gata persa faz necessidades fora da caixa :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
veriinha
Registado: segunda set 12, 2011 10:10 pm

segunda set 12, 2011 10:35 pm

Boa noite.
Tenho uma gata persa de dois anos. Em Maio de 2010, ou seja, aos 9 meses, ela teve o seu primeiro cio, mas decidimos não lhe dar logo o gato pra acasalar. Assim, ela foi tendo o cio mais ou menos uma vez por mês, e em Dezembro do mesmo ano decidimos que ela devia acasalar. Trouxemos um gato para nossa casa, eles tiveram juntos durante 5 dias e pensámos que era suficiente. Mas, pelos visto não era... Ela não engravidou e começou a fazer xixi fora da caixa.
Normalmente fazia sempre no chão (nunca num tapete) no canto da sala ou da cozinha. Faz hoje 8 meses que ela faz isso, ela raramente faz as suas necessidades líquidas na caixa. Só as faz quando somos nós a metê-la na caixa, ou quando fechamos a porta da sala e da cozinha. Mas hoje, fez fora da caixa, mesmo estando a sala e a cozinha fechadas.
Já fizemos de tudo, já metemos 3 caixas de areia, já mudamos de marca da areia, já lhe demos sermões, já a fechámos na casa de banho, já metemos vinagre no chão da cozinha e da sala, já tentamos que ela acasalasse com outro gato (porém não engravidou, outra vez!), mas ela faz sempre as necessidades fora da caixa.
Normalmente é o xixi que ela faz no sitio errado, mas também já ouve vezes em que ela fizesse o cocó.
As pessoas cá de casa já não suportam nem o cheiro nem o facto de terem de estar sempre a limpar o chão!
Por favor ajudem-me, já não sei o que fazer.
Os meus pais disseram que se ela fizer xixi no chão mais alguma vez iam vendê-la ou dá-la para um canil, estou desesperada :(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 12, 2011 10:53 pm

Vender...? :roll:
Dar a um canil...? :roll:
Engravidar...? :roll:

Por favor entreguem o animal a quem a estime e leve ao vet para determinar se tem alguma infecção urinária. Por favor. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

segunda set 12, 2011 11:38 pm

veriinha Escreveu:Boa noite.
Tenho uma gata persa de dois anos. Em Maio de 2010, ou seja, aos 9 meses, ela teve o seu primeiro cio, mas decidimos não lhe dar logo o gato pra acasalar. Assim, ela foi tendo o cio mais ou menos uma vez por mês, e em Dezembro do mesmo ano decidimos que ela devia acasalar. Trouxemos um gato para nossa casa, eles tiveram juntos durante 5 dias e pensámos que era suficiente. Mas, pelos visto não era... Ela não engravidou e começou a fazer xixi fora da caixa.
Normalmente fazia sempre no chão (nunca num tapete) no canto da sala ou da cozinha. Faz hoje 8 meses que ela faz isso, ela raramente faz as suas necessidades líquidas na caixa. Só as faz quando somos nós a metê-la na caixa, ou quando fechamos a porta da sala e da cozinha. Mas hoje, fez fora da caixa, mesmo estando a sala e a cozinha fechadas.
Já fizemos de tudo, já metemos 3 caixas de areia, já mudamos de marca da areia, já lhe demos sermões, já a fechámos na casa de banho, já metemos vinagre no chão da cozinha e da sala, já tentamos que ela acasalasse com outro gato (porém não engravidou, outra vez!), mas ela faz sempre as necessidades fora da caixa.
Normalmente é o xixi que ela faz no sitio errado, mas também já ouve vezes em que ela fizesse o cocó.
As pessoas cá de casa já não suportam nem o cheiro nem o facto de terem de estar sempre a limpar o chão!
Por favor ajudem-me, já não sei o que fazer.
Os meus pais disseram que se ela fizer xixi no chão mais alguma vez iam vendê-la ou dá-la para um canil, estou desesperada :(

....:evil::evil::evil:

POR QUÉ É QUE TEM UMA PERSA COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO (NÃO BREEDER OU SHOW) E NÃO ESTA ESTERILIZADA?? Não sabe que só os breeder ou show podem estar inteiros? Uma Persa qualidade pet NÃO PODE NEM DEVE PROCRIAR.

Esterilize o animal para tira-le o cio. Ela vai deixar de fazer xixi fora da caixa. E veja bem se ela não tem mais é problemas nos rins ou na vejiga, antes de dar sermones á coitada da gata, que não entende de religião.

Se esse tais donos "amam" tanto ao animal como para decidir da-la a um canil ou vende-la, melhor ficava eu com ela. Tinha a gatinha cá em casa a ser tratada como uma rainha, que é o mínimo que uma Persa ( e qualquer animal de estimação, seja ou não de raça) merece.
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça set 13, 2011 12:12 am

Dinodane, não sendo veterinária, atrevo-me a dizer que um gato que tivesse uma infecção urinária há oito meses já cá não estava...

Ao que parece, o equilíbrio da bichinha foi perturbado com a tentativa de acasalamento, deixou-se que o hábito de fazer as necessidades fora do sítio se enraizasse se e até, pasme-se, como possível remédio para eliminar esse hábito, tentou-se novo acasalamento!

Tenho em casa animais que fazem fora do sítio e nunca me passaria pela cabeça desfazer-me deles por causa disso. Toda esta história tresanda a querer fazer negócio com a bicha e não gostar dela o suficiente para a aceitar como agora é. Faz fora do sítio, ainda por cima não rende... toca de a vender ou despachar para o canil.

Veriinha, pelo que li, percebo que não é a sua perspectiva, mas é a dos seus pais. Quem é que gosta de um animal e coloca a hipótese de o vender porque faz fora do sítio?! Ou entregar num canil?!

O melhor a fazer é convencer os seus pais a darem a gatinha a quem a estime como merece, a quem a aceite tal como é.

Se eles resolverem tomar a atitude certa pelo seu animal de estimação, que é a da responsabilidade por cuidar e proteger durante toda a sua vida, esterilizem-na e, se o hábito de fazer as necessidades fora do sítio não passar, coloquem a questão a um veterinário que perceba de comportamento felino.

Ter animais é para o bom e para o mau. Na perspectiva dos seus familiares, é para ter ninhadas ou, ainda por cima não tendo, despachar ao mínimo problema.

Lamento, mas respostas milagrosas, para um problema como o que coloca, não há.

Tenho pena deste animal e de tantos outros que caem nas mãos erradas. Muitas vezes, a raça ou a beleza também são uma maldição.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Mika80
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2011 2:53 am

terça set 13, 2011 1:22 am

estive a ler este topico, e nem sei o que dizer ..
o que vou dizer, espero que nao se ofenda, pois nao a conheço, nem sei nada acerca de si ..

Mas pelo que li, voces compraram o gato, nalguma loja ou a um criadeiro, pois um criador aserio nao lhe vendia ..
depois esperaram até ela ter o cio, da 1ª vez nao deixaram, mas depois a seguir ja deixaram para ter ninhadas, certamente com a intençao de vender a ninhada e fazer dinheiro (pois um nao fazendo xixi na caixa, imagine 3 ou 4, enquanto nao se habituassem) ..
e agora como ela nao "serve para nada", pois nao emprenha, vende-se ou dá-se ..

segundo o que li, foi isto o que pensei, desculpe se estou errado ..

Mais uma coisa, ela nao faz as necessidades a 8 meses e so hoje é que fala nisso ?
Ainda mais, nesses 8 meses consultou algum veterinario ?

Desejo tudo de bom para si, e para a pobre da gata que nao tem culpa dos donos que tem :roll:
veriinha

terça set 13, 2011 8:43 am

Vou explicar melhor... porque o motivo dos meus pais a quererem dá-la para vender não é por ela não render nem engravidar, mas sim por não fazer as suas necessidades no sítio certo. Já os tentei convencer para não o fazerem, mas eles chegam estafados a casa e depois ainda têm que limpar as necessidades dela pela casa toda, e já estão fartos disso... e depois também o cheiro insuportável que está na casa há mais de 8 meses... enfim!
quando tentámos que ela acasalasse da primeira vez, sim, foi para ter ninhada. Mas como não deu, não ficámos desiludidos nem nada do género, pensámos só 'pronto, não tem mal nenhum.'
A segunda vez que a demos para acasalar foi pura coincidência... Porque fomos de férias e demos a gata a uns amigos nossos que têm outros gatos, e nessa altura ela por acaso estava com o cio. E foi assim que ela acasalou pela segunda vez, não era nossa intenção que ela acasalasse, simplesmente foi uma coincidência.
Quanto ao veterinário, sim, levámo-la para o veterinário que fica ao lado do canil, mas vamos levá-la para outro veterinário esta semana, porque para o qual levámos era mais direccionado para cães do que para gatos...
Obrigada pelas opiniões/sugestões.
Mika80
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2011 2:53 am

terça set 13, 2011 8:47 am

então e porque é que voce nao limpa as necessidades dela ?
nao lhe mostra a caixa ?
exemplo, qd ela faz cócó no chao, voce apanha com a pá, poe na areia, e leva lá a gata, assim ela ve, e cheira, e fica a conhecer, mas isso ja o devia ter feito a muito tempo ..
nao sei se a gata é sua ou dos seus pais ..
mas porque nao ajuda os seus pais ?
ja que chegam cansados a casa, ja tinha as coisas feitas(relacionadas com a gata) ..
veriinha

terça set 13, 2011 9:05 am

sim, mostramos a caixa, sempre que ela faz as necessidades no chão nós trazemo-la para a caixa. quando ela se praparava para fazer as necessidades na cozinha, pegávamos nela e metiamos na caixa, e ela fazia lá... mas não podemos andar sempre atrás dela e a controlá-la não é!...

ajudo de vez em quando, mas nem sempre estou em casa e às vezes nem reparo que ela faz as necessidades no sítio errado :S
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça set 13, 2011 11:11 am

Uma gata inteira, no cio e sem macho para cruzar, faz chichi no máximo de sítios que pode, preferencialmente perto de janelas e portas para que o "aroma" se espalhe bem. Podem ainda rebolar-se na própria urina. Associado a este comportamento o facto de ter tanto pêlo, não é de estranhar que ao fim de 8 meses a sua casa não tenha bom cheiro, principalmente se a urina e a própria gata não são limpas no momento. Este comportamento será suprimido com a esterilização desde que o animal não se tenha habituado a fazer as necessidades fora do sítio.
Agora a parte importante: Os cios constantes geralmente originam piómetras. O facto de ela não ter ficado prenha após 2 cruzamentos, já indicia problemas no sistema reprodutor tais como quistos nos ovários, infecção uterina, ... Seria mesmo conveniente a sua gata ser vista por um veterinário competente.
Maria João
MmeMorgana
Membro Veterano
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

terça set 13, 2011 4:46 pm

Nem sequer reparou no que eu disse respeito á Persas qualidade pet, não é? :roll: Essa gata tem de ser ESTERILIZADA.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça set 13, 2011 6:13 pm

MmeMorgana Escreveu:Nem sequer reparou no que eu disse respeito á Persas qualidade pet, não é? :roll: Essa gata tem de ser ESTERILIZADA.
MmeMorgana esse :roll: foi dedicado à minha intervenção? Se sim, reparei no que disse mas como não conheço a gata em questão nem os seus donos e também não sei se a bichana foi avaliada em exposição não faço a mínima idéia da qualidade dela como indivíduo da raça persa. De qq. modo, para mim, a esterilização/castração será obrigatória em 1º lugar por questões de saúde, em 2º lugar para comodidade do dono que assim evita quer os comportamentos indesejados próprios de animal em cio quer cruzamentos não desejados. Garanto-lhe que a qualidade do animal não pesa em nada na minha decisão de esterilização ou não esterilização, quanto mais na obrigatoriedade da mesma.
Maria João
MmeMorgana
Membro Veterano

terça set 13, 2011 7:10 pm

mjoaomarques Escreveu:
MmeMorgana Escreveu:Nem sequer reparou no que eu disse respeito á Persas qualidade pet, não é? :roll: Essa gata tem de ser ESTERILIZADA.
MmeMorgana esse :roll: foi dedicado à minha intervenção? Se sim, reparei no que disse mas como não conheço a gata em questão nem os seus donos e também não sei se a bichana foi avaliada em exposição não faço a mínima idéia da qualidade dela como indivíduo da raça persa. De qq. modo, para mim, a esterilização/castração será obrigatória em 1º lugar por questões de saúde, em 2º lugar para comodidade do dono que assim evita quer os comportamentos indesejados próprios de animal em cio quer cruzamentos não desejados. Garanto-lhe que a qualidade do animal não pesa em nada na minha decisão de esterilização ou não esterilização, quanto mais na obrigatoriedade da mesma.

Não foi para si Mjoaomarques :lol: Foi para a forista que abreu o tópico e parece querer evitar tocar o assunto da esterilização do animal.
MmeMorgana
Membro Veterano

terça set 13, 2011 7:15 pm

E já agora, se os pais querem vende-la ou da-la a um canil (!!) pelo facto de ela fazer xixi onde não deveria, desculpe que eu lhe diga, mas não devem perceber muito que se diga de criação de Persas, de exposições, de LOP, de standard, em fim, de NADA, nem sequer de tomar conta dum animal de estimação. Sem ánimo de ofender ninguém.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta set 14, 2011 1:04 am

MmeMorgana Escreveu:E já agora, se os pais querem vende-la ou da-la a um canil (!!) pelo facto de ela fazer xixi onde não deveria, desculpe que eu lhe diga, mas não devem perceber muito que se diga de criação de Persas, de exposições, de LOP, de standard, em fim, de NADA, nem sequer de tomar conta dum animal de estimação. Sem ánimo de ofender ninguém.
Pois,pois...não acha que seria menos traumatizante para o animal conseguir bons donos para essa gatinha... :roll: e claro que esterilização é ponto assente.

Como ninguem consegue ter sete oficios creio que em sua casa não existem criadores e assim faziam feliz alguem que gostasse dela e ficavam libertos do problema dos chichis... sorte muita mesmo para essa gatuxa.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 14, 2011 1:09 am

Olhe Verinha...

Tem duas hipóteses se gosta da gatinha:

Primeira, faça-se uma mulherzinha e limpe a menina o xixi, comece a ter mais atenção e responsabilidade já que diz que não "repara", isto para mim quer dizer "estou-me a cagar, os outros que limpem"; tente explicar aos seus pais que a devem esterilizar e tirar da ideia ninhadas ou então retire um x da sua mesada até ter a quantia necessária e encarregue-se disso.

Segunda, coloquem o animal para adopção e nem pensem em ganhar $ com isso, ninguém vai vos dar dinheiro por uma gata adulta e com problemas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”