Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta set 08, 2011 6:55 pm

é a pura vocação de cada um.

Quem tem falhas fisiologicas ao nivel do funcionamento cerebral apresenta sintomatologia especifica em outros aspectos.

Mas isso são outras "cavalgadas" 8) e outras "cavalgaduras" também...
An ye harm none, do what ye will
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta set 08, 2011 7:06 pm

Pode apresentar, por exemplo, dificuldade em interpretação. O que separa um génio de um burro é um cérebro. Mas nem o génio será genial em todas as áreas, nem o burro será idiota em todas as áreas.

Há só que aceitar que aquela pessoa, fisicamente, está impedida de lá chegar, logo, ficar irritado com um coxo porque não corre, é tempo perdido e não vai nem tratar o coxo nem fazê-lo correr.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta set 08, 2011 7:08 pm

Lumaria... são visões talvez não muito distantes, algo paralelas diria, no entanto...

Concordemos em discordar!! :D
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta set 08, 2011 7:10 pm

Chamarrita Escreveu:Não, perapado, se tivesse alguma deficiência mental e fosse considerado NEEP (necessidades educativas especiais permanentes), não lhe teria sido pedida uma opinião sobre o papel da escola, sobretudo num texto correcto e bem estruturado. A estes alunos não lhes é exigido tal, e o currículo é diferente, a grande maioria nem frequenta as aulas de disciplinas "de estudo" com a turma (não me perguntem como é que o mesmíssimo aluno consegue compreender o que lhe é pedido numa aula de educação física, educação visual ou outra). Muitos destes alunos nem sequer sabem ler e escrever.

Mas há TODOS os outros que, por não terem deficiências muito acentuadas e visíveis, frequentam o currículo "normal". Por que a escola é, que maravilha, inclusiva e a escolaridade é obrigatória até aos 18 anos. E quando um aluno não dá mais que aquilo, por muito que sejam feitas cotações diferentes, testes adaptados, todas as estratégias que o professor tem de encontrar para que o aluno apresente resultados de acordo com as competências mínimas a desenvolver. não adianta estar 2 ou 3 anos seguidos no mesmo ano de escolaridade. É passado por exaustão.

Há muito que aqui (e na escola) se debate este assunto. Uns porque não podem, outros porque não querem, mas cada vez é exigido menos esforço ao aluno. Um cérebro não exercitado, por muito potencial que tenha, atrofia. Estamos a formar atrasados mentais, sem capacidade crítica. O que importa é conservá-los na escola até serem maiores de idade, atingindo as "metas de aprendizagem" e as "taxas de sucesso". Não importa que não tenham conhecimentos, importa que tenham bons resultados nos exames de lingua portuguesa e matemática, para os "rankings". É o Reino da Quantidade. Programas extensos em que tudo é abordado pela rama, sem possibilidade de consolidação, e tudo o resto que já antes foi falado.

Estes meninos que não entram na categoria de NEEP são "encaminhados" para cursos de educação e formação, cursos profissionais e turmas de currículo alternativo. Quanto menos pensarem e souberem, melhor a aptidão para escravos ou futuros desempregados. Infelizmente, este texto não é assim tão excepcional e talvez seja por isso que os professores são a classe mais frustrada e desencantada do país...

Bom, de professorado não percebo nada (no meu tempo era tudo muito diferente :) ) Mas acompanho uma associação, de pessoas com deficiência, onde há psicólogos, formadores... em várias áreas e vejo bem como cada caso é um caso... e, quase sempre me surpreendo... pela positiva. E só lá vou de longe em longe...

Quanto ao "nosso" rapaz só podemos especular... Mas, sem dúvida, que uma redacção destas, bem poderia servir de "rábula" ao Herman José dos "bons velhos tempos". Que tem piada, não há dúvida :lol:
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta set 08, 2011 7:19 pm

colette Escreveu:Não ter jeito para alinhavar frases escritas, é uma coisa. Não temos que ser todos Eças nem Lobos Antunes ( e este último é perito em as desalinhavar).
Não perceber o que está escrito é totalmente diferente.

Porque o rapaz até podia ter dito:

Não sei, nem quero saber qual é o papel que a escola tem na formação de um cidadão. Na minha formação não tem papel nenhum, porque o que eu quero ser quando for grande é mecânico de automóveis e para isso do que preciso é de ter as unhas cortadas rentes para não andarem sempre todas emporcalhadas de óleo.
O Einstein percebeu isso muito bem! Chumbos, más notas, expulsões da escola...
e afinal... :D Génio 8) A inteligência estava lá!; os outros é que não perceberam :D
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta set 08, 2011 8:08 pm

E havia aquele rapaz, finalista universitário, a quem, num exame, pediram que definisse o político por excelência.

Tendo ele respondido que os únicos políticos que conhecia e que tratava por excelências, eram Sua Excelência o Senhor Primeiro MInistro e Sua Excelência o Senhor Presidente da República.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta set 08, 2011 8:09 pm

Isto não será um distúrbio de atenção? Parece-me plausível que o rapaz só tenha lido a primeira linha da pergunta, e por isso respondeu deste modo.
Isto podia ser evitado se as perguntas fossem mais directas e não fossem usados termos ambíguos como "papel".Se lhe tivessem perguntado qual é a função da escola, vendo o modo como elabora sobre o "papel", se calhar o miúdo, que concerteza não se vai lembrar outro tipo de funções, tinha dado uma resposta aceitável.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 08, 2011 8:19 pm

ou se o miúdo não fosse parvo. Não tem 5 anos, tem pelo menos 14... tem obrigação de interpretar.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta set 08, 2011 11:49 pm

Já alguém pensou que o miúdo , pura e simplesmente, quis foi gozar? Que o miúdo se possa ter armado em parvo para distrair a professora e assim viciar a avaliação que esta lhe faria?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta set 09, 2011 7:43 am

NicaJunior Escreveu:Já alguém pensou que o miúdo , pura e simplesmente, quis foi gozar?
E se calhar saiu do teste e foi logo contar o seu feito aos amigos.
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sexta set 09, 2011 8:57 am

NicaJunior Escreveu:Já alguém pensou que o miúdo , pura e simplesmente, quis foi gozar? Que o miúdo se possa ter armado em parvo para distrair a professora e assim viciar a avaliação que esta lhe faria?

ehehehe brincalhona... acreditas mesmo que isto foi ironia ?

Até a ironia tem estrutura, o que não é o caso.

14 ou 15 anos de idade, 9 deles de escolaridade... Não sabe escrever, não sabe interpretar, tem uma letra horrorosa, não sabe estruturar um texto, portanto, está certamente a caminho da Faculdade.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta set 09, 2011 9:46 am

Pois eu vejo muitos alunos que se fartam de dar erros e não sabem estruturar um texto, escrevem como falam, mas sabem ser engraçadinhos.
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sexta set 09, 2011 9:49 am

Acena Escreveu:Pois eu vejo muitos alunos que se fartam de dar erros e não sabem estruturar um texto, escrevem como falam, mas sabem ser engraçadinhos.
Sim, é um facto, mas são-no de boca, porque quando chega a hora de colocar a gracinha no papel, espalham-se.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta set 09, 2011 3:26 pm

Eu apenas acho que se subestima muito a inteligência dos miúdos de hoje em dia.
Atenção que não estou com isto a dizer sabedoria ou conhecimento , estou a dizer inteligência. Que é um conceito bem diferente.
Não é à toa que as ultimas invenções do século, aquelas que envolvem muito dinheiro a circular, tipo, youtube ou facebook, são invenções de miúdos.
Sinceramente, não me admiro nada que aquele texto, assim, mal escrito, com aquela péssima caligrafia, tenha sido uma manobra, sim.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 09, 2011 4:01 pm

NicaJunior Escreveu:Já alguém pensou que o miúdo , pura e simplesmente, quis foi gozar? Que o miúdo se possa ter armado em parvo para distrair a professora e assim viciar a avaliação que esta lhe faria?
Não creio. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”