Tara por cantos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnnieLee
Membro Júnior
Registado: quarta set 07, 2011 10:17 am

sábado set 24, 2011 2:14 pm

Desde a minha última dúvida acerca das viagens com um gato, que já arranjei o meu acompanhante. Agora estou é com um problema, ele parece ter uma panca enorme por cantos. Passo a explicar:

Ontem à noite o bicho andava a rondar um dos cantos da sala, como eu tenho por lá uns cabos que não posso esconder, fiquei à coca para ver se ele andava a roê-los, só que reparei que ele estava era a posicionar-se para urinar. Assim que pude mandei-lhe uma borrifadela de água e fui tentar perceber o que ele queria. Foi para o corredor e ainda rondou mais outros dois cantos, sempre a arranhar o chão e a posicionar-se (andava eu de borrifador na mão não fosse ele tramar alguma) mas antes de fazer o quer que seja correu para a caixa da areia e lá se aviou. Pensei que o assunto tivesse ficado esquecido.

Hoje, enquanto brincava com ele, vejo-o a rondar muito os cantos da porta da minha varanda. Ia arranhando aqui e ali, e entretanto posiciona-se outra vez e começa a urinar. Lá levou mais uma borrifadela. Entretanto lavei o chão com um detergente de limão e andei a passar vinagre nalguns cantos.

Estou um pouco intrigada porque nunca vi poças de urina nenhuma vez, só me cheirou uma vez mas não vi nada e suspeito que na primeira noite ele tenha feito num canto do meu quarto (só suspeito porque tenho o chão manchado, não se via poça nem cheirava e não tenho luz negra que é sugerida num artigo). Para além de que ele sabe usar a caixa e sabe onde ela está.

Há alguma coisa que explique este comportamento? É que eu tenho receio que ele ganhe este hábito. :/

P.S. Já agora, o mesmo artigo que fala do vinagre fala num neutralizador de cheiros próprio para urina de gato. Desconhecia tal coisa, onde poderei encontrar?
Última edição por AnnieLee em sábado set 24, 2011 8:46 pm, editado 1 vez no total.
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

sábado set 24, 2011 2:42 pm

Olá AnnieLee!

Que idade tem o seu bichinho? É castrado/esterilizado?
Normalmente os gatos quando não o são, começam a marcar território em todo o lado, penso que é quase inevitável (a não ser que sejam castrados).

É uma operação simples e sem grande risco, costuma rondar os 60 euros num veterinário. Acho que aos 6 meses já o pode fazer (pelo menos foi o que minha vet me disse, estou à espera que os meus pirralhos completem os 6 meses para o fazer).

É bom fazê-lo quanto antes para que o gato não crie o hábito.
Satomi
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 2:45 pm

Já agora, a Amazon vende neutralizadores de cheiros e produtos próprios para eliminar manchas de urina de gato. Embora haja quem diga que resultam, nunca cheguei a encomendar...
AnnieLee
Membro Júnior

sábado set 24, 2011 2:51 pm

É ainda um pirralho, tem 6/7 semanas. Ainda tenho que esperar algum tempo para que possa ser esterilizado. Eu pensei é que a questão de marcação de território não se manifestasse tão cedo, para além de que ele urina "normalmente".

Obrigado pela dica da Amazon :)
Satomi
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 3:40 pm

AnnieLee Escreveu:É ainda um pirralho, tem 6/7 semanas. Ainda tenho que esperar algum tempo para que possa ser esterilizado. Eu pensei é que a questão de marcação de território não se manifestasse tão cedo, para além de que ele urina "normalmente".

Ah, então ainda é muito cedo! :P Tive uma gatita que fazia isso em sítios "fofinhos", mantas, almofadas e colchão... depois deixou o hábito quando destapei e coloquei outra caixa aberta. Acho que ela não percebia muito bem onde era o sítio ou não haviam caixas suficientes. Não sei se poderá ser o caso do seu gatito....

Na altura até comentei isso aqui no fórum e falaram da possibilidade de ser infecção urinária. Por acaso até não era, mas não digo que no seu caso não seja provável.

Outra questão, não há mais gatos a circundarem a sua casa? Mudanças drásticas etc? Os meus uma vez fizeram xixi na cama quando trouxe um gatito para casa e eles nem sequer entraram em contacto.

Bem, mas concerteza que alguém mais entendido aqui no fórum lhe vai responder mais detalhadamente ao problema!
Realmente é muito chato andar sempre a limpar urina.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 24, 2011 5:15 pm

AnnieLee Escreveu:É ainda um pirralho, tem 6/7 semanas. Ainda tenho que esperar algum tempo para que possa ser esterilizado. Eu pensei é que a questão de marcação de território não se manifestasse tão cedo, para além de que ele urina "normalmente".

Não é ainda marcação de território, ele é ainda bébé, mas aconselho-o a agir agora, se ele se habitua a fazer isso vai ter aí um caso bicudo :?
Sónia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 24, 2011 6:38 pm

Passe um algodão na urina, pegue no algodão e no gato e coloque-os na caixa... ele irá cheirar o algodão e associar...E, de cada vez que limpar a caixa dele, mesmo quando muda TODA a areia..., ponha, por cima da limpa, um pouco de areia contendo urina dele. :wink:

Caso não resulte, leve o gatinho ao Vet. Já agora, que ração lhe está a dar?
Nunca coloque a ração ou qualquer outro alimento ou a água, perto da caixa W.C.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnnieLee
Membro Júnior

sábado set 24, 2011 9:09 pm

leonildecarvalho Escreveu:Passe um algodão na urina, pegue no algodão e no gato e coloque-os na caixa... ele irá cheirar o algodão e associar...E, de cada vez que limpar a caixa dele, mesmo quando muda TODA a areia..., ponha, por cima da limpa, um pouco de areia contendo urina dele. :wink:
Se isto se voltar a repetir, vou tentar essa estratégia.

Quanto à ração, a senhora que mo deu dava-lhe Royal Canin Weaning, cá para casa comprei Purina One Junior e estou a misturar à Weaning. A areia está numa marquise da cozinha e a ração e água estão na cozinha propriamente dita, penso que estão a uma distância razoável. :)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado set 24, 2011 10:59 pm

AnnieLee, como o gatinho ainda é bebé, é provável que não consiga chegar sempre a tempo à marquise. Pelo menos durante mais um mesinho, recomendo que coloque mais duas ou 3 caixas de areia pela casa, ou nas divisões que ele frequenta mais, porque os bebés não conseguem reter a urina tanto tempo como os adultos, além de se distraírem facilmente e só se lembrarem de ir ao areão "nas últimas"... havendo cantos, cobertas, etc (depende da "pancada" de cada um), vai ao lugar que lhe parece mais conveniente. Faz bem em borrifar e mostrar-lhe onde deve fazer, mas tente as tais liteiras extra por uns tempos.

Quanto ao cheiro, não precisa de comprar produtos específicos, o vinagre não só é um bom antiseptico e agente de limpeza, como retira o cheiro e funciona como repelente. Pode aproveitar o algodão :lol: e embeber uma bolinha em vinagre, colocando-o nos cantos mais convidativos à asneira. Cascas de laranja ou outro citrino também funcionam - se cortar uma laranja e retirar cuidadosamente os gomos, conservando a casca na sua forma, pode usá-la como castiçal original para velas "tealight", tem efeito decorativo e o calor da vela liberta o aroma. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
AnnieLee
Membro Júnior

domingo set 25, 2011 9:27 pm

Obrigado pelas respostas!

Depois de pensar um pouco suspeitei que o problema do piolhito fosse a máquina de lavar a roupa. Mas hoje vi-o a ir para a caixa mesmo com a máquina a lavar, só se o problema for só com a centrifugação mais forte.

A resposta da Chamarrita parece-me fazer sentido, ainda agora andava a reparar nele e lembrei-me que ele não ia à caixa há algum tempo, então tentei que me seguisse até lá. À primeira não ligou nenhuma à caixa, tentei uma segunda vez e lá tratou das necessidades.

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas! Vou andar atenta e, na via das dúvidas, vou tentar ligar a máquina só quando ele estiver a dormir. Em princípio vou levá-lo amanhã (no máximo Quarta) ao veterinário e esclareço umas dúvidas. :)
Responder

Voltar para “Gatos”