adoptar um cao com leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gps1
Membro Júnior
Registado: domingo jan 16, 2011 12:11 pm

domingo set 25, 2011 9:56 pm

boas, eu vi um cao para adopçao que te leishmaniose.. e antes de adoptar gostava de me informar melhor ..

Tenho de lhe dar medicação mesmo estando ele tratado ?

a medicação em que consiste ? apenas "pastilhas" ou tenho de dar injecções ou outros metodos ?

eu moro no porto , nao ha risco de ele voltar a contrair a doença, ou ha ?

ele podera tranmitir me a doença ou é apenas transmissivel pela picada dos mosquito ?

creio que para já é tudo..
desde ja agradeço todas as respostas

abraços
Pulgavip
Membro Júnior
Registado: terça ago 30, 2011 4:14 pm

domingo set 25, 2011 11:18 pm

gps1 Escreveu:boas, eu vi um cao para adopçao que te leishmaniose.. e antes de adoptar gostava de me informar melhor ..

a medicação em que consiste ? apenas "pastilhas" ou tenho de dar injecções ou outros metodos ?

ele podera tranmitir me a doença ou é apenas transmissivel pela picada dos mosquito ?

abraços
A ideia é dar um significado à sua vida ou arranjar sarna para se coçar?
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

domingo set 25, 2011 11:22 pm

Pulgavip Escreveu:
gps1 Escreveu:boas, eu vi um cao para adopçao que te leishmaniose.. e antes de adoptar gostava de me informar melhor ..

abraços
A ideia é dar um significado à sua vida ou arranjar sarna para se coçar?
ó Pulga que comentário infeliz!

gps1, eu falo por mim, cheguei muitas vezes a ir a vets pedir informações sobre certas situações e todos foram muito pacientes e prestáveis comigo e não levaram dinheiro como por uma consulta. Penso que seria melhor e mais certo você ir a um e pedir essa informações. No entanto também era bom ter a opinião de uma pessoa que tenha um cão assim.
Pulgavip
Membro Júnior

domingo set 25, 2011 11:37 pm

Ok :) Não sou veterinário... Há risco de ele voltar a contrair a doença?: Há. Pode transmitir-te a doença?: Um mosquito pode picá-lo e picar-te a ti a seguir. Medicação?: Para toda a vida.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo set 25, 2011 11:43 pm

Lê o tópico todo e ficarás com ideia do que te espera...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88421
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo set 25, 2011 11:48 pm

Pulgavip Escreveu:Ok :) Não sou veterinário... Há risco de ele voltar a contrair a doença?: Há. Pode transmitir-te a doença?: Um mosquito pode picá-lo e picar-te a ti a seguir. Medicação?: Para toda a vida.
Não há risco de voltar a contrair a doença, porque a doença é incurável

Pode estar controlada, mas tem que fazer exames periodicamente

Se a pode contarir? Dificilmente, conheço muita gente que tem caes com leish e nunca foram contagiados
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 25, 2011 11:49 pm

marianamar Escreveu:Lê o tópico todo e ficarás com ideia do que te espera...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88421
Se o gps ler o tópico indicado todinho e com atenção, verificará que, infelizmente, o Martim já tinha os rins afectados quando se diagnosticou a doença.

Nem todos os casos de leishmaniose são assim, contudo. Tudo depende da fase em que a doença é diagnosticada e se inicia o tratamento.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda set 26, 2011 12:23 am

Sim, tem, o veterinário indicar-lhe-á qual e como. Mas posso dizer-lhe que essa medicação, de "manutenção", digamos, é barata e não custa a dar. São comprimidos pequenos que o cão engole facilmente quando enrolados numa bolinha de carne crua picada, por exemplo.

O que é caro é o tratamento inicial ou às recidivas da doença.
Depende do que o veterinário entender. Até há pouco tempo, o tratamento era injectável, mas entretanto surgiu um novo produto em comprimidos. Procure um veterinário, ele explicar-lhe-á melhor quais os tratamentos existentes e como e quem os administra. Esses tratamentos iniciais têm de ser rigorosamente prescritos e acompanhados pelo médico.
Não sei se a região do Porto será fortemente endémica, mas também aí o seu veterinário o informará. De qualquer das maneiras, o cão não voltará a contrair a doença, pois trata-se de uma infestação por um parasita microscópico, e não tem cura. O parasita pode ser reduzido a ponto de nem ser "lido" nas análises, mas está lá. O que pode acontecer é que haja uma recaída, ou seja, um recrudescimento da infestação. É por isso que o cão tem de ser acompanhado de perto, fazendo análises pelos menos de seis em seis meses.
Não, ele não lhe pode transmitir a doença pelo contacto directo. Mas sim, o mosquito vector pode transmitir o parasita a outros animais ou pessoas.

No entanto, o risco é mínimo desde que o seu ambiente seja limpo e salubre e desde que tome as devidas precauções para proteger o seu cão, mesmo que doente. Hoje em dia são raros os casos de contágio da leishmaniose a humanos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Pulgavip
Membro Júnior

segunda set 26, 2011 12:31 am

Já agora, convém reforçar, que o animal estando infectado e medicado poderá, mesmo assim, voltar a apresentar os sintomas da doença causada pelo referido parasita.
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

segunda set 26, 2011 8:27 am

Gps1 desde já deixe-me dar-lhe os parabéns pela atitude de pretender adoptar um animal com leish pois não é qualquer um que tomaria essa iniciativa. :wink:

O link do tópico que aqui puseram é do Martim, o menino dos meus olhos que faleceu há um mês. :cry:

Como aqui também disseram e bem, quando foi detectada a leish ao Martim, infelizmente ele já tinha insuficiência renal o que torna o caso muito mais complicado. :cry:

O 1º tratamento que ele fez foi injectável durante um mês acompanhado duns comprimidos. Após os injectáveis a após 2/3 meses de fazer medicação diária, passou a fazer a mesma só 8 dias/mês.

Inicialmente era controlado 1 vez/mês passou a de 3 em 3 meses e antes de ter a recidiva era sensivelmente de 6 em 6 meses, talvez um pouco menos.

Devido à sua insuficiência renal, o Martim tinha de comer ração específica para doentes renais.

O Martim esteve comigo durante 4,5 anos e a leish só lhe foi diagnosticada ao fim dum ano. Durante 3,5 anos viveu com toda a qualidade possível como um animal saudável e, quem não soubesse, ninguém diria que ele era um canito doente.

Infelizmente, a situação agravou-se subitamente e ... nem lembrar-me disso é bom. Foi terrível como pode ler pelo tópico cujo link aqui colocaram.

Tenho também uma menina, a Estrelita que foi resgatada do canil de Portimão com mais madrinhas, a qual infelizmente também vinha com imensos problemas de saúde entre os quais leish. :cry:

Como dificilmente seria adoptada, os meus pais acabaram por a adoptar. :wink: Fez também tratamento injectável e, hoje em dia, faz um comprimido e meio por dia. Está perfeitamente normal ... faz a vidinha dela como se não tivesse nada estando a ser agora controlada mais ao menos de 4/4 meses.

A leish em Portugal muito dificilmente é transmitida ao humano e um animal com leish DESDE que tratado, também é difícil a transmissão a outro animal saudável. O Martim tinha uma mana e a Estrelita também tem "primos" e nunca houve qualquer tipo de problema. :wink:

Quanto à minha opinião pessoal sobre adoptar um canito com leish ... até aos acontecimentos recentes (falecimento do Martim) o facto dum animal ser portador desta doença, não era impedimento para o adoptar como aliás o prova o facto de termos adoptado a Estrelita. :wink:

Neste momento e, talvez por ainda ser tudo muito recente, seria incapaz de adoptar um animal com leish. :cry: :cry: :cry:

Já não me refiro ao factor económico que acarreta ter um animal com este problema de saúde, uma vez que a situação estando controlada, há um gasto em medicação por mês que não chega a € 5,00 e o controlo de 6 em 6 meses também a despesa não será grande.

Refiro-me sim, ao factor EMOCIONAL que é tremendo ... é um desgaste brutal vermos o nosso amigo, o nosso companheiro a definhar sem infelizmente podermos fazer nada por ele. :cry:

Claro que existem outras doenças que também podem surgir num animal saudável e que podem acarretar tanto ou mais despesas do que as que temos com um animal com leish mas, uma coisa é termos um animal e ele adoecer ... outra completamente diferente é à partida, adoptarmos um animal que sabemos que está doente e que terá de ser medicado/controlado até ao fim da sua vida.

Neste momento não tenho "espaço emocional" para me confrontar com uma situação semelhante. :cry: :cry: :cry:

Desejo sinceramente que, pelo facto de ler o meu testemunho não o demova de adoptar esse canito, tão merecedor de amor como outro qualquer e, peço desde já desculpa pela minha sinceridade mas, actualmente é assim que eu penso ... quem sabe, se daqui a alguns meses não voltarei à minha maneira de pensar inicial. :wink:

TODA A SORTE do mundo para si e para o canito e ... vá dando notícias. :wink:
gps1
Membro Júnior
Registado: domingo jan 16, 2011 12:11 pm

segunda set 26, 2011 3:57 pm

obrigado por todas as respostas, foram uma excelente ajuda..

vou dando noticias.
Obrigado
Responder

Voltar para “Cães”