MARTIM: MY SPECIAL ONE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta set 15, 2011 1:03 pm

Tal como disse o meu Pai ontem à noite ficou novamente internado só que como é militar fomos para o Hospital Militar pois quanto ao Garcia de Orta estava mesmo fora de questão continuarmos com as "peregrinações".

Foi imediatamente posto a soro e fez análises. Hoje de manhã foi decidido pela equipa médica que o assistiu, transferi-lo para o Hospital da Força Aérea uma vez que este hospital é que tem a parte de "Gastro".

Nem sei se ria se chore, pois neste hospital em menos de duas horas fizeram mais do que as bestas que têm "assistido" o meu Pai em 27 dias pois já fez uma endoscopia que na parte do estômago e intestinos não deu assim nenhuma alteração significativa mas, em contrapartida foram detectadas "alterações" no esófago que ainda não sabem do que se trata. Já fez biópsias e da parte da tarde vai fazer as TACS abdominal e renal.

Vamos lá a ver se ainda vamos a tempo de conseguir inverter o estado de degradação a que ele chegou nestes 27 dias por "falta de assistência". :twisted: :twisted:

já há alguns anos que o meu Pai se engasgava com bastante frequência e muitas vezes era um sufoco fazermos as refeições em conjunto pois ele ficava de tal forma aflito que não raras vezes pensámos que ía mesmo sufocar. :cry: :cry:

Fartou-se de fazer exames mais do que uma vez os quais nada acusaram. Várias vezes dissemos aos médicos que tinha de haver uma solução ... mais exames, qualquer coisa mas que algo tinha de ser feito pois não era minimamente normal uma pessoa engasgar-se da forma que lhe acontecia.

Ineditamente, após a broncopneumonia deixou de se engasgar e ficar sufocado, passando a vomitar tudo quanto comia ... e SÓ agora se descobre que algo se passa. Em quem confiar??? Nos múltiplos exames que foi fazendo ao longo dos anos de "engasgadelas"???

Sinto uma revolta enorme por ao longo de 27 dias termos estado a "assistir" ao meu Pai a "definhar", ter sido visto por milhentos médicos e ... hoje parece que finalmente alguém se resolveu a "debruçar-se" a sério num problema dum velhote de 81 anos. :twisted: :twisted: É muito triste ... muito mesmo. :twisted: :twisted:

Hoje de manhã quando me levantei ao fim de dormir nem 3 horas, o meu desespero era tanto que me agarrei à foto do Martolas e pedi-lhe tanto mas tanto ajuda, pedi-lhe que olhasse pelo meu Pai que adora tanto ou mais do que de animais, pedi-lhe que nos desse umas pistas e ... a realidade é que, finalmente elas começam a aparecer. Oxalá ainda venham a tempo. :cry: :cry:
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta set 15, 2011 1:10 pm

Parece que, finalmente, está tudo bem encaminhado. Força, Arguida! :)
Arguidaa
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 1:14 pm

perapado Escreveu:Parece que, finalmente, está tudo bem encaminhado. Força, Arguida! :)
Obrigada Perapado ... se bem que as forças já estejam um pouco em baixo mas, finalmente parece que pelo menos se começa a diagnosticar o que se está a passar.
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

quinta set 15, 2011 1:18 pm

Olá Arguida, boa tarde, espero que agora que está a ser bem observado e tratado o seu pai comece finalmente a melhorar. Muita força, o Martolinhas lá, onde está, há-de concerteza dar uma patita.
Beijinhos e festocas às canitas.

Ando um pouco atarefada, mas gostaria também de agradecer aos foristas que elogiaram o meu Martim e que lhe desejaram o melhor. Para todos o Martim retribui com umas lambidelas esfoliantes. Obrigada.
<p>"Quando um homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o, seja animal ou vegetal, ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante."&nbsp;&nbsp; Albert Schwweitzer (Nobel da Paz-1952)</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta set 15, 2011 1:44 pm

que horror. é o pais que temos. e por este andar, as coisas vão piorar. e as pessoas que se lixem. no outro dia, estive 14 horas no hospital amadora-sintra por causa de uma dor de estomâgo :o :twisted:
oxalá que tudo se esclareça agora
Catleo
Membro
Registado: sábado mar 27, 2010 10:45 pm

quinta set 15, 2011 2:03 pm

Infelizmente vivemos num País e num mundo em que o que conta é o dinheiro (enriquecimento rápido e formação de fortunas colossais de uns poucos à custa de todos os outros) e as pessoas são deixadas para trás tratadas como lixo.

Arguida, espero que seja desta que identifiquem o problema do seu Pai e que ele comece a melhorar.

PS: Aquela dele andar a comer às escondidas é surreal, para não dizer outra coisa.
Arguidaa
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 3:52 pm

Muito obrigada Star005, Anja-Azul e Catleo. :wink:

Sim ... esperemos que pelo menos desta vez tenhamos um diagnóstico correcto qualquer que ele seja. :cry:

Pelo menos estão a dedicar-lhe atenção e obviamente estão preocupados com o estado de debilidade a que ele chegou. :cry:

O médico que o está a seguir, amanhã não está lá mas vai de propósito para o ver e já disse que não larga o caso enquanto não descobrir o que ele tem. VALHA-NOS ISSO ... no meio dos 350 por que já passou, um estar realmente empenhado em resolver a situação. Aliás um não, dois pois a minha dermatologista também foi impecável e ajudou imenso dentro da área dela.

Ainda há profissionais dedicados. Não pode ser tudo mau. :cry:

A minha Irmã e Mãe já lá estão pois as visitas começam agora às 16H30 e eu assim que sair daqui vou logo para lá para poder estar um pouquito com ele.

Catleo, quanto ao médico que disse que ele de certeza que andava a comer às escondidas, a sorte dele (e minha também) foi não o ter dito à minha frente. Acho que me passava e era capaz de lhe "chegar a roupa ao pêlo". Ao fim de 20 e tal dias de profundo desespero, dizerem-me uma coisas dessas, tinha sido mesmo a "morte do artista". :cry: :cry:

Ontem no Hospital Militar eu já me estava a passar ... mais um pouco e estava a ver que ainda nos obrigavam a fazer a continência. :cry: :cry: A certa altura, quando nos disseram para virmos para casa e ligarmos hoje às 10H00 da manhã para sabermos notícias, eu nem queria acreditar. Perguntei logo se achavam que nós éramos daquelas "famílias" que despejavam os velhotes no hospital e davam de frosques.

Depois de muito insistirmos e vendo que não iríamos saber mesmo nada já esta madrugada, pedi então para ir dar um beijinho ao meu Pai ao SO. Estava a ver que ainda tinham de ir pedir autorização a algum general :o :o :o Que não ... nem pensar... blá, blá, blá ... Disse logo que se não me deixavam, eu não ía para casa sem ver o meu Pai.

Diziam que ele estava muito bem, muito bem-disposto, muito animado ... só faltava dizerem que ele andava a marchar na parada.

Quando lhes expliquei já desesperada, que não saía nem a tiro sem me despedir do meu Pai pois tudo quanto me estavam a dizer àcerca dele para mim nada significava um vez que, há 10 anos atrás, já com septicémia (ainda não sabíamos na altura), esteve a tarde inteira a falar com uma prima que o foi ver ao hospital todo bem disposto e sorridente, tendo nessa noite entrado em choque séptico e tido sido operado de urgência ... eu não me ía embora sem o ver.

Parece que finalmente lá os convenci pois lá me deixaram ir dar-lhe uma beijoca. :wink:
Arguidaa
Membro Veterano

sexta set 16, 2011 1:27 am

Obrigada minha querida. Vamos lá a ver se o meu Pai ainda consegue dar a volta a tudo isto. :cry: Estamos mesmo com muito receio pois está debilitadíssimo e muito desmoralizado o que é perfeitamente normal.

Hoje à tarde começou a dizer que já não iriam haver melhoras e que era o princípio do fim. :cry: :cry: Comecei logo a "ralhar" com ele e a dizer que não era nada pois não tinha lutado até agora para acabar por desistir quando finalmente começava a ter a assistência de que precisava.

A realidade é que o noto com muita falta de forças, muito em baixo. Bem que tentei brincar com ele e até lhe disse que ele era "carne de cão" pois se fosse uma de nós a passar por tudo isto, certamente que já cá não estaríamos para contar a história.

Ele é e sempre foi um resistente mas ... a idade já é muita e não sei se terá forças para continuar a lutar.

No meio disto tudo fiquei mais "animada" pois está a dieta liquida ou seja, chá e água e até agora bebia e no segundo a saír estava tudo a sair ... agora já consegue estar uns minutos com algo no estômago e, apesar de vomitar, quer-me parecer que está a ser em menor quantidade ou seja, algo já fica dentro. Vamos lá a ver.
bug
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 11:30 am

sábado set 17, 2011 11:42 am

Né espero que finalmente o teu pai esteja a ser bem acompanhado e que lhe façam um diagnostico correcto.

Qdo tiveres novidades avisa. ;)

Ah e vê lá se te lembras de comer e descansar, senão o Bernardo vai aí dar-te umas trincas. :P
"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)

"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado set 17, 2011 12:49 pm

Olá, comadre, como vão as coisas entretanto? A melhorar, espero. :)

Ah pois é, bug, vai o Bernardo e vai o PP que é genro da Arguida. :twisted:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

sábado set 17, 2011 1:49 pm

Olá Arguida, novidades?...boas, assim espero.
Beijos
<p>"Quando um homem aprender a respeitar at&eacute; o menor ser da cria&ccedil;&atilde;o, seja animal ou vegetal, ningu&eacute;m precisar&aacute; ensin&aacute;-lo a amar o seu semelhante."&nbsp;&nbsp; Albert Schwweitzer (Nobel da Paz-1952)</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado set 17, 2011 2:52 pm

oh arguida como eu te compreendo.. eu tb estou com uma situaçao parecida so que tento nao falar dela para ver se é menos real.. admiro-te por vires desabafar e acho que fazes muito bem. Desejo as melhoras para o teu pai, sinceramente, mesmo do fundo do meu coraçao.. beijinho
Arguidaa
Membro Veterano

domingo set 18, 2011 2:55 am

Obrigada minhas queridas pelas v/palavras e, peço desde já desculpa pela ausência de notícias mas ... tem sido um "virote" que não vos digo nada.

Finalmente parece que o meu Pai está a melhorar. Já era tempo de vermos uma luzinha ao fundo do túnel. Ontem só vomitou 2 vezes e hoje pela 1ª vez já comeu uma sopa ... e não vomitou. :wink: :wink:

Está francamente melhor e supersticiosa ou não, acho que o meu Martolinhas ouviu o meu pedido desesperado pois foi a partir daí que as coisas começaram a ter um desenvolvimento mais favorável. :wink:

O meu Pai já está mais "animado" e hoje à tarde já dizia "quando eu sair daqui ... " o que era impensável há 2 dias atrás. :wink:

Foi mesmo, mesmo no limite que a situação começou a "virar".

Até agora o que sabemos é que realmente existe algo no esófafo (fez biopsias) e vamos ter de aguardar o resultado das mesmas. Ele não sabe que as fez e, obviamente que também não lhe dissemos pois escusa de estar a preocupar-se antecipadamente. A parte do estômago está bem, agora faltam as TACS renal e abdominal. Vamos lá a ver como é que estão os intestinos dele pois, como já disse, há 10 anos atrás teve de "cortar" bastante intestino devido ao mesmo ter "rebentado".

Quanto a mim ... estou a cair para o lado com tanto stress, tanta angústia mas, as coisas hão-de melhorar.

Hoje foi um dia particularmente difícil pois foi o 1º fim-de-semana que estou em Lisboa desde que o Martolinhas morreu uma vez que, desde essa altura tenho ido para a Costa para ajudar a minha Mãe a tratar do meu Pai. Nem imaginam o quanto tem sido difícil ... :cry: :cry:

Ao contrário do que seria expectável, acho que agora é que estou a cair em mim e a tomar real consciência de que nunca mais vou ver o Martim, vou senti-lo, vou abraçar-me a ele. Tem sido tanta coisa que acho que ainda não tinha tomado bem essa consciência. A saudade em vez de diminuir tem aumentado ... e hoje como estive um pouco sozinha pude finalmente dar vazão às minhas emoções. Até agora tem sido andar para a frente, dar assistência, dar apoio moral, correr de hospital para hospital, correr para o trabalho ... que agora que as coisas estão a ficar mais "controladas" tive finalmente tempo para pensar em mim e para me "preocupar" com as minhas emoções que estavam a modos que fechadas numa caixinha bem lá para o fundo. Não me podia dar ao luxo de abrir essa caixinha pois havia tanto para fazer. :cry:

É uma dor tão grande, tão profunda, tão dlacerante ... O Martim faz-me tanta falta ... aqueles olhinhos lindos a olharem para mim com a sua testinha franzida como que a perguntar-me: "Mãmã ... o que tens?

Meu querido onde quer que estejas ... quero que saibas que me fazes muita falta e que tenho imensas saudades tuas ... é um vazio tão grande que nada nem ninguém o irá conseguir preencher. Eu sabia desde o 1º momento que te vi que irias deixar uma marca indelével no meu coração. :cry: Tento pensar nos momentos excelentes que passamos e, se até agora essa recordação me fazia por vezes esboçar um sorriso ... agora ainda me fazem chorar mais pois sei que ... nunca mais os vou voltar a viver. :cry:

Suesca ... desejo do fundo do coração que uma "luzinha" ilumine o teu caminho como aconteceu connosco em que, quando tudo parecia perdido, ela surgiu bem lá ao fundo e foi-se aproximando lentamente, muito lentamente mas finalmente começou a "brilhar".

Não caias no mesmo erro do que eu, ao tentares "fingir" que nada se está a passar ... pois quando caires na realidade, é tudo muito mais dolorosoo.

Um beijinho muito grande para ti e MUITA FORÇA.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 18, 2011 12:47 pm

agora tudo vai correr bem. as melhoras de todos. bem precisam
Arguidaa
Membro Veterano

domingo set 18, 2011 7:19 pm

Obrigada Anja-Azul e Sarina pelas v/palavras.

É verdade ... preciso IMENSO de descansar pois tem sido uma "barra" muito pesada. :cry:

Hoje lá fui ver novamente o meu Pai e por volta das 17H30 fui "obrigada" pela Família a vir para casa para descansar pois os meus olhos mal se abriam com o cansaço. :cry:

Esta noite não sei porquê tive insónias e às 5H30 ainda estava acordada e acordei às 9H30 com a Maria a chorar a pedir festinhas. :cry: Tinha vindo dormir para o sofá pois estava com calor pelo que, levantei-me, deixei-a subir e lá nos ajeitámos as duas abraçadas uma à outra. O Martolas adorava ficar assim e se fosse possível ... ficava um dia inteiro na "marmelada" ... a mana Maria, passada meia-hora pirou-se. :wink: Claro que depois já não consegui dormir mais e, como tinha coisas para fazer em casa ... toca a trabalhar. :cry:

O meu Pai felizmente tem tido uma recuperação fantástica ... quem diria que, há 3 dias atrás a situação estava muito mal parada. Como é que é possível uma pessoa com 81 anos, com imensos problemas de saúde, ainda ter garra para reagir como ele tem estado a fazer? Ficamos todos de queixos caídos com a capacidade de recuperação dele.

Em princípio será amanhã que vai fazer as TACS e confesso que estou apreensiva pois o médico disse que só através delas é que se podia ver em pormenor o que se estava a passar com ele. Pode ser um processo de fuga, o que lhe quisermos chamar mas, prefiro não pensar nisso e, quero acreditar que não será nada demais ... NÃO PODE SER ... depois disto tudo e desta recuperação que ele está a ter ...

Amanhã é outro dia e se Deus quiser, o pior já passou. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”