Gato velhinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta set 16, 2011 3:54 pm

anja-azul Escreveu:vacinar um animal com 16 anos? para quê? e fez análises? em lugar da vacina, era importante ter feito análises ao fígado, rins e diabetes.
Porque é que não se deve vacinar um gato de 16 anos anja? A vet onde levo os meus vacina-os todos os anos independentemente da idade que têm. Suponho que um animal velhote, com um sistema imunitário não tão eficiente, tem que estar tão ou mais protegido quanto os mais novos. Não é assim?

Mas concordo realmente com a realização de análises. Aliás enquanto eu puder, a partir dos 12 anos os meus gatos fazem análises no mínimo de 6 em 6 meses.

EDITEI P/ acrescentar o 2º parágrafo
Maria João
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta set 16, 2011 4:00 pm

mjoaomarques Escreveu:
anja-azul Escreveu:vacinar um animal com 16 anos? para quê? e fez análises? em lugar da vacina, era importante ter feito análises ao fígado, rins e diabetes.
Porque é que não se deve vacinar um gato de 16 anos anja? A vet onde levo os meus vacina-os todos os anos independentemente da idade que têm. Suponho que um animal velhote, com um sistema imunitário não tão eficiente, tem que estar tão ou mais protegido quanto os mais novos. Não é assim?

Mas concordo realmente com a realização de análises. Aliás enquanto eu puder, a partir dos 12 anos os meus gatos fazem análises no mínimo de 6 em 6 meses.

um dos vets mais conceituados aqui do burgo disse-me que os gatos a partir dos 10 anos não precisam de ser vacinados porque o organismo consegue combater por si os problemas inerentes.
como vacinar não é barato, seria mais útil ter aproveitado o dinheiro para as análises básicas
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 4:04 pm

anja-azul Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:

um dos vets mais conceituados aqui do burgo disse-me que os gatos a partir dos 10 anos não precisam de ser vacinados porque o organismo consegue combater por si os problemas inerentes.
como vacinar não é barato, seria mais útil ter aproveitado o dinheiro para as análises básicas
Ou seja, segundo esse vet a partir dos 10 anos os gatos ficam automaticamente imunes às doenças para oa quais foram vacinadas anteriormente. É isso?

editei p/ reaaranjar a resposta
Maria João
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta set 16, 2011 4:06 pm

Ou seja, segundo esse vet a partir dos 10 anos os gatos ficam automaticamente imunes às doenças para oa quais foram vacinadas anteriormente. É isso?
é isso mesmo. vaciná-los, seria um desperdício. para mais, tão velhotes. já basta ter de vacinar os cães. desde que a kitty morreu com fibrosarcoma, acabaram-se as vacinas
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta set 16, 2011 4:12 pm

Acho que depende das vacinas. Em relação a pessoas, por exemplo, não se vacinam idosos contra a varíola, sarampo e outras doenças consideradas "infantis", porque há muito o seu corpo desenvolveu imunidade; da mesma forma, também não deveria vacinar-se um gato idoso contra panleucopénia, sobretudo se foi regularmente vacinado durante a vida; mas já as doenças do aparelho respiratório (calicivírus, herpesvírus, etc) devem continuar a ser prevenidas/atenuadas através da vacinação. Tal como os velhotes humanos são vacinados contra a gripe, por exemplo.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 4:23 pm

Chamarrita Escreveu:Acho que depende das vacinas. Em relação a pessoas, por exemplo, não se vacinam idosos contra a varíola, sarampo e outras doenças consideradas "infantis", porque há muito o seu corpo desenvolveu imunidade; da mesma forma, também não deveria vacinar-se um gato idoso contra panleucopénia, sobretudo se foi regularmente vacinado durante a vida; mas já as doenças do aparelho respiratório (calicivírus, herpesvírus, etc) devem continuar a ser prevenidas/atenuadas através da vacinação. Tal como os velhotes humanos são vacinados contra a gripe, por exemplo.
Sim estou acordo com a Chamarrita. Aliás acho que as últimas vacinas que eles têm feito são somente para as doenças respiratórias pq como estão quase sempre em casa (quando saiem, como estão velhotes, já não se aventuram para fora do meu jardim), já não levam a da leucose.

Anja, lamento pela sua KittY. Eu apanhei um susto, em Julho passado, com a minha Zuca mas felizmente o resultado veio negativo.
Maria João
suuz
Membro Júnior
Registado: sexta jul 30, 2010 10:04 am

sexta set 16, 2011 4:38 pm

Ele levou uma vacina para uma doença respiratória, porque há muito tempo que não iamos ao veterinário com ele. Como disse anteriormente ele só ia ao vet quando iamos para o alentejo e ele andava à solta pela rua. Mas já há muitos anos que não o levamos para lá. Por isso o vet achou por bem dar-lhe, não faço ideia como isso funciona por isso não o questionei.
Quanto às análises vamos fazer no fim do mês.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta set 16, 2011 5:04 pm

Me desculpem, mas acho esta história muito estranha ....

Alguem que diz que o seu gato está velhinho, que está a emagrecer , e respira mais rápidamente que o normal....isto já por um ano, que após insistencia nossa em o levar ao Vet , acaba por o levar ....

Um veterinário, ter como primeira preocupação vacinar um gato com 16 anos de idade que lhe aparece no consultório com esses sintomas...

Qualquer VET iria começar por lhe fazer as analises mais básicas, função renal , diabetes, contagem de Globulos vermelhos...Pelo menos aconselharia os donos a fazê-lo, em vez de por as vacinas em dia????.

Um gato que só vai ao Vet quando vai ao Alentejo, porque "anda na rua?"

Sou só eu que acha esta historia estranha?
suuz
Membro Júnior

sexta set 16, 2011 5:40 pm

Bem, em primeiro não sabe nada da minha vida para estar a fazer esse tipo de conclusões.
Segundo, não foi por insistência vossa, eu já o ia levar. Optámos por fazer assim, o veterinário vai fazer as análises no fim do mês (para a próxima leia melhor). E não foi há um ano que notei todos os sintomas, que eu saiba nao aparece tudo de repente. Não sabe desde quando reparei nisso, nem sabe se é sempre, porque eu não disse.
Depois não tem nada a ver com os motivos pelos quais o meu gato só vai ao vet porque quando vai para o alentejo anda na rua.

Obrigado por em vez de ajudar, estar a brincar aos detectives.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta set 16, 2011 6:19 pm

mas suuz, a jujubelle tem razão. O gato, estando doente, nem devia ser vacinado, o mais indicado era mesmo fazer hemograma e bioquímicas, tratar o que não estivesse bem e só vacinar quando estiver saudável... mas pronto, já está, já está, e o veterinário é que o viu, certamente terá feito a sua avaliação, e o fim do mês também já está perto.

As melhoras do seu gato!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 16, 2011 6:33 pm

PedrocasPT Escreveu:Nas colónias que alimento também tenho gatos velhotes. Mostram-se muito inteligentes e experientes por já viverem na rua há tantos anos. São também muito cautelosos, mas ao mesmo tempo, conseguem reconhecer muito mais rapidamente quem lhes quer bem e retribuir esse reconhecimento com um gesto de afecto, como por exemplo, darem uma cabeçadinha na mão de quem os alimenta.

Este é cego de um olho e tem uma orelha partida, é mau para os outros gatos da colónia e muito desconfiado com as pessoas:

Imagem

Este tem um filho exactamente igual a ele e andam sempre juntos, é muito calmo e só quer sopas e descanso:

Imagem

Este é o rei da colónia, todos os outros gatos seguem-no para todo o lado e ele é o primeiro a interagir com pessoas, para ver se vêm com boas ou más intenções:

Imagem

Olá Pedrocas,

Ficaria espantado se soubesse que qualquer um desses gatos não deverá ter menos de 10 anos?
é que a esperança de vida de um gato de rua é incomparávelmente inferior à dos gatos de casa. Esses exemplares até podem ter muito menos que 10 anos... 6 anos de lutas, doenças, feridas, etc são suficientes para lhes dar esse aspecto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

suuz
Membro Júnior

sexta set 16, 2011 7:39 pm

Chamarrita Escreveu:mas suuz, a jujubelle tem razão. O gato, estando doente, nem devia ser vacinado, o mais indicado era mesmo fazer hemograma e bioquímicas, tratar o que não estivesse bem e só vacinar quando estiver saudável... mas pronto, já está, já está, e o veterinário é que o viu, certamente terá feito a sua avaliação, e o fim do mês também já está perto.

As melhoras do seu gato!
Compreendo que sim, mas uma coisa é dizer tal como disse, outra é começar a divagar para outros lados a conversa. Também já disse a cima que o meu gato não parece doente, continua normal, não noto nada de estranho, depois das análises logo se verá. Mas possivelmente é algo associado à idade dele e verdade seja dita..tal como nós humanos temos doenças de velhice e temos de viver com elas até ao fim da vida..o mesmo será com os gatos. A única coisa que eu espero é se realmente verificarem algo de errado que ele possa viver o melhor possível.
anja-azul
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 8:39 pm

os velhos têm doenças de velhos, vivem com elas mas são medicados. com os animais deveria acontecer o mesmo. a começar pela alimentação. e de facto não sei que veterenário é esse que se preocupa mais com vacinas do que com análises num animal dessa idade. mas enfim, você é que sabe
suuz
Membro Júnior

sexta set 16, 2011 10:11 pm

Eu já devo ter-me explicado vezes sem conta..mas vou voltar a explicar que ele não fez as análises por opção nossa, serão feitas no final do mês.
E eu sei que as pessoas são medicadas, por isso é que disse que caso ele tenha algo quero que ele viva o melhor possivel.

Dou por terminada a minha participação neste tópico, já que as pessoas só gostam de ler o que lhes apetece
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sexta set 16, 2011 10:35 pm

dinodane Escreveu:
PedrocasPT Escreveu:Nas colónias que alimento também tenho gatos velhotes. Mostram-se muito inteligentes e experientes por já viverem na rua há tantos anos. São também muito cautelosos, mas ao mesmo tempo, conseguem reconhecer muito mais rapidamente quem lhes quer bem e retribuir esse reconhecimento com um gesto de afecto, como por exemplo, darem uma cabeçadinha na mão de quem os alimenta.

Este é cego de um olho e tem uma orelha partida, é mau para os outros gatos da colónia e muito desconfiado com as pessoas:

Imagem

Este tem um filho exactamente igual a ele e andam sempre juntos, é muito calmo e só quer sopas e descanso:

Imagem

Este é o rei da colónia, todos os outros gatos seguem-no para todo o lado e ele é o primeiro a interagir com pessoas, para ver se vêm com boas ou más intenções:

Imagem

Olá Pedrocas,

Ficaria espantado se soubesse que qualquer um desses gatos não deverá ter menos de 10 anos?
é que a esperança de vida de um gato de rua é incomparávelmente inferior à dos gatos de casa. Esses exemplares até podem ter muito menos que 10 anos... 6 anos de lutas, doenças, feridas, etc são suficientes para lhes dar esse aspecto.
É claro que fico espantado. :o Porque estes gatos, em particular os dois pretos e brancos, parecem ter muito mais de 6 anos em todos os aspectos. Por exemplo, o gato da segunda fotografia tem um filho exactamente igual a ele e andam sempre juntos, como já havia referido e o filho aparenta ter cerca de 3 a 4 anos e não tem nem metade da aparência do pai. O filho é um gato grande, com o pêlo bem tratado e, no entanto, anda na rua, assim como o pai.
Responder

Voltar para “Gatos”