Filtro EHEIM CLASSIC 2215 PLUS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
DiogoM21
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:54 pm

quinta set 22, 2011 5:01 pm

Boas tenho uma aquário 80L com

1casal de Gouramis
4Escalares
2turabaroes azuis pequenos 7cm
2corydoras albinos
5Kulhis
1 limpa vidros
1 peixe “porboleta”

Tenho um filtro de cascata 680L/H da Marca Aleas

Estou a pensar em comprar um da eheim mas tenho duvidas se posso utilizalo ou não no meu aquário. Ele custa 100€ e acho que e um bom negocio. Viste ele ser novo, a loja esta a fazer promoção! E como mais tarde ou mais cedo vou arrenjar um aquário maior. Já servia para o outro.

EHEIM CLASSIC 2215 PLUS
Volume do aquário-350l
Caudal da bomba-620 Lt./h.
Caudal do filtro-620 Lt./h.
Volume de filtragem-4,0 Lt.
Consumo de energia-15W
Material Incluido: esponja fina, esponja grossa, esponja de carvão, mangueiras e tubagens.
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

quinta set 22, 2011 5:31 pm

bom.... eu acho que antes de gastares os 100€ no filtro devias de comprar um aquario...

se fizeres as contas.... tens o teu aquario de 80L super lotado...

é um cm de peixe por litro
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta set 23, 2011 7:34 pm

Eu não posso aconselhar em relação ao filtro, pois não tenho experiência com essa marca.

Mas o seu aquário está realmente superpopulado.
Os escalares necessitam de um aquário com 200 litros e para 4 exemplares convém ter uns 300 ou 350 litros. São peixes que crescem muito.

Os tubarões azuis creio que também crescem bastante ( não sei ao certo qual é a espécie que tem, pois não conheço um peixe com o nome ' tubarão azul ', tente dar o nome científico e eu posso pesquisar os cms que eles atingem ).

Esse limpa vidros creio que seja um comedor de algas. Se for crescem até aos 35 cm. Se for simplesmente um otto, que também é vulgarmente chamado de limpa vidros, atinge uns 10 cm.

A maior parte desses peixes gostam do pH ácido ( mais ou menos a 6.7 ). As kuhlis necessitam de pH neutro ( 7.0 ).

Não leve isto como um sermão, é apenas para o alertar de que algumas coisas estão erradas nesse aquário e para que não volte a repetir o erro :wink: .

Boa sorte.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sexta set 23, 2011 7:51 pm

tambem acho, eu para esse aquário punha uns corydoras, uns 6 ou 7 neons, uns 7 nariz de bebado e uns bótias palhaço.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

sexta set 23, 2011 8:39 pm

super lotado nao direi que a maioria é peixe de fundo, mas retirva os escalares e guaramis e metia tetras
DiogoM21
Membro

sábado set 24, 2011 10:46 pm

doctorbrinco Escreveu:tambem acho, eu para esse aquário punha uns corydoras, uns 6 ou 7 neons, uns 7 nariz de bebado e uns bótias palhaço.
Se fizer as contas aos tamanhos dos peixes que me indicou... em grandes iria ocupar bem mais que os peixes que tenho no meu aquário.

Os neons crescem 5cm logo o cardume ocuparia 35L no aquário.
Os narizes de bêbado 5 a 7cm mas fazendo a conta a 5cm mais 35L.
Só neste dois já teria 70L.
Que fosse dois botias palhaço cresçam de 20cm em cativeiro só dois precisam de 40L
Dois que fosse 3corydoras que crescem cerca de 5cm mais 15L.

Isto tudo no total precisaria de um aquário de 125L.

Agora vou fazer as contas aos peixes do meu aquário e vamos ver a quantidade de litros que seria preciso para não ter o meu aquário sobrelotado.

4 Pterophyllum scalare: tamanho: 10 para 15 cm fazendo a conta aos 15= 60L
1 Pangasius sutchi: tamanho: 0 para 45 cm 45L
4 Kulhis: tamanho: 9 para 12 cm 44L
3 Corydoras albinos: tamanho: 0 para 7 cm 14L
Casal de Gouramis: 12cm cada. 24L
Ancistrus cirrhosus: 11cm

No total da: 198L

Agora os escalares comprei 4 tirar um casal porque eles neste momento têm cerca de 5cm e outro com 3cm.
O tubarão azul ou Pangasius sutchi crescem cerca de 30cm em aquário, isto dependendo do aquário. O meu tem neste momento 10cm
Os Kulhis tenham ah 6meses e continuam com o mesmo tamanho, 5cm não devem crescer muito mais.
Os Corydoras tambem tenho a cerca de 6meses tem 5cm cada um.
Os gouramis tem 10cm cada. Também não devem crescer mais.
Ancistrus cirrhosus, 4cm.

Fazendo as contas aos peixes que tenho neste momento sem falar no futuro…
Tenho no total 80L em peixes.

Falo nesta maneira por cauda da regra 1cm de peixes=1L de água.

Ate final de Outubro terei um aquário de 120L talvez um pouco mais… no máximo 160L.

Ou seja neste momento o meu aquário não esta sobrelotado. E como vou trocar de aquário e vou deixar de ter 2escalares, esta tudo bem.

Alias já varias pessoas inclusive lojistas me disseram que nem todos os peixes crescem ate aos tamanha indicados nos fóruns não estou a falar só deste mas sim no geral…
E que por norma os peixes crescem mais ou menos consoante o aquário que estão ou crescem mais rápido ou mais devagar consoante o aquário em que se encontram.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 25, 2011 9:24 am

Olá novamente.

Esta regra do cm por litro, vou ser sincera, nunca me regulei por ela. Se não formos flexíveis nesta regra, então isso resultaria num aquário cheio de peixes na mesma. Deve-se sempre ter alguns litros ' livres '.

Em relação aos escalares eu recomendo-os ter em aquários muito grandes. Eu tive dois escalares que cresceram até aos 23 cm e não eram eles tão velhos. Ainda eram relativamente jovens.
Para poderem esticar as barbatanas à vontade necessitam de bastante altura.

O pangassius, se for realmente um pangassius, já os vi com 80 cm. Necessitam de um aquário de ( mais ou menos ) 650 litros.

Isso dos peixes crescerem consoante o tamanho do aquário também é mentira, um mito muito espalhado.
E é muitas vezes essa a causa de se manterem peixes que podem atingir 30 cm num globo de 5 litros.
Naturalmente, que, se um peixe não tiver um aquário espaçoso o suficiente, não se irá desenvolver, atrofia e o animal acaba por morrer em sofrimento.
É esta a verdade, embora muitos aquariofilistas amadores ou iniciantes discordem, mas depois admiram-se por os peixes apenas durarem 5 dias.

Desculpe estar a ser assim directa, mas é a verdade e é o nosso dever aqui no Fórum ajudar e ser realista.

Boa sorte.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

domingo set 25, 2011 10:15 am

só que um crdume não ocupa tanto como se fossem todos de espécies diferentes, e os bótias são de fundo!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

domingo set 25, 2011 10:16 am

doctorbrinco Escreveu:só que um crdume não ocupa tanto como se fossem todos de espécies diferentes, e os bótias são de fundo!

Os peixes de fundo ocupam espaço na mesma! :P
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
KAYTAY
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 11:31 am

CataPetLover Escreveu:
doctorbrinco Escreveu:só que um crdume não ocupa tanto como se fossem todos de espécies diferentes, e os bótias são de fundo!

amei...

esta miúda tem carácter....

e concordo plenamente tb com a nitara...

sou novo, mas prenso que os animais (mesmo que sejam peixes - e obedecendo no mínimo á regra do 1cm por litro) necessitam ter boas condições... espaço libre

eu tenho um aquário de 96 L... e gostava de ter varios peixes... mas nao posso.... gostava de comprar um LABEO BICOLOR.... mas não reuno condições suficientes pra o ter....

querer, todos nós queremos muita coisa... mas o primeiro passo é contentarmos nos com o que é realístico ter...

abraços...
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

domingo set 25, 2011 4:29 pm

KAYTAY Escreveu:
CataPetLover Escreveu:

amei...

esta miúda tem carácter....

e concordo plenamente tb com a nitara...

sou novo, mas prenso que os animais (mesmo que sejam peixes - e obedecendo no mínimo á regra do 1cm por litro) necessitam ter boas condições... espaço libre

eu tenho um aquário de 96 L... e gostava de ter varios peixes... mas nao posso.... gostava de comprar um LABEO BICOLOR.... mas não reuno condições suficientes pra o ter....

querer, todos nós queremos muita coisa... mas o primeiro passo é contentarmos nos com o que é realístico ter...

abraços...

Eu?! :D
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
KAYTAY
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 6:40 pm

quem mais....
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 25, 2011 11:26 pm

A regra do cm por peixe não funciona com peixes cujo tamanho em adulto supera os 10 cm... por favor.
E só vou falar no escalar porque já é tarde e o cansaço já pesa, um escalar adulto pode medir 20 cm de barbatana a barbatana e é por demais evidente que não pode estar num aqua com menos de 40 litros e isto só um exemplar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

DiogoM21
Membro

segunda set 26, 2011 12:56 am

dinodane Escreveu:A regra do cm por peixe não funciona com peixes cujo tamanho em adulto supera os 10 cm... por favor.
E só vou falar no escalar porque já é tarde e o cansaço já pesa, um escalar adulto pode medir 20 cm de barbatana a barbatana e é por demais evidente que não pode estar num aqua com menos de 40 litros e isto só um exemplar.

o meu aquario e alto "penso eu" 45cm de altura

e grande parte dos meus peixes sao de fundo.
Responder

Voltar para “Peixes”