Gato assustado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SuhMaia
Registado: quinta set 15, 2011 12:02 am

quinta set 15, 2011 12:07 am

Boa Noite .
Noite passada acabei por dar abrigo a um gatinho de 2 meses que estava abandonado... ele tem muito medo de pessoas e mia imenso. já não sei o que fazer e os vizinhos já começaram a reclamar. Já tenho dono para ele mas tenho medo que o abandonem por ele ter medo e se comportar desta maneira. Já alguém passou por uma situação destas? O que fizeram?
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta set 15, 2011 8:44 am

Mas mia quando está sozinho? Ou mia sempre?

Eu nunca tive uma situação destas, os meus chegaram pequeninos mas nunca estranharam nada, parecia que tinham vivido sempre aqui.

Tente sentar-se no chão próximo dele com comida (frango, peixe, comida de lata, fiambre) pode ser que começe a aproximar-se e perca o medo.
Sónia
Sushy55
Membro Veterano
Registado: quinta ago 25, 2011 8:59 pm

quinta set 15, 2011 8:48 am

Pelos outros tópicos que tenho lido por aí acho que é perfeitamente normal ele estar sempre a miar, foi abandonado e separado da sua familia ele tem saudades ... pode estar a miar porque quer o leite da mãe... O melhor que tem a fazer é tentar dar-lhe muito carinho e afecto, ser uma 'mãe e irmãos' para ele...

O futuro dono também devia informar-se em relação a isso, para não haver surpresas desagradaveis mais tarde... Devia dizer-lhe a verdade sobre o gato miar porque é capaz de continuar a miar caso não receba a atenção necessária. E devia confirmar que o novo dono está disposto a passar essa etapa com o gatinho, porque se no fim vai acabar por abandoná-lo pelo barulho o melhor é ele nem sair do pé de si para não ficar ainda mais traumatizado :|

Boa sorte com essa situação, vá dando noticias e espero que tudo corra pelo melhor !
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

quinta set 15, 2011 9:57 am

A minha quando veio cá para casa nos primeiros dias também miava como que a chamar a mãe e irmãos.

Tente interagir com ela, "habituá-la" aos humanos, que ela deverá perder esse hábito :)

Boa sorte!
SuhMaia
Registado: quinta set 15, 2011 12:02 am

quinta set 15, 2011 1:22 pm

Obrigada a todos pelos conselhos :) eu já tentei me aproximar mas ele bufa muito e tenho medo de lhe provocar mais medo. Tenho uma gatinha do tamanho dele e juntei-os para ver se lhe fazia bem... ele com a gatinha ainda brinca mas quando me chego á beira esconde-se :( eu já avisei a futura dona do problema dele e pedi-lhe que se por acaso ela não quisesse para me avisar que eu vou lá busca-lo mas como ele é pequenino acho que com o tempo e paciencia ele se irá tornar mais sociavel. Foi a primeira vez que tive esta experiencia, há pouco tempo deixaram-me 6 gatinhos com dias de vida à porta... 5 já foram adoptados e eram todos super meiguinhos.
Obrigada mais uma vez pelos conselhos...
andgue
Registado: domingo fev 05, 2012 9:13 pm

domingo fev 05, 2012 9:42 pm

Adoptei uma gatinha que está cá em casa há 24 horas. É muito meiguinha mas está desconfiada e assustada. Está sempre á procura de um buraquinho para se esconder.
A minha dúvida é: insisto que ela esteja connosco e dou-lhe miminhos ou deixo-a estar sossegadita?
É que se não a for buscar ela não sai do ninho...
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo fev 05, 2012 10:09 pm

Acho que deve ir lá dar-lhe miminhos, quando ela perder mais o medo irá ter consigo :)
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

segunda fev 06, 2012 10:35 am

É perfeitamente normal os gatinhos nos primeiros dias ou semanas ficarem assustados no novo ambiente ...
Na minha opinião: não se deve forçar o gato ... o melhor é ignorá lo, continuar a fazer as coisas normais de casa, falar com a familia, ver tv enfim essas coisas ... com o tempo ele vai se aproximar e aí é aproveitar tudo para brincar com ele, bolinhas, fios etc... depois começar com tentativas de festas ... o tempo é um maravilhoso conselheiro

boa sorte
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda fev 06, 2012 12:46 pm

andgue Escreveu:Adoptei uma gatinha que está cá em casa há 24 horas. É muito meiguinha mas está desconfiada e assustada. Está sempre á procura de um buraquinho para se esconder.
A minha dúvida é: insisto que ela esteja connosco e dou-lhe miminhos ou deixo-a estar sossegadita?
É que se não a for buscar ela não sai do ninho...
Dê-lhe tempo, não sabe o que essa gatinha pode ter passado, e é normal que se sinta assim, afinal está numa casa que para ela ainda é estranha, e está com pessoas estranhas.

Com calma e muitos miminhos, vai ver que a coisa se resolve
:wink:

Parabéns pela adopção, é uma menina linda...
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda fev 06, 2012 12:48 pm

SuhMaia Escreveu:Boa Noite .
Noite passada acabei por dar abrigo a um gatinho de 2 meses que estava abandonado... ele tem muito medo de pessoas e mia imenso. já não sei o que fazer e os vizinhos já começaram a reclamar. Já tenho dono para ele mas tenho medo que o abandonem por ele ter medo e se comportar desta maneira. Já alguém passou por uma situação destas? O que fizeram?
de uma vista de olhos no topico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=94962

talvez ajude.

paciencia e boa sorte.
Responder

Voltar para “Gatos”