Alguma vez foram atacados por um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alguma vez foram atacados por um cão

Votação encerrada em sexta jan 23, 2004 4:13 pm

Sim
38
52%
Não
35
48%

Total de votos: 73
sroque
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 7:40 pm

sábado jan 10, 2004 11:02 pm

Gary, Gary :?
Continuamos na mesma, anh?!...Já sabe a minha opinião, o comportamento dos cães é fruto da «educação» que lhes damos...ou da falta dela!!!
Cumprimentos
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 11, 2004 8:49 am

lá bom dia

Sroque, desculpe mas o gary tem razão, existem de facto cães perigosos.
Na minha rua, há diversos SRD, uns com dono, outros em dono, todos eles andam soltos na rua, todos eles mordem.
Só não poderão ser considerados "muito" perigosos porque são relativamente pequenos. Se me morderem o dano não é muito grande até porque eu tenho maneira de me defender, no entanto se for numa criança pode ter a certeza que o dano é muito grande. Não é isto um animal perigoso?

Há cerca de 3 mêses a minha filha que faz 8 anos agora foi mordida por um yorkshire que saiu disparado de dentro de casa quando iamos a passar, a unica coisa que a dona dizia é que ele não mordia, a minha filha já não pensa assim.

Claro que se o yorkshire fosse de grande porte, fosse ele de qualquer das "famigeradas" raças consideradas perigosas, eu não o conseguia deter a minha filha teria sido mordida a sério e eu também e no dia seguinte nos jornais e TV apareceria em grande paragonas: [b]"CRIANÇA ATACADA POR XXXX"[/b]

[b]Escusado será dizer que se fosse um SRD de grande porte não seria noticia e são efectivamente esses, os infelizes que andam por aí, que são realmente perigosos.[/b]

E como se costuma dizer: I rest my case
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
inezitah
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 4:39 pm

domingo jan 11, 2004 12:36 pm

Quando era muito pequena, cerca de 5 anos, o meu avô tinha um cão, um rafeiro de quem eu gostava muito... Chamava-se Snoopy e sempre tinha sido o meu companheiro de brincadeiras... Ora um dia estava eu a brincar com o meu avô, e sem qualquer razão aparente, o Snoopy chegou ao pé de mim e atacou-me... Mordeu me o braço e a mão, e ainda hoje tenho as cicatrizes. Nunca soube porque razão o cão fez aquilo, visto eu nunca lhe ter feito mal e ter tido sempre sua amiga. O meu avô disse me que talvez ele tivesse feito aquilo por ciúmes. O que é certo é que eu nunca mais voltei a ter confiança naquele cão.

Mas isso não quer dizer que eu não tenha confiança nos outros cães, normalmente não costumo ter problemas...

:?
inezitah
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 4:39 pm

domingo jan 11, 2004 12:37 pm

Quando era muito pequena, cerca de 5 anos, o meu avô tinha um cão, um rafeiro de quem eu gostava muito... Chamava-se Snoopy e sempre tinha sido o meu companheiro de brincadeiras... Ora um dia estava eu a brincar com o meu avô, e sem qualquer razão aparente, o Snoopy chegou ao pé de mim e atacou-me... Mordeu me o braço e a mão, e ainda hoje tenho as cicatrizes. Nunca soube porque razão o cão fez aquilo, visto eu nunca lhe ter feito mal e ter tido sempre sua amiga. O meu avô disse me que talvez ele tivesse feito aquilo por ciúmes. O que é certo é que eu nunca mais voltei a ter confiança naquele cão.

Mas isso não quer dizer que eu não tenha confiança nos outros cães, normalmente não costumo ter problemas...

:?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 11, 2004 2:06 pm

O Gary tem razão, existem cães perigosos, o que é muito diferente de RAÇAS perigosas....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo jan 11, 2004 2:09 pm

sroque Escreveu: Gary, Gary ?
Continuamos na mesma, anh?!...Já sabe a minha opinião, o comportamento dos cães é fruto da «educação» que lhes damos...ou da falta dela!!!
Cumprimentos
O Gary tem razão , existem mesmo cães perigosos principalmente por desvios genéticos.Há casos em que por muito boa educação que se dê , e por muito competente que seja o dono ou treinador , não se vai lá. Não é possível estabelecer uma relação de confiança com o cão , este continua falso. Não é um problema das raças , é um problema de cães, sejam raças grandes ou pequenas.
Isto não significa que os incidentes com cães acontecem na maioria , com cães com desvios comportamentais genéticos bem pelo contrário estes serão uma pequena minoria.Nos restantes já se aplica aquilo que afirma normalmente o dono é o principal responsável .

Saudações
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

domingo jan 11, 2004 2:42 pm

boerboelfan Escreveu: [O Gary tem razão , existem mesmo cães perigosos principalmente por desvios genéticos.Há casos em que por muito boa educação que se dê , e por muito competente que seja o dono ou treinador , não se vai lá. Não é possível estabelecer uma relação de confiança com o cão , este continua falso. Não é um problema das raças , é um problema de cães, sejam raças grandes ou pequenas.
E segundo esta ideia, que não posso refutar pela minha falta de experiência com cães, quais são os "sinais" que podem avisar-nos que um cão que conhecemos e que até ali não tem sido suspeito de agressivo pode virar-se e atacar? Penso, ao perguntar isto, nas experiências da sroque e da Inezitah, atacadas por cães quase "da familia" e sem aviso prévio. Há qualquer "lógica" canina que nós, humanos, não conseguimos perceber, nestes ataques? O terão sido só falta de educação do cão e incompetência dos donos?

Alicia
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo jan 11, 2004 2:46 pm

Mordida nunca fui, embora já tenha tido alguns sustos com o cão tóininho da minha prima, o Ferrari, também conhecido como "Ferraí" ;)
Este cão é muito nervosinho e lança-se para cima das pessoas, de dentes à mostra. O truque é ficar parado e não abanar as mãos ou retorquir ao ataque com atitudes ameaçadoras. Já vi o cão morder um homem que, querendo armar-se em valente, tentou dar-lhe uma palmada.

O Ferrari foi esterilizado, sugestão do vet, para ver se "acalmava". Não resultou. Será verdade que a esterilização torna o cão menos agressivo?
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo jan 11, 2004 4:36 pm

aligra Escreveu:
E segundo esta ideia, que não posso refutar pela minha falta de experiência com cães, quais são os "sinais" que podem avisar-nos que um cão que conhecemos e que até ali não tem sido suspeito de agressivo pode virar-se e atacar?
Alicia
Olá aligra

Quando existem desvios genéticos normalmente isso é perceptível ao longo da vida do cão. Não é muito provável que um cão com desvio genético ( e quando falo em desvio genético falo em desvios acentuados ao temperamento padrão do estalão e observável na ascedência ) tenha tido sempre um comportamento normal e num momento , por um click, veio o desvio á tona.
A lógica canina não é a mesma que a dos humanos que é essencialmente racional. Pode ter existido algo que determinou esse comportamento nos casos em que fala, e esse algo pode não ter qualquer significado, para nós humanos, mas têm-no para os cães.
Não nos podemos esquecer , também , que um problema patológico pode alterar o comportamento do cão .Neste caso, a questão nem se põe como genética nem de falta de educação , mas no próprio problema patológico.

Saudações
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda jan 12, 2004 8:46 am

sroque Escreveu: Gary, Gary ?
Cumprimentos
Nem sempre. Não fale com tanta certeza do que não sabe...
Às vezes temos que passar pelas coisas para lhes darmos o beneficio da dúvida, mas espero que não tenha que passar por isso, é extremamente doloroso, fisica e psicológicamente, especialmente se o cão é nosso.
Existem de facto, cães perigosos.
cgtorres
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 8:48 am

boerboelfan Escreveu:
aligra Escreveu:
E segundo esta ideia, que não posso refutar pela minha falta de experiência com cães, quais são os "sinais" que podem avisar-nos que um cão que conhecemos e que até ali não tem sido suspeito de agressivo pode virar-se e atacar?
Alicia
Olá aligra

Quando existem desvios genéticos normalmente isso é perceptível ao longo da vida do cão. Não é muito provável que um cão com desvio genético ( e quando falo em desvio genético falo em desvios acentuados ao temperamento padrão do estalão e observável na ascedência ) tenha tido sempre um comportamento normal e num momento , por um click, veio o desvio á tona.
Muito certo. No caso do RAF ele sempre teve comportamentos agressivos e dominantes. Qunado faleceu a Boneca, foi o fim da picada. :?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 12, 2004 9:02 am

Olá,
De facto os cães perigosos existem. As razões deles serem perigosos podem ser de vária ordem e já foram aqui praticamente todas apontadas, mas independentemente das causas a verdade é que eles existem. O que não há é que confundir cães perigosos com raças perigosas, ou rotular um cão de perigoso apenas porque é grande ou porque tem um aspecto mais possante. Existem cães perigosos de todos os tamanhos, raças e feitios, e se muitas podem ser as causas desse perigosidade a raça não é concerteza.

Peço desculpa à autora deste tópico por estar a 'fugir' ao assunto, e falar mais uma vez de perigosidade em vez de me limitar a responder se já fui mordido ou não, mas achei que devia comentar este assunto uma vez que foi abordado por outros foristas.

Cumprimentos
Paulo C.
aligra
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 9:12 am

Obrigada, Boerboelfan, pelo esclarecimento.
Este tema interessa-me muito, não é pelo meu Dylan, que tinha comportamentos dominantes quando pequenino, mas que consegui corrigir com um bocado de informação e trabalho e que ainda por cima é um cãozinho de porte médio (16 kg.), mas por um bull-mastiff, propiedade dum amigo da familia, o cão tem 3 anos, é meiguíssimo, calmo e bem educado, comprado no canil dum bom criador con tudo como corresponde, mas eles contaram-nos o outro dia que o pai do cão "teve que ser abatido porque tinha-se tornado agressivo com o dono" (que é o criador), e esse facto, ligado agora aos que contaram alguns membros do forum, deixou-me a pensar, imagine que estamos a falar dum cão de enorme porte numa casa onde nós costumamos ir de visita com as filhas :roll:
Na verdade, tenho um bocadinho de vergonha de dizer isto, e o cão não tem mostrado nunca agressividade nenhuma, muito pelo contrário, mas é tão grande!!! :oops: :oops: :oops:

Alicia
cgtorres
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 9:31 am

PauloC Escreveu: Existem cães perigosos de todos os tamanhos, raças e feitios, e se muitas podem ser as causas desse perigosidade a raça não é concerteza.
O Raf era rafeiro, e nem dava para perceber arraçado do quê...havia ali qualquer coisa de perdigueiro no focinho, mas ele era todo preto e maior que um perdigueiro..enfim, da raça não era com certeza.
aligra
Membro Veterano

segunda jan 12, 2004 10:22 am

cgtorres Escreveu: O Raf era rafeiro, e nem dava para perceber arraçado do quê...havia ali qualquer coisa de perdigueiro no focinho, mas ele era todo preto e maior que um perdigueiro..enfim, da raça não era com certeza.
E o que aconteceu com o Raf? se não se importa de contar, claro.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”