Pequeno dilema

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

quinta set 08, 2011 3:37 pm

Olá AnnieLee,
Antes de adoptar a minha gata (vai fazer no dia 25 um ano), coloquei a mim própria essas questões todas, pois também moro a 130km da casa dos meus pais. Como é que iria fazer nos finais de semanas, fds prolongados, férias...
Sinceramente... ter carro ajuda muito, mas se tens a possibilidade de ir de comboio eu optaria por essa opção. Arranjas uma transportadora bem segura (para não haver riscos de fuga, pois os gatos são peritos em malabarismos que não lembra a ninguém), et voila.
Se fores a casa dos teus pais nos fds não há problema nenhum em deixares o gato sozinho em casa por 2/3 dias, desde que deixes bastante água e ração. Depois quando regressares tens de "perder" umas horitas a dar atenção e muuuuuuuitos miminhos ao gato que vai dar uma de vitima amuada por o teres deixado só :lol:. Os gatos são animais da hábitos e por isso não gostam que estejamos sempre a mudar a rotina deles. estar a levar um gato de viagem, por dois ou 3 dias, e depois sujeitar o bichano à viagem de volta é demasiado stressante para eles. Acredita que fica mais descansadinho a dormir a soneca dele e a empanturrar-se de comida nos 2/3 dias que estiveres fora.
Agora... se vais estar fora mais do que uma semana aí sim acho melhor levares o gato contigo, ou pedir a alguém que passe lá por casa para lhe dar de comer e uns miminhos.
Quanto a autocarros... eu evitava a todo o custo! A minha gata, odeia andar de carro e da ultima vez que a levei ela miou desalmadamente o caminho todo, e como descobriu o truque para abrir a porta da transportadora, eu nem a prender aquilo com cordas a consegui manter lá dentro. Foi a viagem mais atribulada da minha vida e com mooontes de pelo à mistura. Um filme de terror. Agora imagina o que é levares um miau no porão de um autocarro, escuro, sem estar perto de ti, com montes de barulhos!
Espero ter ajudado :wink:
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta set 08, 2011 4:35 pm

boa tarde

isso de os gatos terem de ir no porão do autocarro, não sei se é obrigatório. Sei que uma das vezes que tive que viajar de expresso, e foi há menos de 6 anos, vi uma pessoa a sair do autocarro com uma transportadora daquelas de pano e com rede. Não me parece que tenha ido no porão, mas sim ao lado do/a dono/a. Por isso fiquei confusa com essa ideia de que os animais têm de ir no porão! Será que a empresa não é a mesma?
JorgeNunes
Membro
Registado: quinta jun 16, 2011 1:36 pm

quinta set 08, 2011 6:24 pm

Olá boa tarde!

Eu no seu lugar, adiava a adopção para quando tivesse carro :|

Imagino que deva ser muito stressante para o animal, alem dos riscos reais que fica sujeito, já pensou: o desconforto, uma travagem brusca....

Eu não ficava com a minha consciência nada bem se algo de mal acontesse numa situação dessas, mas é apenas a minha opnião! :o
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 08, 2011 7:14 pm

ambv Escreveu:boa tarde

isso de os gatos terem de ir no porão do autocarro, não sei se é obrigatório. Sei que uma das vezes que tive que viajar de expresso, e foi há menos de 6 anos, vi uma pessoa a sair do autocarro com uma transportadora daquelas de pano e com rede. Não me parece que tenha ido no porão, mas sim ao lado do/a dono/a. Por isso fiquei confusa com essa ideia de que os animais têm de ir no porão! Será que a empresa não é a mesma?
Se foi expresso, a empresa é a mesma. Mas se há funcionários intransigentes e "fundamentalistas" com o regulamento interno, também os haverá tolerantes e compreensivos, sem problemas em permitir que a lei se cumpra. :) Falta de sorte a minha, não ter apanhado um desses... ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 08, 2011 7:17 pm

JorgeNunes Escreveu:Olá boa tarde!

Eu no seu lugar, adiava a adopção para quando tivesse carro :|

Imagino que deva ser muito stressante para o animal, alem dos riscos reais que fica sujeito, já pensou: o desconforto, uma travagem brusca....

Eu não ficava com a minha consciência nada bem se algo de mal acontesse numa situação dessas, mas é apenas a minha opnião! :o
Jorge, mas há a possibilidade de fazer a viagem de comboio, e aí não há desconforto, nem travagens, buzinas e filas intermináveis. Quem me dera que em Leiria houvesse comboio, tenho sempre de ir a Pombal...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quinta set 08, 2011 8:44 pm

E os miaus stressam com o barulho do motor do carro...

Em relação à CP, tenho a certeza que deixam levar gatos em transportadoras (devidamente acomodados, como já referiram aqui) e nem dizem ai nem ui :P

Agora transportes urbanos, carris, stcp etc, embora as regras digam que podes viajar com o teu animal, já ouvi falar de casos em que o motorista não deixa o probre animal entrar no veículo (refiro-me aos veículos que não têm porão nem bagageira). Convém ligares à empresa de transportes que costumas usar para teres a certeza.

Digo isto porque se não moras perto de uma estação de comboio, possivelmente vais precisar de um segundo meio de transporte entre a tua casa e a estação. Não sei se é o caso.

(Cada vez que visito os meus pais, mudo de transporte umas 3 vezes - autocarro, metro, comboio e depois boleia de carro.)

Acho que o mais importante também é teres alguém de confiança perto de ti para dar uma mão se tiveres que ficar fora por uma semana ou mais.

E se estiveres fora uns dias, fim de semana, é capaz de dar jeito comprar um dispensador de àgua e de comida. Qualquer coisa que dê para encher muito e que não tombe facilmente.
minimeu
Membro
Registado: sexta jul 22, 2011 4:31 pm

domingo set 18, 2011 3:37 pm

olha eu nao escolhi adoptar um gato, ele adopto-me a mim, quando me apareceu á frente, e agora adoro-o e nao imagino a minha vida sem ele, todos o fins de semana exepto férias de natal pascoa e férias grandes deixava o menino em casa com o cockie, primeiro iam dar-lhes comida, depois descobrimos que a pessoa nao era tao responsável como pensava-mos e optamos por levar os bichinhos para casa de uma pessoa amiga, mas era natal e eles desroiram a arvore, entao compramos um dispensador de comida, cortamos um garrafão de agua e eles passaram a ficar sozinhos de sexta a domingo. quando se trata de férias infelizmente tenho de o trazer no autocarro, expresso, a primeira vez eu informei-me na central e disseram que dependia um pouco do motorista, tive sorte e o motorista foi simpático, mas o animal miou toda a viagem, a segunda vez teve de ir no porão, fiquei com o coração nas mãos, pedia encarecidamente para o levar comigo, mas a mulher que estava a receber os bolhetes era uma ranhosa e não deixou, depois vi-me obrigada a traze-lo novamente, mas optei por falar com uma vet acerca de calmantes e ela disse que se calhar não seria má ideia para manter o menino sossegado... preferia não ter de recorrer ao autocarro, sendo que eu e o meu gato estamos constantemente dependentes da boa vontade dos motoristas mas não tenho outra opção, sendo que os caminhos de ferro são longe de minha casa e não consigo deslocar-me até lá. deixa-lo constantemente com a minha mae e só ver ao fim de semana está fora de questão, ela não compreende que não o pode deixar sair de casa pois ele pode ser apanhado por cães, ou atropelado, e não altura, nunca esteve na minha cabeça deixa-lo na beira da estrada. epero qu naõ me achem insensível por tazer o gato todas as férias, e espero ter ajudado, ainda hoje ele vai fazer uma viagem mas felizmente é de carro, cosegui uma boleia, bem ele não se deve portar, mas deve ficar mais calmo com o calmante que a vet me deu.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo set 18, 2011 3:58 pm

Já fiz 2 viagens de 2 mil e tal kms de carro com a minha Nina, Aveiro-Londres e passado 2 anos de volta. É de facto algo traumatico para o animal, mas, correu tudo bem e ela não ficou com sequelas psicológicas, acho eu :? . Apesar de ter o boletim de vacinas em dia (raiva é obrigatório para ir para UK), chip, não tinha feito os exames serológicos para raiva e por isso se fossemos apanhados na alfandega ela teria que ficar em quarentena por 6 meses (lei essa que vai mudar em 2012), felizmente correu bem. Mas em relação à viagem, miou as primeiras 2 horas e foi sossegada as próximas 28 horas :o , recusou-se a comer, beber, ou a fazer necessidades durante esse tempo. Mas assim que chegámos comeu, bebeu, fez a vida dela, mas não recomendo, apenas se não houver outra alternativa (que foi o caso). No avião pode ir junto ao dono desde que o transportador esteja dentro das dimensões permitidas e o peso não exceda 6kg. (acho eu)
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 18, 2011 7:19 pm

Chamarrita Escreveu:
ambv Escreveu:boa tarde

Se foi expresso, a empresa é a mesma. Mas se há funcionários intransigentes e "fundamentalistas" com o regulamento interno, também os haverá tolerantes e compreensivos, sem problemas em permitir que a lei se cumpra. :) Falta de sorte a minha, não ter apanhado um desses... ;)
eu tb. nunca encontrei nenhum desses. e se bem precisava. embora tenha carro, não conduzo à noite , muito menos para longas distancias. mas era absolutamente imprescindível trazer a kitty ao tratamento.
Responder

Voltar para “Gatos”