Criação de caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta jan 07, 2004 10:11 pm

sac Escreveu: Olá,

Para a Lobosentado: o complexo B poderá ser considerado um probiótico?
lobosentado Escreveu:será melhor optar pelos comprimidos rigidos e não em cápsulas`de spirulina pura.
Mas essa spirulina dá-se em comprimidos? E serve para todas a aves?
Sinceramente não me estou a imaginar a dar comprimidos aos meus passaros... os mandarins morriam logo...
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quinta jan 08, 2004 1:58 pm

olá sac,as vitaminas do complexo B não podem ser consideradas próbióticos,porque só há duas classes de próbióticos:

1-Probióticos Antioxidantes: São estimuladores e revigoradores do sistema imunitário de todos os seres vivos, baseados nas Vitaminas E e C (em doses elevadas) e beta-carotenos (alfatocoferol)

2 - Probióticos Protectores: São bactérias e leveduras cultivadas em condições laboratoriais, com utilização na reposição do equilíbrio da microflora intestinal, ao serviço de todos os animais.

Os últimos estão presentes por exemplo nos iogurtes actimel.Para os nossos pássaros compram-se uns frasquinhos que contêem pó.
As vitaminas do complexo B são essenciais para a vida dos pássaros, sem ela, o pássaro pode não conseguir segurar-se em pé no poleiro, ter um andar tropego, depressão, anemia, entre outras.Quando o pássaro sente muito a falta desta vitamina por vezes pode dar-se episódios de canibalismo, comer as penas,e mesmo coprofagia( quando come os excrementos),isto ocorre mais quando os pássaros são alimentados só á base de sementes,a ingestão de frutas frescas e legumes ajudam a prevenir estes desiquilíbrios,só que o problema desta vitamina é que tem muitas contra indicações e efeitos secundários.
Os próbióticos e spirulina não têem efeitos secundários.
Os teus Mandarins podem tomar spirulina, claro que como são mais pequenos não comem tanto, conheço pessoas que dão aos canários, tens é que racionar pois também não serve de nada desperdiçar alimento.Acho que os teus pequenotes iriam ficar com uma plumagem mais brilhante.
se decidirem comprar spirulina, não se esqueçam de comprar comprimidos só de spirulina, isto é,antes de pagar, olhem para o frasco ou caixa e reparem se ela só contem a alga spirulina,se ela tiver outros medicamentos não serve pois não dão para aves.se form a uma farmácia de produtos naturais eles poderão ter várias marcas, escolham aquela que só tiver spirulina e em comprimidos sólidos.
sac
Membro Veterano

sexta jan 09, 2004 1:26 pm

Desculpe lá eu estar a ser tão chatinha. Mas se chegar a uma loja de animais peço simplesmente um probiótico? Aconselha algum? E deve dar-se de quanto em quanto tempo?

Obrigado ;)
lobosentado
Membro

sexta jan 09, 2004 2:12 pm

Olá sac, pois é, a marca é muito importante nisto dos próbióticos, porque deve ser adquirido um produto de qualidade certificada, algumas marcas têem ditos probióticos, mas, como podemos saber de verdade? Desde há uns anos para cá tenho seguido um conselho de um amigo mais experiente, comprar marcas reconhecidas, até já tenho um probiótico encomendado numa loja q vai ser trazido por um senhor q vem do estrangeiro, vou dizer algumas marcas conhecidas cá: Probyzime da orlux se não me engano, Kultibiol dos laboratórios Calier, Florabactil há mais algumas e mais baratas, só que sinseramente deixam a desejar.
Os probióticos podem dar-se todos os dias do ano, mas para quem for mais poupado não deixem de dar de cada vez que fizerem uma desparazitação (interna ou externa),depois de tratamentos com antibióticos, sulfamidas, ou outros, até convém dar uns dias antes, e nos dias seguintes, para regularizar a flora intestinal da ave.
lobosentado
Membro

sexta jan 09, 2004 2:24 pm

Esqueci-me de dizer que, nas lojas pede-se um probiótico, num bom comércio saberão do que se trata, ás vezes trata-se de perguntar á pessoa certa, pois há lojas de animais que têem de tudo um pouco e não são especializadas em aves, por outro lado há lojas que têem pessoas muito entendidas em aves, além de ficarmos a aprender coisas quando falamos com elas,truques e dicas,indicam-nos os produtos certos.
sac
Membro Veterano

sexta jan 09, 2004 2:39 pm

lobosentado Escreveu: Esqueci-me de dizer que, nas lojas pede-se um probiótico, num bom comércio saberão do que se trata, ás vezes trata-se de perguntar á pessoa certa, pois há lojas de animais que têem de tudo um pouco e não são especializadas em aves, por outro lado há lojas que têem pessoas muito entendidas em aves, além de ficarmos a aprender coisas quando falamos com elas,truques e dicas,indicam-nos os produtos certos.
Isso é verdade ;)

Obrigado Silvia
Responder

Voltar para “Aves”