Ninhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amg
Membro
Mensagens: 187
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jan 08, 2004 7:22 pm

amarg Escreveu: O que me move, como já referi, é o facto de querer ter mais cães da mesma raça.
Eu não acho que a criação de cães seja um exclusivo daqueles que trabalham pela melhoria genética das raças elegidas. Outros há que eu não critico que o façam desde que garantidas algumas condições:

1 – Não o façam pelo lucro, que já nos disse não ser o seu caso.
2 – Garantam à partida uma vida condigna aos filhotes, quer seja porque ficam com todos eles, quer porque antecipadamente garantem um conjunto de pessoas que incondicionalmente ficarão com eles, mesmo que estes nasçam com algum problema genético/congénito. Duma ninhada nascem facilmente 5, 6 ou mais cachorros, já pensou o que fazer com os que potencialmente não quiser/puder ficar?
3 – Tem todas as condições de tempo, espaço, monetárias, etc. para se dedicar a esta tarefa?
4 – Está preparada para a possibilidade de morte da sua cadela?

Penso que estes, entre outros, factores devem de ser bem ponderados.
Também é verdade que eu não sei se já os ponderou ou não, mas de qualquer forma não custa nada referi-los.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta jan 08, 2004 8:33 pm

eu como sou uma pikena muito prática, fico perplexa com certas discussões. criar para quê? não há para aí cães aos montes? até dessa raça? livra :o :o
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jan 08, 2004 9:27 pm

Olhe, Ana.

A minha resposta foi bastante telegráfica porque tópicos como este degeneram normalmente em comentários mais ou menos azedos, e vem sempre à baila o inefável rótulo de "criador de vão de escada"...

Não tenho a pretensão de classificar a sua cadela como boa ou má, porque na verdade pouco sei sobre a raça, mas penso que já aqui lhe foram dadas algumas dicas sobre criação (algumas terão sido pouco simpáticas, concordo).

De modo que o conselho que lhe dou é que faça o que disse na sua mensagem de abertura. Informe-se, assessore-se com pessoas que percebam da raça e de criação, leia o que puder, e depois decida.

Ao fim e ao cabo, é só a você que compete essa decisãp.

Cumprimentos

José Carlos
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

quinta jan 08, 2004 10:59 pm

Realmente já tinha pensado várias vezes sobre a colocação deste fórum e não estava certa se faria bem, decidi arriscar e, sinceramente, já estou arrependida. As respostas sérias são em minoria e para ler comentários menos agradáveis a respeito de se a minha cadela é um bom exemplar e «criação de vão de escadas» não vale a pena. Não deveria ter colocado a questão em termos pessoais. O assunto deveria ter sido algo do género: criação em cães de raça pequena - que riscos?

A questão de fazer uma ninhada não é uma decisão que vá tomar agora, será uma decisão a ponderar, no mínimo daqui a um ano. Ter um cão, a raça e o Criador foram questões que demoraram vários meses a decidir, neste caso farei o mesmo. A única diferença é que se optar por comprar outro York poderei fazê-lo logo que entenda. Quanto às condições (respondendo à amg), tenho as condições necessárias para ter vários cães.

Aqui todos (acho que posso generalizar) gostam muitos dos seus animais independentemente da questão da raça e do facto de serem bons ou maus exemplares, tendo isso em conta qualquer um consegue entender o meu desagrado aos comentários feitos. E essa não era e não é a questão, eu não perguntei se achavam que a minha cadela poderia ser uma cadela de exposição. Não sendo especialista, sei melhor do que ninguém o que tenho em casa. Também conheço o estalão da raça e as questões relacionadas com as cores do pêlo dos Yorkshire, sobre isso existem muitas opiniões, estudos e seria assunto suficiente para abrir outro fórum. Foi em relação à côr do pêlo na cabeça que referi que poderia ser um aspecto (na minha opinião, o único) que a poderia impedir de opter uma boa classificação em exposições, se calhar por este motivo não é uma cadela de exposição. De qualquer forma o que importa na raça está longe de se resumir ao pêlo.

Já agora, e como foi anteriormente dito noutro fórum (salvo erro, pelo CasadeAnaval) existem poucos criadores profissionais da raça. O que dificulta a aquisição de um bom exemplar em Portugal. Pior ainda é o facto de só perto dos 4/5 meses ser possível ter uma ideia da qualidade do exemplar, em relação ao pêlo só mais tarde é possível fazer essas apreciação. Não conheço nenhum Criador que venda os seus cachorros tão tarde.

Peço desculpa pelo «testamento» e pela resposta menos correcta que deu ao SeaLords, embora mantenha o conteúdo da mesma, como é óbvio.

Cps,

Ana M[/i]
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

sexta jan 09, 2004 10:09 am

Cara Amarg,

Eu sei que volta e meia ops criadores estrangeiros aparecem por cá (pelo menos eu costumo muito ver um françês por cá).

Talvez seja uma ideia passar por algumas expos....

Digo eu...
aninhas2000
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am
Localização: 2 cães, 3 gatos, peixes salgados e doces

sexta jan 09, 2004 10:13 am

Olá a todos,

quase todos os dias venho ver as novidades do arca, e todos os dias me surpreendo...
...anda sempre tudo muito exaltado...não entendo, ou são desconfianças, ou criticas, ninguém pode dizer o que realmente pensa porque há logo uma "guerra"!?!?
Criticam as crianças mas parece-me que os adultos também deviam pensar melhor o que escrevem e tentarem não se exaltar...
Qualquer dia ninguém mete nenhum topico porque corre o risco de alguém se passar da cabeça. Estamos aqui para conviver e trocar ideias, não para entrar em polémica. Estamos aqui porque gostamos de animais, para falarmos sobre eles, é claro que cada pessoa tem a sua opinião mas devemos aceitar e educadamentre explicar a nossa.
A criação ser um topico polemico é um disparate, não deviam haver topicos polemicos, o arca está aqui para qualquer topico, para se falar de tudo que esteja relacionado com os bichinhos que nós tanto amamos.

Em relação à criação quero tirar umas duvidas:

1) Sempre ouvi dizer que as cadelas devem ter cachorros, não tendo podem vir a ter problemas de saude, digam-me se isto é verdade? Se alguem já ouviu ou leu isto em algum lado?

2) O que é que os criadores profissionais fazem às crias que não nascem "perfeitas"? (vendem-nos às lojas? esterilizam-nos? matam-nos?)


É importante ter em atenção a personalidade dos bichinhos ao fazer criação, não juntar familia, pais com filhos, irmão com irmãos, podem nascer com personalidades que não correspondem à raça.

Sempre tive bichon maltês. A minha cadela bichon, a Lolita, teve 3 cachorros, 2 morreram, apenas 1 sobreviveu, o Duda e a Joana, tiveram 8, o que não é normal para raça pequena, a Joana é grande para um bichon, os cachorros são todos saudaveis.
A Fifa, muito pequenina para a raça teve problemas, nenhum cachorro sobreviveu.

regards
Ana
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

sexta jan 09, 2004 11:09 am

amg Escreveu: [4 – Está preparada para a possibilidade de morte da sua cadela?
Não estou preparada, nem vou por motivo algum pôr a minha cadela em risco. Para mim essa é a questão principal, visto que as coisas com cães de raça pequena nem sempre correm bem.
amg
Membro
Mensagens: 187
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

sexta jan 09, 2004 11:32 am

amarg Escreveu: Não estou preparada, nem vou por motivo algum pôr a minha cadela em risco. Para mim essa é a questão principal, visto que as coisas com cães de raça pequena nem sempre correm bem.
Não sei se a probabilidade de ocorrer em raças pequenas é superior à probabilidade de ocorrer nas outras raças, mas pode sempre ocorrer uma situação desagradavel. Se, como diz, não quer por motivo algum colocar a sua cadela em risco...

Quanto aos factores para os quais a alertei numa outra mensagem, não estava a questiona-la sobre se tem ou não condições (não me diz qualquer respeito), estava simplemente a tentar mostrar-lhe perspectivas do problema que poderia não ter ainda analisado. Mais uma vez, se já as analisou e tem a certeza do que quer fazer, procure reunir tanta informação sobre o assunto e raça quanto possível e boa sorte.

Pormenor periférico: não é a amg, é o amg :)
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

sexta jan 09, 2004 1:07 pm

aninhas2000 Escreveu:
Em relação à criação quero tirar umas duvidas

1) Sempre ouvi dizer que as cadelas devem ter cachorros, não tendo podem vir a ter problemas de saude, digam-me se isto é verdade? Se alguem já ouviu ou leu isto em algum lado?

2) O que é que os criadores profissionais fazem às crias que não nascem "perfeitas"? (vendem-nos às lojas? esterilizam-nos? matam-nos?)
1) Não não é verdade! Se fizer uma pesquisa sobre o tema aqui no forum irá encontrar alguns tópicos sobre o assunto.

2) Alguns matam, alguns vendem mais barato, outros dão aos amigos, outros fazem contratos de estrelização com os proprietários, outros ficam com eles.... etc. Acho que também depende da imperfeição...


Para a amarg:

Se não quer ser apontada como criadora de vão de escada, então faça as coisas correctamente, assim não terá nenhum peso na consciência:

1- Avalie a sua cadela em termos de temperamento, morfologia e saúde:

Faça umas visitinhas a exposições, concorra e veja o que os juizes dizem sobre ela. Visite criadores e peça a opinião deles. Compare a sua cadela com os cães deles e converse bastante sobre a raça e também sobre os problemas específicos sobre a criação e maternidade nestes cães. Leia muito sobre a raça.
Vá a um veterinário e peça os testes clinicos especificos para despiste de algumas patologias comuns na raça. Para saber quais são, pergunte ao veterinário, aos criadores, leia alguns livros ou pesquise na internet.

2.a- Se a sua cadela estiver conforme o estalão e é saudável, sem risco de transmitir alguma doença genética e tem saúde para uma gravidêz, então está na hora de escolher o macho:

Mais uma vez, contacte criadores. Visite as exposições para se enteirar de quem tem bons resultados. Visite o clube da raça para pedir orientação. O mesmo que exigiu á sua cadela, exija também ao macho. Depois converse com o criador e estudem as linhas de sangue para ver se são compativeis.

2.b- Se a sua cadela não está conforme o estalão, se tem algum problema de saúde ou é portadora de doença genética:

Então não crie. Compre outra cadela que esteja conforme os requisitos. Em principio, se escolher bem o criador, não terá grandes desilusões. Também surjem oportunidades de adquirir animais já adultos com provas dadas. Claro que são muito mais caros, mas quem quer jogar pelo seguro...

3- Vá ao veterinário e prepare o momento da cruza:

Faça despiste de doenças sexualmente transmissiveis. A ela e ao macho. Desparatize-a. Quando entrar em cio, peça ao veterinário para monitorizar a altura ideal de cobrição e então leve-a, uns dias antes, para a casa do criador do macho, conforme o acordo que fizeram.

4- Monitorize a gravizez com algumas ecografias:

É sempre bom saber, primeiro se está ou não grávida e depois quantos cachorros são ( mais ou menos) e se estão todos bem. Desparasite-a novamente.

5- Na altura prevista do parto:

Mantenha o seu veterinário em alerta, pois se surgirem complicações, haja preparação e rapidez para o resolver. Aconselho a que leia alguns livros sobre criação de cães (Existem muitos na Amazon) e converse com o seu veterinário, para que esteja preparada quando chegar a altura e saiba o que fazer.

6.a- Se correu tudo bem:

Optimo. Esteja atenta para sinais de eclampsia na cadela, nos primeiros dias. As raças pequenas são mais propensas. Verifique que todos os cachorros mamam e monitorize o seu peso diáriamente. Se tiver que lhes cortar a cauda, faça-o nos primeiros dias de vida. Aproveite também para que o veterinário os examine para despistar malformações ( ex: fenda palatina..)

6.b- Se correu mal:

Ao minimo sinal que a cadela faz esforços durante muito tempo e não consegue expulsar os cachorros é tempo de ir ao vet. Se há corrimentos estranhos, a cadela parece estar exausta ou fraca, vá ao veterinário. Esteja preparada para que alguns cachorros já estejam sem vida e a cadela tenha que ser submetida a uma cesariana. Prepare-se para ter que dar de biberon de 2 em 2 horas aos cachorros caso a cadela morra, os rejeite ou esteja muito fraca e doente para dar de mamar.

7- Criar cachorrinhos:

Faça uma boa socialização dos cachorros, desde muito cedo. Existem vários artigos na net sobre o assunto. Já sabe que dá muito trabalho... Desparasite-os várias vezes e á cadela também. Pese-os regularmente. O desmame começa ás 3 semanas e só deve dar ou vender os cachorrinhos que não quiser ficar, por volta das 8 semanas no minimo. Não se esqueça de registar os cachorros no CPC.

8- Dar ou vender os cachorros:

Devem já ir para casa dos novos donos, vacinados, desparasitados, com micro-chip e acompanhados do LOP.
Não se esqueça de ter muito cuidado a quem vende os cachorros. Não seja timida e faça perguntas. Muitos criadores fazem garantias por escrito e aceitam os cachorros de volta em acaso de doenças infecciosas ( nos primeiros 15 dias) ou doenças genéticas ( pelo menos por um ano). Acompanhe as pessoas e os "seus" cachorrinhos e mostre-se disponivel para qualquer dúvida.

Bom... os criadores do forum que me corrijam pois estas são linhas gerais. De qualquer forma seria assim que eu faria, mesmo que fosse só uma vez sem exemplo. Para mim esta é a UNICA forma de criar cães com responsabilidade. Se não posso cumprir com estes pontos que enumerei, prefiro adiar o impulso de criar até os puder cumprir. É uma responsabilidade que assumo com a raça, com a minha cadela, com os cachorros e com os futuros proprietários.
Última edição por Elsa em sexta jan 09, 2004 2:10 pm, editado 1 vez no total.
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

sexta jan 09, 2004 1:59 pm

Olá amarg

Não era minha intenção participar nem responder a este post, já lhe foi dito atrás que deve participar pelo menos uma vez numa expo para ter uma opinião dum juiz da raça, eu tive uma yorkshire e realmente a minha era um "bocadinho" diferente da sua mesmo sem o pelo aparado nas orelhas, o pelo na cabeça era fulvo e as orelhas muito mais pequenas, morreu de velhota e nunca teve crias.

Tenho uma cadela keeshond e nem sequer há em Portugal criadores registados no CPC desta raça, consigo arranjar um macho para ela e em vez de pensar em cruzar vai ser esterelizada. Ah! e posso garantir-lhe que a minha está dentro do estalão da raça. Criar cachorros dá muito trabalho, despesa, dores de cabeça e [u]principalmente dores no coração quando se entregam aos novos donos. [/u]
Se gosta tanto da raça porque é que que em vez de criar não arranja outra cadela?

Esta é a minha opinião, não leve a mal porque já vi que não gosta muito de criticas.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

sexta jan 09, 2004 3:31 pm

Elsa,

Agradeço-lhe imenso a sua resposta porque vai-me ajudar, independentemente da minha decisão.
Vou tentar que a minha cadela seja vista por um juíz, ou mais, especialistas da raça. Fico com certezas em relação ao que tenho em casa e vai ajudar-me a escolher uma futura cadela.
Mais uma vez obrigada.

Cps,

Ana
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

sexta jan 09, 2004 3:54 pm

kitten Escreveu: Se gosta tanto da raça porque é que que em vez de criar não arranja outra cadela?

Esta é a minha opinião, não leve a mal porque já vi que não gosta muito de criticas.
Obrigada pela sua resposta. Estou a ponderar a hipótese de comprar outra cadela.

O meu problema não são as críticas mas a forma como são feitas.

Cps,

Ana
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

sexta jan 09, 2004 4:08 pm

Amarg,

Se quiser pode tambem passar numa expo e pedir a opinião de um juiz/criador, off record.... fica com opiniões ..... sem ter de correr riscos.
SarahKay
Membro Veterano
Mensagens: 991
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta jan 09, 2004 4:21 pm

Se quiser pode tambem passar numa expo e pedir a opinião de um juiz/criador, off record.... fica com opiniões ..... sem ter de correr riscos.
Fiquei curiosa, isso pode-se fazer? Quer dizer, podemos ir a expos com os nossos cães e chegar lá e pedir para ele serem vistos pelos juizes assim? Mas ficamos sem qualquer registo que o cão foi visto, não é? Ou seja qualquer pessoa pode dizer que passou numa expo e pediu para verem o cão e lhe disseram que era um óptimo exemplar.....

Talvez isso não seja muito indicado.... Não sei....
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

sexta jan 09, 2004 4:39 pm

Sara,

Não é qualquer pessoa...... e não é por dá cá esta palha....
Normalmente tem de se saber se o juiz tem alguma disponibilidade para o fazer. Depois, há que ter "dois dedos de testa" para saber o que se está a apresentar.

Por outro lado, não há qualquer registo escrito em como o seu cão foi avaliado por x pessoa. Como lhe indiquei é só uma opinião ...
Ou seja qualquer pessoa pode dizer que passou numa expo e pediu para verem o cão e lhe disseram que era um óptimo exemplar.....

Poder pode, mas como não há provas, não lhe vale de muito...

Eu já usei uma vez esta hipotese, com um exemplar sobre o qual eu tenho algumas dúvidas no estalão (não era um cocker), e do qual não conheço profundamente as caracteristicas. E era para saber se poderia levar a expos ou se ela tinha algum defeito grave desqualificativo.... mas enfim, tentei primeiro estudar o estalão, só que houve coisas que não sabia... mas foi só uma opinião... alias, aproveitei para ter outra opinião de um criador nesse mesma expo...


PS - Elsa, acho que esse seu post devia ficar sempre no inicio deste forum. Resume perfeitamente a minha maneira de pensar sobre o que seria também fazer criação....


Sandra
Responder

Voltar para “Cães”