Há que reconhecer que, o que se está aqui a discutir são IDEIAS e não certezas. Em DEMOCRACIA podem coexistir diferentes opiniões e, essa pluralidade existente, bem como a possibilidade de as expressar permite a construção do saber e o enriquecimento do nosso conhecimento.PauloC Escreveu: Bem...
Antes de mais, há que esclarecer, mais uma vez, que o facto deste forum ser sobre direitos dos animais não implica que aqui só possa participar quem defenda UM ponto de vista. (...)
Outra coisa, que também já referi noutro tópico ( isto parece que as coisas se repetem muito por aqui!) é que as pessoas que tomam uma posição deveriam saber exactamente o que é que defendem, e ser congruentes nas suas atitudes e argumentos. Quem ler a Declaração de Direitos dos Animais, se for levar as coisas a peito e quiser reespeitá-la NA INTEGRA, vai ter de mudar radicalmente de vida ( e nem sei mesmo até que ponto qualquer tipo de mudaça conseguirá respeitar totalmente esta declaração).
(...)
Mas é obvio que os direitos dos animais são importantes, e sempre que possível devem ser respeitados. Sempre que possível, é sempre que não colidam com os direitos humanos e respectivas necessidades mais prementes.
Esta é a minha opinião. Ninguém é obrigado a concordar com ela........é assim num forum sobre 'Direitos' e que se quer livre.
Cumprimentos
Paulo C.
As posições que se tomam com demasiada veemência levam a radicalismos, geralmente mal fundamentados e, os que as defendem caem frequentemente em contradições. É claro que, se se defende com extremismo os Direitos dos Animais não se pode, por exemplo, ter animais de estimação (principalmente fechados anos a fio em apartamentos).
Há que reconhecer e aceitar que, como espécie dominante, colocamos sempre os nossos interesses à frente dos dos animais, e não hesitamos em o fazer. É a LEI DA VIDA.
Não faço juízos de valor mas acho que deve haver muita humildade no que dizemos e, principalmente, corporificar as palavras através das acções!!!!