peixes aparecem mortos de um dia para o outro
Se os parâmetros não são controlados os animais podem não estar bem.
A responder à sua pergunta mais acima:
Alguns peixes mostram que não estão saudáveis apresentando os seguintes sintomas:
- Nadar muito na superfície
- Nadar muito no fundo
- Tentar pular da água
- Ter doenças ( a hidropsia é uma das principais doenças que mostra que os parâmetros podem estar desaconselhados e manifesta-se por um inchaço no corpo do peixe e escamas eriçadas, sendo que às vezes o peixe pode mesmo rebentar ou os orgãos começarem a sair por buracos do corpo )
Mas depois também há aqueles peixes que estão mal mas parecem os mais saudáveis do mundo. Infelizmente os peixes encobrem muitas vezes o seu mal estar e talvez seja essa a causa de haver tantas pessoas com aquários mal estabilizados e cujos peixes estão em sofrimento. Nas lojas, como já referi, eles parecem saudáveis mas estão longe, muito longe disso.
Eu não sou experiente em lagos, mas vou tentar responder às suas perguntas:
Se o lago for plantado ( o que eu recomendo ) deve ter húmus de minhoca tratado no fundo e como camada inerte ( para colocar em cima do húmus ) pode usar areia de rio sem conchas.
A responder à sua pergunta mais acima:
Alguns peixes mostram que não estão saudáveis apresentando os seguintes sintomas:
- Nadar muito na superfície
- Nadar muito no fundo
- Tentar pular da água
- Ter doenças ( a hidropsia é uma das principais doenças que mostra que os parâmetros podem estar desaconselhados e manifesta-se por um inchaço no corpo do peixe e escamas eriçadas, sendo que às vezes o peixe pode mesmo rebentar ou os orgãos começarem a sair por buracos do corpo )
Mas depois também há aqueles peixes que estão mal mas parecem os mais saudáveis do mundo. Infelizmente os peixes encobrem muitas vezes o seu mal estar e talvez seja essa a causa de haver tantas pessoas com aquários mal estabilizados e cujos peixes estão em sofrimento. Nas lojas, como já referi, eles parecem saudáveis mas estão longe, muito longe disso.
Eu não sou experiente em lagos, mas vou tentar responder às suas perguntas:
Se o lago for plantado ( o que eu recomendo ) deve ter húmus de minhoca tratado no fundo e como camada inerte ( para colocar em cima do húmus ) pode usar areia de rio sem conchas.
hoje a minha tia sugeriu-me que tentasse montar um lago!! Dis que é mais dispendioso em trabalho do que em dinheiro (ainda bem, pk n sou rico e nem estamos em tempo de vacas gordas)
é possivel comprar ja ps moldes pre feitos? Disseram que moldes do genero daquelas piscinas que as vezes se vêem á venda junto á estrada (acho que é liner) serve e é só arranjar sitio, filtro, bomba/plantas e decoração.
gostaria de saber opiniões sobre quem tem um lago. Se isto serve e para ver se disse alguma asneira, de modo a ser corrigido
é possivel comprar ja ps moldes pre feitos? Disseram que moldes do genero daquelas piscinas que as vezes se vêem á venda junto á estrada (acho que é liner) serve e é só arranjar sitio, filtro, bomba/plantas e decoração.
gostaria de saber opiniões sobre quem tem um lago. Se isto serve e para ver se disse alguma asneira, de modo a ser corrigido

A partir daqui já não posso ajudar muito com os meus conhecimentos, pois como já disse não tenho muita experiência com lagos.
Mas vou dar duas dicas importantes:
- Cuidado com a superpopulação ( penso que irá por peixinhos dourados e volto a lembrar que crescem muito, sendo que o lago terá de ter mais de 300 litros para um e 50 litros adicionais por cada um que ponha mais )
- Controle tudo como se fosse um aquário: cloro, pH, KH, GH, amónia e temperatura
E basta desejar-lhe boa sorte para esse lago!
Entretando vou tentar arranjar uns links que o ajudem.
Mas vou dar duas dicas importantes:
- Cuidado com a superpopulação ( penso que irá por peixinhos dourados e volto a lembrar que crescem muito, sendo que o lago terá de ter mais de 300 litros para um e 50 litros adicionais por cada um que ponha mais )
- Controle tudo como se fosse um aquário: cloro, pH, KH, GH, amónia e temperatura
E basta desejar-lhe boa sorte para esse lago!
Entretando vou tentar arranjar uns links que o ajudem.
Não há problema, eu gosto de ajudar
.
Vou mandar aqui uns links. A informação eu não sei se está completamente correcta, pois não sou expert em lagos, mas espero que ajude nalguma coisa.
Editado - Proibido mencionar outros fóruns
Não consegui achar mais, mas também estou com pressa. Volto a repetir, eu não sei se esta informação está correcta mas penso que sim.

Vou mandar aqui uns links. A informação eu não sei se está completamente correcta, pois não sou expert em lagos, mas espero que ajude nalguma coisa.
Editado - Proibido mencionar outros fóruns
Não consegui achar mais, mas também estou com pressa. Volto a repetir, eu não sei se esta informação está correcta mas penso que sim.
ja estive a dar uma espreitadela nos post e parecem bons, obrigado mais uma vez
so tenho outra duvida: Será seguro usar azuleijos no lago? tenho imensos para aqui. Não sei se aquilo é granito ou calcario ou assim, mas penso que aquilo influencia a agua
so tenho outra duvida: Será seguro usar azuleijos no lago? tenho imensos para aqui. Não sei se aquilo é granito ou calcario ou assim, mas penso que aquilo influencia a agua
Talvez alcalinize demais, mas não tenho a certeza. Eu punha só o revestimento ( não sei bem o que se pode usar ) de uma cor que prefira e depois coberto de húmus de minhoca tratado e areia de rio sem conchas no fundo. Depois pode sempre por plantas de fácil manutenção como elódeas, cabombas, musgo de Java ou valisnérias! Acho que não vale a pena arriscar com o azulejo, pode mudar os parâmetros, mas vamos esperar por respostas mais experientes neste assunto dos lagos.
Mãos à obra
!
Mãos à obra

entretanto estou a fazer um "orçamento" para o lago.
Sei que não vão ser meia duzia de tostões, mas repito que não estamos em altura para etravagâncias.
Ainda estou a pesquisar o preços destas tais bases...
Qualquer sugestão é aceite
Sei que não vão ser meia duzia de tostões, mas repito que não estamos em altura para etravagâncias.
Ainda estou a pesquisar o preços destas tais bases...
Qualquer sugestão é aceite

não se será cuincidência ou não, mas apareceram mais ovos no lago da minha tia
Não queria acreditar... vi com os meus proprios olhos.
Parece que o meu pequenote ja tem mais companhia.
Ela dis que n tem de fazer nada. Parece que aquelas pedras são o ninho

Não queria acreditar... vi com os meus proprios olhos.
Parece que o meu pequenote ja tem mais companhia.
Ela dis que n tem de fazer nada. Parece que aquelas pedras são o ninho
Veja lá se o lago não fica sobrelotado com tanto peixito!
A criação em excesso faz muitas vezes sobrelotação de um aquário/lago, levando a que a amónia ( muito tóxica ) suba e o pH desça ( o que não é nada bom, pois para além de destabilizar fica ácido e os peixinhos dourados preferem pH alcalino, entre 7.5 e 7.6 ).
Desculpe ser desmancha prazeres, provavelmente preferia ouvir uma coisa deste género : ' Ainda bem, espero que nasçam muitos! ' mas eu prefiro avisar antes de felicitar
.
De qualquer maneira parabéns e espero que corra tudo bem com os futuros peixinhos.
A criação em excesso faz muitas vezes sobrelotação de um aquário/lago, levando a que a amónia ( muito tóxica ) suba e o pH desça ( o que não é nada bom, pois para além de destabilizar fica ácido e os peixinhos dourados preferem pH alcalino, entre 7.5 e 7.6 ).
Desculpe ser desmancha prazeres, provavelmente preferia ouvir uma coisa deste género : ' Ainda bem, espero que nasçam muitos! ' mas eu prefiro avisar antes de felicitar

De qualquer maneira parabéns e espero que corra tudo bem com os futuros peixinhos.
não, não, não, gosto de gente honesta e seria. Não dar o comentario que fica melhor, mas sim o comentario correto
Ainda bem que deu esse comentario
uns nascem e os mais velhos morrem. é o ciclo da vida.
Penso ja não deverá haver lá muitos peixes que não tenham nascido lá.
A minha tia não faz nada para a criação. Deixa a natureza atuar por si mesma.
Ainda bem que deu esse comentario

uns nascem e os mais velhos morrem. é o ciclo da vida.
Penso ja não deverá haver lá muitos peixes que não tenham nascido lá.
A minha tia não faz nada para a criação. Deixa a natureza atuar por si mesma.
Ok.
Então pronto, faça o orçamento com calma, pense em tudo ( se quiser eu posso fazer uma lista daquilo que mais ou menos sei que vai precisar ) e vá dando notícias. Em breve quero ver esse lago prontinho!!
Tudo o que eu puder ajudar aqui, diga-me.
Boa sorte!
Então pronto, faça o orçamento com calma, pense em tudo ( se quiser eu posso fazer uma lista daquilo que mais ou menos sei que vai precisar ) e vá dando notícias. Em breve quero ver esse lago prontinho!!
Tudo o que eu puder ajudar aqui, diga-me.
Boa sorte!