Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta set 29, 2011 3:21 pm

kaminaru Escreveu:
Babaorum Escreveu:Você mesma respondeu às suas questões :roll: Em última análise, se não está para separar os cães ('tadinhos ...) ou vedar a propriedade deveria ter pensado nisso antes de os ter arranjado. Acho piada como é tão natural achar que têm que ser os animais a levar com os erros dos donos em cima - pois, é a história do elo mais fraco, ou mesmo do mexilhão :roll:
Só me posso rir desse seu comentário!!!!
Não! Não estou para separar os meus cães e se quer saber as entradas estão vedadas desde que tenho a cadela para evitar que ela saltasse para a rua (daí o meu comentário).
Erros dos donos? Ou talvez seja erro dos veterinários?? Não sei. Em todo o caso não me interessa porque cada um tem a sua opinião.

Sinceramente não sei o que há para rir no comentário da Babaorum.

É dificil admitir que está correcto e que nós (e no nós incluo-me sem qualquer problema) estamos errados ?

Eu esterilizei as minha cadelas e castrei os meus cães por conveniência minha.

Não me apeteceu andar a separar os cães das cadelas... não estive disposto a ouvir os choros dos cães por causa do cio das cadelas... não me apeteceu ter todo este trabalho e então, optei pelo que era mais cómodo para mim, não para eles.

Na altura não pensei. Podia ter feito outras opções. Podia não ter as cadelas.

Ainda assim admito que fui egoísta e pensei apenas no meu bem estar.

Mas qual é mesmo o problema em admitir isso ?

Hoje, as minhas opções são pensadas de outra forma.

Não critico quem tomou/toma o mesmo tipo de decisão, critico sim a falta de capacidade em admitir que não é correcto fazê-lo por puro comodismo.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta set 29, 2011 3:40 pm

xPauloSantos, eu rio-me do comentario anterior pela maneira como foi escrito. Não me interessa discutir com membros aqui do forum.

Quando fui buscar a minha cadela não pensei em esterilizar. Evidente que admito que pensei nas tais pingas de sangue e na pouca vontade de ter de andar atrás da bixa a limpar tudo.
A decisão de avançar com a cirurgia foi aconselhada pelo médico. Na altura tinhamos 2 opções... ou castravamos o cão ou faziamos a cirurgia completa à cadela.

Confiando no medico, nao entendendo tudo sobre isto, mas lendo bastante sobre as esterilizações das cadelas em artigos na net, seguimos o conselho do vet e ela foi operada. O médico pos de parte a castraçao do cao porque ele é muito mais velho que ela. Não vou discutir isto porque não tenho bases nem conhecimentos para tal.

A escolha foi feita assim... já me arrependi algumas vezes de o ter feito, mas por questões de efeitos secundários. Mas é como digo... a decisão final foi feita com base nos conselhos do vet que foram ao encontro de alguns artigos lidos em sites de animais.

Nao critico quem escolhe a esterilizaçao nem quem opta por nao a fazer e recuso-me a fazer certos comentarios mais "ferozes".
Obrigada pela sua resposta. :)
Babaorum Escreveu:Ria-se, que o riso faz bem à saude. Eu cá rio-me é dos amiguinhos dos animais que agem apenas tendo em vista as suas próprias conveniências :roll:
E Babaorum é uma pessoa completamente perfeita que faz tudo certo, não é?
Como disse, não vou entrar em discussão com membros deste fórum.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta set 29, 2011 3:59 pm

Mas já agora explique-me por favor, porque motivo não castrou o cão em vez de esterilizar a cadela?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kaminaru
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 4:14 pm

kittten Escreveu:Mas já agora explique-me por favor, porque motivo não castrou o cão em vez de esterilizar a cadela?
Está explicado no meu comentário acima:
O médico pos de parte a castraçao do cao porque ele é muito mais velho que ela. Não vou discutir isto porque não tenho bases nem conhecimentos para tal.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta set 29, 2011 4:38 pm

Pois, mas o que eu tenho testemunhado é que com muito mais facilidade se parte para a castração da fêmea que para a do macho, quando a da fêmea é uma cirurgia invasiva, enquanto que a castração do macho ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kaminaru
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 4:53 pm

kittten Escreveu:Pois, mas o que eu tenho testemunhado é que com muito mais facilidade se parte para a castração da fêmea que para a do macho, quando a da fêmea é uma cirurgia invasiva, enquanto que a castração do macho ...
Ora aí esta a razão para eu nao poder comentar muito. Na altura o vet explicou as vantagens em operar a Bekas ( a tal história dos tumores, etc) e nos, como já tínhamos lido sobre essas vantagens seguimos o conselho dele.
Falamos na hipótese de operar o Pulgas em vez dela exactamente porque a cirurgia era muito menos agressiva, mas pronto... Seguimos o conselho dele, já que o cão era mais velho...

Nao sei se optamos pela decisão mais correcta, ate porque já disse aqui que a Bekas ficou incluída nos casos raros de incontinencia. :(
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta set 29, 2011 5:52 pm

4 a 20% de casos de incontinência (dependendo dos estudos e das raças) está muito longe de se considerar raro ...
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
kaminaru
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 5:55 pm

Babaorum Escreveu:4 a 20% de casos de incontinência (dependendo dos estudos e das raças) está muito longe de se considerar raro ...
Talvez... o que o veterinário que agora acompanha a Bekas me disse foi que em centenas de operações que já fez, este caso aconteceu-lhe apenas 2 vezes.
O vet que operou a Bekas também disse que era raro... infelizmente aconteceu-lhe a ela, mas está a ser medicada e bem acompanhada.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta set 29, 2011 7:02 pm

A Zorra foi esterilizada já com 8 anos por lhe ter aparecido uma infecção uterina que muito provávelmente iria evoluir para piómetra.

Para mim, pessoalmente, foi um alívio - deixar de ter problemas com os cios.
Hoje em dia o problema seria menor mas, comigo, desde um cão que cavou um túnel, até chegar a casa esfalfada com um dúzia de cães atrás, até lavar e limpar todos os sinais de sangue, ter uma espera de cães à porta cada vez que saía, etc., os cios eram uma angústia...

Por isso, percebo quem esterilize por conviniência.
Mas também percebo o meu marido (que sempre se opôs) quando dizia que o que temos é necessário e que jamais operaria a cadela excepto em caso de doença.

Finalmente, para a cadela : aumentou de peso (muito) e ficou mais paradinha (não sei se será da idade).

Abro excepção para cães sem dono ou com donos desleixados e sem dinheiro.
Com estes coloboro nas esterilizações, que acho vitais não só para evitar ninhadas mas para evitar os casos de maus tratos e abandonos que são o triste destino da maioria destas ninhadas não desejadas.

Só um comentário : é falsa essa imagem dos EUA.
Varia de estado para estado - e são frequentes as situações semelhantes ás que conhecemos em Portugal.
Apenas é muito menor a percentagem de casos, tendo em conta a diferença entre 10 milhões e 300 milhões.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
kaminaru
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 7:15 pm

aisd Escreveu: Finalmente, para a cadela : aumentou de peso (muito) e ficou mais paradinha (não sei se será da idade).
Por acaso foi uma coisa que não aconteceu com a minha. Não aumentou de peso e parada é coisa que ela não sabe ser, mesmo com uma operação à anca! :)
(e ainda bem... já chegou a história da incontinência, coitada da bixa). ;)

Se calhar tem razão quando diz que pode ser da idade.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 29, 2011 9:20 pm

A mim, o que ainda surpreende, é haver veterinários a recomendar pílulas e injecções contraceptivas/abortivas, promovendo a possibilidade de surgimento de cancros, piómetras, etc, em vez da OVH. Pela "naturalidade" não vou, é tão natural ter cios como conceber e parir, é para isso que o aparelho reprodutivo é feito. Se não serve para este fim, não está lá a fazer nada. E comparar tumores mamários a outros cancros é um bocado absurdo, quando se sabe que cerca de 25% das fêmeas inteiras ou esterilizadas após o 2º cio vêm a desenvolver cancro de mama. Nas cadelas a percentagem de tumores malignos é bastante menor do que nas gatas e nas mulheres, mas ainda assim é elevada.

A questão do comodismo é relativa. Também damos ração por comodismo, quase tudo o que temos ao nosso dispôr surgiu do comodismo. Com 5 cadelas e um cão, optei por esterilizar as cadelas, uma logo aos 7 meses e antes do 1º cio (porque foi possível), uma que emprenhou no seu 1º cio (interrompi a gravidez mal a percebi, na 3ª semana, era cadela de rua, cresceu no mato e trazia 8...), outra com pouco mais de um ano, depois de ter desmamado o cachorro que a acompanhava quando a encontrei, outra ainda já com 3 anos, que ia ser entregue com os filhos na UZ (rafeira "de caça" abandonada prenha e acolhida por uma amiga mesmo no fim da gravidez; um cachorro foi adoptado, o outro também ficou comigo, é um "menino da mamã") e a última esterilizada logo após o 1º cio, depois de a ter apanhado em flagrante com o cão, em actos visando a reprodução. E perguntam-me, mas então porque é que não castrei o cão? Simples: já tive uma cadela antes, dei-lhe injecção contraceptiva (nem sabia que podiam esterilizar-se cirurgicamente, nem dos malefícios do método hormonal), que falhou: depois de várias pseudogestações, ela emprenhou, os fetos morreram no útero, mumificaram, esteve quase a morrer com uma piómetra devido à incompetência de uma veterinária, que só não foi pior porque lhe receitou antibiótico que lhe injectei diariamente durante MAIS DE UM MÊS, até perceber a minha ignorância e aceitar que a vet estava completamente enganada e ir a outro, de urgência. Safou-se, por sorte a piómetra era aberta, por sorte ainda se foi a tempo, e por sorte a cadela era mesmo MUITO resistente. Também teve tumores mamários já velhota, fez mastectomia parcial com 17 anos e acabou por ser adormecida 6 meses depois, não devido ao cancro, mas pelo declínio brusco e muito acentuado da sua qualidade de vida (cega, surda, paralítica e senil), devido à idade. Não tenho disponibilidade de tipo algum para passar pelo mesmo com mais 5, podem chamar-lhe comodismo, eu chamo-lhe sensatez. E qualquer dia, quando houver t€mpo, o cão também vai à faca. Além do mais, a minha opinião já é conhecida: defendo a esterilização de cães e gatos excepto nos exemplares de raça que valha a pena reproduzir para conservação/melhoramento, por quem sabe. E só.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 29, 2011 9:28 pm

P.S. antes que me crucifiquem por ter deixado a cadela emprenhar, esclareça-se que:
1º) tinha-lhe dado a injecção contraceptiva algum tempo antes da data provável da concepção;
2º) não apresentava sintomas de cio;
3º) só pode ter-se "aviado" nos 15 minutos que demorei dentro do café, enquanto esperava por mim na rua, presa com a trela. Nunca andava solta na rua. Desacompanhada, sim, os 10 ou 15 minutos duas vezes por dia, quando ia comigo ao café e ficava presa à minha espera - aí, erro meu...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta set 29, 2011 10:11 pm

Chamarrita, não vou criticá-la por causa de ter deixado a cadela engravidar, mas vou-lhe dizer que, a sua comparação é no mínimo estranha:

A questão do comodismo é relativa. Também damos ração por comodismo

É que, estabelecer comparações entre dar ração por comodismo, se é que se pode chamar comodismo alimentar um cão a ração, com uma intervenção cirúrgica como a que estamos a falar....
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta set 29, 2011 10:23 pm

Eu tenho gatos e cães. Com os gatos não facilito. Gatos que saem à rua ou gatos que não são para criação são castrados/esterilizados entre os 10-12 meses, dependendo da raça. Por comodidade e para prevenir doenças mais fáceis de contrair em lutas que ocorrerão com mais frequência se estiverem inteiros. Os gatos que são utilizados para criação só quando o deixam de ser é que são submetidos a cirurgia. Por conveniência, para evitar as marcações. Curioso, as únicas gatas que morreram com cancro na cadeia mamária, eram irmãs de ninhada, uma com 5 anos e outra com 12 anos e foram esterilizadas antes do 1º cio. Resta outra irmã da mesma ninhada, também ela operada na mesma semana das irmãs.
Com os cães, quando tinha o casal de pa nunca me foi difícil verificar que a cadela estava a entrar em cio (o cão não a largava) e nessas alturas ficavam fechados em canil, à vez, durante o dia. Os passeios também nunca foram problema visto que na zona são raríssimas as pessoas que passeiam os cães e quando o fazem vão com trela ou corda. Se tivesse que optar por um deles, esterilizaria a cadela, também por conveniência, mas necessito de cães de guarda e defesa. Um macho castrado não é tão territorial e não seria tão eficaz no seu trabalho. Actualmente tenho uma fêmea esterilizada porque fez duas infecções uterinas com pouco intervalo de tempo e fiquei com medo de piómetra.
Sinceramente não me faz impressão mutilar o animal por questão de gosto. Preferencialmente não o faço, detesto cães sem caudas, por exemplo, mas não adquiri já um dobermann (gosto quase tanto como do pa), porque não consigo habituar-me ao seu aspecto com orelhas e cauda comprida. Logo, se me oferecessem um cachorro, só se não pudesse mesmo é que não iria a Espanha pô-lo lindo como a raça sempre foi.
Maria Jo&atilde;o
Chamarrita
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 10:47 pm

xPauloSantos Escreveu:
A questão do comodismo é relativa. Também damos ração por comodismo

É que, estabelecer comparações entre dar ração por comodismo, se é que se pode chamar comodismo alimentar um cão a ração, com uma intervenção cirúrgica como a que estamos a falar....
se não é comodismo, é o quê? Basta abrir o saco e despejar na taça. Nem é preciso lavar a taça depois, se não quisermos. Não atrai moscas ou formigas. Não é preciso aquecer, cozinhar, cortar em pedaços, e "tem tudo o que o animal precisa". Ali, dentro de um saco de "abertura fácil". Até pegar no carro e ir ao talho buscar a carne, devidamente certificada para consumo, é comodismo. Até caçar com armas de fogo, usar calçado para andar no mato... o que é que hoje em dia não é comodismo? :)
Responder

Voltar para “Cães”