tartas e lagostins

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

aaaeeerrr
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2010 1:56 pm
Localização: 2 hieroglificas, 1 dalmata arraçado, varios lagostins

domingo set 25, 2011 7:23 pm

boas

eu as x apanho lagostins e cozo os e depois congelo os para matar parasitas e quando lhos dou descasco os tipo tiro lhe o exoesqueleto e a minha duvida é se lhe posso dar o lagostim com esqueleto e tudo ? (descasca-lo desperdiça muito do lagostim)
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

domingo set 25, 2011 9:18 pm

Podes e deves, se tiveres oportunidade de lhe dar animais completos ela aproveita muito mais, o exoesqueleto tem bastante cálcio, é um benefício. Vê lá é se os lagostins são saudáveis. Se a água onde os apanhas tiver uma espuma que não desaparece (quero com isto dizer, uma espuma que não é formada pela movimentação da água) não convém dares, significa que a água está poluída e com o efeito de bioacumulação (devido a agricultura que se possa fazer perto ou mesmo na zona) podem ser prejudiciais.
aaaeeerrr
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 9:25 pm

Manik Escreveu:Podes e deves, se tiveres oportunidade de lhe dar animais completos ela aproveita muito mais, o exoesqueleto tem bastante cálcio, é um benefício. Vê lá é se os lagostins são saudáveis. Se a água onde os apanhas tiver uma espuma que não desaparece (quero com isto dizer, uma espuma que não é formada pela movimentação da água) não convém dares, significa que a água está poluída e com o efeito de bioacumulação (devido a agricultura que se possa fazer perto ou mesmo na zona) podem ser prejudiciais.
a agua vem duma lagoa da pedreira da CMP maceira (fabrica de cimento) e os lagostins tambem e as x costumam ter é tipo cimento agarrado ao exoesqueleto que normalmente cai ao serem cozidos mas outras x fica agarrado
Manik
Membro

segunda set 26, 2011 12:21 am

aaaeeerrr Escreveu:a agua vem duma lagoa da pedreira da CMP maceira (fabrica de cimento) e os lagostins tambem e as x costumam ter é tipo cimento agarrado ao exoesqueleto que normalmente cai ao serem cozidos mas outras x fica agarrado
http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1551.pdf
encontrei este pdf sobre o assunto, pode ser que te queiras informar um pouco mais. Sinceramente eu não os dava, por causa da bioacumulação*. Na verificação do estado da água, quando existem lagostins eles são analisados porque são resistentes, e o que a água tem eles também têm.

Bioacumulação* - é o processo através do qual os seres vivos absorvem e retêm substâncias químicas no seu organismo; pode ser de uma forma directa através do ambiente que os envolve (bioconcentração) e indirectamente a partir da alimentação (biomagnificação). Este processo implica várias etapas na cadeia alimentar e diferentes tipos de alimentação. À medida que se sobe no nível trófico maior será a quantidade de químicos acumulados no ser vivo uma vez que este, para além dos compostos que o seu organismo já absorveu, vai ainda concentrar os que provêm da alimentação. Verifica-se que nos animais predadores os valores de concentração são mais elevados que nos animais de que estes se alimentam. (definição tirada de http://www.ff.up.pt/toxicologia/monogra ... /gloss.htm)
aaaeeerrr
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 7:57 am

nao sei s isso s aplica a todas as cimenteiras mas n era essa a que eu me referia era a esta http://g.co/maps/6arzp o ponto A é onde os apanho e o ponto B é a provavel origem da agua com base na direcção da ribeira

a agua nao faz a tal espuma a que se referia e ate á bem cristalina e suporta plantas aquaticas, rãs entre outra bichesa será que esteja poluida na mesma?
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

segunda set 26, 2011 12:30 pm

lagostim do luisiana? o exo do lagostim é muito duro

onde é que o descascar do lagostim perde muitos nutrientes?????? a quitina nao tem valor nenhum
Deeadman
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 12:31 pm

Manik Escreveu:Podes e deves, se tiveres oportunidade de lhe dar animais completos ela aproveita muito mais, o exoesqueleto tem bastante cálcio, é um benefício. Vê lá é se os lagostins são saudáveis. Se a água onde os apanhas tiver uma espuma que não desaparece (quero com isto dizer, uma espuma que não é formada pela movimentação da água) não convém dares, significa que a água está poluída e com o efeito de bioacumulação (devido a agricultura que se possa fazer perto ou mesmo na zona) podem ser prejudiciais.
:o
aaaeeerrr
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 12:34 pm

Deeadman Escreveu:lagostim do luisiana? o exo do lagostim é muito duro

onde é que o descascar do lagostim perde muitos nutrientes?????? a quitina nao tem valor nenhum
é esse mesmo o do luisiana

ao descascar aproveito é muito pouco do bixo

as patas e pinças(pequenas) sao descartadas praticamente so come a cauda e as guelras
Deeadman
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 12:35 pm

com tanta porcaria que esses lagostins transmitem eu nem dava era nada, compra camarao congelado na peixaria e da lhe
aaaeeerrr
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 12:41 pm

Deeadman Escreveu:com tanta porcaria que esses lagostins transmitem eu nem dava era nada, compra camarao congelado na peixaria e da lhe
no fim de cozidos e depois congelados n ha bacteria ou parasita que resista

o camarao é caro como tudo e segundo o que m disseram no forum reptileforums.co.uk acho eu nao s deve dar animais de agua salgada as tartas
Deeadman
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 12:48 pm

nao s deve dar animais de agua salgada as tartas
entao o que tenho para te dizer é para mudares de forum :wink: [/quote]
aaaeeerrr
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 1:20 pm

Deeadman Escreveu:
nao s deve dar animais de agua salgada as tartas
entao o que tenho para te dizer é para mudares de forum :wink:
eu fui la perguntar que peixes s devia dar e disse k tinha dado sardinha e eles disseram so peixe de rio nunca de mar lol tambem achei estranho mas s eles o dizem lol
Deeadman
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 1:36 pm

sardinha pode ser dar mas... consoante a especie e idade, uma adulta de trachemys, pseudemys e graptemys pode comer uma pequena sardinha por exemplo, mas existe mais peixes
aaaeeerrr
Membro Veterano

segunda set 26, 2011 1:41 pm

Deeadman Escreveu:sardinha pode ser dar mas... consoante a especie e idade, uma adulta de trachemys, pseudemys e graptemys pode comer uma pequena sardinha por exemplo, mas existe mais peixes

eu naquela altura dei sardinha porque foi o k m lembrei
Manik
Membro

segunda set 26, 2011 3:46 pm

Deeadman Escreveu:
:o
Tens razão a quitina é um polissacarídeo :oops:

De qualquer das formas é energético, não há problema em dar.
Quanto ao alimento marinho também já ouvi falar que faz mal em vários sítios, mas não é bem assim. O facto de não ser um alimento que ela adquira no seu habitat natural não quer dizer que haja algum problema em comer. Mas concordo com o deeadman, eu também não dava. Aqui há uns dias apareceu um tópico de alguém quer queria por bivalves de água doce ou caracóis para ajudar a manter o aquário limpo, e o pessoal aconselhou a não o fazer porque se a tartaruga depois os comesse ainda era pior do que eles não estarem lá. O lagostin não filtra a água, alimenta-se de outros pequenos animais e de vegetação, mas o que eles come são outros tipos de filtros diferentes dos bivalves e caracóis, mas não deixam de ser filtros. Tudo o que eles têm o lagostin também tem..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”