As minhas primeiras Ratz!!! <3

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 17, 2011 8:06 pm

wolfwoman Escreveu:Antes de optar por ratz, tentei informar-me e consultei o site da associação das ratz.
E como recentemente surgiu uma oportunidade de adoptar uma siamesa, li especificamente sobre elas. Quando surgiram, por serem raras e novidade eram compradas por todo o tipo pessoal (menos experiente, tipo eu) e cruzaram-nas a torto e a direito. Isso provocou problemas de saúde e em muitos casos, temperamentos agressivos.
Leste isso em artigos de Portugal? Eu tinha lido isso em sites Americanos, mas tive siamesas, acho que tive todos os padrões e tipos de ratz menos tailless, e os casos de agressividade que tive foi de uma azul que veio de loja e só reagiu mal a partir do momento que teve uma ninhada, antes era apenas mais esquiva e desconfiada, o outro caso que tive foi um macho fawn lindo, que veio de criador, era o arakawa e só passou a ser agressivo porque deixei junto da femea ate depois dela parir e ele adoptou um comportamneto defensivo da esposa e ninhada e ate se agarrava ás grades da gaiola a fazer má cara, quando me via a mandar-me ir embora, de resto sempre cruzei outros e nada do que cá passou por casa era agressivo. Não acho que siameses que temos tido por cá sejam mais agressivos que outros, que a ratazanada de cá pelo que sei tem sido cruzado com cabeça, pelo menos o pessoal que não cria so para alimento, mas até a maior destes que conheço estimam muito bem as ratz e escolhem a cruzas, não cruzam animais que sejam agressivos e os casos de agressividade que conheço nunca foram relacionados com o padrão, mas sim devido a cruzar exemplares agressivos...mas se alguem tiver alguma experiência mais sobre esta questão de padrões mais agressivos, gostava de ler aqui ;)
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

sábado set 17, 2011 9:13 pm

Li no site da afrma, mais precisamente aqui:

http://www.afrma.org/siameserat.htm

Não sou criadora nem tenho pretensão de tal, mas depreende-se que isso tenha sido apenas o resultado de cruzamentos inconscientes.
Suponho que já por si seja uma espécie difícil de criar e o resultado de reproduções abusivas tenha acabado por dar má fama à espécie.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sábado set 17, 2011 9:36 pm

á raça
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado set 17, 2011 9:48 pm

Deadman, na verdade não são raças, mas variedades :P

Wolfwoman, muitas coisas lidas em sites estrangeiros não se aplicam em Portugal, porque a realidade é diferente.

Por exemplo os hairless, há certos paises onde ainda têm um período de vida muito curto (aprox. 8 meses), outros onde vivem tanto como qualquer outra variedade.

Esse tipo de coisas são o resultado directo da acção dos criadores ;)
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 9:49 pm

deeadman agradeço a sua correcção, e agora a minha:

"à" raça.
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 9:54 pm

marianamar posso dizer também padrões?

Bom, eu não conheço o calibre da generalidade dos criadores no nosso país, apenas sei que ia levando uma senhora trinca dum bowiezito em versão raivosa :P
marianamar
Membro Veterano

sábado set 17, 2011 10:02 pm

Eu acho que a expressão "padrão" não se aplica a todas as variedades, porque por exemplo um self não tem padrão nenhum: padrão é uma repetição ou combinação.

Eu só tive um exemplar mais agressivo, era um ratz criado pra alimento... era champagne hooded, mas não acho mesmo que tenha nada a ver com a cor. Tem a ver sim com a boa seleção dos pais ;)

Mas posso estar enganada...
Hmm realmente há colorações mais vulgarmente usadas para alimento e que podem por isso estar menos "seleccionadas". Acho que só mesmo perguntando a alguém que tenha linhagens pra alimento é que dá pra saber!
Última edição por marianamar em sábado set 17, 2011 10:05 pm, editado 1 vez no total.
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 10:04 pm

define agressivo !!
marianamar
Membro Veterano

sábado set 17, 2011 10:07 pm

Neste caso, nem era assim tão agressivo... a mim nunca fez mal nenhum e era facilmente manuseado. Mas uma vez que se soltou, mordeu à minha avó quando ela lhe tentou pegar. A maioria dos ratzos que tenho agora não faria isso.
wolfwoman
Membro

sábado set 17, 2011 10:16 pm

oh pobrezinho, devia estar assustado... aquele menino da loja veio com um ar de anjinho, snifou-me o dedo e logo a seguir, tufas.
As minhas até agora nunca me morderam, e acho que até já as aleijei sem querer quando as tenho na mão e elas tentam fugir.
Muuuito devagarinho estão a ir ao sítio... são capazes de ter a porta da gaiola aberta durante duas ou três horas e não saem de lá.
Quando saem, ficam debaixo do sofá, devem ter algo contra o tapete da sala porque só andam à roda dele e nunca se expõem mais no centro.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sábado set 17, 2011 10:47 pm

a minha primeira agouti veio da buzio e era 5 estrelas, fazia tudo dela, mas enquanto tinha crias recem nascidas era o diabo, atirava se as grades para ferrar tudo,chegou me a morder varias ezes, e eram dentadas de furar unhas :o
wolfwoman
Membro

sexta set 23, 2011 3:07 am

a Patanisca é cá uma preguiçosaaa...
Imagem

E amanhã... as manas recebem um terceiro elemento :D
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
marianamar
Membro Veterano

sexta set 23, 2011 10:49 am

Que gira! Adoro a foto do meio, de cima :D
chiquinho234
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

sexta set 23, 2011 1:10 pm

Tão querida.
<p>Visitem o meu site sobre as minhas&nbsp; chins.</p>
<p><a href="http://chinchilasdacasa.webs.com/">http ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Por favor resgisten-se no forum Projecto Animal e sejam membros activos e participativos.</p>
<p><a href="http://projectoanimal.forumeiros.net/"> ... et/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sexta set 23, 2011 3:41 pm

Que gira! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
Responder