Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta set 29, 2011 10:54 pm

Chamarrita Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:
A questão do comodismo é relativa. Também damos ração por comodismo

É que, estabelecer comparações entre dar ração por comodismo, se é que se pode chamar comodismo alimentar um cão a ração, com uma intervenção cirúrgica como a que estamos a falar....
se não é comodismo, é o quê? Basta abrir o saco e despejar na taça. Nem é preciso lavar a taça depois, se não quisermos. Não atrai moscas ou formigas. Não é preciso aquecer, cozinhar, cortar em pedaços, e "tem tudo o que o animal precisa". Ali, dentro de um saco de "abertura fácil". Até pegar no carro e ir ao talho buscar a carne, devidamente certificada para consumo, é comodismo. Até caçar com armas de fogo, usar calçado para andar no mato... o que é que hoje em dia não é comodismo? :)

Para mim não é comodismo, é alimentar um cão em condições e se existir outra forma de o fazer com a mesma segurança com que o faço com a ração, estou lá... aí não existe qualquer tipo de comodismo.

Seja como for, a questão foi mesmo o comparar esse suposto comodismo de dar ração, com o comodismo de se submeter um animal a uma intervenção cirúrgica desnecessária.

Eu já o fiz e não o voltarei a fazer, pelo menos, pelo mesmo motivo.

Quanto a dar ração, não é uma questão de comodismo, é somente aquilo que eu entendo como sendo o melhor que lhes posso dar, até prova em contrário e até há data, essa prova ainda não me foi dada... quando for, serei o primeiro a mudar.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 29, 2011 11:24 pm

a necessidade de esterilizar é relativa. Um aparelho reprodutivo não utilizado dá problemas e, nesse sentido, não só é cómodo como se torna necessário retirá-lo. Eu própria me submeteria a essa intervenção, se tivesse essa possibilidade, e até doaria o útero e ovários a quem deles precisasse, que a mim não fazem falta nenhuma. Da mesma forma, teria dispensado os dentes do siso, que custaram horrores a nascer e tive de arrancar por se terem estragado (mais dores! :x ). Hoje em dia, a OVH é uma cirurgia "corriqueira", com muito menos riscos do que há alguns anos atrás e, do meu ponto de vista, traz mais benefícios do que prejuizo.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta set 29, 2011 11:32 pm

Chamarrita Escreveu:a necessidade de esterilizar é relativa. Um aparelho reprodutivo não utilizado dá problemas e, nesse sentido, não só é cómodo como se torna necessário retirá-lo. Eu própria me submeteria a essa intervenção, se tivesse essa possibilidade, e até doaria o útero e ovários a quem deles precisasse, que a mim não fazem falta nenhuma. Da mesma forma, teria dispensado os dentes do siso, que custaram horrores a nascer e tive de arrancar por se terem estragado (mais dores! :x ). Hoje em dia, a OVH é uma cirurgia "corriqueira", com muito menos riscos do que há alguns anos atrás e, do meu ponto de vista, traz mais benefícios do que prejuizo.

Sorry, não concordo e lamento, mas é uma opinião pouco fundamentada.

O facto de ser uma cirurgia corriqueira, não é sinónimo de absolutamente nada.

A banalização da auto-medicação é hoje em dia algo corriqueiro, a par do elevado consumo de antibióticos, com tudo o que de nocivo lhe está inerente.

Que traga menos riscos, é um facto, mas isso deve-se somente ao avanço da medicina.

Que traga mais vantagens que benefícios, tenho sérias dúvidas e nada daquilo que tenho lido sobre o assunto, aponta para essa conclusão.

E isto não é o meu ponto de vista, mas sim a opinião devidamente fundamentada dos profissionais da área.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta set 29, 2011 11:45 pm

com muitos ou poucos fundamentos, é a opinião que tenho, os pontos de vista nascem das experiências e circunstâncias da vida de cada um. Quem sabe, um dia veja de outra maneira. Agora não consigo, por muito que me mostrem.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta set 30, 2011 8:11 am

Chamarrita Escreveu:a necessidade de esterilizar é relativa. Um aparelho reprodutivo não utilizado dá problemas e, nesse sentido, não só é cómodo como se torna necessário retirá-lo. Eu própria me submeteria a essa intervenção, se tivesse essa possibilidade, e até doaria o útero e ovários a quem deles precisasse, que a mim não fazem falta nenhuma. Da mesma forma, teria dispensado os dentes do siso, que custaram horrores a nascer e tive de arrancar por se terem estragado (mais dores! :x ). Hoje em dia, a OVH é uma cirurgia "corriqueira", com muito menos riscos do que há alguns anos atrás e, do meu ponto de vista, traz mais benefícios do que prejuizo.
Acho que estás a tratar uma cirurgia profunda com demasiada leviandade, mas isso digo eu ...

É claro que a medicina evoluiu de há uns anos a esta parte, a medicina veterinária então nem tem comparação possível. Quando eu era menina foi castrado um gato em casa dos meus avós, por um veterinário, sem qualquer anestesia, ainda hoje ouço os gritos do desgraçado.
Ainda bem que houve esta evolução, seria impensável há 20 anos atrás fazer quimioterapia a um animal com cancro, ecografias? nem pensar, mas o que é também um facto é que apesar de menos perigosa uma OVH é sempre uma cirurgia que pode trazer grandes complicações.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta set 30, 2011 9:15 am

Aqui há uns anos também era corriqueiro fazer-se cirurgia às amígdalas, porque ninguém sabia muito bem para que é que serviam, e hoje em dia já ninguém o faz. Essa de um aparelho reprodutivo não utilizado dá problemas - bem, absolutamente "no comments" :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
kittten
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 10:10 am

enferruja 8)

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta set 30, 2011 12:00 pm

Pelo o que eu vejo na internet, a esterilização é sempre aconselhada e sempre com os mesmos argumentos (controlo de população canina, prevenção de futuras doenças, etc).
A mim, parece-me que se está a criar uma espécie de preconceito - uma espécie de supertição útil.

É que se procurarmos os casos de contracepção em humanos , a conversa é outra...
Aqui já aparece a preocupação com as alterações a nível hormonal da utilizadora, que podem afectar coração, rins e cerebro, pex.

Cito :
Somente agora as mulheres estão descobrindo o preço que vêm pagando por sua liberdade sexual – ao alterar seu equilíbrio hormonal, muitas e devastadoras disfunções emocionais e fisiológicas foram criadas.
Em :
http://www.mulherdeclasse.com.br/ReposicaoHormonal.htm

Acontece que nada disto foi sequer estudado nos cães e gatos.
É, pois, razoável que os donos fiquem preocupados com esterilizações e castrações, dado que é moda serem consideradas cirurgias inócuas.
Mas, sem haver estudos independentes satisfatórios que realmente nos garantam que não há consequências para cães e cadelas...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 4:42 pm

Eu acho que cada um fala por si e, como já disse antes, as circunstâncias em que vivemos influenciam muito as opiniões.n Para mim, que tenho animais resgatados da rua ou de maus tratos/ negligência, é impensável não esterilizar. Mas quando era uma pessoa "normal" nem sabia que se podia esterilizar e tinha ideias bem diferentes. :lol:
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sexta set 30, 2011 6:29 pm

Babaorum Escreveu:Aqui há uns anos também era corriqueiro fazer-se cirurgia às amígdalas, porque ninguém sabia muito bem para que é que serviam
A diferença - vou tentar ser o mais claro possível - é que se sabe para que serve o aparelho reprodutivo.
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta set 30, 2011 6:44 pm

LOL e sabe-se a implicação das hormonas produzidas pelo sistema reprodutor em todos os outros sistemas? Olhe que não, olhe que não ...
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 8:46 pm

Não podemos comparar o aparelho reprodutor de uma cadela ou de uma gata ao de uma mulher, o único mamífero que tem menopausa e um ciclo hormonal com periodicidade mensal, e além disso pode controlar a sua própria reprodução! É óbvio que os estudos feitos numas não pode aplicarse a outras, embora seja claro que os contraceptivos dados às cadelas e gatas dão péssimos resultados e a curto prazo.

Mas os tumores mamários de gatas e de mulheres são comparáveis, tanto que as primeiras são estudadas para melhor se compreenderem os tumores das segundas. Tal como as gatas mantidas inteiras até ao 2º cio, 25% das fêmeas humanas virão a desenvolver tumores mamários. Claro, isto são estudos, são números, estatísticas... Mas são feitos, sim.
kittten
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 8:52 pm

Então para combater o cancro da mama nas mulheres nada como a esterilização em tenra idade é isso?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Chamarrita
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 9:32 pm

se não existisse a ética e tudo o que se associa à condição humana, quem sabe? :roll:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta set 30, 2011 9:52 pm

kittten Escreveu:Então para combater o cancro da mama nas mulheres nada como a esterilização em tenra idade é isso?
kitten, o melhor é não dar idéias. Já estou mesmo a ver as campanhas. "Recolha o cordão umbilical e aproveite para esterilizar o seu filho à nascença. Pacotes de preços especiais para esterilização, abalação de mamas e cólon" .......
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”