a minha cadela não quer ir a rua...
Moderador: mcerqueira
tenho uma cadela boxer de 4 meses, ela veio antes do tempo para minha casa e a vet pensava que ela fosse atrasar um pouco o crescimento, e talvez nao ficasse com a pelagem esbelta, mas com muito amor carinho, um suplemento de calcio e uma boa ração ela está maravilhosa, no entanto a vet aconcelhou-nos a nao a levar-mos á rua enquanto o plano de vacinação não estivesse concluído e nós assim fizemos, mas agora ela não quer sair, e quando sai temos de a arrastar, nem a vet que é mesmo á frente de nossa casa ela vai sem ser ao colo ou arrastada, e a cada dia que passa ela vai ficando mais pesada e torna-se mais dificil transporta-la está com mais de 10kg. preciso de conelhos para a tirar de casa e obriga-la a fazer exercício fora de casa. obrigado ela atenção.
a sua vcadela nao esta habituada a mundo exterior, é tudo muito novo e desconhecido, daí ela ter medo. Mas vc nao pode puxa-la pela trela e obriga-la a sair, tem de ser ela a faze-lo. Par isso precisa de a destrair do seu "medo", leve um brinquedo ou um petisco que ela goste muito, saia e incentive a cadela a vir ter consigo. Ela rapidamente associara a rua a algo bom, e divertido.
Boa sorte!!!
Boa sorte!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Sugiro que comece a treinar chama-la e dar-lhe uma guloseima como recompensa. Saia de casa e chame-a... ela irá hesitar mas a guloseima vai falar mais alto 

A minha a 1ª vez que saiu do canil encolheu-se no chão e não se queria mexer. Distraímo-nos com outra coisa, e ela levantou-se e começou a cheirar tudo à volta.
Depois em casa também não gostava de ir à rua, tinha medo de tudo. Dávamos passeios pequenos em sítios sossegados.
Quando ela tinha medo de algum sítio, eu ficava aí parada sem fazer nada. Ela ia olhando, cheirando, ganhando confiança, e ia perdendo medo ao sítio. Ganhei o hábito de parar nos sítios que ela não gosta (5 minutos, 1 hora, depende) e fico a ver o mundo passar. Ajuda imenso, tem perdido o medo a esses sítios todos.
Claro que se entra em pânico vou para outro lado e volto uns dias mais tarde.
Tem funcionado muito bem.
Depois em casa também não gostava de ir à rua, tinha medo de tudo. Dávamos passeios pequenos em sítios sossegados.
Quando ela tinha medo de algum sítio, eu ficava aí parada sem fazer nada. Ela ia olhando, cheirando, ganhando confiança, e ia perdendo medo ao sítio. Ganhei o hábito de parar nos sítios que ela não gosta (5 minutos, 1 hora, depende) e fico a ver o mundo passar. Ajuda imenso, tem perdido o medo a esses sítios todos.
Claro que se entra em pânico vou para outro lado e volto uns dias mais tarde.
Tem funcionado muito bem.
Comece a dar passeios em casa para a habituar á trela e a ser passeada. Depois vá-lhe mostrando o mundo exterior pela porta da rua. Não lhe bata ou ralhe. Vá dando uma guloseima ou um brinquedo que ele goste e vá chamando-o para a rua.
Quando ele aceitar ir à rua e sair de casa mostre-lhe que não é preciso ter medo. Faça-lhe festas e mantenha-o junto a si, mas quando ele quiser ir explorar e cheirar ao seu redor deixe-o fazer isso.
Com o tempo, ele irá habituar-se. Nos primeiros dias pode custar um pouco ele sair de casa, não o puxe, deixe-o ir ( alguns mostram bastante curiosidade ) e se não for atraia-o com uma guloseima ou brinquedo, como já foi aqui dito.
Boa sorte.
Quando ele aceitar ir à rua e sair de casa mostre-lhe que não é preciso ter medo. Faça-lhe festas e mantenha-o junto a si, mas quando ele quiser ir explorar e cheirar ao seu redor deixe-o fazer isso.
Com o tempo, ele irá habituar-se. Nos primeiros dias pode custar um pouco ele sair de casa, não o puxe, deixe-o ir ( alguns mostram bastante curiosidade ) e se não for atraia-o com uma guloseima ou brinquedo, como já foi aqui dito.
Boa sorte.
obrigado pelas respostas, ela ja deu um passeio longo com a familia, tinha medo quando ouvia outro cão a ladrar, a solução que encontramos, foi um lazer, ela adora correr atras da luzinha vermelha, depois foi correr para ela vir atras de nós... agora é incutir o habito.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Isso é que não deve ser. Os cães perseguem coisas por instinto de predador... a cadela deve aprender a vir a si quando a chama, porque é a sua dona e superior, não persegui-la! Pode parecer brincadeira mas é assim que se criam problemas.minimeu Escreveu:obrigado pelas respostas, ela ja deu um passeio longo com a familia, tinha medo quando ouvia outro cão a ladrar, a solução que encontramos, foi um lazer, ela adora correr atras da luzinha vermelha, depois foi correr para ela vir atras de nós... agora é incutir o habito.
Experimente chamá-la a si de vez em quando, mesmo dentro de casa, quando ela não estiver a contar, e recompensá-la com um biscoito por exemplo, sempre que ela venha quando chama. Ela vai entender que é bom responder quando chamada

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Ah. E não é grande ideia passeá-la sem trela quando ela ainda nem aprendeu a vir quando a chamam. Imagine que ela se assusta e simplesmente não vem... continua a correr até a perderem de vista. Não é assim tão difícl de acontecer...
mas não a fui passear sem trela. corri um pouco e ela perssegui-me, depois só andei com passo apressado, ajudou a que ela se mantesse concentrada em mim, só se assustou quando ouviu um cão mas como tinha trela não houve problema.