acho um conselho excelenteSushy55 Escreveu:Se calhar podia tentar ''cansá-los'' durante o dia, ou não os deixar dormir e tentar mantê-los activos durante o dia, para ver se a noite estão cansados e dormem
A minha gata também a noite ouviamos ela a correr d'um lado para o outro, mas eu depois comecei a mantê-a mais activa durante o dia (brincava muito com ela, fazia-a correr atrás de brinquedos etc) e ela passou a dormir a noite também(não tantas horas como nós mas já não fazia tanta maluquice enquanto dormiamos).
A hora do 'speed' passou a ser pouco depois do jantar
 como estou por casa, até me dá mais jeito brincar com eles de noite (ficam mesmo mais activos, e eu identifico-me com eles porque é a hora a que consigo melhor para escrever os meus trabalhos). Mas, quando a trabalhar fora de casa, deixo as "torres"
 como estou por casa, até me dá mais jeito brincar com eles de noite (ficam mesmo mais activos, e eu identifico-me com eles porque é a hora a que consigo melhor para escrever os meus trabalhos). Mas, quando a trabalhar fora de casa, deixo as "torres"   (aqueles poleiros que eles sobem e que têm o pilar para eles coçarem as unhas - as chamadas cardadeiras) e os brinquedos espalhados na rua e/ou no corredor (com portinhola na porta que dá para a rua) consoante os dias estão solarengos ou chuvosos. Sei que brincam quase sempre porque vejo os brinquedos fora do sítio e já os vi muitas vezes a brincar quando chego.
 (aqueles poleiros que eles sobem e que têm o pilar para eles coçarem as unhas - as chamadas cardadeiras) e os brinquedos espalhados na rua e/ou no corredor (com portinhola na porta que dá para a rua) consoante os dias estão solarengos ou chuvosos. Sei que brincam quase sempre porque vejo os brinquedos fora do sítio e já os vi muitas vezes a brincar quando chego.Como tenho cães, o Nicolau costuma roubar e rói alguns deles e o Toy rói sempre... se for o seu caso, assegure-se que não fica destruído
 Como eles não fazem estragos em casa, costumam ficar na cozinha/hall/frente da casa à vontade, sem colocar em perigo o espaço privado dos miaus
 Como eles não fazem estragos em casa, costumam ficar na cozinha/hall/frente da casa à vontade, sem colocar em perigo o espaço privado dos miaus  
 Brincar à noite também resulta. Aqueles brinquedos tipo cana de pesca com cana-cordao-pompom a meu ver são os melhores. Pessoalmente, pode fazer um: basta uma cana ou algo rígido que sirva de suporte + linha elástica ou lã (não use fios que possam golpear a boca do gato, é preferível que ele parta entretanto o fio do que arriscar) e um pompom na ponta ou uma pena ou um quiso (invente!)
Faça-os saltar por exemplo para a cama/sofá e descer algumas vezes porque puxa mais por eles.
 A Emília por exemplo aproveita e toma balanço e as molas do colchão servem de impulso - salta ainda mais alto
 A Emília por exemplo aproveita e toma balanço e as molas do colchão servem de impulso - salta ainda mais alto  (tipo trampolim...)
 (tipo trampolim...)Espero que consiga dormir melhor em breve

parece que fez mesmo de preposito looool
  parece que fez mesmo de preposito looool