Hotel para Cães: Há Responsabilidade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

segunda set 12, 2011 10:38 am

Bom Dia a todos,

Alguns se calhar lembrar-se-ão de mim, e do Leão, o nosso labrador de 11 meses e de quem tenho falado de vez em quando no fórum.

Preciso das vossas opiniões, as quais desde já, agradeço.

Estas férias deixámos o Leão num hotel para cães, durante 15 dias. O Leão veio de lá com algumas picadas, nos cotovelos e uma picada um pouco acima do pescoço. As picadas dos cotovelos estavam secas, dando a impressão que tinham sido tratadas, pois estavam brancas com o que me parecia ou pó ou alguma pomada que lhe terão posto. A do pescoço era uma pinta que parecia insignificante, mas com o passar dos dias e de muitas coçadelas, começou a ficar muito feia.

Telefonei para o hotel, para a veterinária que é dona do mesmo, que me disse que a ferida podia ser derivada de várias coisas, podia por exemplo ser uma glândula gorda que tivesse rebentado devido às altas temperaturas sentidas durante os dias de verão, enfim, para eu levar o Leão para ela poder examinar. Nesse mesmo dia, Quarta-feira da semana passada, ao chegar a casa fiquei muito aborrecida pois a zona do pescoço do Leão no sítio da ferida estava empapaçada de sangue, e ele coçava-se freneticamente, a pata estava com sangue, cheirava á sangue.
Telefonei de novo para a vet/dona do hotel e verbalizei o meu profundo desagrado, em ter deixado o cão aos seus cuidados, no seu hotel, sob a sua responsabilidade e o animal ser-me devolvido neste estado. A vet/dona de hotel disse para eu levá-lo à clínica, pois enquanto não o visse não podia fazer um diagnóstico e também para poder tratá-lo. Bom, na Quinta-feira lá levámos o Leão à clínica em questão onde foi tratado por uma outra vet, colega da dona do hotel, e onde foi confirmado que se tratava de uma mordidela de insecto que criou reacção e infectou. Foram administradas duas injecções – uma de antibiótico e outra não sei de quê (foi o meu marido que levou o Leão), e faz parte do tratamento tomar Atarax duas vezes ao dia, ainda foi-lhe detectada um otite e foram-lhe receitadas gotas.

Ora, no Sábado passado (anteontem) o Leão foi levar a segunda dose de injecções (o tal antibiótico e a outra) e desta vez pela vet/dona do hotel que me disse que aquilo se tratava de um pelo encravado (ela mencionou o termo técnico – será flebilite, não sei se percebi bem o nome?), diz que acontece quando o cão é mal escovado, mas depois disse-me que podia tratar-se de uma picada de insecto que terá infectado ou causado uma reacção alérgica. Custa-me a crer que uma veterinária não consiga distinguir se foi por uma ou se foi pela outra razão. Também me faz espécie a colega que primeiro tratou o Leão ter-nos confirmado que se tratava de a mordidela de insecto, e a vet/dona do hotel não saber distinguir se é mordidela de insecto ou pêlo encravado (…).
Posso estar errada, mas parece-me francamente que não se está a querer assumir a responsabilidade sobre o facto de o Leão ter dado entrada no hotel em perfeitas condições, e de ter nos sido entregue cheio de mazelas.
Entretanto, ontem, fazendo 24 horas desde as últimas injecções de Sábado, o Leão estava a coxear da perna onde lhe foi administrada uma das injecções. Como já estou bastante mal impressionada com tudo isto, liguei para a veterinária do Leão, a veterinária de facto que o trata desde que ele veio para nós, e vou optar por dar continuidade ao tratamento com a veterinária dele (falta apenas mais uma dose de ambas as injecções) em vez de hoje à tarde ir novamente à vet/dona do hotel.

A minha questão é esta –
Não estou com ideias de que me seja apresentada factura para pagar à vet/dona do hotel o tratamento que fizeram ao Leão, resultado directo da irresponsabilidade do mesmo hotel, mas quero ter a razão do meu lado.
No máximo, e por achar justo, assumo a responsabilidade de pagar o tratamento da otite – porque talvez possa ter formado fora do hotel, é provável que assim tenha sido.
Ainda por cima vou incorrer em despesas na vet do Leão por causa deste sucedido no hotel para cães.

Qual a vossa opinião sobre este caso?

E será que existe alguma legislação/informação sobre as responsabilidades dos hotéis para cães, enquanto os cães se encontram à sua guarda?

Obrigada.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda set 12, 2011 11:17 am

A atitude da veterinária e dona do Hotel, a meu ver, foi correcta.

Qualquer animal que esteja ao ar livre, está sujeito a picadelas de insectos, é inevitável, e não há como prevenir.

Se as outras picadas foram tratadas, e esta, que veio a infectar já em sua casa, está a ser tratada, ao que parece sem custos para si, acho que a atitude da vet não podia ser mais correcta.

Um cão coxear após uma injecção, pode acontecer, basta que ele tenha o músculo contraído aquando da injecção, mas passa rápido, mão é nenhum drama.

O que é que pretende concretamente?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda set 12, 2011 11:23 am

Pelo que disse passaram alguns dias, ele vinha apenas com uma pinta que depois de muito coçar ficou em ferida. Estando em ferida infectada seria mais difícil avaliar se era resultado de uma picadela ou não.

Eu não percebi bem qual o estado em que recebeu o cão. O que disse a dona do hotel quando lhe mostrou o seu desagrado? E que mazelas eram essas além das supostas picadas?

As melhoras para o Leão.
CarlotaM
Membro

segunda set 12, 2011 11:34 am

Obrigada The One.

1) Concretamente: A vet/dona do hotel não afirma que não me vai facturar o tratamento. No Sábado, inclusivamente, eu ia pagar na caixa - e estou em parte à espera de ouvir que não devo o tratamento da picada do insecto mas se calhar e apenas a da otite e a dona do hotel/vet disse que pagaria apenas no fim do tratamento, e pagaria as injecções.

2) Sei que qualquer animal pode ser picado por um insecto. O Hotel é no meio do mato. No entanto não estou disposta a ter um cão num Hotel para cães, pagar esses serviços que não são baratos, e depois ter que incorrer em mais despesas porque durante a estadia o animal foi picado e não foi tratado na devida altura. Ainda por cima a dona do hotel sendo vet.

3) Tenho a duvida se deva desistir do tratamento lá na vet/dono de hotel e retomar o mesmo na veterinária do Leão, até porque tenho algum receio que ao interromper o antibiótico esteja a fazer mal mas sinceramente não estou a sentir-me confortável com a atitude da vet/dona de hotel que não me parece estar a assumir o que aconteceu ao Leão, seja normal acontecer ou não,- como disse não é a minha expectativa receber o cão doente do hotel quando eu o deixei saudável, seja por picada de insecto ou outra razão.
E pagar por pagar prefiro pagar à veterinária do Leão do que ao hotel que me causou o problema…

Penso que a vet/dona de hotel deveria ter outra atitude, ela está a dar várias explicações para a causa da ferida, o que me leva a perceber que não está propriamente a dizer”realmente, é aborrecido, mas estas coisas acontecem, não controlamos mosquitos, mas visto que o cão estava à minha guarda proponho….(qualquer solução mais “simpática”). A vet/dona de hotel está antes a dizer-me “pode ser picada de insecto, pode ser pelo encravado, fazemos o tratamento e depois paga no fim do mesmo…”.

Os hóteis não têm responsabilidades? Será que não têm inclusivamente seguros para estes casos?
CarlotaM
Membro

segunda set 12, 2011 11:39 am

Obrigada Acena.
Se calhar para simplificar as coisas: O cão entrou no hotel em perfeitas condições. O cão saiu do hotel com uma ferida, feita durante a sua estadia no hotel, que infectou.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

segunda set 12, 2011 11:53 am

... que infectou na sua casa, logo a responsabilidade é sua :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano

segunda set 12, 2011 12:01 pm

CarlotaM,

É só uma picada, por acaso infectou, nada demais.

Os hotéis devem ter certamente um seguro, mas não para picadas de insectos... Imagine que o seu cão a brincar, a correr, parte uma pata. Aí sim, o hotel tem responsabilidades, ou uma doença que ele tenha apanhado no Hotel, isso sim, agora uma picada de insecto... Isso é algo incontrolável, até em casa.
A minha cadela tem umas peladas, pequeníssimas, na cabeça, descobriu-se que é um fungo, está a fazer tratamento, e é cadela de casa... Isto só para dizer que, mesmo em casa, com todos os cuidados, estas pequenas coisas acontecem, e não podemos também ser tão "picuinhas" ao ponto de querer penalizar ou culpabilizar o hotel por uma picada de insecto.

Possivelmente a carlotaM só viu a picada depois dela infectar, os meus cães são de pêlo curto, e eu não consigo, a olho nú, ver se elas são picadas ou não, então num Labrador, pior ainda pois o pêlo é mais denso e comprido.

Eu continuava o tratamento no Hotel, pois a sua vet não sabe que antibiótico foi administrado ao cão, nem que terapêutica foi concretamente iniciada, e acho mal que mude nesta altura.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

segunda set 12, 2011 12:02 pm

Babaorum Escreveu:... que infectou na sua casa, logo a responsabilidade é sua :roll:
Tau 8)

CarlotaM
Membro

segunda set 12, 2011 12:04 pm

A ferida não originou em minha casa. A ferida teve origem no hotel, durante a estadia de férias.
Repare que eu não sei se a ferida infectou ou se houve reacção alérgica.
Obrigada pelas respostas, agradeço de facto sinceridade para eu chegar a alguma conclusão.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 12, 2011 12:08 pm

CarlotaM Escreveu:A ferida não originou em minha casa. A ferida teve origem no hotel, durante a estadia de férias.
Repare que eu não sei se a ferida infectou ou se houve reacção alérgica.
Obrigada pelas respostas, agradeço de facto sinceridade para eu chegar a alguma conclusão.
CarlotaM Escreveu:A do pescoço era uma pinta que parecia insignificante, mas com o passar dos dias e de muitas coçadelas, começou a ficar muito feia.
Penso que não devia ter deixado a "pinta" chegar a esse ponto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CarlotaM
Membro

segunda set 12, 2011 1:43 pm

LuMaria e todos, Eu não devia ter deixado a pinta chegar a este ponto ?..
..
Diz o Decreto-Lei nº 276/2001, de 17 de Outubro com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003, de 17 de Dezembro - Protecção dos Animais de Companhia, que abrange o alojamento de animais com fins comerciais (hóteis):

Artigo 33.o
Cuidados médico-veterinários
Aos animais feridos ou doentes devem ser assegurados
os cuidados médico-veterinários adequados.

Se a ferida do Leão, para além de ter sido originada no Hotel, tivesse sido atempadamente detectada e tratada pelo veterinário responsável ao serviço do hotel, então, suponho que a ferida não teria chegado a este ponto.
Em casa, ao detectar a ferida eu fiz a minha obrigação, falei com o vet que me aconselhou a por betadine a a ir à clínica, precisamente, o que fiz. Eu cumpri as minhas obrigações como dona do cão, mas não sinto que o alojamento tenha cumprido a acordo implícito que existe entre quem lhe entrega um cão para guarda durante as férias, e que inclui os cuidados médicos.

Digam-me, se estou errada.
LuMaria
Membro Veterano

segunda set 12, 2011 1:46 pm

Então há aqui qualquer falha na comunicação. Diz que tinha uma "pinta" no pescoço. Deduzo, que essa "pinta" detectou-a quando foi buscar o Leão ao hotel(?). Passados uns dias, deduzo que já em sua casa, pelo coçar constante terá ficado feia. Isto está correcto?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

segunda set 12, 2011 2:06 pm

CarlotaM Escreveu:
Em casa, ao detectar a ferida eu fiz a minha obrigação, falei com o vet que me aconselhou a por betadine a a ir à clínica, precisamente, o que fiz.
Fez na 5ª feira, quando a vet lhe tinha dito para passar na 4ª e isto se calhar só porque, de acordo com as suas palavras, na 4ª feira a ferida estava com sangue :roll: Qual era a extensão da "pinta" quando lhe deram o cão?
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
CarlotaM
Membro

segunda set 12, 2011 2:21 pm

LuMaria, detectei a ferida talvez o dia seguinte a ter ido buscar o Leão ao hotel, tal como detectei as feridas secas nos cotovelos.
A diferença entre umas e outras (a pinta do pescoço e as feridas dos cotovelos) é que a primeira estava fresca e as segundas estavam em crosta com um pó ou creme branco.

Não sei situar se a ferida começou a infectar ou a criar alergia antes ou após a saída do hotel – é muito difícil eu conseguir fazê-lo, como imagina, porque disse-me a vet do hotel que podia ter sido causada por uma picada de insecto infectado – ou seja a própria picada de insecto ser causadora da reacção de alergia/infecção, e o Leão ao coçar a ferida não a deixar sarar. Percebe?
Assim, ir por “onde” e “quando” infectou e/ou em que altura começou a alergia penso que seja muito difícil.

A minha questão é mais tendo ocorrido a origem do problema no hotel, se não há garantia de cuidados médicos durante a estadia no hotel – já que não se pode evitar uma picada de mosquito. A vet não tinha conhecimento das picadas quando eu falei com ela sobre o assunto.

..Por outro lado, penso que se calhar não é boa ideia deixar um cão num hotel para cães se não há protecção aos mesmos, nem responsabilização pelos males de saúde ocorridos durante o período da sua estadia.
LuMaria
Membro Veterano

segunda set 12, 2011 2:28 pm

CarlotaM Escreveu:..Por outro lado, penso que se calhar não é boa ideia deixar um cão num hotel para cães se não há protecção aos mesmos, nem responsabilização pelos males de saúde ocorridos durante o período da sua estadia.
Bom, eu não sei se é possivel considerar uma picada de insecto um problema ocorrido durante a estadia. É impossivel eliminar todos os insectos de uma área exterior e pelo que diz, ele estava a ser tratado.
Mas também acho que não é boa ideia deixar o nosso cão num hotel. Por vários motivos.
Sinceramente, não sei muito bem, até que ponto picadas de insecto podem ou não ser alvo de reclamação. Se o animal estivesse todo picado... Agora esteja atenta à leishmaniose.
Responder

Voltar para “Cães”