Acham que quem aplica um produto destes merece que lhe dêem palmadinhas nas costas?SECÇÃO 3 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Perigos para a saúde:
Nocivo em contacto com a pele
Irritante para a pele e olhos.
Perigos ambientais em caso de derrame:
Perigoso para o meio ambiente. Tóxico para os organismos aquáticos. Pode causar efeitos
devastadores no meio aquático a longo prazo.
Sinais Específicos no Homem: Dificuldade respiratória. Dor nos olhos. Inconsciência.
Vómitos. Queixas cardiacas. Cólica. Dor de cabeça. Convulsões. Espasmos musculares.
Nervosismo. Miose. Dificuldade em engolir. Sensação de fraqueza. Sudorese profusa.
Transpiração. Distúrbios da fala. Hipersalivação. Indisposição.
Perigosidade em caso de fogo e explosão: Combustível. O produto emite fumos tóxicos
Combate a incêndios
Meios de extinção apropriados: Extintor de pó químico seco, espuma, dióxido de carbono ou
água (não utilizar jacto directo de água).
Riscos Especiais durante o Combate ao Fogo: Os produtos da combustão são tóxicos e / ou
irritantes. As medidas têm que ser tomadas para evitar a infiltração no solo do agente extintor
contaminado.
Equipamento de Protecção:
O pessoal deve levar equipamento de respiração autónomo.
SECÇÃO 8 - LIMITES DE EXPOSIÇÃO E PROTECÇÃO PESSOAL
Equipamentos de protecção pessoal
Em geral: Mudar a roupa de trabalho diariamente.
Proteção Respiratória: Em caso de forte exposição, usar: máscara de gás com filtro universal
Protecção dos olhos: Utilizar óculos de segurança
Proteção das mãos: Luvas.
Protecção do corpo: Roupa de trabalho de algodão ou tecido sintético (macacão, por
exemplo). Calçado resistente ou botas.
Higiene Industrial: Manipular em zonas bem ventiladas. Prover-se de uma lavagem de olhos e
assegurar-se um duche na área de trabalho.
Medidas de precaução, depois do trabalho: Lavar cuidadosamente (duche, banho, lavagem
do cabelo). Mudar de roupa.
Limpe cuidadosamente os equipamentos de protecção. Lavar cuidadosamente o equipamento
contaminado com sabão.
Classificação UE
Símbolo de perigo Xn Nocivo
Frases de Risco 10 Inflamável.
21 Nocivo em contacto com a pele.
36/38 Irritante para os olhos e pele.
Frases de Segurança 2 Manter fora do alcance das crianças.
13 Manter afastado de alimentos,
bebidas e animais alimentos para animais.
20/21 Não comer, beber ou fumar.
28 Após contacto com a pele, lave
imediatamente com abundantemente com
água e sabão.
36/37/39 Usar vestuário de protecção, luvas e
olhos / face.
46 Em caso de ingestão, procure orientação
médica imediatamente e mostrar este
recipiente ou rótulo .
Utilização incorrecta do Pecusanol
Moderador: mcerqueira
Acabei de abrir a ficha de segurança do novo pecusanol (1º. link) quem é que no seu perfeito juizo aplica num cão um produto que diz isto, e cito:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Não, o produto tem que ter aviso é para quem o manuseia, logicamente se é um produto tóxico para mim, que até obriga ao uso de equipamento de protecção individual, não deve ser muito bom para a saúde dos nossos animais.aisd Escreveu:Parece-me, a mim, que o que interessa são as consequências para o animal.
Estamos aqui a tratar de seres vivos por quem temos afeição.
O produto destina-se a cães.
Para nós, donos, tem toda a pertinência as consequências da sua utilização.
Daí a utilidade deste aviso.
Que serve também para outros produtos de venda livre.
Temos sempre de ler as letras pequeninas...
Pelos vistos, a rotulagem está-se marimbando para os animais.
O produto destina-se a desinfestação, não é específico para cães.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Estou com uma dúvida.
Aqui em casa, usávamos o Pecusanol (o antigo do frasco que tem um cão) quando apanhávamos cães com cachos de carraças e uma vez ajudei um vizinho a dar banhos disso a um burro que estava com sarna (ou piolhos não me lembro bem).
A questão é que costumava haver sempre lá por casa o tal frasquinho para dar um banho (bem diluido - muito diluido) a algum cão desgraçado que por lá aparecesse minado de carraças.
O frasco antigo já acabou.
Será que esse produto a que chamam "Novo Pecusanol" faz o mesmo efeito? E é seguro aplicando bem diluido?
Os meus pais moram no campo, num zona de muitos cães abandonados. Não podendo ficar com todos, pelos menos tiramos-lhes as pulgas e carraças, damos comida e quando algum por lá permanece juntamos dinheiro e esterilizamos, se for cadela, para não andar a parir.
Mas estar a por pipetas a todos os cães abandonados não é viável, daí optarmos por Pecusanol.
Será que esse Novo Pecusanol é seguro?
Estou a perguntar aqui porque não estou perante nenhuma situação urgente, se estivesse ligava ao veterinário, mas agora é mesmo só dúvida por questões de segurança dos bichos.
Obrigado
Aqui em casa, usávamos o Pecusanol (o antigo do frasco que tem um cão) quando apanhávamos cães com cachos de carraças e uma vez ajudei um vizinho a dar banhos disso a um burro que estava com sarna (ou piolhos não me lembro bem).
A questão é que costumava haver sempre lá por casa o tal frasquinho para dar um banho (bem diluido - muito diluido) a algum cão desgraçado que por lá aparecesse minado de carraças.
O frasco antigo já acabou.
Será que esse produto a que chamam "Novo Pecusanol" faz o mesmo efeito? E é seguro aplicando bem diluido?
Os meus pais moram no campo, num zona de muitos cães abandonados. Não podendo ficar com todos, pelos menos tiramos-lhes as pulgas e carraças, damos comida e quando algum por lá permanece juntamos dinheiro e esterilizamos, se for cadela, para não andar a parir.
Mas estar a por pipetas a todos os cães abandonados não é viável, daí optarmos por Pecusanol.
Será que esse Novo Pecusanol é seguro?
Estou a perguntar aqui porque não estou perante nenhuma situação urgente, se estivesse ligava ao veterinário, mas agora é mesmo só dúvida por questões de segurança dos bichos.
Obrigado
Estas coisas não são para usar muito ou pouco diluido - é para usar a DILUIÇÃO CORRECTA indicada pelo fabricante
E seguir todas as outras indicações do rótulo - não usar produto a mais, lavar o cão com água limpa para retirar todos os resíduos do produto, não deixar o cão ingerir o produto, etc. Não há NENHUM produto 100% seguro mas seguindo as indicações limita-se não só a possibilidade de ocorrerem reacções adversas como se diminui a sua gravidade.

<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
kitten, deixe lá a questão das palmadinhas, que acho que está ultrapassada.kittten Escreveu:Acabei de abrir a ficha de segurança do novo pecusanol (1º. link) quem é que no seu perfeito juizo aplica num cão um produto que diz isto, e cito:
Acham que quem aplica um produto destes merece que lhe dêem palmadinhas nas costas?SECÇÃO 3 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Perigos para a saúde:
Nocivo em contacto com a pele
Irritante para a pele e olhos.
Perigos ambientais em caso de derrame:
Perigoso para o meio ambiente. Tóxico para os organismos aquáticos. Pode causar efeitos
devastadores no meio aquático a longo prazo.
Sinais Específicos no Homem: Dificuldade respiratória. Dor nos olhos. Inconsciência.
Vómitos. Queixas cardiacas. Cólica. Dor de cabeça. Convulsões. Espasmos musculares.
Nervosismo. Miose. Dificuldade em engolir. Sensação de fraqueza. Sudorese profusa.
Transpiração. Distúrbios da fala. Hipersalivação. Indisposição.
Perigosidade em caso de fogo e explosão: Combustível. O produto emite fumos tóxicos
Combate a incêndios
Meios de extinção apropriados: Extintor de pó químico seco, espuma, dióxido de carbono ou
água (não utilizar jacto directo de água).
Riscos Especiais durante o Combate ao Fogo: Os produtos da combustão são tóxicos e / ou
irritantes. As medidas têm que ser tomadas para evitar a infiltração no solo do agente extintor
contaminado.
Equipamento de Protecção:
O pessoal deve levar equipamento de respiração autónomo.
SECÇÃO 8 - LIMITES DE EXPOSIÇÃO E PROTECÇÃO PESSOAL
Equipamentos de protecção pessoal
Em geral: Mudar a roupa de trabalho diariamente.
Proteção Respiratória: Em caso de forte exposição, usar: máscara de gás com filtro universal
Protecção dos olhos: Utilizar óculos de segurança
Proteção das mãos: Luvas.
Protecção do corpo: Roupa de trabalho de algodão ou tecido sintético (macacão, por
exemplo). Calçado resistente ou botas.
Higiene Industrial: Manipular em zonas bem ventiladas. Prover-se de uma lavagem de olhos e
assegurar-se um duche na área de trabalho.
Medidas de precaução, depois do trabalho: Lavar cuidadosamente (duche, banho, lavagem
do cabelo). Mudar de roupa.
Limpe cuidadosamente os equipamentos de protecção. Lavar cuidadosamente o equipamento
contaminado com sabão.
Classificação UE
Símbolo de perigo Xn Nocivo
Frases de Risco 10 Inflamável.
21 Nocivo em contacto com a pele.
36/38 Irritante para os olhos e pele.
Frases de Segurança 2 Manter fora do alcance das crianças.
13 Manter afastado de alimentos,
bebidas e animais alimentos para animais.
20/21 Não comer, beber ou fumar.
28 Após contacto com a pele, lave
imediatamente com abundantemente com
água e sabão.
36/37/39 Usar vestuário de protecção, luvas e
olhos / face.
46 Em caso de ingestão, procure orientação
médica imediatamente e mostrar este
recipiente ou rótulo .
Acho que agora o interessante era destrinçar entre este Novo Pecusanol (que, pelo vistos, continua a ser utilizado em cães em caso de grandes infestações, e até tem um cão no rótulo) e outros produtos da mesma marca, como aquele champô cuja fotografia vimos lá maisn para trás e o tal para utilização pecuária.
O de utilização pecuária nunca é (ou nunca devia ser) aplicado em cães ou gatos, isso julgo que será pacífico.
Mas e os outros dois? É que, ainda por cima, tendo o mesmo nome, prestam-se realmente a confusões muito perigosas.
A Mosterin também já aqui colocou dúvidas iguais ou parecidas.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm
Tassebem Escreveu: Acho que agora o interessante era destrinçar entre este Novo Pecusanol (que, pelo vistos, continua a ser utilizado em cães em caso de grandes infestações, e até tem um cão no rótulo) e outros produtos da mesma marca, como aquele champô cuja fotografia vimos lá maisn para trás e o tal para utilização pecuária.
O de utilização pecuária nunca é (ou nunca devia ser) aplicado em cães ou gatos, isso julgo que será pacífico.
Mas e os outros dois? É que, ainda por cima, tendo o mesmo nome, prestam-se realmente a confusões muito perigosas.
Mas será mesmo necessário explicar quais as diferenças entre, um concentrado para emulsão e um champô ou até mesmo uma coleira, todos eles de marca Pecusanol ?
E relativamente ao Pecusanol emulsão, também é necessário explicar que, existindo um especifico para uso pecuário e outro para cães, qual é que deve ser utilizado no béu béu ?
<p>"Cortas as unhas e aguentas" by PauloC
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não se mace, xPauloSantos, obrigada.xPauloSantos Escreveu:Tassebem Escreveu: Acho que agora o interessante era destrinçar entre este Novo Pecusanol (que, pelo vistos, continua a ser utilizado em cães em caso de grandes infestações, e até tem um cão no rótulo) e outros produtos da mesma marca, como aquele champô cuja fotografia vimos lá maisn para trás e o tal para utilização pecuária.
Mas será mesmo necessário explicar quais as diferenças entre, um concentrado para emulsão e um champô ou até mesmo uma coleira, todos eles de marca Pecusanol ?
E relativamente ao Pecusanol emulsão, também é necessário explicar que, existindo um especifico para uso pecuário e outro para cães, qual é que deve ser utilizado no béu béu ?

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Segundo o site do fabricante (Agroquisa), o Novo Pecusanol é um «concentrado para emulsão com 25% de diazinão - para pecuária». As indicações são: «Controlo de ectoparasitas (ácaros, carraças, piolhos, pulgas e moscas) em Bovinos, Equídeos, Ovinos, Caprinos e Suínos.» Tem no rótulo um pastor com um cavalo, uma vaca, etc.
Depois há um outro produto, chamado também Novo Pecusanol
, que é um «concentrado para emulsão com 25% de diazinão» e cujas indicações são: «O Novo PECUSANOL® é um potente ectoparasiticida para Cães, indicado no combate a pulgas, carraças, ácaros da sarna e insectos voadores». Tem no rótulo o focinho de um cão.
A aplicação é:
DOSES DE APLICAÇÃO
Em banhos: Canídeos – 10 ml de produto por cada 5 litros de água a usar no banho.
FREQUÊNCIA DOS TRATAMENTOS
Pulgas: quinzenalmente ou semanalmente em casos de forte infestação.
Carraças: 3 em 3 meses.
Sarnas: 1 a 3 tratamentos com 10 dias de intervalo.
Não encontrei no site nenhum champô nem coleira chamado Pecusanol, mas sim um Peritol Cães Champô Higiene, um Peritol Champô Ectoparasiticida (para desparasitação externa de cães e gatos) e um Peritol Coleira (ectoparasiticida, sendo que há para cães e para gatos), entre outros produtos da gama Peritol.
Fiquei elucidada e espero ter respondido à dúvida da Mosterin.
Depois há um outro produto, chamado também Novo Pecusanol

A aplicação é:
DOSES DE APLICAÇÃO
Em banhos: Canídeos – 10 ml de produto por cada 5 litros de água a usar no banho.
FREQUÊNCIA DOS TRATAMENTOS
Pulgas: quinzenalmente ou semanalmente em casos de forte infestação.
Carraças: 3 em 3 meses.
Sarnas: 1 a 3 tratamentos com 10 dias de intervalo.
Não encontrei no site nenhum champô nem coleira chamado Pecusanol, mas sim um Peritol Cães Champô Higiene, um Peritol Champô Ectoparasiticida (para desparasitação externa de cães e gatos) e um Peritol Coleira (ectoparasiticida, sendo que há para cães e para gatos), entre outros produtos da gama Peritol.
Fiquei elucidada e espero ter respondido à dúvida da Mosterin.
-
- Membro Veterano
Destaco ainda do que diz a literatura informativa do Novo Pecusanol(http://www.agroquisa.pt/ficheiros/pt-15062011101843.pdf) o seguinte:
DAR ÁGUA A BEBER AOS ANIMAIS ANTES DE INICIAR O BANHO.
NUNCA EXCEDER A DOSE DE APLICAÇÃO.
Não utilizar em animais fatigados, excitados, hipertérmicos, doentes ou
convalescentes, magros, ou que apresentem feridas ou escoriações.
Não utilizar em animais com idade inferior a dois meses.
Não utilizar em animais em lactação ou em gestação.
Evitar que os animais ingiram o produto.
Respeitar as doses indicadas. Nunca utilizar o produto puro.
Utilizar em ambiente bem ventilado, evitando o contacto do produto com os olhos ou mucosas dos animais.
DAR ÁGUA A BEBER AOS ANIMAIS ANTES DE INICIAR O BANHO.
NUNCA EXCEDER A DOSE DE APLICAÇÃO.
Não utilizar em animais fatigados, excitados, hipertérmicos, doentes ou
convalescentes, magros, ou que apresentem feridas ou escoriações.
Não utilizar em animais com idade inferior a dois meses.
Não utilizar em animais em lactação ou em gestação.
Evitar que os animais ingiram o produto.
Respeitar as doses indicadas. Nunca utilizar o produto puro.
Utilizar em ambiente bem ventilado, evitando o contacto do produto com os olhos ou mucosas dos animais.
-
- Membro Veterano
http://www.agroquisa.pt/produtos.php?lg ... os_new=124Tassebem Escreveu:
Não encontrei no site nenhum champô nem coleira chamado Pecusanol,
http://www.agroquisa.pt/produtos.php?lg ... os_new=125
http://www.agroquisa.pt/produtos.php?lg ... os_new=121
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Quando vejo esse bonequito aí de olho muito aberto, sobretudo neste tópico, fico com aquela sensação que, o nome do tópico deveria ser alterado (novamente) para algo mais... sei lá, dramático.Tassebem Escreveu:
Depois há um outro produto, chamado também Novo Pecusanol, que
Ainda não percebi qual é mesmo o problema com a marca.
Já alguma vez utilizou o Voltaren ? (se não, é bom sinal) Mas se não utilizou, conhecerá certamente quem já o tenha feito.
E, sendo o voltaren apresentado, quer em emulgel quer em comprimidos, já viu alguém a ingerir o gel ou a esfregar-se com comprimidos ?
É que, com o mesmo nome, o pessoal pode enganar-se, sobretudo, se como é habitual, utilizar o que tem à mão, sem o devido aconselhamento e acompanhamento.
Qual é mesmo o drama com Pecusanol ?
O único drama que vejo com este e tantos outros produtos, é mesmo a utilização "gratuita" e completamente irresponsável.
Nada que me admire, sobretudo em relação aos animais, afinal, nós somos uns dos Países que mais se auto-medica.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Pessoalmente, não tenho qualquer problema com a marca. Nunca utilizei nem penso vir a utilizar.
Já de outros pontos de vista… Por exemplo, este: trata-se, pelos vistos da mesma substância, mas com apresentação diferente, aplicação diferente e instruções de utilização diferentes. Dada a potencial perigosidade (e não só para os animais, pelo que está escrito na ficha de segurança, que realmente é assustadora), acho que faria sentido ter nomes diferentes, para evitar confusões.
Compreendo em parte a comparação com o Voltaren (que não, nunca tomei, nem tomarei sem prescrição médica), mas esse é um medicamento que, penso, tenha de ser receitado, devendo os médicos esclarecer tudo em relação à forma como deve ser utilizado. Já estes produtos de que estamos a falar são de venda livre.
Já de outros pontos de vista… Por exemplo, este: trata-se, pelos vistos da mesma substância, mas com apresentação diferente, aplicação diferente e instruções de utilização diferentes. Dada a potencial perigosidade (e não só para os animais, pelo que está escrito na ficha de segurança, que realmente é assustadora), acho que faria sentido ter nomes diferentes, para evitar confusões.
Compreendo em parte a comparação com o Voltaren (que não, nunca tomei, nem tomarei sem prescrição médica), mas esse é um medicamento que, penso, tenha de ser receitado, devendo os médicos esclarecer tudo em relação à forma como deve ser utilizado. Já estes produtos de que estamos a falar são de venda livre.
-
- Membro Veterano
Tassebem Escreveu:Pessoalmente, não tenho qualquer problema com a marca. Nunca utilizei nem penso vir a utilizar.
A questão não é o facto de ser ou não um produto de venda livre.
No caso do exemplo que referi, o Voltaren gel é venda livre, os comprimidos, não.
Mas isso nem sequer é pertinente, porque o acesso a estes produtos, sejam ou não de venda livre, é o que todos sabemos.
A questão é mesmo a utilização de um produto que, por ser um anti-parasitário, sabemos logo à partida que, obviamente, será nocivo, daí que, utilizaram-se estes produtos sem aconselhamento especializado, é um tremendo disparate.
A mim faz-me alguma confusão que tudo tenha de ser limitado a... sujeito a... restrito a...
Estes produtos, regra geral, têm a indicação "não deixar ao alcance das crianças" será necessário completar com: "nem dos adultos" ???
O problema do Pecusanol, pode estar apenas na mão que o segura.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
A questão era pertinente dada a sua comparação com o Voltaren.xPauloSantos Escreveu: (...)
(...)
A questão é mesmo a utilização de um produto que, por ser um anti-parasitário, sabemos logo à partida que, obviamente, será nocivo, daí que, utilizaram-se estes produtos sem aconselhamento especializado, é um tremendo disparate.
E continua a ser, dada até a contradição entre estes seus dois parágrafos que citei.
Dois produtos iguais, com nomes iguais, com igual (e elevada) periculosidade, diferindo apenas na diluição a utilizar consoante o animal a tratar, deviam ser objecto de maiores cuidados na forma da sua comercialização e no acesso aos mesmos.
Ainda bem que concorda que a falta de aconselhamento especializado é um tremendo disparate.
Resumindo: a periculosidade está de forma essencial e potencial no produto, na forma como é distribuído ao consumidor -- e, como decorre, ele é muito perigoso se quem o manuseia e aplica não for ler a ficha de segurança... sendo que, portanto, a responsabilidade menor ainda é a da mão que, no fim da cadeia, segura o Pecusanol.
-
- Membro Veterano
Tassebem Escreveu:A questão era pertinente dada a sua comparação com o Voltaren.xPauloSantos Escreveu: (...)
(...)
E continua a ser, dada até a contradição entre estes seus dois parágrafos que citei.
Dois produtos iguais, com nomes iguais, com igual (e elevada) periculosidade, diferindo apenas na diluição a utilizar consoante o animal a tratar, deviam ser objecto de maiores cuidados na forma da sua comercialização e no acesso aos mesmos.
Ainda bem que concorda que a falta de aconselhamento especializado é um tremendo disparate.
Resumindo: a periculosidade está de forma essencial e potencial no produto, na forma como é distribuído ao consumidor -- e, como decorre, ele é muito perigoso se quem o manuseia e aplica não for ler a ficha de segurança... sendo que, portanto, a responsabilidade menor ainda é a da mão que, no fim da cadeia, segura o Pecusanol.
Esmiuçar palavras, comparar parágrafos ou andar a medir.... enfim, não vejo que se chegue a lado algum com isto.
Quando escrevo, não mando os texto para a revisão, para que alguém os analise ao pormenor de modo a serem intocáveis.
A Tassebem parece-me ser apologista (muito à americana) que nós somos uns incapazes e como tal, teremos de ser orientados por instruções que, se não estiverem lá, a culpa não é do nosso analfabetismo funcional, é de quem se esqueceu de colocar no pacotinho de amendoins, que não servem para enfiar no nariz.
Esta discussão decididamente é inócua, pois o objectivo não é nem nunca foi o da busca de informação, mas sim o do poder de contradição.
</p>
<p> </p>
</p>
<p> </p>