Esta duvida persegue-me por aqui...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Ando estupefacta com as intervenções que alguns foristas fazem no que diz respeito ao seu amor pelos animais... isto, que é um fórum dedicado a todos os animais! Animais não sao apenas os caes e os gatos!
Na minha opiniao demonstra-se muito aqui um enorme abismo entre animais ditos "de estimação" e os outros, que ao fim ao cabo só servem para alimentação. Afinal, não sao todos animais?? Não merecem todos o nosso respeito, não são todos dignos de serem preservados e bem tratados??
Porque é que leio frequentemente observaçoes do genero "sou muito amigo do boi, nomeadamente no prato em forma de picanha!" e tantos outros?? Isto é um bocado humilhante para o boi, nao acham?
Por favor, nao quero entrar pelo caminho da necessidade de carne na alimentação, acho que isso ja foi muito debatido aqui, só acho é que as pessoas que comem carne deveriam parar de fazer este tipo de observaçoes que a meu ver sao de um especismo intoleravel!
Essas pessoas deviam pensar que o boi, tal como o seu cao ou o seu gato, tambem tem sentimentos, tambem foi bébé um dia, tambem teve os seus "sonhos" (certamente que os teve), tambem gosta de brincar, de amar, de VIVER!
Fico chocada sobretudo quando foristas ficam muito deprimidos de ver um gato escanzelado na rua, mas por outro lado dizem que gostam de comer um belo naco de carne!
Choram baba e ranho pelo seu caozinho que morreu de velho, mas sao capazes de ir á matança do porco ou á tourada!!
Como é possivel??
Podem explicar, por favor??? Eu nao entendo e fico triste de saber como as pessoas conseguem revelar uma insensibilidade tao grande por determinados animais...
Mas está visto que este forum tem o nome errado. Ou entao na Arca do Noé só havia caes e gatos (os outros estavam cortados aos bocados no congelador!)...
Na minha opiniao demonstra-se muito aqui um enorme abismo entre animais ditos "de estimação" e os outros, que ao fim ao cabo só servem para alimentação. Afinal, não sao todos animais?? Não merecem todos o nosso respeito, não são todos dignos de serem preservados e bem tratados??
Porque é que leio frequentemente observaçoes do genero "sou muito amigo do boi, nomeadamente no prato em forma de picanha!" e tantos outros?? Isto é um bocado humilhante para o boi, nao acham?
Por favor, nao quero entrar pelo caminho da necessidade de carne na alimentação, acho que isso ja foi muito debatido aqui, só acho é que as pessoas que comem carne deveriam parar de fazer este tipo de observaçoes que a meu ver sao de um especismo intoleravel!
Essas pessoas deviam pensar que o boi, tal como o seu cao ou o seu gato, tambem tem sentimentos, tambem foi bébé um dia, tambem teve os seus "sonhos" (certamente que os teve), tambem gosta de brincar, de amar, de VIVER!
Fico chocada sobretudo quando foristas ficam muito deprimidos de ver um gato escanzelado na rua, mas por outro lado dizem que gostam de comer um belo naco de carne!
Choram baba e ranho pelo seu caozinho que morreu de velho, mas sao capazes de ir á matança do porco ou á tourada!!
Como é possivel??
Podem explicar, por favor??? Eu nao entendo e fico triste de saber como as pessoas conseguem revelar uma insensibilidade tao grande por determinados animais...
Mas está visto que este forum tem o nome errado. Ou entao na Arca do Noé só havia caes e gatos (os outros estavam cortados aos bocados no congelador!)...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
deinhac, muitas dessas palavras que referiu, surgiram em determinados contextos, não estou a defender ninguém, mas quando as coisas se complicam, as palavras são ditas na esperança de causar impacto e atingir.
Tenho a certeza que ninguém aqui menospreza os outros animais, mas esses radicalismos que apresentou são de pessoas que só querem polémica e atenção...
Eu como e sei o que como, agora se me pedissem para matar o que como não era capaz...Só em medida extrema de necessidade de sobrevivência, mas há pessoas diferentes e temos de as respeitar como são. Não vou sequer referir-me mais a essa polémica sobre a alimentação etc etc, porque isso já foi muito debatida.
Cumprimentos.
Tenho a certeza que ninguém aqui menospreza os outros animais, mas esses radicalismos que apresentou são de pessoas que só querem polémica e atenção...
Eu como e sei o que como, agora se me pedissem para matar o que como não era capaz...Só em medida extrema de necessidade de sobrevivência, mas há pessoas diferentes e temos de as respeitar como são. Não vou sequer referir-me mais a essa polémica sobre a alimentação etc etc, porque isso já foi muito debatida.
Cumprimentos.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado dez 27, 2003 9:19 pm
deinhac:
Antes de tudo Mto boa Noite!
Entendo perfeitamente o que quis dizer!! Concordo consigo em algumas partes, sim na verdade tb nao gosto de ouvir nem ler, as pessoas a dizerem ke adoram comer um belo bife e depois falarem coitadinho do cao, coitadinho do gato!! Sim.... mtas vezes temos k ouvir isso, e nos revoltarmos!! É q as pessoas associam... a esses animais.... para alimentaçao! E sabe nao posso discordar cm eles.... pk esses animais foram mesmo feitos para a alimentaçao!! Embora seja totalmente contra as touradas e andar-me a gabar k andei a comer um bm bife e esse tipo de coisas! Obviamente k mtas vezes fico cm pena do probre do animal, k sei ke ele sofreu..... e ha mta gente ke tb se lembra disso, e creio q alguns.. talvez a minoria nao fazem esse comentario por mal!!
E creio q mtas vezes as pessoas esquecem-se k o bichinho tem sentimentos.... (n tou a dizer k sao todas, nem nada disso,mas tou so a dizer ka ha pessoas assim!!)...... Enfim... esperemos k as pessoas venham mudar de comportamento... quando pensarem em comer um bife, pensem, comem-no, mas tb... k estao perante um animl k sofreu, e n ve-lo cmo um simples e bom bife!!
Os meus cumprmentos
Antes de tudo Mto boa Noite!
Entendo perfeitamente o que quis dizer!! Concordo consigo em algumas partes, sim na verdade tb nao gosto de ouvir nem ler, as pessoas a dizerem ke adoram comer um belo bife e depois falarem coitadinho do cao, coitadinho do gato!! Sim.... mtas vezes temos k ouvir isso, e nos revoltarmos!! É q as pessoas associam... a esses animais.... para alimentaçao! E sabe nao posso discordar cm eles.... pk esses animais foram mesmo feitos para a alimentaçao!! Embora seja totalmente contra as touradas e andar-me a gabar k andei a comer um bm bife e esse tipo de coisas! Obviamente k mtas vezes fico cm pena do probre do animal, k sei ke ele sofreu..... e ha mta gente ke tb se lembra disso, e creio q alguns.. talvez a minoria nao fazem esse comentario por mal!!
E creio q mtas vezes as pessoas esquecem-se k o bichinho tem sentimentos.... (n tou a dizer k sao todas, nem nada disso,mas tou so a dizer ka ha pessoas assim!!)...... Enfim... esperemos k as pessoas venham mudar de comportamento... quando pensarem em comer um bife, pensem, comem-no, mas tb... k estao perante um animl k sofreu, e n ve-lo cmo um simples e bom bife!!
Os meus cumprmentos

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
deinhac, tenho muita pena de lhe dizer isto mas acho que este tópico é absolutamente desnecessário. Porque não dizer isto num dos tópicos existentes sobre o assunto?
Eu posso dizer que gosto do boi e posso dizer que gosto de picanha. Não é mentira porque gosto das duas coisas. Há que fazer uma distinção entre o animal vivo e o animal em forma de hamburguer. São coisas diferentes, pelo menos de acordo com o que penso, pois após a morte deixa de ser um animal para ser uma carcaça. É claro que devemos mostrar respeito pelo animal morot, mas será um desrespeito tão grande comer o seu corpo que, ao fim ao cabo, não tem grande utilidade prática na forma de cadáver?
Gosto de bois, de porcos, de galinhas... em tempos tive para ter os dois últimos (queríamos um leitão de estimação...). No entanto, não me coíbo de os ter no prato ou melhor de o ter no prato, pois não gosto de carne de frango e da maior parte da carne de porco. Sei que, se tivesse sido educada para isso, também comeria cães e gatos e continuaria a gostar deles enquanto vivos.
Cada um tem a sua opção de alimentação. Claro que cada um puxa a brasa à sua sardinha (ou à couve de bruxelas), tentantdo convencer os demais a tomar a mesma posição. Isso não é motivo para dizerem que os omnívoros são hipócritas, como subentendi na sua mensagem, e maldosos. Afinal, conhece-os a todos? Não pode haver excepções raras e nunca vistas?
Agora, uma questão para os vegetarianos: vocês gostam das plantas (árvores, flores, legumes, vegetais em geral)?Se disserem que sim, são to maus como nós. Atenção: isto é apenas uma pergunta por curiosidade. Não há nenhuma intenção malévola por trás.
Eu posso dizer que gosto do boi e posso dizer que gosto de picanha. Não é mentira porque gosto das duas coisas. Há que fazer uma distinção entre o animal vivo e o animal em forma de hamburguer. São coisas diferentes, pelo menos de acordo com o que penso, pois após a morte deixa de ser um animal para ser uma carcaça. É claro que devemos mostrar respeito pelo animal morot, mas será um desrespeito tão grande comer o seu corpo que, ao fim ao cabo, não tem grande utilidade prática na forma de cadáver?
Gosto de bois, de porcos, de galinhas... em tempos tive para ter os dois últimos (queríamos um leitão de estimação...). No entanto, não me coíbo de os ter no prato ou melhor de o ter no prato, pois não gosto de carne de frango e da maior parte da carne de porco. Sei que, se tivesse sido educada para isso, também comeria cães e gatos e continuaria a gostar deles enquanto vivos.
Cada um tem a sua opção de alimentação. Claro que cada um puxa a brasa à sua sardinha (ou à couve de bruxelas), tentantdo convencer os demais a tomar a mesma posição. Isso não é motivo para dizerem que os omnívoros são hipócritas, como subentendi na sua mensagem, e maldosos. Afinal, conhece-os a todos? Não pode haver excepções raras e nunca vistas?
Agora, uma questão para os vegetarianos: vocês gostam das plantas (árvores, flores, legumes, vegetais em geral)?Se disserem que sim, são to maus como nós. Atenção: isto é apenas uma pergunta por curiosidade. Não há nenhuma intenção malévola por trás.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
- Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul
Olá Deinhac! já há muito tempo que não a via por aqui
Esse tópico também me chamou a a tenção e fiquei...
mas o que se vai a uma pessoa destas?

Esse tópico também me chamou a a tenção e fiquei...

Oh Ladyxzeus acha que isto tem lógica? O animal que agora está morto já foi um animal com sentimentos...O seu cão se morrer vai dizer que agora é uma carcaça? Vai deixar de sentir a morte dele? Não vai sentir a sua falta? Imagine que o seu cão poderia ser comido na Coreia...depois que estivesse morto e não passasse de uma carcaça...Eu posso dizer que gosto do boi e posso dizer que gosto de picanha. Não é mentira porque gosto das duas coisas. Há que fazer uma distinção entre o animal vivo e o animal em forma de hamburguer. São coisas diferentes, pelo menos de acordo com o que penso, pois após a morte deixa de ser um animal para ser uma carcaça.
-
- Membro Veterano
Olás e obrigada pelas respostas!
Ladyzeus, antes de mais nao acredito em "topicos desnecessarios", o que pode interessar a uns pode nao interessar a outros (e estes passam á frente) Certamente que para membros mais antigos determinados assuntos ja sejam cansativos, isso eu entendo, mas têm de aceitar que membros mais recentes têm direito a colocar os topicos que bem entenderem...
Nao é minha intenção de todo voltar ao assunto vegetarinos VS omnivoros, estamos todos saturados dessa conversa que tem sido muito debatida e alvo de imensa discordia. Nao escrevi num topico já existente precisamente para nao ser encarado como mais um ponto de vista abonatorio de uma posição e para nao atiçar mais uma discussao que já nao vai a lado nenhum. Foi mais um desabafo, escrito de forma o mais consciente possivel, tambem para tentar que as pessoas sejam mais sensiveis aos animais em geral e nao apenas ao seu cao ou gato.
Ladyzeus, subentendeste mal a minha mensagem, nao acusei ninguem de hipocrisia, só mostrei o meu descontentamento pela discrepancia que alguns foristas fazem face aos variados animais.
Não é desrespeito comer a carcaça de um animal, mas a esse animal foi tirada a vida, sem sequer ter a possibilidade de ser encarado como um ser sensivel.
Eu ja disse aqui que para mim é a mesma coisa coisa comer um cao ou uma vaca, volto a salientar que gostaria de perceber porque é que para algumas pessoas seria um crime comer um cao, mas já nao é crime comer um boi, ou mesmo violentá-lo. É pela tradição?
Li muitos comentarios aqui que me levam a crer que as pessoas nao sentem a minima compaixao pelos animais que comem, mais, estes animais são vistos unica e exclusivamente como produto embalado de supermercado!
Porque é que aqui nao se discutem as condiçoes em que vivem os animais para abate? Isso nao interessa a ninguem? Só interessa saber que o meu gato está constipado, ou que o cao do outro foi abandonado?
Mais uma vez repito: esta conversa nao tem nada a ver com vegetarianos. Levaste isso para esse caminho porque assim o entendeste.
xauseeee!
Ladyzeus, antes de mais nao acredito em "topicos desnecessarios", o que pode interessar a uns pode nao interessar a outros (e estes passam á frente) Certamente que para membros mais antigos determinados assuntos ja sejam cansativos, isso eu entendo, mas têm de aceitar que membros mais recentes têm direito a colocar os topicos que bem entenderem...
Nao é minha intenção de todo voltar ao assunto vegetarinos VS omnivoros, estamos todos saturados dessa conversa que tem sido muito debatida e alvo de imensa discordia. Nao escrevi num topico já existente precisamente para nao ser encarado como mais um ponto de vista abonatorio de uma posição e para nao atiçar mais uma discussao que já nao vai a lado nenhum. Foi mais um desabafo, escrito de forma o mais consciente possivel, tambem para tentar que as pessoas sejam mais sensiveis aos animais em geral e nao apenas ao seu cao ou gato.
Ladyzeus, subentendeste mal a minha mensagem, nao acusei ninguem de hipocrisia, só mostrei o meu descontentamento pela discrepancia que alguns foristas fazem face aos variados animais.
Não é desrespeito comer a carcaça de um animal, mas a esse animal foi tirada a vida, sem sequer ter a possibilidade de ser encarado como um ser sensivel.
Eu ja disse aqui que para mim é a mesma coisa coisa comer um cao ou uma vaca, volto a salientar que gostaria de perceber porque é que para algumas pessoas seria um crime comer um cao, mas já nao é crime comer um boi, ou mesmo violentá-lo. É pela tradição?
Li muitos comentarios aqui que me levam a crer que as pessoas nao sentem a minima compaixao pelos animais que comem, mais, estes animais são vistos unica e exclusivamente como produto embalado de supermercado!
Porque é que aqui nao se discutem as condiçoes em que vivem os animais para abate? Isso nao interessa a ninguem? Só interessa saber que o meu gato está constipado, ou que o cao do outro foi abandonado?
Mais uma vez repito: esta conversa nao tem nada a ver com vegetarianos. Levaste isso para esse caminho porque assim o entendeste.
xauseeee!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Diz bem: já teve sentimentos. Depois de morto já não tem. Quando dois dos meus cães morreram deixaram de ser "cão" para ser o "corpo de um cão". Senti muito a morte deles mas não do seu invólucro corporal. Senti falta daquilo que tinham dentro, se é que me consigo fazer entender. Eles poderiam ter sido comidos na Coreia (ou se calhar não, devido à causa da sua morte) e, se eu vivesse na Coreia, poderia ser a coisa mais natural para mim. Não o posso saber porque não nasci lá nem fui educada segundo essa cultura. Assim, não gosto muito de tecer considerações sobre "o que aconteceria se...". Prefiro dizer tudo no infininitivo.veganinha Escreveu:Oh Ladyxzeus acha que isto tem lógica? O animal que agora está morto já foi um animal com sentimentos...O seu cão se morrer vai dizer que agora é uma carcaça? Vai deixar de sentir a morte dele? Não vai sentir a sua falta? Imagine que o seu cão poderia ser comido na Coreia...depois que estivesse morto e não passasse de uma carcaça...
Peço desculpa por ter subentendido mal a sua mensagem. No entanto, creio que essa discrepância provem da vivência que temos com alguns animais. Choramos quando morre um abnimal que amámos e conhecemos. Não nos faz impressão ver matar algo que nunca vimos de parte nenhuma. (nota: este "nos" refere-se ao geral dos gerais. A mim, por exemplo, a matança do porco e a tourada fazem-me muita impressão. A outros não fará.)deinhac Escreveu:Ladyzeus, subentendeste mal a minha mensagem, nao acusei ninguem de hipocrisia, só mostrei o meu descontentamento pela discrepancia que alguns foristas fazem face aos variados animais.
Porque é que, para a maior parte dos ocidentais, é criem comer um cão? Porque estamos habituados a vê-lo como animal de companhia. Um boi já não é visto dessa forma. Para além disso, não creio que tenha havido povo algum na Europa que se alimentasse de cães ou de gatos. Logo, isto também provém da cultura em que estamos inseridos. Não digo que não possamos mudar esta cultura, mas é uma das razões principais para comermos vaca e porco e não cão e gato.deinhac Escreveu:Eu ja disse aqui que para mim é a mesma coisa coisa comer um cao ou uma vaca, volto a salientar que gostaria de perceber porque é que para algumas pessoas seria um crime comer um cao, mas já nao é crime comer um boi, ou mesmo violentá-lo. É pela tradição?
Se calhar algumas pessoas vêm o animal como embalagem (será que também pensam que, quando vivos, são embalgens com pernas, a andar de um lado para o outro?). Mas outras (muitas outras) vêm o animal como ser que foi sacrificado para que o possamos comer.
É nesse ponto que reside a questão. Acho que podemos abater os animais, sacrificados em prol da nossa sobrevivência, desde que o dito sacrifício seja feito em todas as condições possíveis e imaginárias, de forma a impingir um mínimo de sofrimento físico e psicológico. Isto interessa. Interessa tanto que até já foi um assunto aqui discutido (algures...).deinhac Escreveu:Porque é que aqui nao se discutem as condiçoes em que vivem os animais para abate? Isso nao interessa a ninguem? Só interessa saber que o meu gato está constipado, ou que o cao do outro foi abandonado?
Também interessa saber se o gato está constipado, mas sob uma perspectiva diferente. Afinal, interessam as duas coisas.
Levei a conversa para esse rumo devido ao meu "subentendimento" errado. Peço desculpa, mais uma vez.deinhac Escreveu:Mais uma vez repito: esta conversa nao tem nada a ver com vegetarianos. Levaste isso para esse caminho porque assim o entendeste.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Primeiro e antes de mais, eu não como, nem árvores, nem flores.ladyxzeus Escreveu: Agora, uma questão para os vegetarianos: vocês gostam das plantas (árvores, flores, legumes, vegetais em geral)?Se disserem que sim, são to maus como nós. Atenção: isto é apenas uma pergunta por curiosidade. Não há nenhuma intenção malévola por trás.
Segundo, sei perfeitamente que adoras picanhas, porque não queres acreditar que os animais sentem que vao morrer e sofrem.
Terceiro, é mais valiosa a carcaça de uma animal, que muitos humanos vivos, percebes?!
Quanto ao resto, devias ler melhor as coisas, porque estás a dizer que este tópico é desnecessário, porque este assunto já está a ser discutido noutros.
Por essa mesma razão, é que não devias ter feito esta pergunta, pela 1.599 vez, percebes?! Já enjoa.
SERES SENCIENTES. SENCIÊNCIA, é sobre isto que falamos.
Pela 1.600 vez!
-
- Membro Veterano
Ora com esta é que eu percebi que somos mesmo muito diferentes!ladyxzeus Escreveu:
Choramos quando morre um abnimal que amámos e conhecemos. Não nos faz impressão ver matar algo que nunca vimos de parte nenhuma.

Olha, Ladyxzeus, eu choro pelo meu cao que morreu, pelo gato maltratado da vizinha, pelo passaro que vi na estrada morto e pelo boi que nunca vi pessoalmente e que apenas conheço parte dele (que está devidamente rotulada e empacotada no supermercado!)
E nao é só pelos animais que eu choro, é tambem pelas pessoas que nao conheço de lado nenhum!
Pois é, sou uma impressionável chorona! Fazer o quê?
Ainda bem para ti que consegues restringir os teus sentimentos apenas aos que estão fisicamente á tua volta, acredita que é uma mais-valia neste mundo cruel!...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Uma pessoa assim não é normal da cabeça, já nem é rir, é sentir penaMadonna Escreveu: Terceiro, é mais valiosa a carcaça de uma animal, que muitos humanos vivos, percebes?!

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
CasadeAnaval, esse é o tipico comentario de quem quer atiçar e criar a discórdia!
Por acaso discorda que muitas pessoas nao valham absolutamente nada??
Pois olhe que eu subscrevo totalmente o que a Madonna disse...
Por acaso discorda que muitas pessoas nao valham absolutamente nada??
Pois olhe que eu subscrevo totalmente o que a Madonna disse...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Se subscreve que um cadáver vale mais que vários seres vivo então tem também graves problemas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Senhor Doutor CasadeAnaval, receite-me entao desses comprimidos que voces, pessoas normais tomam, para eu poder viver neste mundo perfeitamente feliz com a minha consciencia, para poder fazer as maiores barbaridades e sentir-me o maximo, assim como voces - pessoas normais - o fazem!!
Sim, eu tambem acho que há gente que devia nao existir!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
- Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos
Subscrevo na íntegra!deinhac Escreveu: Senhor Doutor CasadeAnaval, receite-me entao desses comprimidos que voces, pessoas normais tomam, para eu poder viver neste mundo perfeitamente feliz com a minha consciencia, para poder fazer as maiores barbaridades e sentir-me o maximo, assim como voces - pessoas normais - o fazem!!![]()
porra... ate k enfim k estou de acordo com o casadeanaval.deinhac Escreveu: Senhor Doutor CasadeAnaval, receite-me entao desses comprimidos que voces, pessoas normais tomam, para eu poder viver neste mundo perfeitamente feliz com a minha consciencia, para poder fazer as maiores barbaridades e sentir-me o maximo, assim como voces - pessoas normais - o fazem!!![]()
essa dos cadáveres terem mais valor que os vivos... fonix!!!
devem tar doentes

vamo-nos matar e matar tudo e todos que somos mais VALORIZADOS!!!!