Não sei se me revolte ou deixe andar!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 08, 2004 7:57 pm

tive uma vizinha que também fez a habilidade de prender o gato a um latão. era para não morrer atropelado. mas não fazia mal estar ao frio e passar fome e sede. como não deu resultado as tentativas junto da aa, fiz queixa ao ministério público. passados uns tempos, foi lá a polícia obrigá-la a soltar o gato :lol: :lol: não sei o que lhe aconteceu, porque me vim embora. mas durante uns tempos, andou em liberdade. e com menos fome. todos os dias, o dono da mercearia lhe dava ração. claro, eue foi uma sorte.
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

quinta jan 08, 2004 8:27 pm

Pois é, pelos vistos não são nada raras estas situações.
A minha gata Boneca pertencia à minha empregada, veio para minha casa porque uma vez fui a casa dela e vi a gata presa com uma corda ao pescoço. Estava presa porque ela vive num rés-do-chão e tem sempre a porta de trás aberta para o quintal para que a cadela possa ir à rua fazer as necessidades. Como tinha medo que a gata fugisse mantinha-a presa. De vez em quando lá fechava a porta e soltava a gata. A Boneca é uma gata muito mansa e como é natural adora correr pela casa. A minha empregada ficou toda contente quando a trouxe para a minha casa. Ela até gosta de animais.... mas... enfim... :roll: :roll: :roll:
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quinta jan 08, 2004 9:24 pm

Um gato preso? Lembram-se de cada uma! :evil: :evil:
Mas se lhe vedaram o muro só para não ver o bichano...realmente sempre há gente :? :?
Imagine se souberem que pode fazer queixa deles...
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

quinta jan 08, 2004 11:03 pm

Arranje um dono para o bichinho, salte o muro e corte a corda!
Gentinha dessa não merece civismo.
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda jan 12, 2004 9:00 am

Bom dia caros foristas,

trago novidades para todos os interessados no desfecho deste caso.

Este fim de semana ganhei coragem e fui falar com os meus vizinhos. O diálogo foi mais ou menos assim:
- Desculpe incomodar mas sabia que é proibido ter um gato preso a uma corda? Se eu fizer queixa, a PSP vem cá exigir que o solte.
- Não sabia mas eu também não gosto de o ter assim.
- Se não gosta porque é que tem?
- É preciso.
- Desculpe. Não entendo porque é preciso. Porque não o prende dentro de casa.
- Ele está a maior parte do tempo dentro de casa mas quando tenho que fazer alguma coisa lá fora tipo estender roupa, lavar os terraços e até cozinhar, como tenho que ter a porta da cozinha aberta tenho medo que ele fuja.
- Mas só precisa de ter cuidado e não deixar a porta aberta.
- A senhora não sabe o que é ter crianças em casa senão não dizia isso.
- Mesmo assim podia tentar falar com ela ou até castrar o gato para ele não ter necessidade de sair.
- Vou pensar nisso.
- Pense e evite prende-lo lá fora enquanto pensa. Mete tanta pena.
- Eu vou resolver a situação logo que possa.

E ficamos assim. Espero realmente que a minha intervenção tenha resultado.
Obrigado a todos pelo vosso carinho e pelas intervenções de apoio. Sem vocês nunca conseguiria.

Um bom dia para todos!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jan 12, 2004 9:44 am

Olá

pelo menos aparentemente, a sua vizinha até parece preocupar-se com o gato. Não deve é saber que um gato não se prende.. Era mais fácil se ela quando tem de ter a porta da cozinha aberta o fechasse numa divisão...

Espero que a situação se resolva.

Beijokas
Kathleen
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

segunda jan 12, 2004 9:54 am

Antes de mais, tenho que lhe dar os Parabéns!!! :lol:
Esta é uma daquelas situações em que grande parte das pessoas, não tomaria uma atitude... :lol:

Pelos vistos, a sua vizinha precisa é de ajuda, mas também não a ía pedir se você não fosse lá. Assim, quando a encontrar, sempre pode perguntar-lhe pelo gato e ir acompanhando a situação ;) ;) Assim, como quem não quer a coisa ;)

E quando às mudanças que ela fez na verdação? Não comentou nada? :|

Esperemos que ela pense numa solução... até porque agora no Inverno...imagino o que o gato não sofre... :( :(
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda jan 12, 2004 10:07 am

Olá,

Obrigado carlapinheiro :lol:
Não se preocupe eu vou acompanhar a situação. Ainda hoje quando fui passear o canito a corda estava enrolada à volta da torneira mas ainda estava lá :evil:
Quanto à vedação não disse nada mas suponho que não foi só por minha causa. Como foram construídas uma série de vivendas geminadas apegadas à deles, eles vedaram o muro talvez para ter mais privacidade (acredito que eu tenha precipitado essa vontade pois as casas ao lado ainda não estão habitadas).
Agradeço a sua preocupação Kathleen. Como eu disse acima o caso está encerrado, em principio. Eu não vou perder de vista aquele amiginho não se preocupem.

Um bom dia para todos!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 12, 2004 10:26 am

Parabéns pela sua atitude e "coragem".
Mas na minha opinião o gato permanece preso a essa corda mais tempo do que a senhora quis dar a entender... o tempo de "estender a roupa" ou "lavar os terraços" ou até "cozinhar" não é assim tão longo, ou então você tem muito azar nas alturas em que vai à rua... :roll: :roll:
Mas faça como a Kathleen disse, como quem não quer a coisa vá perguntando pelo gato... :roll: Se vir que a situação se mantém então aí será melhor tomas outras providências... :(
Esperemos que não seja necessário... Mas um gato preso é mesmo criminoso :x :x :x
Jokitas e vá dando notícias ;)
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
amartins
Membro
Registado: quinta jan 15, 2004 2:57 pm

segunda jan 19, 2004 4:57 pm

Caros foristas:

NAO CONCORDO COM PRACTICAMENTE TUDO O QUE VOCES DISSERAM......

COMO É POSSIVEL.

O animal está a sofrer maus tratos. ( ponto final)

É obvio.

O que se deve fazer é uma queixa para RETIRAR IMEDIATAMENTE O gato dos seus torturadores.

Se têm problemas em fazer a queixa eu a farei.

Mas depois de tudo o que foi dito aqui... fico extremamente chocado, sabendo que o pobre bicho continua nas mãos de tais pessoas.

Quem nao sabe cuidar dos animais, deve ser punido ( mas tal practicamente nao é possivel no nosso opais), como tal nao me parece viavel, o animal deve ser retirado imediatamente das maos de quem o tem.

A legislação é clara, a policia depois de receber a queixa tem autoridade ( juntamente com qq associação de protecção aos animais) de retirar o animal do local onde se encontra e de o por à guarda de quem poderá tratar dele.

A associação de torres vedras, em relação a cães, já se dirigiu a vários proprietários e foram-lhes retirados os animais.

Por isso falo com conhecimento de causa.

Será que alguem me percebe???

Desculpem o desabafo, mas não suporto pessoas que tratamm mal os animais, e que depois de uma conversa "amiga", continua tudo na mesma.

Se isso se estivesse a passar na minha zona, EU próprio ia lá.

E tenho dito.

To:

angie_bcl

A sua atitude é de louvar, mas falta dar-lhe a continuidade necessária.

Ir à casa desses srs. com a autoridade e com alguem da soc protectora dos animais e cumprir o que diz na lei.

Não consegui perceber de onde é, por isso pergunto se nao existe uma associação para protecção aos animais na sua zona?

Desculpem se pareço indignado, mas é realmente como me sinto.

Estou disposto a colaborar nesta situação.

Alvaro M
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jan 19, 2004 5:27 pm

Olá!

Pois, eu compreendo muito bem a sua revolta, porque também me revoltei com uma situação idêntica, perto de mim, e que foi o tema do tópico que abri na altura (daqui a pouco faz um ano), já aqui referido e dado o link "gato preso por uma corda".
Mas temos de pensar em várias coisas: tira-se o animal, e depois? vai para um canil, engrossar o número dos abandonados? Candidatar-se a ser mais um a abater?
Já tinha pensado nisto?
Pois olhe, eu na altura pensei nisto tudo, e em mais: não esqueçamos que os donos podem exercer retaliações sobre o(s) animal(is).E o bem que queríamos fazer, redundar num mal maior.
Infelizmente este mundo está de tal forma, temos de enfrentar cada acto de maldade pura, que, às vezes o bem é vencido por este mal.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
amartins
Membro
Registado: quinta jan 15, 2004 2:57 pm

segunda jan 19, 2004 5:47 pm

Tem toda a razão.

Mas nao acha que o animal estaria melhor, num local onde pudesse ser recolhido por alguem, a ser tratado por quem dele gostasse realmente?

Mal já ele está. Duvido que fosse para pior.

No que diz respeito à retaliação, nunca existiria, pois se as autoridades lá fossem com alguem de uma associação de animais, o animal sairia imediatamente daquele local.

Pensem na situação a que o animal está sujeito, e vejam se nao existem soluções mais viaveis.

Se tivermos medo de retaliações, pessoas como estes srs, venceriam sempre.

Medo nao é razão para nao actuarmos.

Mais digo, se eu estivesse na situação do gatinho, certamente preferia estar noutro sitio, tambem preso, mas onde me fossem dadas condiçoes minimas, e algum amor e carinho, e com alguma esperança de um dia encontrar um lar.

Um gato nestas condiçoes já é um gato de risco. Pois nao me admiro que ele possa vir a ser abandonado ou ainda maltratado ( pois quem o amarra desse modo, tambem se pode desfazer dele se o importunar mto). Se tal acontecer cá estamos nós depois a tentar arranjar um lar para ele, a chorar por ter sido encontrado maltratado, etc, quando devia ser agora que esses passos deveriam ser tomados.

Não podemos ser condescendentes com situações deste tipo, parece que estamos a compactuar com elas.

Vamos tentar arranjar uma solução.

Desculpem mais uma vez, mas cada vez mais acho que as situações devem solucionadas quando conhecidas,do que deixar andar por isto e por aquilo.

abraços

Alvaro M
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 19, 2004 7:07 pm

Olá.

Toda a situação é repugnantemente condenável e algo tem que ser feito, realmente, só que não sei se será assim tão fácil e passo a explicar o que me aconteceu há já 8 anos aquando duma situação de maus tratos a dois Dobermanns e crias dos mesmos.

Os animais estavam num quintal de muros baixos, presos com umas correntes curtas, num terreno em declive e sem barracas para se albergarem. Os cachorros eram pontapeados tipo bolas de football. Não tinham comida nem água. Chuvia cupiosamente, nesse Inverno, o que fazia com que pedras e outros detritos do terreno parassem nos animais.

A cadela era pele e osso. O cão já nem se levantava, enfim...

Fui lá com a polícia, após participação à mesma e á LPDA. Fomos, então, Polícia, LPDA, eu, meu marido e filha ( estes como testemunhas ) lá fomos.
Nada pôde ser feito porque os animais estavam em propriedade privada... e por tal, não puderam ser retirados. Teria que ser feita uma queixa crime por maus tratos a animais, iria a tribunal e só depois do Juiz apreciar... é que daria uma ordem Judicial para lá se poder entrar e retirar os animais.
Conclusão :
Com toda essa espera, os animais acabariam por morrer, era questão de mais umas horas ou dias e então acabamos por os retirar á força sem ajudas da polícia ou associações.
Estão vivinhos da silva, bem tratados, mas dos cachorros, só um se salvou.

O que eu quiz fazer ver, é que se a lei se manteve, irá ser muito difícil que qlq instituição ou até mesmo a Polícia lá entre sem uma autorização do Tribunal a manos que o/a proprietário deixe entrar, de livre vontade.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jan 20, 2004 2:42 pm

Mas nao acha que o animal estaria melhor, num local onde pudesse ser recolhido por alguem, a ser tratado por quem dele gostasse realmente?

Mal já ele está. Duvido que fosse para pior.

No que diz respeito à retaliação, nunca existiria, pois se as autoridades lá fossem com alguem de uma associação de animais, o animal sairia imediatamente daquele local.
e onde? quando foi dop tal gato que relatei, não tinha possibiolidade de o albergar nem ficar com ele. da pparte da aa, idem. depois, dar um animal adulto. quem o quereria?
pior sorte teve outro cão que vivia na casa ao lado da minha. a aa esteve-se a borrifar, a polícia também. o mp nem se fala. ia tirá-lo do quintal? como? invadir a propriedade privada é crime. mais uma vez, o que lhe fazia? não havia retaliações? eu bem vi quando o pinóquio saltou para a varanda daquela gente. primeiro, não me abriram a porta. depois, quase jurava que o tinham atirado para a rua. falar é fácil :o :o
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça jan 20, 2004 2:53 pm

Bernardinha Escreveu: Arranje um dono para o bichinho, salte o muro e corte a corda!
Gentinha dessa não merece civismo.
Isso é realmente o que dá vontade de fazer, mas nao é solução: esse gato é salvo, mas essas pessoas arranjam logo outro para colocar no seu lugar.

Faz-me lembrar uma situação pela qual passei no Algarve: numa zona sem habitaçoes, estavam dois caes acorrentados que eram dum pastor que vivia ali perto. A corrente tinha menos de 1 metro... e os caes viviam assim, sempre, nunca eram soltos, para alem de estarem muito maltratados e magros, numa solidao incrivel... partia-me a alma ve-los ali e um dia pensei em lá ir solta-los e levá-los comigo. Alguem me disse na altura que isso era disparate, que aquele homem logo arranjaria outros dois caes para condenar... :cry: que é pratica frequente no Algarve fazerem este tipo de coisa... deixei-me ficar quieta. :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”