Animais potencialmente perigosos e treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jan 09, 2004 2:14 pm

Olá
Esta minha mensagem prende-se com o facto de inicialmente ter lido o Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro na transversal e só agora estar a fazer uma leitura pormenorizada, embora como o tempo é pouco, ainda não o tenha lido na totalidade.

Além de não concordar com maior parte, para não dizer na totalidade, acho que, como acontece com grande parte da legislação Portuguesa, foi escrito como vulgarmente se diz “em cima dos joelhos”.

Senão reparem:
De acordo com o referido Decreto no artigo 12º ponto 1 passo a citar
“os detentores de cães perigosos ou potencialmente perigosos devem promover o treino dos mesmos com vista à sua domesticação e socialização...” passo a chamar a atenção para devem e não têm de..., ou mesmo são obrigados a....

Acontece que mais à frente no artigo 16º onde descreve as entidades competentes para a fiscalização e depois no artigo 17º as contra-ordenações que constituem punições nomeadamente a alínea d) do ponto 2 “ A falta de treino de animais perigosos ou potencialmente perigosos...”
Quer dizer, está aqui uma coisa sem pés nem cabeça, porque na minha opinião não estão a ser coerentes. Como pode uma pessoa ser punida de uma coisa que não é obrigatória?

Onde moro não conheço nenhum treinador certificado e duvido que chegue a haver (os que aqui há e não sei se são treinadores de alguma coisa, porque nem me atrevi a procurar devido às histórias que ouço, pedem dinheiro adiantado, e depois nem treino nem dinheiro).
Na minha opinião as pessoas afastadas dos sítios onde haja treinadores certificados vêm-se obrigadas a não possuir cães de determinadas raças. Não sei também se este Decreto vai promover o abandono devido às exigências, espero que os “detentores”, assim chamados, sejam pessoas responsáveis.
Acho que as pessoas devem ser responsáveis...mas por favor, estão a fazer de certas raças o bode expiatório (mas isso vocês já sabem).

Também “adorei” o anexo do termo de responsabilidade de tem de se indicar o tipo de alojamento (jaula, gaiola, contentor, terráqueo, canil, etc.), e porque não em casa ao pé da família?
As pessoas que possuem os tais “animais potencialmente perigosos” devem ser mesmo corajosas!!!

Bem isto já está muito extenso, no caso da minha interpretação da referida lei não estar correcta agradeço esclarecimentos.
Na esperança de que as pessoas perigosas e potencialmente perigosas para os animais sejam obrigatoriamente abatidas, por método que lhe cause dor e sofrimento necessário, me despeço.
;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jan 09, 2004 7:14 pm

Não existem treinadores certificados em Portugal.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

sábado jan 10, 2004 3:48 pm

KROZ??

Esqueçeu-se do forista polémico INSPECTORsrCAO!! :lol: :lol:
Se ele vê, ainda coloca o diploma na Internet para irmos lá ver...mas agora por falar disso, até podia pôr!! ;)
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 10, 2004 7:43 pm

AndLemos Escreveu:
Senão reparem:
De acordo com o referido Decreto no artigo 12º ponto 1 passo a citar
“os detentores de cães perigosos ou potencialmente perigosos devem promover o treino dos mesmos com vista à sua domesticação e socialização...” passo a chamar a atenção para devem e não têm de..., ou mesmo são obrigados a....

2 “ A falta de treino de animais perigosos ou potencialmente perigosos...”
Quer dizer, está aqui uma coisa sem pés nem cabeça, porque na minha opinião não estão a ser coerentes. Como pode uma pessoa ser punida de uma coisa que não é obrigatória?
Quanto ao "devem", lamento mas a palavra devem, é uma conjugação do verbo "dever", e isso implica uma obrigação. Todos temos "Deveres e Direitos". Quando não cumprimos os nossos deveres não temos direito aos nossos Direitos (por assim dizer...).

Acho que expliquei o meu ponto de vista... :roll:

um abraço * ana
Bobitareco
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 7:55 pm

sábado jan 10, 2004 7:57 pm

Esqueçeu-se do forista polémico INSPECTORsrCAO!! que é a Sandra Albuquerque disfarçada. ;) :?
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado jan 10, 2004 10:14 pm

Bobitareco Escreveu: Esqueçeu-se do forista polémico INSPECTORsrCAO!! que é a Sandra Albuquerque disfarçada. ;) :?
Sabe que é muito feio andar a fezer acusações sem provas, fique sabendo que eu sei q a Sandra não é! A Sandra pode ser muita coisa, mas nunca, nunca precisou de máscaras para dizer fosse o que fosse!
Bobitareco
Membro

sábado jan 10, 2004 10:20 pm

Então se sabes que não é sabes quem é.
isabelnobre
Membro Veterano

sábado jan 10, 2004 10:24 pm

Bobitareco Escreveu: Então se sabes que não é sabes quem é.
:lol: Eu sei onde está a querer chegar!
Olhe eu só sei quem não é, agora quem é deixo aos outros inspectores e detectives essa tarefa, a de descubrir.
Bobitareco
Membro

sábado jan 10, 2004 10:38 pm

[quote=isabelnobre]
:lol: Eu sei onde está a querer chegar! [/quote]

Quero chegar à verdade. Eu tambem vi que o logo do INSPEctoR estava num site com o nome da Sandra Albuquerque.
isabelnobre
Membro Veterano

sábado jan 10, 2004 10:49 pm

Bobitareco Escreveu: Quero chegar à verdade. Eu tambem vi que o logo do INSPEctoR estava num site com o nome da Sandra Albuquerque.

Sabe eu tb vi um ovni aqui há tempos, mais tarde vim a descubrir que eram só os holofotes de uma discoteca. Não sei se me está a perceber, mas por vezes as aparências iludem. E eu sei que não é a Sandra, isso para mim chega bem. Agora se para sí não paciência!
Eu só sei de uma coisa o inspector é alguém que anda a gozar o prato muito bem gozado, e caso ainda não tenho reparado ele não usa só coisas da Sandra, usa coisas de mais foristas tb.
Continuo a dizer que não se deve de acusar as pessoas sem provas, isso que me diz não prova nada, tb eu tenho fotos de outras pessoas no meu cpu, basta fazer um copy com o botão do lado dto do rato!
Bobitareco
Membro

sábado jan 10, 2004 11:00 pm

E também dá os códigos dos sites da net que tem a toda a gente para lá postar ?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jan 10, 2004 11:08 pm

Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay.

:p

voltando ao inicio, eu não sei exactamente onde é que se certificam treinadores ( quer dizer, sei de um site que o faz por correspondências, mas isso não conta ;) )[/quote]
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
isabelnobre
Membro Veterano

domingo jan 11, 2004 1:47 am

Bobitareco Escreveu: E também dá os códigos dos sites da net que tem a toda a gente para lá postar ?
8) Não sei, não sei...olhe a mim não deu :D
E se outras pessoas viram, que foi o seu caso, porque é que o inspector não o poderia ter feito tb?
Olhe eu não vou prolongar mais isto neste tópico, até porque esta conversa nem faz parte deste contexto, se quiser continuar q o façamos em pm.
Responder

Voltar para “Cães”