Eu votei "sim"... acho que contrario um pouco as vossas opiniões pois a primeira vez que fui mordida tinha cerca de 5/6 anos e o cão que me mordeu fê-lo em reacção ao facto de eu ter agarrado a minha cadela, que andava saída, quando ele a tentou abordar.
A segunda vez, já era adolescente e fui mordida por um Dobermann a que eu estava perfeitamente habituada e que era «íntimo» lá de casa: ficava lá quando os donos íam de férias, passava as tardes lá em casa com a dona dele, brincava com a minha cadela...era um doce de cão...Um "belo" dia, em que estive na casa dos donos dele (que eram meus vizinhos), quando me despedi e me estava a dirigir para o patamar das escadas eis senão quando ele dispara um voo directo a mim e sem mais nem quê atirou-se e mordeu-me na cabeça, repetidamente. Nada nem ninguém conseguiu que ele me soltasse...quando o fez foi porque ele quis...
Escusado será dizer, que durante muitos anos não me podia sequer cruzar com um cão que ficava em pânico! Fui protagonista de cenas tão caricatas como saltar para cima de capôs de carros, não sair da porta do prédio até que os cães lá da rua largassem a porta do prédio, chegar à porta de casa e telefonar do carro para casa para me irem buscar, etc...etc...etc..
Quando a minha cadela morreu (com 15 anos) ofereceram-me um outro cachorrinho mas infelizmente ,morreu cedo devido a um problema congénito no coração...Disse para mim mesma que nunca mais teria cães. Tinha medo dos cães da rua ou das outras pessoas logo era muito complicado ir à rua passear um cão, que parecia actuar como chamariz para os outros, teria de passar avida a fugir (mais ainda)...
Há dois anos decidi ultrapassar este medo, primeiro ofereceram-me um SRD que é a coqueluche cá da casa. O meu marido decidiu pô-lo numa escola de obediência, presentemente faz agility ( «a feijões», mas faz e muito bem, acabou de aprender a fazer o slalon). Nas primeiras vezes que fui à escola nem saía do carro, depois comecei a sair mas ~em me chegava aos cães (fossem grandes ou pequenos) hoje aprendi a estar com os cães de forma salutar. Não me chego nem faço festas a qualquer cão mas consigo estar ao pé deles «calmamente»...Recentemente comprei uma cadela para correr comigo em agility ...e a cada dia que passa vou perdendo o medo.
Isto para dizer, eu fui mordida, sim eu ainda tenho um certo receio aos cães, mas estou a ultrapassá-lo e sou ABSOLTUTAMENTE CONTRA a rotulagem de cães perigosos e ACÉRRIMA DEFENSORA da teoria de que não existem cães perigosos e sim donos menos aptos a lidarem com os seus canitos...