Quais os cães que podem ter o pelo tosquiado?
Moderador: mcerqueira
Os que tiverem pelo 

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Puder, pode tosquiar qualquer cão...
Dever... é que nao deve tosquiar todos, pois muda a textura e consistencia do pêlo...
Dever... é que nao deve tosquiar todos, pois muda a textura e consistencia do pêlo...
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Debora20 Escreveu:Puder, pode tosquiar qualquer cão...
Mas Débora, isso é uma coisa que está na consciência de cada um, neste caso do dono. Ele deve ser alertado para esse facto, mas no final do dia, existem muitos factores a ponderar. Posso dar vários exemplos: um Westie com um problema grave de pele que não pode ser feito à mão porque tem a pele extremamente afectada e precisa de colocar loções diariamente e banhos bi-semanais. A pele precisa de respirar e a loção precisa de ser colocada directamente na pele, qual é a melhor solução? Teimar com o Stripping, apesar de lhe causar irritação e dor, ou rapar curtinho? Eu aconselho o rapar, e que se lixe a textura e a consistência.
Outro, um animal que tem o pêlo intratável, com nós, ok n é de tosquia com máquina, como é o caso do Cocker Inglês, vai arruinar-lhe a textura, mas os donos não sabem tratar e n podem andar a visitar o cabeleireiro de 15 em 15 dias. Outro caso em que o melhor é rapar. É o melhor para o cão, que se lixe a textura.
Qdo eu tirei o curso, é que tinha a ideia utópica que as coisas só podem ser pretas ou brancas, mas com o tempo aprendi que entre o preto e o branco existem muitas tonalidades de cinza.
Depende da situação, tendo em primeira prioridade o bem estar do cão e a vontade do dono, que no final do dia ele é que paga e ele é que sabe.
A única coisa que podemos fazer é alertar, explicar, ouvir, argumentar (novamente) e no fim, depois de todos os pontos assentes, proceder ao trabalho.
Não sei q raça se refere a forista, n posso opinar, porque desconheço a situação, mas aconselho-a a procurar um Groomer na sua zona e colocar-lhe a sua dúvida.
-
- Membro Veterano
Eu estou agora a tirar o curso, e pessoalmente tambem nao sou a favor de stripping, seja westy, cocker, teckel, terrier...
Concordo 100% com a sua "teoria" sou fã e pretendo ser praticante dessa "religião".
Acho um "sofrimento" nao necessário para o caso de um animal de companhia.
Principalmente nos dias de hoje que o cliente chega e diz que é o mais curto possivel.
Se ouver quem chegue e diga olhe é para stipping, sim senhora eventualmente farei, explicarei ao cliente como a minha formadora me diz, que faremos um misto, ate onde o bicho aguentar, ou seja stipping e depois maquina.
Por acaso foi um dos comentarios que fiz quando assiti e fiz o primeiro stripping, que se fosse meu o bicho nunca o faria passar por isso, era maquina para a frente...
Quanto a questão em si, nao sei qual o cão... mas realmente dá para tosquiar qualquer cão, dever nao devemos, e nem estava a falar no stripping em especial, porque nao sou fã... era mais no caso dos goldens, huskys, setter, labrador, s. bernardo...
isto depois de ver um golden aos caracois...

Concordo 100% com a sua "teoria" sou fã e pretendo ser praticante dessa "religião".
Acho um "sofrimento" nao necessário para o caso de um animal de companhia.
Principalmente nos dias de hoje que o cliente chega e diz que é o mais curto possivel.
Se ouver quem chegue e diga olhe é para stipping, sim senhora eventualmente farei, explicarei ao cliente como a minha formadora me diz, que faremos um misto, ate onde o bicho aguentar, ou seja stipping e depois maquina.
Por acaso foi um dos comentarios que fiz quando assiti e fiz o primeiro stripping, que se fosse meu o bicho nunca o faria passar por isso, era maquina para a frente...
Quanto a questão em si, nao sei qual o cão... mas realmente dá para tosquiar qualquer cão, dever nao devemos, e nem estava a falar no stripping em especial, porque nao sou fã... era mais no caso dos goldens, huskys, setter, labrador, s. bernardo...
isto depois de ver um golden aos caracois...

<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Não tinha a idéia de que o stripping fosse assim doloroso par os cães. Tenho um gato persa azul e costumo ir retirando os pêlos primários, mais duros, escuros e espetados. Faço isto várias vezes, ao serão, enquanto está ao colo e ele não se importa nada. Continua a ronronar, meiguinho e pacholas como tudo.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Eu já assisti ao stripping do meu cão e não achei que ele sentisse dor...Debora20 Escreveu: Por acaso foi um dos comentarios que fiz quando assiti e fiz o primeiro stripping, que se fosse meu o bicho nunca o faria passar por isso, era maquina para a frente...
Editei para referir que tenho uma cadela (westie também) que adoptei e que tem um problema de pele. Já falei com a groomer e ela aconselhou a começarmos com máquina por causa do problema de pele, mas só por ela ter este problema é que vamos optar pela máquina. Gosto muito dos resultados do stripping.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
Atenção Débora, eu n disse q era contra o Stripping, muito pelo contrário, sou a favor, mas n na situação que descrevi. Lá está no caso do Westie q descrevi, é por vezes necessário tosquiar bem curto para o poder tratar, no entanto conforme o pêlo vai crescendo, a dona costuma trazê-lo frequentemente para banhos e nessa altura vou removendo a lã e arrancando o pêlo duro para n perder a textura completamente. Aliás, como provavelmente aprenderá, o Stripping é necessário nos dias de hoje, para efectuar uma muda artificial, uma vez que eles como já n andam em matos e arbustos os pêlos já n são arrancados na natureza, morrem no folículo e podem causar problemas de pele tb por sí. Logo é preciso balancear bem as coisas. Se o pêlo dele tem a textura ideal, não, não tem. Mas se me arrependo, não, e qdo a alergia dele voltar a atacar, porque é sazonal e vai voltar novamente, ele lá terá de ser tosquiado bem curtinho novamente para fazer o tratamento. E nessa altura como ele tem a pele em mau estado, com feridas no corpo todo, n é de todo aconselhável fazer stripping, aí é agressivo e doi. Porque em situações normais, se o pêlo estiver no ponto de sair, o Stripping n é doloroso.
-
- Membro Veterano
bhess Escreveu: Eu já assisti ao stripping do meu cão e não achei que ele sentisse dor...
Editei para referir que tenho uma cadela (westie também) que adoptei e que tem um problema de pele. Já falei com a groomer e ela aconselhou a começarmos com máquina por causa do problema de pele, mas só por ela ter este problema é que vamos optar pela máquina. Gosto muito dos resultados do stripping.
Lá está, outro caso como o meu, para tratar do problema de pele é muitas vezes necessário rapar os cães, mas para tratar, só e apenas.
Não sou purista, n vou teimar que "ahh é um Westie então em momento algum se pode meter maquina para n perder a textura". Se for caso disso, mete-se máquina e q se lixe a textura. Primeiro está a saúde e o bem estar do animal.

-
- Membro Veterano
Então Débora, aconselho-a a qdo aparecer um cliente de Stripping, n o aceite, n é vergonha nenhuma dizer q n se sabe fazer, ou que n gosta.Debora20 Escreveu: Se ouver quem chegue e diga olhe é para stipping, sim senhora eventualmente farei, explicarei ao cliente como a minha formadora me diz, que faremos um misto, ate onde o bicho aguentar, ou seja stipping e depois maquina.
Faça como a minha colega da minha zona "trabalhos técnicos é com a Isabel" e manda para mim, ela tb n faz Strippings, n gosta e na verdade n rendem tanto como os trabalhos de "o mais curto possível", onde despachamos os cães em menos de uma hora e tá a andar.
Não digo para mandar para mim, mas mande para alguém que saiba fazer e em quem a Débora confie no trabalho.
Eu por exemplo não faço gatos, n é q n saiba fazer, mas eu e os felinos não nos damos bem, prefiro encaminhar para outros colegas. E n tenho vergonha nisso, prefiro assim.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Isabel, será que pode enviar-me pm com bons groomers de gatos? Obrigada.
Maria João
Olá Isabel, pedia-lhe o mesmo mas para cães. Já agora gostaria de saber se devo ou não cortar o pêlo ao meu cão, não agora, claro. É que há pessoas que dizem que devo cortar e outras dizem que não, que depois o pêlo vai "sair" de outra forma e não vai ser benéfico. Por outro lado as pessoas que dizem que se deve cortar, defendem que só assim se "elimina" o pêlo de bébé e o que cresce a seguir é o "verdadeiro" pêlo do cão e ficará sempre mais saudável do que se não fôr cortado, também dizem que a primeira tosa deve ser rente, será? Agradeço desde já a disponibilidade que possa dispensar.mjoaomarques Escreveu:Isabel, será que pode enviar-me pm com bons groomers de gatos? Obrigada.
off-topic: não sei se leu a pm que lhe enviei já à algum tempo, fiquei na dúvida,pois como não respondeu...
<p>"Quando um homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante." Albert Schwweitzer (Nobel da Paz-1952)</p>
-
- Membro Veterano
Posso nao gostar nem concordar, mas se realmente me aparecer um trabalho de stripping, nao o recusarei, só se chegar a um ponto que me possa dar ao luxo de recusar clientes...IsabelNobre_ Escreveu:Então Débora, aconselho-a a qdo aparecer um cliente de Stripping, n o aceite, n é vergonha nenhuma dizer q n se sabe fazer, ou que n gosta.Debora20 Escreveu: Se ouver quem chegue e diga olhe é para stipping, sim senhora eventualmente farei, explicarei ao cliente como a minha formadora me diz, que faremos um misto, ate onde o bicho aguentar, ou seja stipping e depois maquina.
Faça como a minha colega da minha zona "trabalhos técnicos é com a Isabel" e manda para mim, ela tb n faz Strippings, n gosta e na verdade n rendem tanto como os trabalhos de "o mais curto possível", onde despachamos os cães em menos de uma hora e tá a andar.
Não digo para mandar para mim, mas mande para alguém que saiba fazer e em quem a Débora confie no trabalho.
Eu por exemplo não faço gatos, n é q n saiba fazer, mas eu e os felinos não nos damos bem, prefiro encaminhar para outros colegas. E n tenho vergonha nisso, prefiro assim.

Ou achar que nao estou apta para tal...

Terei todo o gosto, e mesmo em caso de necessidade, em encaminhar algum "caso" para quem esteja á vontade na area.
Se for a Isabel tanto melhor pois sei que sabe do que fala e principalmente do que faz.

Mas pelo que vejo, espero sim poder encaminhar certos casos para pessoas de confiança assim como espero que o façam mais tarde comigo!!
-
- Membro Veterano
Bons mesmo bons?mjoaomarques Escreveu:Isabel, será que pode enviar-me pm com bons groomers de gatos? Obrigada.
Vou pesquisar nos meus contactos da malta dos gatos e assim q souber envio-lhe uma pm.