[quote="xPauloSantossaber
....Decididamente anda com uma ideia completamente errada sobre os licenciamentos nas JF.
Tenha lá paciência senhora, não invente[/quote]
Sem comentários
AVISO
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm
TeresaR Escreveu:Sem comentários....!xPauloSantos Escreveu: Decididamente anda com uma ideia completamente errada sobre os licenciamentos nas JF.
Tenha lá paciência senhora, não invente
Então se não tem comentários a fazer, volto a dizer... não invente.
<p>"Cortas as unhas e aguentas" by PauloC
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
</p>
<p>Eu vou já ali flagelar-me - com um molho de agriões - by Babaorum </p>
<p> </p>
Não diz isso, não, mas também não diz nada que tenha a ver com isso, portanto o seu português está malzito, simTeresaR Escreveu:Se o cão não tiver licença na JF, o dono tem que apresentar BI, NIF e o BS com a vacina da raiva em dia, mais pagar se o quiser levar.aisd Escreveu:TeresaR, a questão não é essa.
Se um cão estiver ilegal e fôr parar ao canil,o dono vai ser obrigado a legalizá-lo - com vacinas, chip, licença, etc., e não sei se terá de pagar multa.
Outra coisa é o cão estar chipado (basta ler e consultar a base de dados) e o dono telefonar a perguntar se lá está...e responderem-lhe que nem sequer tem qualquer PA ou parecido.
Aqui é que está o problema.
Pûs aqui este texto para que, se perderem algum cão, se lembrarem de ir ao canil e verem com os vossos próprios olhos se ele está lá ou não.
Pelos vistos, não se pode confiar em quem nos atende ao telefone...
O seu texto não indica se o canídeo tinha ou não licença na JF. Ou diz? Se diz, então o meu português está muito mal, tenho que ir fazer mais aulas da lingua portuguesa.

Lá estão vocês a arranjarem "guerrinhas"aisd Escreveu:Falo da experiência que tive aqui em Oeiras.
Um cão foi levado para o canil, o dono foi lá (eu levei e assisti) e foi-lhe dito que o cão só saía com a vacina da raiva (eles davam) e chipado em nome dele.
Não sei, de facto, se noutros sítios é diferente.
Presumi que era igual, visto a vet ter dito "é da lei".
Sei que o dono falou de pagar a licença, aborrecido, mas não me lembro se a vet disse alguma coisa a esse respeito.
Não sei se noutros sítios leêm o chip, mas aqui acho que sim - da última vez que paguei a licença foi-me dito que tinha de entregar os elementos do chip, porque estavam a registar todos os cães do município no SICAFE.
E já em 2002, perdi o Calvin porque foi lido o chip.
Quem me dera que não tivessem lido.
De qualquer forma, este caso revela a maior má fé.
Acho, como outros, que havia intenções escondidas - que diabo, não havia nenhum cão com aquela descrição ? BAH !!!

Só não percebi uma coisa, como é que se perde um cão por lerem o chip?

Se alguém tem um animal não chipado, não registado e não vacinado com a vacina obrigatória, portanto em claro desrespeito da lei, parece-me muitissimo óbvio e licito que não saia do canil se o dono não cumprir estes requisitos.
Mesmo que o dono o vá lá buscar, terá de cumprir a lei, ou não?
Senão a lei dizia uma coisa, o pessoal fazia outra e era tudo muito porreiro!
Mesmo que o dono o vá lá buscar, terá de cumprir a lei, ou não?
Senão a lei dizia uma coisa, o pessoal fazia outra e era tudo muito porreiro!
Dúvida: no primeiro post diz que foi negada a captura da cadela, captura ou entrega ao dono? Não consegui perceber
Não seria a cadela uma "re-re-...-reincidente"? Já ouvi alguém queixar-se que alguns donos mantêm os cães à solta, o canil captura-os e depois os donos vão lá chamar-lhes cobras e lagartos, são avisados, mas 1 ou 2 semanas depois os cães estão lá outra vez porque voltaram a ser apanhados na "vadiagem"... não será o caso?(a pessoa que me disse isto não trabalhava directamente no canil, não há multas para quem deixar andar assim os cães?
é que parece que não... aqui na minha zona os "cães-de-rua" que eu vejo são quase todos "com dono
" (os sem-dono devem ir rápido para o canil porque durante pouco tempo se veêm))
E sim, também haverá incompetentes em canis(como em (quase) tudo), no desaparecimento do animal será melhor ir directamente ao canil ver se não "tálá pa um canto".

Não seria a cadela uma "re-re-...-reincidente"? Já ouvi alguém queixar-se que alguns donos mantêm os cães à solta, o canil captura-os e depois os donos vão lá chamar-lhes cobras e lagartos, são avisados, mas 1 ou 2 semanas depois os cães estão lá outra vez porque voltaram a ser apanhados na "vadiagem"... não será o caso?(a pessoa que me disse isto não trabalhava directamente no canil, não há multas para quem deixar andar assim os cães?

E sim, também haverá incompetentes em canis(como em (quase) tudo), no desaparecimento do animal será melhor ir directamente ao canil ver se não "tálá pa um canto".
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Na mensagem que me enviaram o canil foi contactado 2 vezes (telefone) e foi-lhes dito que não havia nenhum animal parecido.
Penso que a lei que a vet se referia era
Parece-me que é do interesse de todos que os canis vejam, à entrada, se o cão tem chip.
Não tem cabimento que se obriguem as pessoas a chipar e depois o próprio canil não tente ler o chip dos animais capturados...
Aqui, ainda existe o hábito rural de se deixar o cão passear sózinho à noite (antigamente, era de dia também).
De qualquer forma, foi-me dito pela vet que só vão capturar cães se alguém se queixar.
Penso que a lei que a vet se referia era
O caso do Calvin - foi um cão que eu adoptei (foi-me dito que não tinha chip pela pessoa que mo deu) e, depois, tinha.Tive de devolver o cão aos donos.Execução da vacinação anti-rábica e da identificação electrónica, conforme determinado pela Autoridade Sanitária Veterinária Nacional – Direcção Geral de Veterinária
Parece-me que é do interesse de todos que os canis vejam, à entrada, se o cão tem chip.
Não tem cabimento que se obriguem as pessoas a chipar e depois o próprio canil não tente ler o chip dos animais capturados...
Aqui, ainda existe o hábito rural de se deixar o cão passear sózinho à noite (antigamente, era de dia também).
De qualquer forma, foi-me dito pela vet que só vão capturar cães se alguém se queixar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Eu acho que o aviso que se intencionava passar está claro na primeira mensagem, mas posso resumir:
- se perderem um animal, não liguem para o canil, vão lá pessoalmente confirmar se ele lá está, porque as informações dadas telefonicamente nem sempre são fidedignas!
E mesmo que o animal tenha chip, façam essa diligência, porque aparentemente o canil não controla isso.
- se perderem um animal, não liguem para o canil, vão lá pessoalmente confirmar se ele lá está, porque as informações dadas telefonicamente nem sempre são fidedignas!
E mesmo que o animal tenha chip, façam essa diligência, porque aparentemente o canil não controla isso.