eutanásia nos animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

sábado jan 10, 2004 5:39 pm

Mas não acredito que nenhum ser vivo consiga ser feliz sem ter a visão
.

Welsh_Corgi poso fazer-lhe uma pergunta?
Você é perfeitamente normal? Perfeito?? Um ser super, sem qualquer deficiência física ou mental?

Sabe o peso que esta sua expressão pode ter para pessoas deprovidas deste sentido, que é a visão? Há os amblíopes, como eu, que podem ler esta mensagem, são pessoas felizes acredite, os deficientes podem ser felizes, desde que saibam viver com essa deficiência e não encontrerem pessoas como você pela frente.

Sou a favor da Eutanásia em situações extremas de dor e sofrimento, e não só nos animais, mas como é dos animais que aqui se trata é a eles que me refiro, há animais com deficiências terríveis à nascença, acho que nesses casos também se deve aplicar a Eutanásia.
Ninguém ainda disse nada sobre isto? Serei eu só que me choco com estes pequenos pormenores?
Estamos a decidir assim, em cima do joelho, pela vida e morte de um ser vivo?
Bem, nem sei porque me estou a espantar tanto, porque é o que nós (humanos) fazemos diariamente.

A Miadores sabe, que para se ser forte e tomar certas decisões por vezes se tem de ser frio, de uma frieza consciente e segura. São maneiras de falar, não pode acusar assim de ânimo leve, não está a ver o sofrimento das pessoas. Qualquer pessoa dita normal, Miadores, quando está a tomar a decisão da Eutanásia, está a fazer uma escolha de “vida” com mais qualidade e sem sofrimento para o seu animal. Não se pode acusar assim de ânimo leve, como se fosse a dona de toda a verdade.

Fiquem bem

Franky
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sábado jan 10, 2004 5:47 pm

Eu nao vejo qual seja o problema de ter um animal cego, seja de nascença, seja posteriormente!... Aliás, tenho exemplos concretos que me levam a crer que um animal cego pode ser tao ou mais feliz que os outros: tive um cocker spaniel que cegou aos 10 anos e viveu assim até aos 14. Nunca me passou pela cabeça sequer adormecê-lo!! Era feliz, brincalhao, ate ao ultimo suspiro!! Outro exemplo, a minha irma tem uma cadela cega de nascença: é uma cadela super divertida, alegre, farta-se de passear e nao tem medo de nada!

Para mim a cegueira nao é um problema que dê sofrimento a um animal, como outros que provocam dor fisica intensa e frequente. Por isso sou contra adormecer um animal apenas porque é cego! Não é necessario nenhum tratamento especial a um cao cego, acreditem, eles sabem muito bem orientar-se, aprendem, desenvolvem mais os outros sentidos e a coisa corre naturalmente. Por isso, se alguem me disser que nao tem condiçoes para manter um animal apenas porque ele é cego, eu iria certamente achar muito estranho!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 10, 2004 6:39 pm

Sim, a eutanásia deveria ser e é, para alguns casos até é, um último contributo de amor para com o nosso animal. Noutros casos, não será mais que um descartar de variadíssimos problemas para alguns criadores e proprietários dos animais... :roll: .

Qnt a cegueira e ou outras limitações... só ao dono cabe avaliar se o animal se adapta e se é feliz mesmo com a limitação que possui...há casos e casos. Já conheci animais sem uma pata e que eram felizes na mesma, sem duas e com o auxílio do K9 que tb eram felizes, cegos igualmente felizes e já vi dos que com as mesmas limitações... não eram felizes. Passaram a ser animais prostrados e taciturnos. Não é de excluir que o animal, tal como os humanos, podem adquirir problemas psicilógicos por diversos motivos... Uns ultrapassam-nos, outros não, infelizmente.

Se os defeitos físicos são de nascença, tanto nos humanos como em animais, como não existe o " antes " para que possam comparar, torna-se mais fácila adaptação...!

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jan 10, 2004 7:38 pm

Eu sou contra a eutanásia, quando o motivo não é forte o suficiente. Explicando melhor, já soube de casos de cães a serem abatidos, por terem leishmaniose, por exemplo...o argumento foi o Tadinho do cãozinho, mas a verdade é que a pessoa não queria estar a pagar "demasiado".
Também já me contaram casos de criadores de "vão de escada", que a cães um pouco diferentes, ou não tão padronizados, os eutanasiaram, ora estes cães poderiam ter tido uma família, mesmo que não fossem vendidos, seriam dados...
Nas aldeias os cães de ninhadas rafeirotes não levam com calmantes, metem-nos num saco para o rio, ou enterram-nos vivos e outras atrocidades, será que estas pessoas são menos humanas do que as que mandam abater? Ou serão os eutanasiantes mais cobardes ou, por outro lado, mais "humanos"?
Outro caso é o de um caniche que tiveram de retirar o osso de uma pata traseira e é completamente frustado, vê-se que o cão está com problemas psicológicos, mas a dona...gosta muito dele...
A eutanásia é uma escolha de cada um, pessoalmente, só o faria se não houvesse solução! :roll:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jan 11, 2004 12:32 am

Há aqui alguns foristas que devem sofrer de algum complexo, e projectam-no nos outros, é o mecanismo típico da "projecção".
Adiante.
E parece que continuam a não perceber onde quero chegar; na minha citação eu sublinhei caseiro, esteve aqui o ponto de "choque".
Claro que se formos falar nas barbaridades que se fazem, dar um sonífero até é soft, mas como me parece que só um vet deve proceder a esse acto, que, acima de tudo, deve ser mais uma prova de amor pelo animal, e não um "lavar as mãos", por isso intervi.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

domingo jan 11, 2004 2:04 am

mas é claro que se tivermos um cão há muito tempo (5/10anos) e, por qualquer razão, ele fica cego, é quase que impossível o dono mandar adormecê-lo, porque cria-se uma empatia bastante forte entre ambos. Mas lá está, por muito que tentemos ser contra ou a favor, de uma coisa temos a certeza: a eutanásia aplicada aos animais, é um método que deverá a todo o custo ser evitada, mas existem casos extremos em que, sem outro remédio possível e para bem do animal, deverá ser aplicada. E é claro que se um dos meus canitos ficasse cego, simplesmente não o conseguia mandar abater porque para mim, eles são meus irmãos.
Cumprimentos
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 11, 2004 9:05 am

Olá bom dia

pois é welsh_corgi, eu então já penso de outra maneira. Felizmente nestes anos todos e já são alguns ;) nunca necessitei de por um animal meu "a dormir". Neste momento só tenho uma cadela e uma gata às quais eu não chamaria irmãs, mas sim filhas, atenção que eu tenho 3 filhos de duas pernas, e exactamente por gostar tanto delas, se alguma vez, o que eu espero que nunca venha a acontecer, uma delas deixe de ter qualidade de vida, eu seria a 1ª. a ir ao VET, repare que eu disse VET, e não administrar-lhe calmantes em casa, pedir-lhe que mas pusesse a dormir.

Já leu o livro "cão como nós" do Manuel Alegre? Então leia.

Há uns dias, quando cheguei de manhã ao café onde costumo tomar o pequeno almoço, a dona do café estava a chorar. Quando lhe perguntaram o que tinha acontecido ela explicou tinha uma gata e um gato e a gata morreu.
Houve várias vozes que se levantaram, mas estás assim por causa da gata, mas é só um gato; e ela respondeu, mas os meus gatos são os meus filhos (esta senhora não tem filhos).

[b]Por isso volto a dizer-lhe é por gostarmos tanto deles que temos obrigação de lhes dar uma boa qualidade de vida[/b].

Quando choramos pela morte dum familiar ou amigo, não é "propriamente pela sua morte" mas sim pela sua ausência, pela falta que nos irá fazer, porque o ser humano é naturalmente egoista e tenta conservar consigo, a todo o custo, tudoe todos os que lhe fazem falta, sejam eles familiares, amigos ou os nossos companheiros de 4 patas.

Infelizmente já chorei muitas lágrimas pela falta de familiares ou amigos muito chegados, mas não chorei menos pela falta dos meus amigos de 4 patas.

E já chega que isto já vai muito longo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

domingo jan 11, 2004 11:47 am

Não sou contra a eutanásia quando se trata de um caso onde já exista bastante sofrimento e não exista solução, Mas sou contra quando se trata de pôr um animal a "dormir" quando este teve o azar de nascer cego ou sem uma pata, ou ficar cego de um momento para o outro e em outros mais casos.O cão da minha vizinha por exemplo teve à uns tempos uma trombose e ficou coxo de uma das patinhas para a vida toda e não foi por isso que o puseram a dormir, o cão continua a ter amor e carinho.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo jan 11, 2004 12:53 pm

Sendo uma questão delicada, e partindo do pressuposto de que é sempre difícil mandar abater um animal, fiquei absolutamente chocada com o que me pareceu ser uma eutanasia feita em casa, usando comprimidos calmantes. Penso que seja a isto que a Miadores se refere. A melhor forma de nos certifcarmos de que o animal em causa morre sem sofrimento (porque com os médodos caseiros, alegadamente piedosos, pode cometer-se erros com consequências terríveis) é consultar um veterinário.

Mas já agora deixem-me partilhar convosco uma história que se passou há 7 anos, com um dos mais prestigiados veterinários de lisboa: uma das Bichons de uma familiar (que morava no campo) fugiu e quando voltou vinha prenhe. A gravidez só foi detectada muito tarde. Após um raio-x verificou-se que os cachorros (5) eram muito grandes, pelo que se recorreu a cesariana. Quando os cães, não de raça pura, nasceram, o veterinário, com um ar de desprezo, perguntou, com estas palavras: "Isto não é para aproveitar, pois não?" É claro que os cãezinhos foram salvos e hoje todos estão óptimos, com os donos que lhes arranjámos. Reparem que o veterinário os queria abater apenas por não serem de raça! :evil:

Uma outra questão prende-se com a real necessidade das eutanásias. Outra das bichons, esta minha, esteve para ser abatida há cerca de 3 semanas. Vai fazer 17 anos e de repente deixou de comer. Estava a levar soro glucosado subcutâneo, diariamente. Por estar velhinha e fraca, pensou-se em eutanasiá-la. Mas o veterinário disse que a bichinha não estava em sofrimento, pelo que devia esperar-se uns dias. E ainda bem que esperámos, porque ela recuperou e está bem novamente.

A eutanásia não é algo que deva encarar de ânimo leve, e, na minha opinião, apenas deve ser uma solução para casos em que o animal sofre notoriamente, sem ter esperanças de se salvar.
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

domingo jan 11, 2004 1:53 pm

kitten
Apreciei bastante a sua resposta, e aconselho a todos a lê-la e a percebê-la.
Cumprimentos,
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

domingo jan 11, 2004 1:57 pm

Eutanásia porque o animal tem uma deficiência…

Se o animal tem a infelicidade de ficar cego, surdo, ou com alguma deficiência grave, mas que lhe permite viver uma vida com conforto, acho que a resposta será sempre NÃO. O meu gato mais velho (Tico), ficou completamente surdo depois de ter feito uma reacção alérgica a um desparasitante externo. O grande problema que dai adveio foi a falta de equilibro (o Tico não sobe para nada que seja mais alto, sem ter um apoio – cadeira, banco, etc.). Tivemos que nos habituar às suas limitações, o que não foi fácil porque o Tico foi o primeiro gato que tive em toda a minha vida, mas nunca por nunca ser, me passou pela cabeça a eutanásia e sei que apesar da deficiência ele tem leva uma vida confortável e interage connosco e com os outros gatos, como se de um animal sem defeciência se tratasse.

Agora se me falar da perspectiva de um criador que vê os seus animais apenas como fonte de lucro, o caso muda de figura, pois terá com esse animal mais custo que benefício, na medida em que será muito difícil vendê-lo, e que ficará com um encargo para toda a vida.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 11, 2004 2:03 pm

Cada caso é um caso, por isso se nos pede para fazer a avaliação, esqueça, tem de ser o seu veterinário a fazê-la.

O ponto que me causou dúvidas foi o dos calmantes. Se o deseja fazer em casa, o problema é seu de facto, mas não prejudicava nada ir ao veterinário, pois a palavra chave da eutanásia é Dôr . E o veterinário será a pessoa mais adequada para a evitar.

Muitos se é cliente habitual nem lhe cobram a eutanásia, se o problema é dinheiro...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 11, 2004 2:20 pm

olá anabapt

vou novamente discordar, realmente este é um tema polémico.

Quando diz "... perspectiva de um criador que vê os seus animais apenas como fonte de lucro ..." deixe-me dizer-lhe que "qualquer criador que só vê lucro" nos animais que cria, não é criador tem uma fábrica de cães ou gatos.

Se falar com qualquer criador dos foristas da arca, não espere ser bem aceite com esse tipo de apreciação.

Um CRIADOR, é aquele que exactamente não tem lucro com os cães que vende, se calhar e fazendo bem as contas bem ele por ela fica, a maior parte tem prejuizo.

Um fabricante de cães é aquele que põe a cadela a cruzar em todos os cios, que a cruza desde o 1º. cio e até dar, que vende cães "baratos" sempre com excelentes pedigree's.

Não misture as águas, olhe que nesta arca há felizmente excelentes criadores.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

domingo jan 11, 2004 2:29 pm

kitten Escreveu:
Um CRIADOR, é aquele que exactamente não tem lucro com os cães que vende, se calhar e fazendo bem as contas bem ele por ela fica, a maior parte tem prejuizo.

Um fabricante de cães é aquele que põe a cadela a cruzar em todos os cios, que a cruza desde o 1º. cio e até dar, que vende cães "baratos" sempre com excelentes pedigree's.

Não misture as águas, olhe que nesta arca há felizmente excelentes criadores.
Olá Kitten

Foi precisamente pelas razões em cima envoca, que escrevi criador com letra pequena e ainda ressalvei com o "que vê os seus animais apenas como fonte de lucro".

Afinal sempre estamos de acordo, pois acredito que para o Criador, está muito mais envolvido que a simples razão monetária, e acredito também para estes, os verdadeiros Criadores, a eutanásia não é encarada de maneira leviana.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jan 11, 2004 2:44 pm

Exactamente, inês_faria
fiquei absolutamente chocada com o que me pareceu ser uma eutanasia feita em casa, usando comprimidos calmantes. Penso que seja a isto que a Miadores se refere.

Foi este o ponto, Welsh_Corgi, e eu gostaria, já nem digo que você atente bem no que fez, ou disse, mas que responda a uma questão que está subjacente ao post do CasadeAnaval e aos meus: porque não levou o bicho ao vet para ele proceder, depois de avaliar devidamente a situação, à eutanásia? Porque a palaavra quer dizer exactamente isso eu = bom, boa, (subentende sem dor), thanasia = morte (do grego).
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”