Antes de adoptar a minha gata (vai fazer no dia 25 um ano), coloquei a mim própria essas questões todas, pois também moro a 130km da casa dos meus pais. Como é que iria fazer nos finais de semanas, fds prolongados, férias...
Sinceramente... ter carro ajuda muito, mas se tens a possibilidade de ir de comboio eu optaria por essa opção. Arranjas uma transportadora bem segura (para não haver riscos de fuga, pois os gatos são peritos em malabarismos que não lembra a ninguém), et voila.
Se fores a casa dos teus pais nos fds não há problema nenhum em deixares o gato sozinho em casa por 2/3 dias, desde que deixes bastante água e ração. Depois quando regressares tens de "perder" umas horitas a dar atenção e muuuuuuuitos miminhos ao gato que vai dar uma de vitima amuada por o teres deixado só

Agora... se vais estar fora mais do que uma semana aí sim acho melhor levares o gato contigo, ou pedir a alguém que passe lá por casa para lhe dar de comer e uns miminhos.
Quanto a autocarros... eu evitava a todo o custo! A minha gata, odeia andar de carro e da ultima vez que a levei ela miou desalmadamente o caminho todo, e como descobriu o truque para abrir a porta da transportadora, eu nem a prender aquilo com cordas a consegui manter lá dentro. Foi a viagem mais atribulada da minha vida e com mooontes de pelo à mistura. Um filme de terror. Agora imagina o que é levares um miau no porão de um autocarro, escuro, sem estar perto de ti, com montes de barulhos!
Espero ter ajudado