dentro da gaiola, sobe logo para cima dela, quando o solto no quarto nem sai da base da gaiola e se o meto cá fora vai logo para dentro dela. Sempre que estou com eles até esqueço o stress do trabalho, estou adorar a experiência já não tinha hamsters a uns bons anos xD
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado set 03, 2011 8:48 am

Olá. Não faz mal colocar as suas questões, afinal é para isso que o Fórum serve :wink: .
Não, não está a ver coisas. Eles são inteligentes ao ponto de irem à mão do dono. A Tara, a hamster siberiana que tive antes da que tenho agora ( chamada Kitana ) era mais dócil do que a Kitana. Assim que eu abria a porta da gaiola já estava pronta para vir para a minha mão e quando não queria mais estar cá fora vinha ter comigo.
Aliás, se um deles ( acho que é o Queijo ) já faz o pecurso rápido é porque o decorou e lá está mais uma prova de que eles são bastante inteligentes :D .
Em relação à alimentação eu dou Vitakraft Hamsters que de vez em quando troco com a Versele Laga Mini Hamster Nature. Como suplementos dou queijo ( raramente ), fruta ( especialmente maçã ), sticks para hamsters da Vitakraft e vegetais ( especialmente cenoura ).
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda set 05, 2011 10:09 pm

Boas
Os seus hamsters são de espécie Anão-russo e não siberiano (tecnicamente esse termo não existe).
O branquinho é um anão russo winter white, e o outro se não me engano é um campbells, mas não tenho a certeza pois tem ali umas marcas suspeitas de winter white.
Para chamar a atenção dos pequenotes basta ir devagarinho, sem pressa pois como sabe são animais pequeninos e bastante assustadiços.
Dar petiscos como maçã ou banana são uma boa opção.
Boa sorte!
Qualquer duvida disponha:
http://projectoanimal.forumeiros.net
ou
[email protected]
Nypton

terça set 06, 2011 6:17 pm

Tive de separar os meus pequenos, quando estava a limpar a gaiola coloquei os cada um num circuito que fiz, quando os pus outra vez juntos passado coisa de 30 minutos o mais pequeno (Fiambre) atirou se ao maior (Queijo), alevantei um pouco a voz e eles pararam e ficaram a olhar para mim, mas passado uns minutos começaram e separei os, um deles está numa mais pequena que tinha por casa (tenho de comprar uma nova este fim de semana), nenhum tem feridas nem nada do género.
Reparei que o Queijo anda mais descontraído (anda sempre a correr as voltas pela gaiola, onde antes estava num cantinho) desde a separação ele come na tacinha uma coisa que nestas 2 semanas nunca tinha visto era sempre o Fiambre e ele comia do chão. Julgo que devia haver uma espécie de hierarquia na gaiola =S

São ambos hamsters Winter White, mas julgo que não são da mesma ninhada. Na loja não me deram a certeza quando perguntei pois queria mante-los juntos, a única coisa que disseram é que não havia problemas.
Responder

Voltar para “Exóticos”