Utilização incorrecta do Pecusanol
Moderador: mcerqueira
O meu avô já usava pecusanol para desinfectar as casotas dos cães e o curral das ovelhas.
Palavra de honra que é a primeira vez que oiço falar de alguém que usou pecusanol como se se tratasse de um shampoo de cheiro...
Aiopá... bahhh
Só estimo as melhoras do animal.
Palavra de honra que é a primeira vez que oiço falar de alguém que usou pecusanol como se se tratasse de um shampoo de cheiro...
Aiopá... bahhh
Só estimo as melhoras do animal.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta set 14, 2011 10:44 am
- Localização: 2 whippets, 2 dogues alemães, 1 yorkshire, 3 gatas, algumas cobras.
eu lembro me da minha avó usar pecusanol para lavar às vezes o quintal e para lavar os cães quando tinham pulgas e carraças. já na altura havia a preocupação de se diluir o produto em bastante água e raramente era usado. o banho era dado aos cães com uma esponja e eram lavados com água da mangueira a seguir. algum tempo depois o meu veterinário alertou me para o facto de ser um produto tóxico quando mal doseado e nós deixamos de usar.
No campo ainda se usa para lavar canis, estábulos e até cavalos, mas muito diluído.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Acredita mesmo que quem pega no Pecusanol para tirar o cheiro a peixe vai, como disse a forista, medir 10 mL e deitar em 5 L de água (que, por acaso, mas só mesmo por acaso, foi a diluição aqui referida previamente como a correcta por outro forista)? Já agora, peguem num copo medidor de cozinha, que foi o que supostamente os pais usaram para medir o produto (coisa estranha, medir venenos com o mesmo copo com que se mede a farinha ...) e vejam lá onde é que está o traço dos 10 mL. Só se for um copo de bonecasBelinha40 Escreveu:Mas Kittem mesmo que o animal não tivesse carraças e a forista tivesse usado o Pecusanol nas medidas certas, o animal não deveria ficar intoxicado. Não são as carraças que fazem com que o animal não fique intoxicado
Secalhar, e digo secalhar, o animal fez alegia ao produto

O problema não é do Pecusanol mas sim da utilização incorrecta de quem o usou.
<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu, por mim, acho bem que se alerte para este produto.
Acho, nomeadamente, que um produto que, com a foto de um cão no rótulo (deixando entender que é próprio para estes animais), mas podendo ser tóxico se usado erradamente, devia ter no rótulo, bem vísivel TÓXICO.
Talvez salvasse a vida de alguns cães.
Eu, nem nunca tinha ouvido falar deste produto.
Muita gente é analfabeto funcional e não lê os rótulos, por preguiça ou incapacidade.
Nas zonas rurais, onde, ainda por cima, as pessoas tem muita actividade física e pouca mental, a tendência é seguir os hábitos e os conselhos dos vizinhos.
Perguntem ao centro anti-venenos (70 chamadas por dia ao 112, sobretudo por envenamento com medicamentos).
Se as pessoas nem leem os rótulos dos medicamentos...
Acho, nomeadamente, que um produto que, com a foto de um cão no rótulo (deixando entender que é próprio para estes animais), mas podendo ser tóxico se usado erradamente, devia ter no rótulo, bem vísivel TÓXICO.
Eu, nem nunca tinha ouvido falar deste produto.
Muita gente é analfabeto funcional e não lê os rótulos, por preguiça ou incapacidade.
Nas zonas rurais, onde, ainda por cima, as pessoas tem muita actividade física e pouca mental, a tendência é seguir os hábitos e os conselhos dos vizinhos.
Perguntem ao centro anti-venenos (70 chamadas por dia ao 112, sobretudo por envenamento com medicamentos).
Se as pessoas nem leem os rótulos dos medicamentos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd Escreveu:Eu, por mim, acho bem que se alerte para este produto.

Está a ver aquela cruzinha em fundo laranja, no canto inferior esquerdo da imagem? Adivinhe lá o que significa e o que é que está escrito por baixo

Última edição por Babaorum em sexta set 16, 2011 8:58 am, editado 1 vez no total.
<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
O tópico foi editado, tendo sido alterado o título, visto estar incorrecto.
Foram bloqueadas temporariamente várias contas. Não iremos tolerar sistematicamente o desrespeito pelas regras e pelos outros membros.
Expressões como "anormais"ou "burrice" aplicadas a outros membros não são permitidas. Mas também não é correcto apelidar de "coragem" uma atitude incorrecta que podia ter resultado na morte de um animal, nem a provocação de membros que estão a passar informação correcta, nomeadamente o perigo da utilização deste produto para fins não indicados.
Não serão também permitidos off-topics com provocações, nomeadamente utilização de cosméticos, considerações sobre a actuação da moderação ou sobre outros membros.
O alerta mantém-se para a utilização incorrecta deste produto.
A atitude que se esperava dos utilizadores era passar informação sobre o facto de o produto não ter sido utilizado para o fim a que se destinava e a possibilidade de ter sido utilizada a dosagem errada. Isto, contudo, sem insultos ou provocações. Mas com abertura suficiente para que a dosagem tenha sido a correcta e algo diferente se possa ter passado.
Excepcionalmente foi deixada esta explicação mais longa no tópico, visto haver um ambiente crescente de conflito entre membros já veteranos. Por estes já conhecerem as regras entedemos que não há desculpa para não as cumprir, para não respeitar os outros membros. Quem está aqui pelos animais, tenta explicar, informar, mas de forma a que tenha realmente algum efeito, ou seja, sem insultar ou provocar. Isto implica também não desculpabilizar maus-tratos a animais, nem aproveitar qualquer divergência de pontos de vista para atacar os outros membros, mesmo que seja sem recurso a insultos expressos.
Melhores cumprimentos,
Foram bloqueadas temporariamente várias contas. Não iremos tolerar sistematicamente o desrespeito pelas regras e pelos outros membros.
Expressões como "anormais"ou "burrice" aplicadas a outros membros não são permitidas. Mas também não é correcto apelidar de "coragem" uma atitude incorrecta que podia ter resultado na morte de um animal, nem a provocação de membros que estão a passar informação correcta, nomeadamente o perigo da utilização deste produto para fins não indicados.
Não serão também permitidos off-topics com provocações, nomeadamente utilização de cosméticos, considerações sobre a actuação da moderação ou sobre outros membros.
O alerta mantém-se para a utilização incorrecta deste produto.
A atitude que se esperava dos utilizadores era passar informação sobre o facto de o produto não ter sido utilizado para o fim a que se destinava e a possibilidade de ter sido utilizada a dosagem errada. Isto, contudo, sem insultos ou provocações. Mas com abertura suficiente para que a dosagem tenha sido a correcta e algo diferente se possa ter passado.
Excepcionalmente foi deixada esta explicação mais longa no tópico, visto haver um ambiente crescente de conflito entre membros já veteranos. Por estes já conhecerem as regras entedemos que não há desculpa para não as cumprir, para não respeitar os outros membros. Quem está aqui pelos animais, tenta explicar, informar, mas de forma a que tenha realmente algum efeito, ou seja, sem insultar ou provocar. Isto implica também não desculpabilizar maus-tratos a animais, nem aproveitar qualquer divergência de pontos de vista para atacar os outros membros, mesmo que seja sem recurso a insultos expressos.
Melhores cumprimentos,
Quando os meus cães vão se esfregar na porcaria, porque são cães.
Por muito que me custe e fique zangado com eles. É o seu instinto.
Chegoamos a casa direitinhos para a banheira lá vai banho com o meu gel .
Ficam cheirosos e perfumados
As melhoras do canito
Por muito que me custe e fique zangado com eles. É o seu instinto.
Chegoamos a casa direitinhos para a banheira lá vai banho com o meu gel .
Ficam cheirosos e perfumados
As melhoras do canito
Bem vou falar da minha experiência com o Pecusanol, o tal frasquinho mini com tampa vermelha (não sabia sequer que havia outras apresentações).
Utilizei-o no dia 13 de Agosto/11 para dar banho a um cão de rua, que não tinha milhares de carraças, mas sim milhões (não, não estou a exagerar).
É um xcão de água branco com algumas malhas pretas. Quem residir na Damaia de baixo é impossível não o conhecer pelo aspecto que tinha, um autêntica carpete colada ao corpo de cor acastanhada.
Ora bem, decidi que havia de pelo menos tosquiá-lo e dar-lhe banho para o aliviar, mas a surpresa no vet ao começar a tosquia foi aterradora: o cão não tinha pele visível, só carraças e mais carraças. Poupo-vos à descrição da máquina a passar pelas carraças…ao fim de 2 horas de tosquia, passámos ao banho com shampoo insecticida e, como continuavam bem agarradas e as mais pequenas a circular pelo corpo do cão (e pelas paredes, pela bancada e por nós) tive mesmo de ir a correr comprar Pecusanol. É que devolver o cão com aquele aspecto à rua, era condená-lo a ser morto pela escumalha do bairro.
Foi utilizada a dosagem recomendada, 10ml para 5 litros de água fria e lavado o cão com 1 trapo…era vê-las a cair e a saírem com o pente das pulgas. Apesar disso, aquelas mini carraças, que se confundem com os nossos sinais, continuaram vivas e assim permaneceram durante algumas semanas, apesar de lhe ter colocado uma pipeta de Advantix. Só após lhe colocar uma coleira de Preventic lhe deixei de ver carraças.
Portanto, eu penso que seja como tudo, eu sou alérgica ao ácido clavulânico e já fui parar ao hospital por isso. A minha irmã toma na boa.
Já fiquei com 1 cadela nos braços com 1 vacina de V7 e já me passaram dezenas pelas mãos que não se passou nada.
Isto são só os meus 0,50 prá conversa
Utilizei-o no dia 13 de Agosto/11 para dar banho a um cão de rua, que não tinha milhares de carraças, mas sim milhões (não, não estou a exagerar).
É um xcão de água branco com algumas malhas pretas. Quem residir na Damaia de baixo é impossível não o conhecer pelo aspecto que tinha, um autêntica carpete colada ao corpo de cor acastanhada.
Ora bem, decidi que havia de pelo menos tosquiá-lo e dar-lhe banho para o aliviar, mas a surpresa no vet ao começar a tosquia foi aterradora: o cão não tinha pele visível, só carraças e mais carraças. Poupo-vos à descrição da máquina a passar pelas carraças…ao fim de 2 horas de tosquia, passámos ao banho com shampoo insecticida e, como continuavam bem agarradas e as mais pequenas a circular pelo corpo do cão (e pelas paredes, pela bancada e por nós) tive mesmo de ir a correr comprar Pecusanol. É que devolver o cão com aquele aspecto à rua, era condená-lo a ser morto pela escumalha do bairro.
Foi utilizada a dosagem recomendada, 10ml para 5 litros de água fria e lavado o cão com 1 trapo…era vê-las a cair e a saírem com o pente das pulgas. Apesar disso, aquelas mini carraças, que se confundem com os nossos sinais, continuaram vivas e assim permaneceram durante algumas semanas, apesar de lhe ter colocado uma pipeta de Advantix. Só após lhe colocar uma coleira de Preventic lhe deixei de ver carraças.
Portanto, eu penso que seja como tudo, eu sou alérgica ao ácido clavulânico e já fui parar ao hospital por isso. A minha irmã toma na boa.
Já fiquei com 1 cadela nos braços com 1 vacina de V7 e já me passaram dezenas pelas mãos que não se passou nada.
Isto são só os meus 0,50 prá conversa

Seal,
Pelo que entendi, todos esses procedimentos foram efectuados sob supervisão do veterinário, portanto a perigosidade do produto estava controlada e mesmo no caso de haver algum azar, estava no sítio certo para ser tratado
Pelo que entendi, todos esses procedimentos foram efectuados sob supervisão do veterinário, portanto a perigosidade do produto estava controlada e mesmo no caso de haver algum azar, estava no sítio certo para ser tratado

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm
ah ? Tu também ?TheOne Escreveu: Pelo que entendi, todos esses procedimentos foram efectuados sob supervisão do veterinário, portanto a perigosidade do produto estava controlada e mesmo no caso de haver algum azar, estava no sítio certo para ser tratado
Mas é necessário acompanhamento médico para a utilização do Pecusanol.
Claro que, o Pecusanol, como qualquer outro produto, fármaco ou não, pode sempre desencadear uma qualquer reacção alérgica.
Daqui a pouco, para dar um comprimido ao cão, só dou à porta do Vet.
Que drama.
<p>"Cortas as unhas e aguentas" by PauloC
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
Não é drama Paulo, é burrice.xPauloSantos Escreveu:ah ? Tu também ?TheOne Escreveu: Pelo que entendi, todos esses procedimentos foram efectuados sob supervisão do veterinário, portanto a perigosidade do produto estava controlada e mesmo no caso de haver algum azar, estava no sítio certo para ser tratado
Mas é necessário acompanhamento médico para a utilização do Pecusanol.
Claro que, o Pecusanol, como qualquer outro produto, fármaco ou não, pode sempre desencadear uma qualquer reacção alérgica.
Daqui a pouco, para dar um comprimido ao cão, só dou à porta do Vet.
Que drama.
Há produtos que eu acho que só deviam ser vendidos com receita médica devido à sua perigosidade e burrice natural das pessoas que não os sabem usar.
Nisto tudo os animais é que sofrem.
É que se deres uma dose dupla de desparasitante a um cão, na pior das hipóteses tens uma diarreia para limpar, já um produto com a toxicidade do pecusanol, não é bem assim...
E tu, tomas banho com pecusanol ou esse é mesmo o teu cheiro natural?

Deve ser pelo menos aconselhado pelo vet, ou não?
Se tivesse sido o caso, o vet não iria aconselhar pecusanol para dar banho a um cão que cheira mal. E o acompanhamento no vet não tem nada de mal, especialmente se considerarmos que há pessoas que não conseguem sequer usar correctamente os produtos, mais vale que o faça quem sabe.
Se tivesse sido o caso, o vet não iria aconselhar pecusanol para dar banho a um cão que cheira mal. E o acompanhamento no vet não tem nada de mal, especialmente se considerarmos que há pessoas que não conseguem sequer usar correctamente os produtos, mais vale que o faça quem sabe.
-
- Membro Veterano
Opinião pessoal.Acena Escreveu:Deve ser pelo menos aconselhado pelo vet, ou não?
Não necessita de ser aconselhado pelo Vet, no entanto, a consulta deste, pode ser uma mais valia.
Conforme referi atrás, é um produto que, a ser utilizado directamente em animais, deve ser quando tal se justifique.
E quando se justifica ?
Quando existem infestações severas de parasitas, caso contrário, acho completamente desnecessário.
O acompanhamento médico é sempre uma mais valia, seja em que situação for em que tenham de tomar um fármaco ou utilizar uma determinada substância que nos ofereça dúvidas sobre eventuais efeitos secundários.
Aquilo que me é dado a ver, e posso estar errado, é que a utilização do Pecusanol é efectuada de forma avulsa e sem motivos que o justifiquem.
Quando existe hoje uma panóplia de soluções anti-parasitárias bem mais seguras, ainda há pessoas a recorrer ao Pecusanol e até a banhos de 605 Forte... sim, banhos de 605 forte, vulgarmente conhecido como remédio do escaravelho, para tratar/controlar, meia dúzia de pulgas e/ou carraças.
Claro que é um produto com um nivel de toxicidade elevado. Vale a pena usá-lo só porque sim ?
Faz sentido a sua utilização consciente, em casos como o que foi relatado mais acima.
Mas lá está, é somente a minha opinião pessoal
Última edição por xPauloSantos em sexta set 16, 2011 1:08 pm, editado 1 vez no total.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Não é o meu cheiro normal, é o que fico quando saio de perto de ti... mas tomo só banho e passa.TheOne Escreveu: E tu, tomas banho com pecusanol ou esse é mesmo o teu cheiro natural?
Experimenta fazer o mesmo

</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>