bhess Escreveu:...
Eu não concordo, acho que fazer por necessidade é uma coisa e marcação é outra. Tenho um caso de um cão na família (não é meu) que sabe perfeitamente onde é que deve fazer as necessidades, vai à rua e tem jardim em casa, mas ainda assim faz marcação dentro de casa em tudo o que é superfície vertical. Então quando lá vou com os meus cães...

A minha experiência como dona de cadelas, não é grande. Não contando com uma dobermann que morreu com 4 meses a Nina (pastor alemão) foi a 1ª que tive. Agora tenho a Minorca que está esterilizada e, durante quase todo o ano, a Biga que é a cadela da minha mãe, ambas srd de porte pequeno. A Nina, nos dias em que deitava sangue, sujava e não era pouco. A Biga, não suja tanto porque é muito mais pequena logo os pingos são muito menos volumosos. Tenho canil e nessa altura a cadela fica lá e por isso nem me lembrei das cuequinhas. De qualquer modo não é necessário vigiá-las para que elas não as retirem? E não é necessário mudar o penso com frequência? Ora se os donos estão a trabalhar e não está ninguém em casa, como se faz?
Agora a marcação. Eu sei que marcação de território não é a mesma coisa que necessidade de se aliviar.
Um cão marca para avisar que aquele território é dele. Certo? Um cão bem educado tem como território dentro de casa, o seu canto e como este já tem o seu cheiro e não gosta de o ter sujo, não tem necessidade de o marcar. Logo, cão bem educado não marca a casa. Agora se o cão toma toda a casa como território, se ainda por cima fica demasiado tempo sem poder ir à rua, parece-me mais fácil que esse cão “se entretenha” a avisar o resto da matilha de que aquele sítio é dele.
No caso da kitten, em que existem várias cadelas inteiras e provavelmente em cio em datas muito próximas compreendo que tenha uma que marque. Aposto que é a dominante entre elas, não é kitten?
Agora o engraçado das minhas cadelas. Enquanto a Nina foi viva, as outras duas nunca tiveram cio. Entretanto a Nina morreu em 3 de Dezembro e no Natal a Minorca (1 ano) teve o 1º cio. Foi esterilizada em Maio e em Junho a Biga (2 anos e meio) teve o 1º cio. Ou seja, no meu caso, com uma matilha de 3 cadelas inteiras só uma, a dominante, tinha cio. Nenhuma delas marcou sequer o quintal. Marcavam o jardim, o pomar e obviamente a rua mas não agachadas. É uma posição semi-agachada mas com uma perna alçada como os cães ou seja, se fosse em casa dava bem para sujar superfícies verticais. Até porque nesta altura também gostam de esfregar a parte traseira em superfícies relevantes