Ajudantes do Pai Natal ou talvez Narnia além-espelho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado set 10, 2011 2:15 pm

A Kali vem para casa segunda feira. :D Já podia ter vindo hoje, mas sinto-me mais segura se ficar mais um tempo, e como o dr tem de ir à clínica amanhã de qualquer forma (tem lá outra gatita internada), não há problema. Embora eu saiba que também não haveria problema mesmo que tivesse de ir só pela Kali, mas seria abuso da minha parte pedir-lhe tal. Eu já fico "sem jeito" e nem sei como agradecer todas as gentilezas com os meus animais, o veterinário é mesmo 5 estrelas, não sei o que seria de mim sem ele...

A Kika fez raio x e, se tudo continuar a correr bem, tira os ferros do braço daqui a um mês. :D mais uns diazinhos, e poderá finalmente tirar o funil! A gatinha habituou-se bem e faz tudo com ele, mas claro que não consegue lavar-se, e nem eu consigo limpá-la com a frequência com que os gatos se limpam. Deve ficar a lamber-se até ao fim do ano. :P
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado set 10, 2011 3:06 pm

Pois, são muitos. :) Para facilitar, a Kika é a gatinha preta que teve o acidente com o trator, em Junho, com fractura dos dois braços. Teve de amputar um.
Chamarrita
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 8:17 pm

sim, ficar sem um braço já é suficientemente mau. Ela, no meio do azar teve sorte, porque se ambos os braços tivessem ficado com o úmero esmagado, teria de ser eutanasiada.

A queixa foi feita na GNR, já lá fui prestar declarações e para a semana vou tentar saber como está a situação, se já falaram com o homem, se já foi para o Ministério Público... aqui em casa não recebi nada. Hoje andou cá o homem outra vez, a limpar a terra, na parte de cima da casa, e já apanhei um susto que ainda estou a tremer. Tenho andado a dormir pouco de noite e estava exausta, acabei por dormir uma sesta hoje à tarde, só acordei há bocadinho, e tinha uma sms do meu vizinho a dizer "o Gaspar está na terra ao pé do contador da água, ao pé da máquina". Bem, acordei logo e voei para lá, acho que até galguei a barreira, mas o Gaspar já estava sentadinho aqui ao pé de casa. Mas o gatinho não anda bem... noto-o muito "empanado", ele sempre teve uma forma de andar "esquisita" mas agora vejo que tem mesmo dificuldade em caminhar e saltar. A semana passada esteve um dia a soro, será que está outra vez desidratado? Já levantei a prega de pele no cachaço, não me parece... que coisa, que malapata aqui anda! Segunda feira, quando for buscar a Kali, já o levo...
Chamarrita
Membro Veterano

sábado set 10, 2011 9:52 pm

sarina Escreveu:Talvez pegando num ou dois ao colo e dar-lhes um enxerto de festas, não? :wink:
è o que estou a fazer. :)

os gatos de vida livre n me preocupam, mal sentem gente estranha põe-se a milhas. Agora o Gaspar, a Kika, o Gabriel e mais 2 ou 3, são mesmo gatinhos de casa, confiam, não temem... esses eu nunca deixo na rua quando me ausento, aliás, a Kika agora nem vai, não pode, e o Gabriel vai acompanhado.

São muitos, sim, e há alturas complicadas. Tem de haver sempre um menos bem...
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

domingo set 11, 2011 3:48 am

Bem "ouvi-vos" aqui falar sobre os penicos que enfiam aos animais quando são operados e/ou não podem mexer em feridas que tenham.
Pois bem, eu para a minha Lara optei por uma maneira mais mimosa. :D
Ela não deve ter curtido nada da ideia (bah florezinhas... Que esta m**** oh dona?!?!) mas temos pena. Um ano antes da OVH dela, tinha passado a experiência com a gata dos meus pais. Coitadinha, quando lhe fizeram a OVH enfiaram-lhe o penico na cabaça e a pobre bicha, que tinha ainda 7 meses, salvo erro, era uma cagatagos, e aquele enorme penico no pescoço fazia-a ter grandes cavalgadas no corredor contra as paredes num atitude desesperada para tirar aquilo.
Só ao colo é que a pequena sossegava. Mas foram dias de horror. Chorava a minha mãe porque via a bichinha aflita para comer e nem conseguia beber direito. E claro a limpeza do pêlo então, a D. Nita ainda consegue ser um cadinho pior que os normais gatos (isto na minha opinião), pois se alguém lhe faz uma festa mais demorada, lá se afasta a Srª com ar muito empertigado e imediatamente lambia a zona da festa, até ter de novo o pêlo impecável!! Com o penico, não conseguia. Coitadinha, desesperava mesmo.

Ou seja, como já tava escaldada da experiência, não quis que a minha Lara passasse pelo mesmo. Portanto perguntei à Vet outra alternativa, ao qual ela me respondeu muito calmamente, um babygrow de bebé.

Fiquei feita parva a olhar para a médica, pois pensei que tava a gozar cmg. Passado uns segundos lá os macaquinhos do sotão começaram a trabalhar e aquilo até fez algum sentido. E pronto, lá fui eu para uma loja de bebés, comprar um babygrow ... para uma gata!!! :lol:

Resultado: Imagem

Eu só em ultima instância, é que acho que aceitava pôr o penico à Lara. Acho que é mesmo uma coisa tão desconfortável. Pobres dos animais que andam com isso ao pescoço. E agora que sei da costura intradermica (acho que é assim que se escreve :P), qd a Luna for à faca, vou pedir à Vet antes isso. Porque o babygrow foi uma alternativa que resoltou lindamente, mas foi feita no Inverno, portanto aquilo até resultava como um casaquito :P, agora no Verão não sei se será confortável.

Anyways, já me alonguei outra vez demais em tópico alheio. Sorry ChamaDona. ;)

Voltando ao tópico: Então esse lavrador de meia tigela continua a rondar por aí ?? Eu era mulher para lhe cortar os pneus do trator... Just saying.. :lol:
Mas a sério, não consegue ter uma conversa racional com o Sr. Besta?
Há humanos que são mais animais que os próprios animais, infelizmente.
Mas o que importa é que o seu Gaspar tá bem. O resto se deus quiser, também fica bem.
E a Kika tb vai ficar bem, ou não fosse as gatas pretinhas fortes e dominantes como elas sabem ser. :)

Fiquei extremamente contente por saber que a pequena Kali vem para casa 2ª feira. Agora aí em casa com os mimos da Dona e os amassos dos manos, tudo vai correr bem e ela vai ficar forte e saudável num instante!

Abraço grande e muitas festinhas para os patudos todos!! (Isso deve demorar algum tempo, não? :roll: :D)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo set 11, 2011 11:15 am

mimos, amassos, xarope e picas! :P que a gaja ainda vai fazer AB durante um mês.

Senslyn, se fosse possível ter uma conversa racional com o homem, eu já a teria tido. Fartei-me de tentar, tudo o que quero é tranquilidade. Acidentes acontecem ("shit happens"), mas lá por erem acidentes não significa que não haja responsabilidades, que ele se recusou a assumir por se tratar "só de um gato". O que vale é que ele só vem duas vezes por ano cortar a erva e, desde que eu me aperceba ou seja avisada, tudo bem, recolho os gatos totós. Agora, para garantir que dou conta, estaciono o carro em frente à garagem; assim ele não pode passar para o terreno com a maquineta, tem mesmo de me vir pedir para tirar o carro. :P

Pois o funil tem mesmo de ser, no caso da Kika não há opção, mas ela adaptou-se muito bem. Todos lutam com o funil e andam às "arrecuas" no primeiro dia, mas acabam por se adaptar e fazer a sua vida, acredite que para nós o drama é maior. :lol:

Quando esterilizava as minhas gatas na outra clínica, usavam um "vestidinho" em rede elástica, um tubo onde cortavam 4 aberturas para as patas, mas aqui nunca resultou muito bem... As gata despiam-nos logo nas primeiras horas e ficavam a apertar-lhes a cintura, mesmo em cima da costura. A Chamarrita aguentou 6 horas e tive de lho cortar com uma tesoura. Nessa clínica também fazem sutura intradérmica e dão antibiótico de longa duração, especialmente no caso de gatas de rua; colocam apenas um penso com adesivo castanho sobre a sutura, e o tempo que elas levam a arrancar aquilo é o tempo da cicatrização. A minha Natália (a bosques "dos chineses"), que foi quem aguentou mais tempo o vestidinho - 6 dias! - fez alergia ao adesivo, parecia queimadura, coitadinha. Mas é muito mais cómodo para nós, sem dúvida, e menos stressante para elas.

Agora... o meu vet actual defende acerrimamente a dupla funil + sutura externa + antibiótico (oral ou injectável) durante 10 dias. É escusado, que não lhe dou a volta e, se não quero, vou à outra clínica. Mas pelo que me explicou, tem razão. A sutura interna é muito mais susceptível à ocorrência de complicações, como inflamações, rejeição dos pontos e até mesmo maiores possibilidades de abrir. Não quer pensos, nada disso, tudo ao léu :lol: e basta desinfectar com um pouco de clorexidina. A administração do AB diariamente, 2x ao dia, é muito menos agressiva para o organismo do animal do que um de longa duração. Se o animal é agressivo para o dono, problema dele, como ele diz, "ajuda a criar ou reforça os laços afectivos". :twisted: É claro que o AB injectável não é para todos os clientes, dar uma injecção é um procedimento que só deve ser feito pelos profissionais e a maioria das pessoas tem receio. Eu, com tantos, tive mesmo de aprender - e digo-lhe, quando são gatos que não gostam de manipulações, é o melhor, porque a mão na seringa fica bem longe de dentes e patas cheias de unhas, acaba por ser muito mais fácil dar uma injecção do que um comprimido. Fez dia 9 um ano que trouxe 4 gatos de Monsanto, dois machos (Platão e Filipinho) e duas fêmeas (Clio e Madalinda). Platão e Filipinho vinham doentes, e o segundo era muito medroso e arisco; o Platão era meigo, mas horrível para dar comprimidos, mordia mesmo, e na latinha não os comia. Fartaram-se de levar picas, e o Filipinho amansou e começou a confiar em mim. Parece absurdo, com as "maldades" que lhe fazia, mas os gatos não são parvos, ele começou a perceber que se sentia melhor... Já as gatas, uma foi logo esterilizada na clínica aqui em Leiria, vinha muito prenha, custou-me horrores e acho que ela soube, ou é a minha culpa a falar, mas depois do PO soltei-a e nunca mais voltou. Já a vi num quintal vizinho e está bem, é mesmo gata de rua - e odeia-me. A outra gata, a Madalinda, foi quem me fez voltar a Monsanto depois de trazer os manos Micas e Gaspar: quando a "conheci", estava a parir. Eu só vi a primeira bebé, uma tricolor linda, mas soube que nasceram 5. Entre o dia 1 e o dia 9, morreram 4 dos bebés, e consegui reservar a mãe e trazer a filhota tricolor, mas a bebé estava muito fraquinha e não resistiu. A mãe não tinha leite e ignorava-a, eu alimentei-a e aqueci-a mas não pude salvá-la. Pelo menos morreu com dignidade, longe daquele horror. Passado pouc tempo levei a gata para ser esterilizada no meu vet, e ia caindo para o lado quando ele me explicou o seu procedimento, mas a verdade é que as coisas correram bem e a gata nunca tentou sequer agredir-me. Já a ele e à outra vet... ficaram bem arranhadinhos. :P A Madalinda ainda esteve cá dentro um par de meses, depois quis sair, mas anda sempre por aqui e de vez em quando entra em casa e fica uns dias. Não é uma gata "dada", mas permite aproximação e confia em mim; sei que, se adoecer, conseguirei facilmente agarrá-la. E lá tive de dar razão ao vet quanto à criação de laços... :roll:
Chamarrita
Membro Veterano

domingo set 11, 2011 11:24 am

ah, a Madalinda também é branca e amarela como a sua Lara! :D
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

domingo set 11, 2011 12:34 pm

Chamarrita Escreveu:....
Agora... o meu vet actual defende acerrimamente a dupla funil + sutura externa + antibiótico (oral ou injectável) durante 10 dias. É escusado, que não lhe dou a volta e, se não quero, vou à outra clínica. Mas pelo que me explicou, tem razão. A sutura interna é muito mais susceptível à ocorrência de complicações, como inflamações, rejeição dos pontos e até mesmo maiores possibilidades de abrir. ....
As "minhas" esterilizações também foram assim, e a vet apresentou-me as mesmas razões...

No caso da Brownie que fez reacção a um ponto externo, levou-me logo a pensar: imagina se era interno... :?
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo set 11, 2011 2:26 pm

Eu (salvo seja), fora a reacção da Natália ao adesivo, não tenho razão de queixa nem de umas nem de outras. Mas tenho esterilizado muitas em Pombal, e tem sempre corrido muitíssimo bem. Todos, sejam de rua ou de casa, meigos ou mauzões, são tratados cuidadosamente, como se fossem os únicos "fregueses". Tendo em conta que as possibilidades de algo correr mal aumentam com o nº de gatos, e que eu sou uma grande chata, sempre com questões e a querer saber as razões de tudo... não tenho a mínima razão de queixa, pelo contrário. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

domingo set 11, 2011 3:28 pm

Chamarrita Escreveu:ah, a Madalinda também é branca e amarela como a sua Lara! :D
Para mim são as mais bonitas! Modéstia à parte claro ... (ou não ;) )
São sempre mais bonitos os nossos né, ou não fossem como nossos filhotes e nós mães babadas.
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quinta set 15, 2011 9:55 am

:lol: :lol: Adoro este tópico :wink: 8)
Chamarrita
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 10:53 am

A Kali continua bem e só há "tourada" na hora do antibiótico oral (em xarope... cospe, saliva, espuma-se... uma fiteira que alguém :oops: mimou demais). Com o injectável ainda começou a portar-se mal, mas eu porto-me pior e não lhe dou hipótese. :P

O Gabriel continua a ser o "gato mistério". Não engordou mas também não emagreceu mais (não tem muito mais para emgrecer, diga-se...). Mas continua o mesmo gato alegre, bonzinho, com muiiiiiiiiito apetite e apenas ontem vomitou um bocadinho (o requeijão que me roubou na véspera :evil: e não digeriu). E, apesar de não haver um diagnóstico, o que importa é que o tratamento (apenas ração L/D e antib.) está a resultar, tem fezes consistentes e moldadas, o que indica boa absorção intestinal.

Hoje é o Gaspar, o meu gato loooongo, que vai ao vet ao fim do dia. Sempre teve um andar estranho, e noto que está com mais deificuldades de locomoção, caminhando com o lombo arqueado e coxeando do braço direito, onde teve o soro (pode não ter nada a ver, mas tb pode ter havido traumatismo). Queixa-se quando lhe tocamos nas costas, perto da cauda e ontem apanhei-o a comer DEITADO. Gatos não se deitam para comer... já falei com o vet e vai fazer raio x.

A sério que qualquer dia ponho aqui o NIB do vet e começo a pedinchar. :P :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda set 19, 2011 12:20 am

boa noite chamarrita.

Estou estranhando a sua ausência. Calculo que deve ter montes de trabalho no começo deste ano lectivo e os alunos devem agora ocupar bué de trabalho.

Espero que esteja tudo bem consigo e com os seus patudos lindos, e que os doentinhos estejam, melhor.
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

segunda set 19, 2011 12:03 pm

Chamarrita Escreveu:... Gatos não se deitam para comer...
Diz isso ao Pimpão :lol:
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Chamarrita
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 12:35 pm

TSaphira Escreveu:
Chamarrita Escreveu:... Gatos não se deitam para comer...
Diz isso ao Pimpão :lol:
O Pimpão é como o Kyikoo, já se enquadram na categoria de Grandes Felinos. :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”