Cãozito pela primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta jul 28, 2011 10:26 pm

Shilly Escreveu:Obrigado a todos/as que deram opinião. :wink:
Realmente ela é uma rafeirita, a mãe dela é daqueles cães de virar o gado, não sei se conhecem. Moro em Trás-os-Montes, e aqui existem muitos cães de gado (enooormes, parecem póneis! ajudam a guardar.) e depois há uns baixinhos, um pouquinho farfalhudos que ajudam a virar o gado. A mãe é um desses cães.
Olá Shilly, a cachorra tem umas cores fantásticas. Espero que lhe dê muitas alegrias :).

Em que consiste a função de "virar o gado"?
Shilly
Membro Júnior
Registado: quarta jul 27, 2011 5:26 pm

sexta jul 29, 2011 10:31 am

cockinhas:
Os cães de virar o gado ajudam os pastores a reunir o rabanho, ou então a encaminhá-lo para um determinado sítio. Por exemplo, basta o pastor dizer, sei lá "Malhado (nome do cão), vai buscá-las!" e o cão vai a correr e começa a reunir as ovelhas, cabras... e a fazer com que elas vão para o sítio que o pastor indicou. às ovelhas mais teimosas, eles começam a morder-lhes as patas (quer dizer, não é bem morder, é mais em jeito de ameaça).
Mas espanta-me como é que os cães percebem o que têm de fazer, porque as pessoas aqui não dão o chamado treino específico, nem perdem tempo para ensinar essas coisas aos cães, acho que eles aprendem uns com os outros, vendo os outros a fazerem...

http://www.diariodetrasosmontes.com/not ... 3?id=16704
(no fundo do texto está um parágrafo a falar disto mesmo)

ZéPedro10: não é uma doberman, é uma SRD 8)
Shilly
Membro Júnior

sexta set 09, 2011 9:24 am

Olá novamente! Venho aqui para dar conta do crescimento da Zara. Ela irá fazer 5 meses no proximo dia 15/Set. :D

Já não morde tanto como antes, mas ainda gosta de mordiscar as mãos. Adora que lhe atiremos a sua bolo preferida e o seu osso de brincar, para ela ir buscar (não nos trás directamente às mãos, mas anda perto).

Os meus pais ensinaram-lhe algo que me deixou estupefacta! Quando era hora de comer (ela come 3 vezes por dia e sempre depois de nós terminarmos a nossa refeição) ela andava logo de roda de nós e assim que a tigela era pousada no chão, a bicha ligava o aspirador e flluuupp! desaparecia tudo numa questão de segundos! Eu até dizia que quem visse, ficava a pensar que o animal estava a morrer de fome... Então para ela "acalmar" na hora da refeição e os meus pais começaram a fazer o seguinte: pousam a tigela com o comer no chão e dizem "Zara espera!" "Ficas aí à espera!"e a cadela senta-se e fica à espera. Ninguém lhe toca e ela fica a olhar para o comer e olha de esguelha para nós. às vezes até se deita, sempre a olhar para a tigela. Assim que os meus pais lhe dizem "Zara, já podes!"...a cadela levanta-se e vai comer!
A sério, quando vi isto a primeira vez, fiquei de boca aberta e depois fartei-me de rir. :D
A cadela até é bastante obediente, mas no que toca a ir ter com outra pessoas para lhe fazerem festas, continua a ser muito dada e não vem logo quando a chamamos... :? Tem de ser algo a ser trabalhado...

De qualquer maneira deixo aqui umas fotos da Zara tiradas quando ela tinha 4 meses e meio (neste dia pesamos-a numa balança lá de casa e dava à volta de 9,5 quilos).

Imagem

Imagem

Imagem

Já agora, coloco também estas 2 fotos em que a Zara está em plena brincadeira com a irmã Pantera. São as duas da mesma ninhada. :wink:

Imagem

Imagem
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

sexta set 09, 2011 10:19 am

Realmente a "minha" Neuza é mais pareceida com a Zara que a própria irmão lol
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

sexta set 09, 2011 8:51 pm

Ohhhh! Nas ultimas três fotos faz-me lembrar a minha Bekas. Que doçura!
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sexta set 09, 2011 9:22 pm

Shilly Escreveu:cockinhas:
Os cães de virar o gado ajudam os pastores a reunir o rabanho, ou então a encaminhá-lo para um determinado sítio. Por exemplo, basta o pastor dizer, sei lá "Malhado (nome do cão), vai buscá-las!" e o cão vai a correr e começa a reunir as ovelhas, cabras... e a fazer com que elas vão para o sítio que o pastor indicou. às ovelhas mais teimosas, eles começam a morder-lhes as patas (quer dizer, não é bem morder, é mais em jeito de ameaça).
Mas espanta-me como é que os cães percebem o que têm de fazer, porque as pessoas aqui não dão o chamado treino específico, nem perdem tempo para ensinar essas coisas aos cães, acho que eles aprendem uns com os outros, vendo os outros a fazerem...

http://www.diariodetrasosmontes.com/not ... 3?id=16704
(no fundo do texto está um parágrafo a falar disto mesmo)

ZéPedro10: não é uma doberman, é uma SRD 8)
ai ensinam sim, claro que tambem o cao tem de ajudar, conheço varios pastores que comandam os caes apenas com assobios de varios tons, e ja assisti a algumas" aulas" basicamente quando sao caes a aprender o pastor oriênta o cae pessoalmente basicamente é um treino mas em vez de usar o cliker usa assobios
Eu nem gosto de cobras, pá!
Shilly
Membro Júnior

quinta dez 08, 2011 4:13 pm

E cá estou novamente! Quase 3 meses após o último post, venho dizer com está a evolução da nossa rafeira.
Irá completar 8 meses na próxima semana. :D Fomos ontem com ela ao vet para levar a última vacina da raiva e colocar-lhe o chip. Ela ganiu bastante com a agulha da vacina, então com a do chip, coitadinha fartou-se de ganir e tremer. É uma piegas mas a agulha era mesmo grossa... Tadinha. :( Mas depois saltou pró chão e ao fim de 5 min era como se não se tivesse passado nada. O vet pesou-a: 12,8 Kg. Disse que a partir de agora não irá crescer muito mais, mas sim ganhar músculo e encorpar. Ela é delgadinha...logo se verá.
Está mais calma no que toca a brincar, na maior parte das vezes é obediente, já não puxa tanto a trela quando vamos à rua com ela (isto quando ela está em minha casa, porque nos meus pais ela tem mais que espaço para fazer xixis e afins...) :P .
Também tivémos muita sorte porque não estraga nadinha em casa, a única vez que roeu uma coisa, foi quando esteve em minha casa uma semana, uma noite eu e o meu marido saímos, ela queria vir connosco, mas não podia. Fechámos a porta e ouvimos-la choramingar. Pensámos "Já lhe passa.". Note-se que ela pouco chora, e quando acontece, cala-se depressa. Bom, quando chegámos a casa a pá do lixo estava tipo puzzle de 100 peças. No nosso ver foi a vingançazinha dela por termos ido sair e não a levarmos. :twisted: Bom, a verdade é que essa foi a única vez que roeu alguma coisa que não seja os brinquedos e os ossos de couro.
Também ainda não teve o cio, o vet disse que não deve tardar muito. Depois de muito pensarmos e ponderarmos certas situações, chegámos à conclusão que muito possivelmente iremos esterelizar a Zara. Talvez já na próxima semana.
E pront'es! Era isto! De momento não tenho foto, quando tirar posso colocar aqui. :) :wink:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta dez 08, 2011 4:20 pm

Ficou mais bonita que a irmã e tem ar de espertalhona.
Esterilizem sim, é o mais indicado para não terem de se preocupar com cios, doenças no útero, etc.

Quanto aos cães dos pastores, tomara o pessoal da cidade saber lidar com cães como eles...
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta dez 08, 2011 8:35 pm

A zara é muito gira!!! :D adoro as orelhas e as sobrancelhas castanhas!!! linda linda!!! :wink:
Shilly
Membro Júnior

sexta dez 09, 2011 5:48 pm

Obrigada! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”