aninhas2000 Escreveu:
Em relação à criação quero tirar umas duvidas
1) Sempre ouvi dizer que as cadelas devem ter cachorros, não tendo podem vir a ter problemas de saude, digam-me se isto é verdade? Se alguem já ouviu ou leu isto em algum lado?
2) O que é que os criadores profissionais fazem às crias que não nascem "perfeitas"? (vendem-nos às lojas? esterilizam-nos? matam-nos?)
1) Não não é verdade! Se fizer uma pesquisa sobre o tema aqui no forum irá encontrar alguns tópicos sobre o assunto.
2) Alguns matam, alguns vendem mais barato, outros dão aos amigos, outros fazem contratos de estrelização com os proprietários, outros ficam com eles.... etc. Acho que também depende da imperfeição...
Para a amarg:
Se não quer ser apontada como criadora de vão de escada, então faça as coisas correctamente, assim não terá nenhum peso na consciência:
1- Avalie a sua cadela em termos de temperamento, morfologia e saúde:
Faça umas visitinhas a exposições, concorra e veja o que os juizes dizem sobre ela. Visite criadores e peça a opinião deles. Compare a sua cadela com os cães deles e converse bastante sobre a raça e também sobre os problemas específicos sobre a criação e maternidade nestes cães. Leia muito sobre a raça.
Vá a um veterinário e peça os testes clinicos especificos para despiste de algumas patologias comuns na raça. Para saber quais são, pergunte ao veterinário, aos criadores, leia alguns livros ou pesquise na internet.
2.a- Se a sua cadela estiver conforme o estalão e é saudável, sem risco de transmitir alguma doença genética e tem saúde para uma gravidêz, então está na hora de escolher o macho:
Mais uma vez, contacte criadores. Visite as exposições para se enteirar de quem tem bons resultados. Visite o clube da raça para pedir orientação. O mesmo que exigiu á sua cadela, exija também ao macho. Depois converse com o criador e estudem as linhas de sangue para ver se são compativeis.
2.b- Se a sua cadela não está conforme o estalão, se tem algum problema de saúde ou é portadora de doença genética:
Então não crie. Compre outra cadela que esteja conforme os requisitos. Em principio, se escolher bem o criador, não terá grandes desilusões. Também surjem oportunidades de adquirir animais já adultos com provas dadas. Claro que são muito mais caros, mas quem quer jogar pelo seguro...
3- Vá ao veterinário e prepare o momento da cruza:
Faça despiste de doenças sexualmente transmissiveis. A ela e ao macho. Desparatize-a. Quando entrar em cio, peça ao veterinário para monitorizar a altura ideal de cobrição e então leve-a, uns dias antes, para a casa do criador do macho, conforme o acordo que fizeram.
4- Monitorize a gravizez com algumas ecografias:
É sempre bom saber, primeiro se está ou não grávida e depois quantos cachorros são ( mais ou menos) e se estão todos bem. Desparasite-a novamente.
5- Na altura prevista do parto:
Mantenha o seu veterinário em alerta, pois se surgirem complicações, haja preparação e rapidez para o resolver. Aconselho a que leia alguns livros sobre criação de cães (Existem muitos na Amazon) e converse com o seu veterinário, para que esteja preparada quando chegar a altura e saiba o que fazer.
6.a- Se correu tudo bem:
Optimo. Esteja atenta para sinais de eclampsia na cadela, nos primeiros dias. As raças pequenas são mais propensas. Verifique que todos os cachorros mamam e monitorize o seu peso diáriamente. Se tiver que lhes cortar a cauda, faça-o nos primeiros dias de vida. Aproveite também para que o veterinário os examine para despistar malformações ( ex: fenda palatina..)
6.b- Se correu mal:
Ao minimo sinal que a cadela faz esforços durante muito tempo e não consegue expulsar os cachorros é tempo de ir ao vet. Se há corrimentos estranhos, a cadela parece estar exausta ou fraca, vá ao veterinário. Esteja preparada para que alguns cachorros já estejam sem vida e a cadela tenha que ser submetida a uma cesariana. Prepare-se para ter que dar de biberon de 2 em 2 horas aos cachorros caso a cadela morra, os rejeite ou esteja muito fraca e doente para dar de mamar.
7- Criar cachorrinhos:
Faça uma boa socialização dos cachorros, desde muito cedo. Existem vários artigos na net sobre o assunto. Já sabe que dá muito trabalho... Desparasite-os várias vezes e á cadela também. Pese-os regularmente. O desmame começa ás 3 semanas e só deve dar ou vender os cachorrinhos que não quiser ficar, por volta das 8 semanas no minimo. Não se esqueça de registar os cachorros no CPC.
8- Dar ou vender os cachorros:
Devem já ir para casa dos novos donos, vacinados, desparasitados, com micro-chip e acompanhados do LOP.
Não se esqueça de ter muito cuidado a quem vende os cachorros. Não seja timida e faça perguntas. Muitos criadores fazem garantias por escrito e aceitam os cachorros de volta em acaso de doenças infecciosas ( nos primeiros 15 dias) ou doenças genéticas ( pelo menos por um ano). Acompanhe as pessoas e os "seus" cachorrinhos e mostre-se disponivel para qualquer dúvida.
Bom... os criadores do forum que me corrijam pois estas são linhas gerais. De qualquer forma seria assim que eu faria, mesmo que fosse só uma vez sem exemplo. Para mim esta é a UNICA forma de criar cães com responsabilidade. Se não posso cumprir com estes pontos que enumerei, prefiro adiar o impulso de criar até os puder cumprir. É uma responsabilidade que assumo com a raça, com a minha cadela, com os cachorros e com os futuros proprietários.