Fazer Luto ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

domingo set 25, 2011 6:43 pm

A minha cadela morreu á sencivelmente 2 meses, a casa está muito vazia e sempre que estou em casa fico triste. Ás vezes parece que ainda a oiço a beber água ao canto na cozinha e o gizinho dela a abanar, enfim... Pondo isto pergunto-vos se acham que posso ter outro cão? ou esperar mais um pouco e fazer o luto?
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo set 25, 2011 7:07 pm

Acho que não somos nós que temos que tomar essa decisão, mas sim a AnnieBata.

Eu já me faleceram 3 animais, e de todas as vezes arranjei quase de imediato outro, mes nem toda a gente é assim, existem pessoas que precisam de fazer o luto por muito tempo.

Cada um é como cada qual e nestas coisas de sofrimento e lutos e afins, não há regras, há opiniões e sentimentos que devem ser respeitados sejam eles quais forem
AnnieBata
Membro Veterano
tartaruga

domingo set 25, 2011 7:10 pm

O meu problema é que não quero arranjar um substituto, quero um amigo e apenas queria saber a vossa opinião
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo set 25, 2011 7:13 pm

Creio que a resposta já germinou em si e está mais ou menos definida, pois já consegue encarar a hipótese de ter outro cão. Que nunca substituirá a cadelinha que perdeu, será sempre outro diferente em tudo, e que deverá ser amado por aquilo que é e não pelo modelo da que partiu.

Força, vá em frente, outro companheiro ajudá-la-á a ultrapassar esse luto. Guardará para sempre no seu coração a outra cadelinha, mas penso que sim, que para si já chegou o tempo de olhar e seguir em frente.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo set 25, 2011 7:15 pm

AnnieBata, a resposta está em si. Depende de cada um. Há pessoas que precisam de mais tempo que outras. Só a forista está em condições de responde3r.

Lamento a perda da sua cadela e boa sorte.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnnieBata
Membro Veterano
tartaruga

domingo set 25, 2011 7:15 pm

Muito Obrigada :D
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo set 25, 2011 7:16 pm

Como a Tiabela referiu, cada pessoa tem a sua forma de fazer o luto, há quem adquira novo animal de imediato, há quem necessite de mais tempo e há até quem nunca mais tenha outro animal.

É uma decisão que deve ser sua :wink:
S&oacute;nia
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo set 25, 2011 7:19 pm

LuluB Escreveu:Creio que a resposta já germinou em si e está mais ou menos definida, pois já consegue encarar a hipótese de ter outro cão. Que nunca substituirá a cadelinha que perdeu, será sempre outro diferente em tudo, e que deverá ser amado por aquilo que é e não pelo modelo da que partiu.

Força, vá em frente, outro companheiro ajudá-la-á a ultrapassar esse luto. Guardará para sempre no seu coração a outra cadelinha, mas penso que sim, que para si já chegou o tempo de olhar e seguir em frente.
Concordo com tudo.
Força!
tiabela
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 7:20 pm

LuluB Escreveu:Creio que a resposta já germinou em si e está mais ou menos definida, pois já consegue encarar a hipótese de ter outro cão. Que nunca substituirá a cadelinha que perdeu, será sempre outro diferente em tudo, e que deverá ser amado por aquilo que é e não pelo modelo da que partiu.

Concordo a 1000000000%

Pelo que li acho que está mais que preparada e o próximo nunca irá substituir o que partiu, não tenho esse problema de consciencia, verá que temos razão.

Força e dê not+icias
tiabela
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 7:21 pm

catrules Escreveu:Como a Tiabela referiu, cada pessoa tem a sua forma de fazer o luto, há quem adquira novo animal de imediato, há quem necessite de mais tempo e há até quem nunca mais tenha outro animal.

É uma decisão que deve ser sua :wink:
Exactamente, mas eu acho que já tomou a decisão só precisa dum empurrãozinho :wink: :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 25, 2011 7:25 pm

Olá

Lamento a perda da sua cadela. Eu já passei por isso quando morreu um dos meus 3 cães, o Fozzy.

Eu julgo que ninguém estará em plenas condições de a aconselhar porque estas situações são muito particulares e só a própria pessoa é que estará em condições psicológicas de resolver.

De qualquer modo, julgo que um novo companheiro compensará a perda. Fazer luto propositadamente, para quê ou por quê? Não leve a mal a pergunta. Eu ainda estou a fazer luto, prefiro dizer, a lamentar a perda do meu Fozzy, que já morreu há quase três anos. Mas o meu lamento não resolve nada. Nem o Fozzy me agradece...

Se é sua intenção ter um ou uma nova companheira, adquira-o(a) quanto antes e não se atormente com a perda. Esse sentimento de luto persistirá sempre porque o novo cão, por melhor que seja, nunca substituirá o anterior.

Eu disse atrás que ninguém está em condições de a aconselhar e acabei por contradizer-me. Mas foi com a melhor das intenções.
Felicidades para si e para o seu novo companheiro.
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 25, 2011 7:32 pm

Olá
Demorei algum tempo a escrever a minha mensagem anterior porque tive que interromper. E fiquei admirado com a quantidade de respostas entretanto enviadas. Por princípio, a minha seria a primeira...
Quero com isto dizer que concordo com todas, como por ex. com a da luluB.
Mais uma vez, boa sorte :wink:
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo set 25, 2011 7:32 pm

Só quero acrescentar.. Não adquira outro para colmatar a tristeza que sente. Acabará por comparar o novo com o que partiu (o novo não é o que partiu) e isso nã<o é justo para com o novo amigo.

Boa sorte para a sua decisão.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 25, 2011 7:34 pm

drilldown1 Escreveu:Só quero acrescentar.. Não adquira outro para colmatar a tristeza que sente. Acabará por comparar o novo com o que partiu (o novo não é o que partiu) e isso nã<o é justo para com o novo amigo.
Boa sorte para a sua decisão.
Bem observado, concordo plenamente
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo set 25, 2011 9:11 pm

Eu também já passei por isso e ainda hoje sinto muito a falta da minha amiga, a Bia. Penso nela todos os dias. E tal como a AnnieBata quando ela partiu sentia-me muito sozinha, por isso passado pouco mais de um mês o Calvin chegou cá a casa.
Mas não pense no novo amigo como um substituto, para além de injusto para com o novo animal vai ser doloroso para si, pois não há dois iguais.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”