periquito

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

terça dez 02, 2003 1:18 pm

olá a todos!
tenho um periquito com cerca de 5 meses.
desde que veio para minha casa, com cerca de um mês, para comer dei-lhe sempre mistura de sementes daquelas k se vendem nas lojas de animais, uma papa própria para eles e fruta.
o problema é k da mistura de sementes ele só come as bolinhas (desculpem mas não tenho a certeza como se chama, será alpiste? :oops: ) e o resto deixa tudo (umas sementes mais compridas e uns pedaços coloridos k também nao sei como se chama).
há pouco tempo vi k se vendia apenas essas bolinhas que ele come e estou a pensar em comprar, visto k ele nao come as outras sementes.
o que eu gostava de saber é se isso é suficiente para a sua dieta? também tem uma pedra de cálcio à disposição mas nao lhe liga muito...
posso tirar a mistura de sementes e dar-lhe só essas bolinhas sem o prejudicar?
desde já obrigado!
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

terça dez 02, 2003 8:08 pm

As bolinhas chamam-se milho alvo, acho eu.
Realmente é um pouco estranho ele só comer isso, devia ter uma dieta mais variada. Por isso aconselho a não mudar para uma ração só com milho alvo.
Os mais compridos são aveia. Normalmente é a coisa que os periquitos mais gostam, pelo menos os meus foi a primeira coisa que começaram a comer e no inicio recusavam-se a comer outra coisa.
Os coloridos são vitaminas. O melhor é n tirar mesmo, pk senão ou compravas umas vitaminas para pôr na água ou ele podia ficar com uma defeciencia vitaminica.
Quanto ao cálcio, n te preocupes, ele há-de ir lá quando precisar.

Espero ter ajudado.

;)
Zeidan
Registado: quinta dez 18, 2003 3:59 am

quinta dez 18, 2003 5:32 am

Olá,

Os Periquitos Australianos possuem uma característica chamada de "palatabilidade seletiva". Isso significa que eles escolhem aquilo o que mais gostam para comer e deixam o que não gostam de lado.

Não é recomendável que você permita que ele coma somente isso. Portanto, sugiro que você ofereça outras coisas para ele como:

1 -Verduras verde-escuras (couve, chicória, almeirão) dus vezes p/ semana;
2 -Jiló (Parta ao meio e sirva uma banda) uma vez p/ semana;
3 - Milho verde (natural, sem cozinhar) de vez em quando;
4 -Pão seco e duro sempre que puder;
5 - sementes de girassol (se essa já não vierem na ração que você compra).

Jamais dê:

1- Abacate - é tóxico para eles e pode matar;
2 - Alface e demais verduras verde-claro pois podem causa desenteria (diarréia).

Algumas das coisas que listei acima você pode não conhecer pois podem não existir aí em Portugal ou ter outro nome.

Um forte abraço,

Alex Zeidan
Brasília - DF
Brasil
Zeidan
Registado: quinta dez 18, 2003 3:59 am

quinta dez 18, 2003 5:33 am

Olá,

Os Periquitos Australianos possuem uma característica chamada de "palatabilidade seletiva". Isso significa que eles escolhem aquilo o que mais gostam para comer e deixam o que não gostam de lado.

Não é recomendável que você permita que ele coma somente isso. Portanto, sugiro que você ofereça outras coisas para ele como:

1 -Verduras verde-escuras (couve, chicória, almeirão) dus vezes p/ semana;
2 -Jiló (Parta ao meio e sirva uma banda) uma vez p/ semana;
3 - Milho verde (natural, sem cozinhar) de vez em quando;
4 -Pão seco e duro sempre que puder;
5 - sementes de girassol (se essa já não vierem na ração que você compra).

Jamais dê:

1- Abacate - é tóxico para eles e pode matar;
2 - Alface e demais verduras verde-claro pois podem causa desenteria (diarréia).

Algumas das coisas que listei acima você pode não conhecer pois podem não existir aí em Portugal ou ter outro nome.

Um forte abraço,

Alex Zeidan
Brasília - DF
Brasil
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 30, 2003 11:36 am

Boas a todos...

Há bastante tempo que eu não ando por aqui, a visitar a arca de noé...falta de tempo...mas agora penso que consegui retomar a minha rotina... :D espero conseguir mantê-la...

Ora bem...sementes de girassol...de certeza que se pode dar esse tipo de sementes?para começar os meus nunca lhes ligaram muito...eu sempre tive o vício, de além de ter a habitual mistura, ter vários tipos de sementes diferentes...isto é...tenho uma caixa com a habitual mistura...e depois tenho várias...uma com milho alvo...outra com alpiste...estc...e já tive uma com sementes de girassol...

Acontece que eu li que essas sementes são muito oleosas e só podem ser dadas numa quantidade específica caso contrário podem morrer...

Como eu não sabia essa quantidade...e os meus periquitos não apreciavam essas sementes optei por não mais lhes dar essas sementes...

Estarei muito errada?

p.s. - nunca esquecer que qualquer alimento que possa ser eventualmente vítima de utilização de pesticidas deve ser meticulosamente lavado!
Xanessa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 27, 2003 9:19 pm

sexta jan 09, 2004 8:09 pm

Oi diphy! Então o teu piriquito ja se habitou a comer o outro tipo de comida?
Na minha opinao, acho q nao devias deixar ele so comer essas sementes porque ele precisa tb das outras..... o q ele pode e nao gostar dessa marca de comida!! As vezes os animais sao esquisitos nessas coisas! Parecendo que nao, por vezes os sabores sao diferentes, tenta comprar outro tipo de marca!! Mas nao retires... nao lhe des so a comida ke ele gosta, mas tb as outras!!
Nao tens outro piriquito mais crescidinho? E que por vezes como ele e jovenzito.... ao ver o outro a comer, por vezes imita-o... e vai comer tb!! E assim ja tinhas o problema resolvido!! :)
Espero ter-te ajudado!! Cumprmentos!
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sábado jan 10, 2004 11:16 am

olá a todos!
obrigado desde já pela vossa ajuda.... mas o problema continua!
eu já mudei de marca de comida, mas ele continua a comer as mesmas sementes. nao tenho outro periquito, ele é o unico k tenho... nao se sente sozinho porque dá-se muito bem com um canario k tem ao lado dele e eu também lhe faço companhia.
mas em relação à comida, nao sei mais k fazer. ele só come o milho alvo e além disso também come pão, alface de vez em quando e outros vegetais, assim como fruta.
ele nunca me pareceu doente, está bem, brincalhão como sempre, come muito dessas sementes e voa muito muito bem....
nao sei se com o tempo ele ficará mais fraco por comer só isso, mas eu nao o posso obrigar a comer outras coisas....

mesmo assim, muito obrigado a todos pela ajuda!
um abraço!
Responder

Voltar para “Aves”