Projecto Limpar Portugal

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mar 19, 2010 10:38 am

Fórum TSF sobre o PLP a decorrer neste momento.

Amanhã é o dia L! :D
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sexta mar 19, 2010 3:03 pm

Tassebem Escreveu: Amanhã é o dia L! :D
Oh yeah! :D
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mar 19, 2010 5:50 pm

"Antena Aberta" na RTPN sobre o MLP. Mas já está no fim... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
CarpemDiem
Membro Veterano
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

sábado mar 20, 2010 8:04 pm

Olá a todos!

Cheguei não à muito tempo a casa depois de um dia em cheio.

Participei, através do meu concelho no "Limpa Portugal" e fiquei muito feliz por ter participado numa iniciativa deste género que tanta falta faz ao país.

Apesar da chuva correu muito bem. Limpámos muitas áreas. O triste desta história é que ainda havia muita coisa para fazer.

Esperemos que este dia não fique orfão e que, pelo menos, ajude a sensibilizar as pessoas de uma forma pedagógica de que o nosso planeta é para preservar e para cuidar.

Sejamos cívicos. Por todos nós e pela Planeta. Bjs
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado mar 20, 2010 8:22 pm

Eu quase me juntei a vós mas uma laringite aguda enfiou-me que nem um tiro na cama. Um bem haja a todos, mas espero que com isto as pessoas não comecem a pensar que ser voluntário é uma profissão remunerada e comecem a atirar lixo par a rua «que hão-de vir os voluntários recolher» :evil:
mmoedas
Membro
Registado: domingo jan 24, 2010 8:58 pm

sábado mar 20, 2010 9:49 pm

Atitude louvável. Só é pena que durante os outros dias do ano, se atire tanto lixo para o chão.
<strong>"Mentiras muitas vezes ditas, n&atilde;o se tornam verdade"</strong>
<strong />
Tassebem
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 11:34 pm

Eu também andei num descampado bastante extenso da minha freguesia em Lisboa, transformado em lixeira e depósito de entulho de obras. Foi desde as 9 até às 18... estou morta. Curiosamente, éramos uma equipa só de mulheres, a que veio juntar-se um homem depois. Uma senhora que ia a passar a meio da manhã viu-nos, foi a casa mudar de indumentária e juntou-se também a nós. Como era mastectomizada, apanhava o lixo só com uma mão. Tenho de tirar-lhe o chapéu.

Enchemos dois contentores daqueles das obras e um «big bag» de lixo indiferenciado, fora o resto, mas ainda lá ficou muito entulho de grandes dimensões (que, espero, depois vá ser retirado com máquinas; ficou referenciado com fotos), fora os detritos que já estão completamente enterrados na terra. Quando se cavava para retirar um saco de serapilheira ou de plástico enterrado, só deparávamos com pedaços de mosaicos, tijolos quase inteiros, pedaços de mármore, blocos de cimento... Encontrámos um depósito aí de uns 12 m2 de área de pára-brisas partidos em pedacinhos. Deve ter sido algum sucateiro que os foi ali largar. Não retirámos, porque os pedaços de vidro ficavam todos no chão quando puxávamos. Tinham imensa terra em cima, nem faço ideia da profundidade que aquilo tem. Ficou também referenciado para posterior recolha.

Enfim, foi muito cansativo, mas também muito gratificante. Valeu pelo movimento da sociedade civil, pela mobilização, pelo significado de mudança de mentalidade e tomada de consciência de uma parte significativa da população, pelo muito lixo retirado e, sobretudo, pela esperança de que tenha tido algum impacto pedagógico.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mar 21, 2010 1:46 am

Bom.. tanto eu como outro colega meu ficámos de coordenar 2 locais de recolha dentro da área do PNSAC.
No que respeitou ao meu local, as expectativas saíram completamente furadas. A chuva teimou em não arredar pé e apenas compareceram 6 (seis) voluntários para uma freguesia inteira!! :? Tratava-se da Freguesia de Serro Ventoso no concelho de Porto de Mós.
Mesmo assim, com fatos de oleado metemo-nos à chuva e conseguimos carregar 2 camionetas (uma com lixo variado e outra com monos - frigoríficos, sofás, televisores, etc.) que foram directas à ValorLiz.

Ficam aqui as fotos possíveis, num brevíssimo intervalo de abrandamento da chuva.
Imagem
Imagem

Depois de estarmos repassados, foi decidido pelo presidente da junta a interrupção dos trabalhos, tentando agendar outro fim-de-semana para a continuação dos mesmos. Isto pelas 11 horas da manhã...

Algo frustrado com a situação, resolvi colocar a sofagem da viatura no máximo para me enxugar e rumei para leste na área do PNSAC para ver como estavam as coisas.
Logo na freguesia de S.Bento do concelho de Porto de Mós, a chuva fazia-se sentir com menos intensidade. Encontrei um grupo de recolha que me afirmou não ter chovido em grande parte do tempo e de terem cerca de 30 pessoas distribuidas em grupos em toda a freguesia. Fiquei mais animado. Afinal o "dilúvio" de Serro Ventoso não era geral, pelo menos com a mesma intensidade.
Como as coisas ali estavam bem coordenadas, entrei em contacto com o meu colega que estava a coordenar um grupo na freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior. Fiquei a saber que esta freguesia tinha tido uma adesão de voluntários de cerca de 50 pessoas.
Como havia alguma dificuldade no transporte das pessoas (maioritáriamente adolescentes), fui lá dar apoio. Fui informado também que a chuva por lá estava a diminuir bastante.

O que se segue é fruto de uma excelente organização (parabéns à Junta de freguesia de Alcobertas), onde nem umas febras assadas faltaram para "reforço" dos voluntários, mesmo ás 2 da tarde! ;)

Recolha de lixo em local MUITO acidentado, com progressão difícil e bastante lenta (declives superiores a 45º) e com montanhas de lixo, muito do qual camuflado pela vegetação (onde se incluiam carcaças de viaturas e bidons de óleos usados!!).
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A primeira carrada de lixo realizada com este grupo de 16 pessoas, maioritariamente jovens.
Imagem

Após o almoço (reforço com a bela bifana no pão), voltámos à carga. Infelizmente, a grande maioria das pessoas foi-se embora da parte da tarde, ficando apenas cerca de 20 pessoas que se organizaram em 2 grupos.

Continuação da limpeza da lixeira que não ficou terminada da parte da manhã.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aspecto de uma carcaça de viatura que não foi possível remover nesta acção.
Imagem

Terminando a 2ª carrada, e depois da mesma ter sido descarregada no "centro de separação", continuámos para outra lixeira, carregando novamente a camioneta. É incrível como o volume de lixo é sempre maior do que aquilo que parece...
Imagem

Com a ajuda do outro grupo que entretanto já tinha descarregado outra carrada de lixo, completámos mais uma vez a carga da camioneta da junta de freguesia.
Imagem

Ao final da tarde tinhamos o "centro de separação de resíduos", improvisado num campo de futebol inactivo, com umas boas toneladas de lixo que anteriormente se encontrava disperso pela serra.

Imagem

Aqui já com algum material metalico que já tinha ido a caminho da ResioOeste. Mesmo assim dá para ver a imensidão de material ainda para separar...
Imagem

Mais uma etapa de separação.

Imagem
Imagem

Nota: Não foi possível fazer uma verdadeira reportagem fotográfica. Estando constantemente com as mãos no lixo, só mesmo em raras oportunidades consegui as fotos que aqui ficam.

Com tudo isto, fiquei sem saber como correu este projecto na minha área de residencia, pois já cheguei de noite a casa... :?

PS: É incrivel como aparece montes e montes de lixo doméstico que deveria ser descarregado no contentor á frente de casa... Não consigo entender a cabeça de certas pessoas... ir descarregar lixo para a serra (incluindo fraldas descartáveis, garrafas e mesmo pacotes de leite, tudo devidamente ensacado)... :roll:

PS1: A minha percepção é de que nem metade das lixeiras inventariadas (só por mim, foram 30 apenas no planalto de Stº António e apenas foi possível limpar 5 ou 6 (falta confirmar), por escassez de recursos) conseguiram ser limpas. Limpar Portugal, em Portugal, não se faz num só dia... por muita utopia que queiramos impor... Vale a sensibilização, que acredito que surta efeitos.

PS2: Espero que este projecto tenha continuidade ao longo dos anos e que com isto as pessoas ganhem alguma vergonha de modo a que daqui a uns anos seja difícil encontrar lixeiras ilegais nas nossas serras e espaços naturais.

PS3: Espero que todos os locais actualmente limpos sejam sinalizados com placas informativas acerca deste projecto, de modo a dissuadir (nem que seja pela consciencia) os variados infractores nesta matéria que agem pela calada da noite.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Tassebem
Membro Veterano

domingo mar 21, 2010 10:47 am

Na minha zona de Lisboa (uma das oito em que a cidade estava dividida), segundo fui informar-me no final da acção, de 14 lixeiras ilegais identificadas também só foram limpas sete.

Penso que a chuva que caiu ao início da manhã tenha assustado algumas pessoas. Mas depois, durante o resto do dia, não choveu e até estava uma temperatura bastante amena.
Tassebem
Membro Veterano

sábado set 17, 2011 1:32 pm

«AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal

Voluntários querem unir 100 países para uma ação de limpeza

Grupos e organizações de voluntários de 100 países estão em vias de concretizar uma ação global de Limpeza Mundial em 2012, com o objetivo de recolherem o lixo ilegalmente depositado e assim melhorar a consciência ambiental da população mundial.

“Esta ação não se destina apenas aos amantes da Natureza, destina-se a todo o Mundo que desperta para a realidade de que o desperdício é o recurso mais mal utilizado por toda a parte", disse um dos promotores da ação, o estónio e empresário tecnológico, Rainer Nolvak.

LIMPAR O MUNDO 2012 consiste em ações de um dia, realizadas nos países participantes entre 24 março e 25 de setembro de 2012.

Existem atualmente equipas a organizarem-se no Afeganistão, Albânia, Áustria, Bangladesh, Barbados, Benin, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, Chile, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos (San Francisco), Estónia, Finlândia, França, Gâmbia, Geórgia, Gana, Grã-Bretanha, Holanda, Índia (Nova Delhi, Hyderabad, Lucknow, Patna), Indonésia, Itália, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Lituânia, Libéria, Letónia, Macedónia, Marrocos, Moldávia, Nepal, Nigéria, Níger, Portugal, República Democrática do Congo, Roménia, Rússia, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sérvia, Sri Lanka, Sudão, Tanzânia, Tailândia, Togo, Turquia, Ucrânia e Uganda.

A ideia surgiu depois da ação do movimento cívico “Let's Do It! Estónia”, que em 3 de Maio de 2008 se concretizou nesse pequeno país do Báltico, onde 50 000 pessoas recolheram 10 mil toneladas de lixo em cinco horas, limpando todas as partes do país. A reportagem de vídeo sobre a ação difundiu-se e depois o modelo de limpeza num dia foi replicado em 15 países com resultados surpreendentes: um total de 2,4 milhões de participantes e uma taxa de participação de 4% a 14,7% (do total da população) por país aderente.

"Nós implementamos uma filosofia simples e muito prática de concretizar a limpeza: em vez de censurarmos os outros, procuramos estratégias para fazer evoluir positivamente as situações e convidamos os outros a participar connosco", recomendou Nolvak.

Em 2012 a iniciativa visa unir os esforços dos voluntários de pelo menos 100 países, portanto, haverá espaço para muito mais pessoas aderirem.

Estas ações que têm sido realizadas, com sucesso, por pessoas dedicadas, voluntários de origens muito diferentes, mostram que cada um de nós pode fazer a diferença.

Este momento é uma boa altura para aderir. Um mundo livre de lixo é possível. A equipa de LIMPAR O MUNDO 2012 está a convidar todas as pessoas e todos os países, que desejem participar nestas Olimpíadas para o Mundo limpo, a juntarem-se a nós!

Para saber mais aceda a http://www.AMOPortugal.org.
»
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado set 17, 2011 2:02 pm

Obrigada Tasse :) Muito bom!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça set 20, 2011 11:43 am

agora que já se fez uma iniciativa de limpar, não seria bom fazer uma de não sujar?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
TribalPT
Registado: terça jun 21, 2011 3:09 pm

quinta set 22, 2011 6:24 pm

Acho que as pessoas que ajudam nisso são umas pessoas extraordinarias :)
Tassebem
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 10:26 am

Netherwing Escreveu:Obrigada Tasse :) Muito bom!
Espero que possa ir. :wink:
Tassebem
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 10:30 am

TribalPT Escreveu:Acho que as pessoas que ajudam nisso são umas pessoas extraordinarias :)
São pessoas normalíssimas, com vontade de dar umas horas do seu tempo para contribuir para uma mudança de atitudes. E, devagarinho, vai lá. Adira também . PT TRibal. :wink:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”