Tartaruga Corcunda do Mississipi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

sábado set 24, 2011 12:38 pm

Boas, ontem ofereceram-me uma tartaruga, tive a pesquisar e cheguei a conclusao que era uma tartaruga corcunda do mississipi, mas como não tenho experiencia nenhuma com este tipo de animais resolvi fazer um novo topico para tentar aprender alguma coisa com pessoal mais experiente.
As minhas duvidas sao as seguintes:
- O que elas podem comer para alem da ração própria e a quantidade.
- É necessario comprar uma lamapada especial (estou a perguntar isto porque sei que com outros repteis e preciso ter)
- Aqua-terrários (medidas)? Eu como ela é pequenina (cerca de 5cm) tá num "aquario" com plataforma propria de tartarugas com as seguintes medidas 40cm de comp.x20cm de larg.x30cm de alt.
-Quando ela for mairo pode-se colocala num lago artificial devidamente vedado e com as condiçoes necessarias parar tal efeito? (pois estou a pensar fazer um na minha quinta, e como ela no lago teria imenso espaço acho que poderia ser melhor)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado set 24, 2011 12:53 pm

Olá.
Vou responder às dúvidas:

- Para além da ração própria ( que devem ser sticks ) pode ser dado isto:
Gammarus
Peixe cru cozido e sem tempero
Carne crua
Vegetais
Fruta

- As tartarugas devem ter uma luz UVB. Esta serve para ajudar a fixar o cálcio nos ossos.

- As tartarugas crescem bastante ( 30 cm ) e eu recomendo para um exemplar um aquaterrário com ( mais ou menos ) 1 metro de comprimento, 40 cm de largura e 40 cm de altura. Eu considero estas as medidas ideais, mas não é por uns cms que ela se vai sentir mal. Tente sempre dar o maior aquaterrário possível.
O aquaterrário deverá ter um parte profunda, uma parte superficial e uma parte seca. Deve ter um termostato regulado para 26ºC ou 27ºC.
Um filtro também deve ser providenciado.

- Creio que não haverá problema em colocá-la num lago, desde que seja bem vedado ( para impedir fugas ) e a água esteja nas devidas condições.

Pode também informar-se melhor aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/tartaruga ... issipi/330

Boa sorte.
GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

sábado set 24, 2011 12:57 pm

Nitara Escreveu:Olá.
Vou responder às dúvidas:

- Para além da ração própria ( que devem ser sticks ) pode ser dado isto:
Gammarus
Peixe cru cozido e sem tempero
Carne crua
Vegetais
Fruta

- As tartarugas devem ter uma luz UVB. Esta serve para ajudar a fixar o cálcio nos ossos.

- As tartarugas crescem bastante ( 30 cm ) e eu recomendo para um exemplar um aquaterrário com ( mais ou menos ) 1 metro de comprimento, 40 cm de largura e 40 cm de altura. Eu considero estas as medidas ideais, mas não é por uns cms que ela se vai sentir mal. Tente sempre dar o maior aquaterrário possível.
O aquaterrário deverá ter um parte profunda, uma parte superficial e uma parte seca. Deve ter um termostato regulado para 26ºC ou 27ºC.
Um filtro também deve ser providenciado.

- Creio que não haverá problema em colocá-la num lago, desde que seja bem vedado ( para impedir fugas ) e a água esteja nas devidas condições.

Pode também informar-se melhor aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/tartaruga ... issipi/330

Boa sorte.

Muito obrigado pelos concelhos e dicas agora já tenho alguma "bagagem" de conhecimento para tratar da minha turtle. ;)
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sábado set 24, 2011 1:21 pm

gammarus nem vale a pena dar isso so vai encher o estomago e nada de nutrientes, basicamente vai gastar mais a digerir do que o que aproveita, carne so carnes brancas
essa especie cresce no maximo até aos 25 pouco mais(se for femea, se for macho fica no maximo dos maximos com uns 19cm)

e nao é corcunda do mississipi o nome comum é tartaruga mapa do mississipi ou a falsa mapa de qualquer forma são Graptemys pseudogeographica kohni ou pseudogeographica
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

sábado set 24, 2011 3:30 pm

Deeadman, no mapa de répteis do site, a tartaruga está listada como Corcunda do Mississipi. Não se pode culpabilizar ninguém por ler o que está escrito.

Gammarus, podes dar como uma guloseima, muito de vez em quando. A ração serão os ditos sticks, que dás em doses pequenas, duas vezes por dia, agora enquanto for pequena. O resto da comida é como a Nitara disse.
Faz um rácio carne:vegetais a tender mais para a carne do que para os vegetais, quando decidires dar-lhe uma saladinha. As tartarugas são mais carnívoras que herbívoras e vão-se tornando mais herbívoras que carnívoras à medida que crescem.

Esse aqua-terrário por agora está bom, tendo em conta que ela nem é muito crescida, mas creio que ao fim do primeiro ano, com a devida luz UVB e todas as condições ela já vai precisar de um aqua-terrário maior. Se quiseres investir numa coisa boa, já, compra-lhe um com pelo menos 80cm de largura e 50cm de profundidade. Ela vai gostar do espaço para nadar :)

UVB é daquelas compactas, 5.0, a iluminar a zona seca.
Termostato na água, com temperaturas a rondar os 25º~27º e pronto.

Quanto à transição para um lago, por agora é melhor um aqua-terrário. Os lagos ao ar livre estão muito mais sujeitos a mudanças de temperatura, especialmente no Inverno, e não convinha nada que a tartaruga hibernasse, agora enquanto é pequenina. Espera até ela ter os seus bons 4 anos, ou assim. Depois logo podes pensar em mete-la ao ar livre ;)
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sábado set 24, 2011 8:08 pm

Pedzilla Escreveu:Deeadman, no mapa de répteis do site, a tartaruga está listada como Corcunda do Mississipi. Não se pode culpabilizar ninguém por ler o que está escrito.

Gammarus, podes dar como uma guloseima, muito de vez em quando. A ração serão os ditos sticks, que dás em doses pequenas, duas vezes por dia, agora enquanto for pequena. O resto da comida é como a Nitara disse.
Faz um rácio carne:vegetais a tender mais para a carne do que para os vegetais, quando decidires dar-lhe uma saladinha. As tartarugas são mais carnívoras que herbívoras e vão-se tornando mais herbívoras que carnívoras à medida que crescem.

Esse aqua-terrário por agora está bom, tendo em conta que ela nem é muito crescida, mas creio que ao fim do primeiro ano, com a devida luz UVB e todas as condições ela já vai precisar de um aqua-terrário maior. Se quiseres investir numa coisa boa, já, compra-lhe um com pelo menos 80cm de largura e 50cm de profundidade. Ela vai gostar do espaço para nadar :)

UVB é daquelas compactas, 5.0, a iluminar a zona seca.
Termostato na água, com temperaturas a rondar os 25º~27º e pronto.

Quanto à transição para um lago, por agora é melhor um aqua-terrário. Os lagos ao ar livre estão muito mais sujeitos a mudanças de temperatura, especialmente no Inverno, e não convinha nada que a tartaruga hibernasse, agora enquanto é pequenina. Espera até ela ter os seus bons 4 anos, ou assim. Depois logo podes pensar em mete-la ao ar livre ;)
quem culpou?
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

sábado set 24, 2011 9:01 pm

Não estou a dizer que se culpou alguém, só estava a referir que na maioria dos sítios esta espécie de tartaruga é identificada como corcunda e não mapa.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”