Hotel para Cães: Há Responsabilidade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta set 15, 2011 3:30 pm

O cão de olhos azuis do meu avatar ... era o Martim, o canito que morreu agora no dia 23 de Agosto com leish. :cry: :cry:

É um dos tais casos de que lhe falei que não tinha nenhum sintoma. Quando saíu do canil foi de imediato ao vet onde esteve a fazer exames a tudo e mais alguma coisa, tendo dado tudo negativo.

Um ano depois e, porque começou a coxear duma patinha, foi a outro vet e foi este que por mero acaso descobriu que ele tinha leish e infelizmente já tinha os rins afectados. :cry:

Quando o Martim saíu do canil tinha uma feridita numa orelha e outra na ponta do nariz que nos disseram que tinham sido feitas lá no canil. Elas íam cicatrizando a voltavam aparecer de vez em quando. Como ele tinha uma mana muito doida que passava a vida a meter-se com ele, sempre pensámos que era ela que arrancava as crostas, tanto mais que ele tinha feito testes e não tinha nenhum dos sintomas de leish.

O actual vet dele sempre nos disse que de certeza que quando o tirámos do canil ele já tinha leish e que apesar dos testes terem dado negativos, existiam mais testes que podiam e deveriam ter sido feitos. :cry: :cry:

Se for ver o tópico da Estrelita (adoptados) veja bem a "badocha" que ela está e ... tem leish felizmente controladoa e também felizmente quando detectada ainda não tinha nenhum orgão afectado com o Martim. :cry:

Ainda bem que o Leão está todo bem disposto. É sinal de que já se sente melhor. :wink: As melhoras do miúdo e vá dando notícias.
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

quinta set 15, 2011 4:28 pm

Era muito bonito o Martim.
CarlotaM
Membro

quinta set 15, 2011 4:37 pm

Vaaanesssa
Membro Veterano
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am

quinta set 15, 2011 4:40 pm

[quote=

Um ano depois e, porque começou a coxear duma patinha, foi a outro vet e foi este que por mero acaso descobriu que ele tinha leish e infelizmente já tinha os rins afectados. :cry:
[/quote]

Arguida o coxear tinha alguma coisa a ver com a leish?
Arguidaa
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 1:13 am

Muito obrigada CarlotaM. O Martim era realmente um canito muito querido e taralhouco. Fazia as delícias de todo o mundo pois era mesmo muito simpático. :wink:
Arguidaa
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 1:19 am

Vaaanesssa Escreveu:[quote=

Arguida o coxear tinha alguma coisa a ver com a leish?[/quote]

Vaaanesssa, não o coxear não tinha nada a ver com a leish. Ele começou a coxear duma patinha durante aí uns dois dias e pensámos que tinha sido um mau jeito pois ele e a mana Maria passavam a vida nas correrias. O coxear passou e passadas aí umas 3 semanas recomeçou a coxear. Perante isto, resolvi ir ao vet pois não fosse algo mais do que um mau jeito.

Foi nessa altura e numa consulta em que foi visto das patas à cabeça que o vet para além das feridinhas muito pequenitas que tinha no focinho e numa orelhita desconfiou e depois pela apalpação das patas traseiras viu que ele tinha os gânglios linfáticos aumentados. Nessa altura aconselhou-me a ir ao meu vet para se fazerem as análises à leish mas, obviamente que já não saí de lá sem as mesmas terem sido feitas naquela altura. Infelizmente o diagnóstico confirmou-se.
Arguidaa
Membro Veterano

domingo set 18, 2011 7:08 pm

CarlotaM como é que está o Leão? Já acabou os tratamentos? Espero que esteja tudo bem com ele e, quando puder, dê notícias. Obrigada. :wink:
CarlotaM
Membro

segunda set 19, 2011 11:04 am

Eu é que agradeço o interesse, Arguida.

Depois da consulta de Sábado..
O Leão está bastante melhor da ferida no pescoço, que está praticamente seca. Em relação ao que a causou, a vet 2 do hotel repete que não foi mordidela de insecto e/ou mosquito, por consequência diz que não preciso de estar a pensar que poderá resultar numa doença mais séria, como a leishmaniose. Na visão da vet2 a ferida foi causada pelo tal pelo encravado, que deriva possivelmente de uma má escovagem da zona das “barbelas” do pescoço, que, de qualquer forma, terá ocorrido, digo eu, durante a estadia do cão no hotel, onde, em princípio, e de acordo com o meu conhecimento, teria sido escovado diariamente.

Assim, tiveram em consideração este facto, e facturaram apenas as injecções e medicamentos, da ferida e da otite. Achei razoável, era esta a atitude que em parte eu esperava mas que veio um pouco tarde, porque a primeira reacção foi dizer que o cão não tinha feridas quando saiu do hotel, e foi isto que me deixou mal impressionada e na “defesa”.
Não propriamente uma questão de dinheiro… mas antes de princípio; o assumir de alguma responsabilidade por parte do hotel pelo que aconteceu ao cão enquanto sob a sua responsabilidade e guarda e cuidados, porque eu não pude fazê-lo durante aquele tempo em que tive de férias, deixei-o no hotel para que o fizessem por mim, com o mesmo zelo.

A otite é que ainda não está curada, pelo contrário. Não estou a ter muito jeito em saber tratá-la, mas vou tentar pesquisar sobre o assunto, porque aparentemente não estou a conseguir limpar convenientemente as orelhas/ouvidos, o que faz com que esteja a por “gotas sobre gotas” do remédio (como dito pela vet2), e também não me parece que eu esteja a por bem as gotas, porque ou ponho demasiado e ficam-lhe a escorrer pelo pescoço a baixo, ou então ponho a menos. Embora a medida sejam dez gotas por ouvido duas vezes ao dia, como a bisnaguita é pequena e praticamente “desaparece” no meio das orelhas do Leão, ao tentar por as gotas mal estou a ver o que estou a fazer quanto mais conseguir contar as gotas, ... A bisnaga acaba após meia dúzia de utilizações, não há prontamente nas farmácias, tendo que ser encomendada (mas é rápida, chega no próprio dia). Esta manhã já encomendei duas que chegam esta tarde, às 15h30.

Belinha, não me sinto confortável em divulgar o hotel para que não o usem, porque acho que foi um azar, parcialmente resolvido pelo assumir do ocorrido da parte deles. Mas, eu não me sinto confiante em deixar lá de novo o Leão.
Por outro lado, como garantir que os hotéis de cães que utilizarei no futuro serão melhores (aos meus olhos)? Só eu estando mais “preparada” (leia-se informada), e não deixar o cão num hotel como se fosse a coisa mais segura do mundo, porque, afinal, não é, simplesmente, porque podem ocorrer uma série de coisas ao cão enquanto ele não está à nossa vista (e nós não seremos obrigatoriamente informados disso).

A outra lição indirecta é que é indispensável vacinar o cão contra a leishmaniose, coisa que eu já tencionava fazer com o Leão, mas agora quaisquer reservas que houvesse contra a vacina para mim tornam-se sem sentido nenhum. Vacinem, nem que seja para estarmos mais descansados.
Arguidaa
Membro Veterano

segunda set 19, 2011 11:30 am

Obrigada pelas notícias CarlotaM e ainda bem que o Leão está melhor. :wink:

Quanto à otite dele, às vezes as mesmas são complicadas de se tratarem. Não sei como é que está a por as gotas no ouvido dele mas, com a prática vai lá. :wink: Tente inclinar o frasco das gotas e não o coloque mesmo junto ao ouvido e vai ver que para além de as conseguir contar, elas vão direitinhas para onde devem ir. :wink:

As melhoras do rapaz e vá dando notícias. Obrigada.

PS: Que tal uma foto do miúdo? :D :D
fsilva185
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 3:52 pm

segunda set 19, 2011 2:28 pm

O meu fica pelo menos uma vez por ano num hotel.
Ha sete anos, sempre no mesmo.
Nao tenho razoes de queixa, ja a minha vizinha ... foi para nunca mais.
Eu nao faco vistoria quando o vou buscar, pois e impossivel, dado o estado de contentamento em que fica, nao para quieto e so corre para a porta.
O ano passado, quando o fui buscar, tal foi o "histerismo" que se atirou contra a grade e partiu uma unha. foi sangue por todo o lado.
Trouxe-o para lisboa e direitinho ao vet. Nem passou pela cabeça culpar o hotel e paguei eu a despesa. Nao o deveria ter feito ??
Fiquei confusa, foi nas instalacoes, mas a verdade e que ele se magoou por me ter visto.
CarlotaM
Membro

segunda set 19, 2011 4:22 pm

Arguida, fotos do miúdo é difícil, mas vou tentar, o meu marido tem as todas algures, acho que numa pen..estão lindas diga-se, mas também não as saberia colocar aqui.
E obrigada, vou tentar fazer como diz, hoje à hora do tratamento, vou inclinar as gotas de forma a deixar cair as 10 dentro dos ouvidos..

..O tratamento agora é mais reduzido, às 08h00 da manhã e da noite, dar-lhe o antibiótico, desinfectar a ferida do pescoço com betadine, bem esfregado, limpar os ouvidos com compressas e/ou algodão e colocar as gotas.

FSilva, No seu caso, nem me passaria pela cabeça responsabilizar o hotel. No meu caso, não me passaria pela cabeça não responsabilizar o hotel. Em ambos os casos, o importante é sentirmos que o hotel nos transmite a confiança necessária, sabermos que nas mãos “dele” o animal fica bem.
(Eu até fiquei com alguma pena, acredite, porque sinto que as pessoas do hotel gostam verdadeiramente de animais o que é muito bom, claro.)
Responder

Voltar para “Cães”